Imagem: Dallas Dezinz
Pedofilia é abominável. Eu, você, qualquer pessoa de bem sabe disto.
De tão hediondo é o tamanho da maldade, que até criminosos perigosos odeiam os pedófilos e muitas vezes os matam na prisão.
E é uma agressão tão violenta ao âmago de uma criança, que estilhaça sua
inocência para sempre, sem possibilidade de esquecimento. Um dia, se
houver ajuda profissional e muito carinho e proteção, a a ferida sara,
mas as cicatrizes de alma ficam para sempre.
Para mim é um crime ao qual não cabe perdão (apesar de no Brasil sequer
ser considerado crime no código penal, não fala de pedofilia e sim de
"estupro de vulnerável" que abrange relação sexual ou outros atos
libidinosos com menor de 14 anos, com ou sem o consentimento deste,
conforme minhas queridas leitoras advogadas me informaram).
Digo isto
porque um pedófilo, por mais tempo que passe preso, jamais deixará de
ser um predador sexual. Está em cada célula do seu ser o desejo por
crianças e adolescentes e ele fará novamente, se tiver oportunidade. E
ele vai buscar esta oportunidade.
Não é por acaso que em países como os EUA as pessoas tem o direito de
saber se um molestador de crianças que já foi condenado e pagou sua
pena, aluga um apartamento em um prédio. Há até programas para celulares
que indicam a localização das casas destas pessoas. Tudo para proteger
as crianças. Direitos humanos de ex condenados por crimes sexuais?
Privacidade? Lá o Estado põe acima disto o direito das crianças e
adolescentes terem uma vida protegida.
Na Califórnia e em países como Suécia, Argentina, França e Itália a lei
já discute a chamada castração química que é feita através da aplicação do
medicamento Depo-Provera, que inibe a produção de testosterona,
realizada periodicamente por um médico designado pela Justiça. Em alguns
países é usada como parte da pena e em outros como "pena voluntária",
onde o condenado troca a prisão pelo medicamento.
A castração química não resolve o problema totalmente, já que mesmo com a
testosterona radicalmente reduzida muitos molestadores continuam a
agir, mas é um avanço na proteção de crianças e adolescentes contra
pedófilos (e também de mulheres contra os estupradores).
Tanta radicalidade tem uma razão: a pedofilia não tem "cura", pois o
pedófilo, assim como o estuprador, se enquadra num tipo de psicopatia
classificada como parafilia.
O Psicopata não é doente mental, ele sabe exatamente o que está fazendo e
em geral consegue "se safar" durante muito tempo antes de ser pego (e muitas vezes nunca é descoberto),
especialmente no caso da pedofilia, que muitas vezes não deixa marcas
físicas na vítima, dificultando que descubram a agressão.
A Psicopatia é um transtorno de personalidade, como se fosse um "erro" na formação do "caráter" daquele indivíduo.
Há os psicopatas que tentam tirar vantagens de outras pessoas, enganando
e ludibriando (como muitas pessoas que você e eu conhecemos), há os que
seguem a vida cometendo crimes, mais brandos ou mais graves para
alcançar seu objetivo (como a personagem Carminha, da novela Avenida
Brasil), há os que assassinam ou planejam assassinatos (como ao que
tudo indica é o caso de Suzane Richthofen) e há aqueles cuja motivação
principal é a agressão sexual, de adultos (os estupradores) ou crianças e
adolescentes (os pedófilos).
Sendo uma "falha de caráter" onde a característica principal é a
ausência de arrependimento, completa consciência dos seus atos (eles
sabem perfeitamente o que é certo e errado), dissimulação para
conseguirem o que desejam, muitas vezes inteligência e astúcia e nenhum
desejo genuíno de "melhorarem", a psicopatia é característica inerente
destes indivíduos e esta característica não muda com punição, castigo,
exposição pública (pois não se envergonham dos seus atos), medicamentos
psicotrópicos ou o tempo.
Uma pessoa que é pedófila hoje vai morrer pedófila. Não se engane, ela
não vai deixar de molestar crianças. Se tiver oportunidade, irá fazer
novamente.
O que fazer então para proteger nossas crianças e adolescentes?
Sei que muitas de vocês são mães e as que ainda não são (como eu) tem
muitas vezes sobrinhos, afilhados, primos menores, irmãos mais novos....
Proteger os pequenos é responsabilidade dos adultos.
Entenda então como perceber se há algo estranho:
- a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS), item F65.4, define a pedofilia como "Preferência sexual por crianças, quer se trate de meninos, meninas ou de crianças de um ou do outro sexo, geralmente pré-púberes
- quase todos os pedófilos são homens, é raro a pedofilia ser praticada por uma mulher
- a pedofilia nada tem a ver com orientaçãos sexual, ou seja uma
pessoa não tem mais ou menos chance de ser pedófila por ser homossexual
ou bissexual
- pais, padrastos, avôs, primos, irmãos mais velhos e tios são os principais agressores
- amigos da família, vizinhos e pessoas próximas da criança como professores também podem cometer o crime
- pedófilos podem escolher crianças e adolescentes de qualquer sexo ou
idade (até mesmo bebês muito pequenos podem ser molestados) e é comum
terem preferência por certas características físicas, sexo ou faixa
etária
- muitos pedófilos escolhem profissões onde lidam diretamente com
crianças, facilitando a aproximação (professores de escola infantil,
instrutores de natação para crianças, pediatras, escritores infantis,
animadores de festa infantil, motoristas de transporte escolar, etc)
- em geral parecem calmos e nada ameaçadores
- o pedófilo costuma se aproximar de suas vítimas de forma amigável,
tentando parecer um "amigo especial", podendo dar briquedos, doces,
contar histórias para ganhar intimidade
- gosta de fotografar crianças, mesmo que não sejam parentes
- gosta de pegar crianças no colo, tocá-las de maneira "afetuosa", mesmo não sendo familiar próximo
- um pedófilo pode "cercar" uma criança e uma família por anos até
alcançar seu intento, sempre de forma gentil para conquistar confiança
- um pedófilo pode molestar até 150, 200 crianças ao longo da vida,
pois o comportamento tende a começar no início da idade adulta e se
perpetuar até mesmo na velhice
- o pedófilo tende a parecer "gostar demais" de crianças, sendo
solícito na tarefa de levar os coleguinhas do filho para as festinhas,
levar várias crianças no parque, ao cinema, etc
- segundo o critério da OMS,
adolescentes de 16 ou 17 anos também podem ser classificados como
pedófilos, se eles tiverem uma preferência sexual persistente ou
predominante por crianças pré-púberes pelo menos cinco anos mais novas
do que eles
- na maior parte das vezes o pedófilo não completa a relação sexual (não há penetração), até como forma de não ser pego
- o pedófilo pode beijar, abraçar inadequadamente, tirar a roupa e/ou
pedir que a criança tire as suas, masturbar-se, tanto na presença da
criança como vendo imagens de crianças e adolescentes seja através da
Internet ou em fotos
- a imensa maioria das crianças que sofrem abusos não se tornam abusadores quando adultos
Lembre-se do ditado: "quem cala, consente".
Não compactue com o mal que rouba a inocência e a pureza de crianças e adolescentes!
Disque 100 para denunciar!
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade."
(frase atribuida a Albert Einstein)
Embora eu seja Psicóloga (CRP 12/01422), formada em janeiro de 1995 pela UFSC, o
objetivo destes posts não é dar aconselhamentos pela Internet (até
porque o Conselho Federal de Psicologia proíbe esta prática) e sim falar
de pedofilia com o intuito de informar.