O que é Mindfulness - Atenção Plena: conceitos fundamentais e dois livros para começar a entender a técnica que reduz o stress - Garotas Modernas Garotas Modernas : O que é Mindfulness - Atenção Plena: conceitos fundamentais e dois livros para começar a entender a técnica que reduz o stress

O que é Mindfulness - Atenção Plena: conceitos fundamentais e dois livros para começar a entender a técnica que reduz o stress



Mais uma dica de leitura bacana, desta vez voltada para o autoconhecimento e a redução de stress.
Hoje chegaram aqui em casa dois livros que comprei sobre a técnica do Mindfulness, que uso há anos na minha prática de Psicóloga e sobre a qual estou preparando um workshop para este semestre. 
O Mindfulness, ou no Brasil, Atenção Plena, é um conceito originário da meditação budista, atualmente usado na Psicoterapia como parte do tratamento de muitos transtornos mentais e tem como objetivo ajudar as pessoas a focarem sua atenção na experiência presente.
É uma técnica amplamente pesquisada e tem fundamentação científica que mostra que praticar o mindfulness reduz o stress, diminui sensivelmente a ansiedade (pode ser usado inclusive como parte do tratamento de Síndrome do Pânico),
reduz a intensidade de dores crônica, ameniza a depressão e até contribui para reduzir o risco de comportamento suicida.
Quando bem aplicada a técnica ajuda a pessoa a aprender a se concentrar no presente, diminuindo a agitação da mente ocupada com o passado ou futuro ao invés de vivenciar o agora.
A Atenção Plena ajuda a interromper os pensamentos automáticos tais como julgamentos, questionamentos, dúvidas e o remoer situações, que tornam as pessoas mais sujeitas a terem sintomas emocionais. 

As técnicas de Mindfulness funcionam muito bem em pessoas com Transtornos de Ansiedade (inclusive Síndrome do Pânico) e Transtornos Alimentares, especialmente com quem tem algum grau de compulsão alimentar, dos tipos mais leves aos mais severos.
Realmente é um instrumento poderoso para mudar o comportamento em relação à alimentação e traz resultados bem mais duradouros do que as dietas comuns pois muda a forma de a pessoa se relacionar com a comida e o ato de se alimentar.
Estes dois livros, que comprei também para compartilhar com meus pacientes, são uma ótima leitura tanto para profissionais da área de saúde quanto para qualquer pessoa.
Vale a pena a leitura!

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.