Garotas Modernas : família Garotas Modernas : família
  • Categoria: família
  • Para começar bem: #10coisasbacanasdasemana

    Imagem: Chuvisco de Risco

    Hoje é segunda-feira, oficialmente o dia mais chato do mundo mas quero propor um desafio com todas vocês, de 10 coisas bacanas para se fazer até sexta-feira.
    Nada muito difícil, tudo com o único objetivo de deixar nossas vidas (e das pessoas ao nosso redor) mais bacana. Espalhar gentilezas por aí!
    Pensei nestes 10 "desafios" com a hashtag #10coisasbacanasdasemana, mas você pode criar os seus próprios:
    1Faça um elogio (sincero e objetivo) a alguém que você não conhece muito ou até mesmo a uma pessoa desconhecida (vale elogiar um acessório, os olhos, os cabelos, a atenção dada pela vendedora da loja)
    2Compre algo bem especial para você, que faça você feliz, mas que custe no máximo 10 reais (que tal flores?)
    3Escreva (num papel bonito, não no computador) uma pequena carta para sua mãe, pai, marido, filho (ou quem você quiser) dizendo o quanto você ama esta pessoa (mas escolha alguém para quem você não costume dizer/escrever isso)
    4Tire uma foto de algo que fez você sorrir durante seu dia e compartilhe (no Instagram, Twitter ou qualquer rede social) com algum poema que você goste
    5Feche os olhos por 1 minuto (de verdade) e pense em 5 coisas pelas quais você é realmente grata
    6Termine (ou comece) um capítulo de um livro até domingo
    7. Convide aquela amiga querida (ou uma irmã, sua prima) que você não vê há muito tempo para tomar um café por sua conta
    8Arrume uma gaveta que está bagunçada e doe o que ainda está bom mas que não serve mais pra você
    9Dance em casa sua música favorita - de preferência com o som alto, sozinha e na frente do espelho... cantando também
    10. Faça uma gentileza a um desconhecido: como ajudar uma senhora a atravessar a rua ou ceder seu lugar na fila do supermercado para a pessoa atrás de você, que está com apenas uma cestinha, enquanto você está de carrinho cheio
    Quem quiser compartilhar nas suas redes sociais, por favor, use  #10coisasbacanasdasemana, pois vou adorar compartilhar meu desafio com vocês!
    Já comecei pelo número 5 e parei pra pensar o quanto eu sou grata e feliz por muita coisa...:) 

    A novela O Outro Lado do Paraíso e a pedofilia: como identificar um abusador sexual e os sinais que uma criança pode ter sido molestada

    Imagem: Globo

    Pedofilia é abominável. Eu, você, qualquer pessoa de bem sabe disto.
    De tão hediondo é o tamanho da maldade, que até criminosos perigosos odeiam os pedófilos e muitas vezes os matam na prisão.
    Durante os mais de 23 anos que atuo como psicóloga, tanto no consultório quanto no trabalho voluntário que fiz durante cerca de 1 ano e meio em uma "Casa de Passagem" de meninas de rua, ouvi dezenas (talvez mais de uma centena) de casos de crianças molestadas ou de adultos que passaram por isso na infância e/ou adolescência. São histórias de vidas devastadas por verdadeiros monstros, muitos deles que morando na casa das vítimas.
    Pedofilia não escolhe classe social, acontece na favela e no condomínio de luxo e o pior: o pedófilo quase sempre é alguém que a família conhece e confia.
    E é uma agressão tão violenta ao âmago de uma criança, que estilhaça sua inocência para sempre, sem possibilidade de esquecimento.
    Um dia, se houver ajuda profissional e muito carinho e proteção, a a ferida sara, mas as cicatrizes de alma ficam para sempre.
    Para mim é um crime ao qual não cabe perdão (apesar de no Brasil sequer ser considerado crime no código penal, que não fala de pedofilia e sim de "estupro de vulnerável" que abrange relação sexual ou outros atos libidinosos com menor de 14 anos, com ou sem o consentimento deste, conforme minhas queridas leitoras advogadas me informaram).
    Digo isto porque um pedófilo, por mais tempo que passe preso, jamais deixará de ser um predador sexual. Está em cada célula do seu ser o desejo por crianças e/ou adolescentes e ele fará novamente, se tiver oportunidade. E ele vai buscar esta oportunidade.
    Não é por acaso que em países como os EUA as pessoas tem o direito de saber se um molestador de crianças que já foi condenado e pagou sua pena, aluga um apartamento em um prédio. Há até programas para celulares que indicam a localização das casas destas pessoas. Tudo para proteger as crianças. Direitos humanos de ex condenados por crimes sexuais? Privacidade? Lá o Estado põe acima disto o direito das crianças e adolescentes terem uma vida protegida.
    Na Califórnia e em países como Suécia, Argentina, França e Itália a lei já prevê a chamada castração química que é feita através da aplicação do medicamento Depo-Provera, que inibe a produção de testosterona, realizada periodicamente por um médico designado pela Justiça. Em alguns países é usada como parte da pena e em outros como "pena voluntária", onde o condenado troca a prisão pelo medicamento.
    A castração química não resolve o problema totalmente, já que mesmo com a testosterona radicalmente reduzida muitos molestadores continuam a agir, mas é um avanço na proteção de crianças e adolescentes contra pedófilos (e também de mulheres contra os estupradores).
    Tanta radicalidade tem uma razão: a pedofilia não tem "cura", pois o pedófilo, assim como o estuprador, se enquadra num tipo de psicopatia classificada como parafilia.
    O Psicopata não é doente mental, não é "louco", ele sabe exatamente o que está fazendo e em geral consegue "se safar" durante muito tempo antes de ser pego, especialmente no caso da pedofilia, que muitas vezes não deixa marcas físicas na vítima, dificultando que descubram a agressão.
    A Psicopatia é um transtorno de personalidade, como se fosse um "erro" na formação do "caráter" daquele indivíduo. A Personalidade do psicopata (incluindo os pedófilos), é distorcida de tal maneira que ele não sente remorso pelos seus crimes nem empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro) por suas vítimas.
    Há os psicopatas que tentam tirar vantagens de outras pessoas, enganando e ludibriando, aplicando pequenos golpes (como muitas pessoas que você e eu conhecemos), há os que seguem a vida cometendo crimes, mais brandos ou mais graves para alcançar seu objetivo (como a personagem Carminha, da novela Avenida Brasil), há os que assassinam ou planejam assassinatos (como ao que tudo indica é o caso de Suzane Richthofen) e há aqueles cuja motivação principal é a agressão sexual, de adultos (os estupradores) ou crianças e adolescentes (os pedófilos).
    Sendo uma "falha de caráter" onde a característica principal é a ausência de arrependimento, completa consciência dos seus atos (eles sabem perfeitamente o que é certo e errado), dissimulação para conseguirem o que desejam, muitas vezes inteligência e astúcia e nenhum desejo genuíno de "melhorarem", a psicopatia é característica inerente destes indivíduos e esta característica não muda com punição, castigo, exposição pública (pois não se envergonham dos seus atos), medicamentos psicotrópicos ou o tempo.
    Uma pessoa que é pedófila hoje vai morrer pedófila. Não se engane, ela não vai deixar de molestar crianças. Se tiver oportunidade, irá fazer novamente.
    Acredita-se que a maior parte dos pedófilos jamais será presa por molestar crianças e adolescentes, tamanho o tabu que envolve o tema e a dificuldade de comprovar o crime e estima-se que um pedófilo que comece a agir aos 20 anos e morra aos 60 anos, terá molestado ao longo de sua vida entre 100 e 200 crianças e/ou adolescentes.
    O que fazer então para proteger nossas crianças e adolescentes?
    Sei que muitas de vocês são mães e as que ainda não são (como eu), tem muitas vezes sobrinhos, afilhados, primos menores, irmãos mais novos.... Proteger os pequenos é responsabilidade dos adultos.
    Entenda então como perceber se há algo estranho:
    • Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS), item F65.4, define a pedofilia como "Preferência sexual por crianças, quer se trate de meninos, meninas ou de crianças de um ou do outro sexo, geralmente pré-púberes"
    • quase todos os pedófilos são homens, é raro a pedofilia ser praticada por uma mulher
    • a pedofilia nada tem a ver com orientações sexual, ou seja uma pessoa não tem mais ou menos chance de ser pedófila por ser homossexual ou bissexual
    • pais, padrastos, avôs, primos, irmãos mais velhos e tios são os principais agressores
    • amigos da família, vizinhos e pessoas próximas da criança como professores também podem cometer o crime
    • pedófilos podem escolher crianças e adolescentes de qualquer sexo ou idade (até mesmo bebês muito pequenos podem ser molestados) e é comum terem preferência por certas características físicas, sexo ou faixa etária
    • muitos pedófilos escolhem profissões onde lidam diretamente com crianças, facilitando a aproximação (professores de escola infantil, instrutores de natação para crianças, pediatras, escritores infantis, animadores de festa infantil, motoristas de transporte escolar, etc)
    • em geral parecem calmos e nada ameaçadores
    • o pedófilo costuma se aproximar de suas vítimas de forma amigável, tentando parecer um "amigo especial", podendo dar brinquedos, doces, contar histórias para ganhar intimidade
    • gosta de fotografar crianças
    • gosta de pegar crianças no colo, tocá-las de maneira "afetuosa", mesmo não sendo familiar próximo
    • um pedófilo pode "cercar" uma criança e uma família por anos até alcançar seu intento, sempre de forma gentil para conquistar confiança
    • um pedófilo pode molestar até 150, 200 crianças ao longo da vida, pois o comportamento tende a começar no início da idade adulta e se perpetuar até mesmo na velhice
    • o pedófilo tende a parecer "gostar demais" de crianças, sendo solícito na tarefa de levar os coleguinhas do filho para as festinhas, levar várias crianças no parque, ao cinema, etc
    • segundo o critério da OMS, adolescentes de 16 ou 17 anos também podem ser classificados como pedófilos, se eles tiverem uma preferência sexual persistente ou predominante por crianças pré-púberes pelo menos cinco anos mais novas do que eles
    • na maior parte das vezes o pedófilo não completa a relação sexual (não há penetração), até como forma de não deixar marcas e evitar ser preso
    • o pedófilo pode beijar, abraçar inadequadamente, tirar a roupa e/ou pedir que a criança tire as suas, masturbar-se, tanto na presença da criança como vendo imagens de crianças e adolescentes seja através da Internet ou em fotos
    • a imensa maioria das crianças que sofrem abusos não se tornam abusadores quando adultos, mas muitos pedófilos foram molestados na infância ou adolescência
    Crianças e adolescentes vítimas de agressão sexual podem apresentar alguns sinais de alerta:
    • a criança ou adolescente passa a se comportar de forma estranha: ou agressiva, ou chorosa e com medo, ou esquiva ou irritadiça
    • pode haver regressão nos comportamentos (a criança volta a chupar dedo, a fazer xixi na cama, falar como bebezinho)
    • recusa de comer ou diminuição do apetite
    • pode ocorrer insônia, pesadelos ou excesso de sono (o "dormir para esquecer")
    • a criança ou adolescente pode ter comportamentos de evitação (não quer mais ir na casa de determinado parente/escola/clube, onde possa encontrar o agressor)
    • comportamentos de auto mutilação: morder mãos e braços, se cortar, viver se machucando
    • baixo desempenho escolar
    • afastamento de atividades que antes lhe davam prazer
    • medo de adultos
    • choro sem motivo
    • dores físicas sem razão aparente, vômitos, diarréias (que denotam ansiedade)
    • se houve contato sexual com penetração ou tentativa pode haver machucados na área genital e anal, corrimentos (nas meninas) e até mesmo DSTs
    • interesse acentuado pelo sexo (o abuso sexual muitas vezes desencadeia um amadurecimento sexual precoce, não compatível com a idade)
    • "brincadeiras sexuais" feitas com outras crianças, de forma persistente, exagerada ou muito elaborada para a idade
    • conversas de cunho sexual descrevendo ou falando de aspectos da sexualidade incomuns para a idade
    • a criança ou adolescente relata que tem um "amigo" adulto que lhe dá muitos presentes e é muito "legal"
    • uso de drogas ou álcool precocemente
    • tentativa de suicídio
    • anorexia (nem todo anoréxico já foi molestado, mas há um grande número de crianças abusadas que desenvolvem anorexia na adolescência ou mesmo na fase adulta)
    • medo de morrer cedo
    • pequenos furtos
    • baixa auto estima
    • gravidez precoce (pela sexualização precoce)
    O que fazer se você desconfia que uma criança ou adolescente está sendo abusado sexualmente?
    • sempre acredite na criança ou adolescente: mentiras sobre este tema são muito raras
    • desconfie de qualquer adulto que tenha atitudes suspeitas e vigie de perto
    • faça uma denúncia ao Conselho Tutelar da sua Cidade, em uma Delegacia ou pelo Disque Denúncia 100 (você não precisa se identificar)
    • a criança ou adolescente vítima de abuso e sua família precisam de apoio profissional (psicoterapia com psicólogo ou psiquiatra especializado e avaliação com pediatra)
    • quanto mais a vontade a criança ou adolescente se sentir para contar o que aconteceu e "desabafar", mais rapidamente os sintomas tendem a ceder e o trauma a ser digerido
    • é muito pior quando a família adota a postura do "não vamos falar sobre isto", "já passou", "já faz muito tempo", "você nem se machucou": negar só piora o problema
    • se você não denunciar, o pedófilo continuará a agir e ele fará novamente: você quer ser conivente com uma atrocidade destas?
    O adulto que sofreu abuso sexual na infância e/ou adolescência pode desenvolver alguns transtornos, que são contornáveis com psicoterapia, às vezes medicamentos (sobretudo antidepressivos) e muito apoio, carinho, amor e atenção:
    • dificuldades na área sexual, que vão desde o desinteresse por sexo, medo da relação sexual ou até mesmo comportamentos sexuais compulsivos e de risco
    • sensação que morrerá jovem
    • depressão e/ou ansiedade
    • comportamentos de risco (dirigir em alta velocidade, uso de drogas, colocar-se em perigo)
    • pesadelos frequentes
    • insônia
    • síndrome do estresse pós traumático, onde uma das características mais marcantes é reviver os eventos traumáticos por meio de "flashbacks" ou pensamentos, que trazem grande angústia e que a pessoa não consegue controlar, que podem surgir a qualquer momento e são desencadeados por qualquer coisa que lembre o agressor (cheiros, pessoas parecidas, lugares semelhantes)
    • anorexia ou bulimia
    • auto mutilações
    • medos inexplicados
    • fobias diversas
    • síndrome do pânico
    • sentimentos de menos valia, baixíssima auto estima, embora possa disfarçar
    • sensação de carregar um grande segredo, de ser uma pessoa "estragada"
    • sentimento de culpa pelas agressões sofridas (se questiona "se poderia ter evitado")
    • suicídio ou tentativa de suicídio

    Segundo dados de 2009 da Unicef "entre 5 e 10% das crianças dos países industrializados são vítimas de abusos sexuais". Abuso sexual acontece na favela e no bairro classe A, não escolhe cor da pele, religião ou nível de escolaridade. O pedófilo raramente se parece com o "bêbado da esquina" ou "o homem do saco", que nossas mães falavam para nos colocar medo de sair para fora do portão. Ele pode ser o professor que adora crianças, o tio bacana ou o padre bonzinho... Pelo menos é assim que muitos pedófilos parecem ser: pessoas "normais", cordiais e que gostam da companhia de crianças e adolescentes.
    E um dos maiores problemas da Pedofilia é o silêncio que cerca o assunto. O Tabu. A vergonha e o medo das vítimas. O "varrer a sujeira para baixo do tapete" como muitas (se não a maioria) das famílias insiste em fazer.
    O meu intuito em discutir o problema do abuso sexual na infância e adolescência é tentar divulgar ao máximo de pessoas que prestar atenção nos sinais de alerta e denunciar os suspeitos pelo número 100 (denúncia anônima) é a melhor forma de tentar combater este mal, que rouba a inocência de milhões de crianças e adolescentes no mundo inteiro.
    Fique atenta: o mal pode estar na casa ao lado, na escola ou até mesmo dentro da sua família.
    Lembre-se do ditado: "quem cala, consente".
    Não compactue com o mal que rouba a inocência e a pureza de crianças e adolescentes!
    Quebre o silêncio: não deixe uma criança ou adolescente sofrendo sozinho.

    "O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade."
    (frase atribuida a Albert Einstein)

    ♥ 
    Este post foi publicado por mim no GM em 26 de junho de 2011 e depois das cenas sobre pedofilia na novela O Outro Lado do Paraíso, resolvi republicar (com algumas poucas alterações) pois o assunto é grave e nunca é demais alertar aos pais, parentes, professores, médicos, vizinhos e a sociedade como um todo, que prestem mais atenção ao comportamento das suas crianças e adolescentes , pois este mal rouba a saúde, paz e inocência de vítimas indefesas que sofrem caladas por medo e vergonha. 
    Lembro que embora seja psicóloga há 23 anos o objetivo deste post é apenas orientar sobre o tema e não "fazer diagnósticos" ou "dar aconselhamento" pela Internet


    Estilo de Vida com Consuelo Blocker: Minhas razões para ser feliz depois dos “enta”!!

    FullSizeRender 2
    Ser feliz depois dos “enta”?  Vocês devem ter reparado que estou em uma fase meio introspectiva… Não sei bem o que é… se é o ninho vazio, se é a menopausa, se é ver o meu rosto na câmera selfie do celular e entender que a força de gravidade é inimiga da felicidade!… Mas certamente existem coisas positivas no envelhecer… E hoje gostaria de falar sobre isto!…
    Minhas razões para ser feliz depois dos “enta”…
    Ainda estou aqui
    Os cabelos brancos me forçam ir ao salão e cuidar da minha aparência (Veja o post onde falamos de cabelos brancos AQUI, os comentários são ótimos nele!), e isso é uma boa coisa!
    Não ter papas na língua!  Essa é uma das sensações mais libertadoras que já senti!  Uma verdadeira alforria!  Tá bom, tá bom… às vezes me arrependo, mas que na hora fico feliz, ahhh isso sim!  Digo o que penso e várias vezes tenho propriedade para isto.  Acumulei experiência para poder raciocinar.  Mas o divertido é como sinto que posso dizer o que penso.  Lembro quando era muito jovem e morria de vergonha, agora não!!  Até danço na loja se a música for boa, ou no carro com a música a mil.  Essa liberdade, pelo menos para mim, só veio com a idade.
    Crianças grandes Já contei que gosto de ser mãe de criança grande.  Não sou boa de horários e isso me atrapalhava quando eram pequenos.  Além disto, gosto de poder conversar, explicar, ouvir e discutir com eles.  Raciocinar com quem amo e admiro, para mim, é emocionante!
    Se manter moderna  Quando se é jovem, ser moderna é status quó, mas ter uma certa idade e se manter moderna é um exercício maravilhoso.  As descobertas são maiores e com base no que você já sabe!  Sempre gostei de antropologia social, e me manter moderna significa entender o momento que estamos vivendo!  Que privilégio!
    Pagar menos no seguro do carro ahahahahah!!!!  Quem lembra de “TOWANDA!”????
    Se não abrir, por favor, por favor, por favor clique AQUI para ver essa cena cult!
    Independência econômica Apesar de podermos não estar em uma situação de jogar dinheiro fora, o dinheiro é nosso e podemos gastar com o que bem quisermos!!
    Minhas memórias Poder lembrar de coisas como este comercial…
    Se não abrir o vídeo, por favor clique AQUI para ver a publicidade de 1978.
    A desculpa, pense só quantas vezes para alguma besteira que se diz ou faz pode-se usar a desculpa: “Ah, sou velha!” 😉
    Posts diários lá no Consuelo Blog, Snapchat, InstagramTwitter e Facebook.

    Beijos e até o próximo post!

    Estilo de Vida com Consuelo Blocker: Nova Iorque, comprando os lençóis para o College, comendo e passeando pela cidade com minha filha Allegra…

    Version 2

    No domingo levei minha filha Allegra para começar seus 4 anos de College no, Sarah Lawrence, em Nova York... do outro lado do oceano. Allegra quer entrar na indústria do cinema.  Ainda não sabe se como atriz, diretora, escritora, etc…  Alguns dos ex-alunos de Sarah Lawrence famosos: Yoko Ono, Julianna Margulies, Vera Wang, Barbara Walters, Rahm Emanuel. Lá no Consuelo Blog conto detalhadamente como foi...
    Meu pai me acompanhou 30 anos atrás à minha universidade (Brown em Rhode Island) (nossa me deu um nó na garganta de emoção!!) e pediu se podia levar a Allegra junto comigo no domingo.  “Lógico!!”  respondemos Allegra e eu!
    Look do dia... com as minhas unhas escuras!!
    Look do dia… com as minhas unhas escuras!!
    Ele também quis dar um presente para o “dorm room” da Ally, um edredom e os lençóis.  Fomos à Bloomingdale’s (onde trabalhei por 3 anos no executive training program em 1986 antes de ir me casar na Itália).  A seleção é fantástica e descobri que como estrangeiros temos o direito a 10% de desconto automaticamente!  É só ir no guest services e mostrar um ID internacional.   Super!!
    Estava tudo on sale e a Allegra escolheu duas estampas lindas (fiquei tão orgulhosa do gosto dela!) e bem diferentes uma da outra (também fiquei orgulhosa do seu gosto tão eclético! #mãecorujasemlimite).
    As estampas que a Allegra escolheu e os 10% de desconto...
    As estampas que a Allegra escolheu e os 10% de desconto…
    IMG_1001IMG_0999
    Fomos almoçar no Food Court do Hotel Plaza, maravilhoso e ainda passeamos pela cidade!  Está tudo no vídeo do Snapchat abaixo!
    Passeando com a minha gatinha!! (últimos dias!!
    Passeando com a minha gatinha!! (últimos dias!!
    Buscando meu pai no hotel...
    Buscando meu pai no hotel…
    DSC01135
    Cruzando a Park Avenue para ir à loja de departamentos, Bloomingdale's
    Cruzando a Park Avenue para ir à loja de departamentos, Bloomingdale’s
    Passeando pelo Central Park.
    Passeando pelo Central Park.
    DSC01150DSC01134DSC01152DSC01154DSC01137
    Tchau for now!!
    Tchau for now!!
    Me sigam lá no meu Snatpchat ConsueloBlocker, Instagram (@consueloblocker) e no Consuelo Blog.
    Beijos e até o próximo post por aqui!!!

    Internet: o mundo das verdades absolutas (ou, por que andamos tão intolerantes?)

    Imagem: Guardian

    Você já deve ter se deparado com pessoas assim no mundo cibernético: as que acham que só o seu modo de pensar e agir estão corretos, atacando qualquer um que seja diferente.
    Apesar de todas as liberdades individuais conquistadas nas últimas décadas e da abertura do diálogo sobre sexo, drogas e porque não dizer rock'n roll, há uma legião de pessoas com pensamentos radicais para todos os lados, tudo agora parece ter uma necessidade de tornar tudo um "manifesto político", esquecendo que o maior bem que podemos ter é a liberdade, inclusive a de fazer ou não certas escolhas.
    Claro que cada um tem suas convicções em relação ao mundo que nos cerca, o problema é quando o jeito de pensar de uma pessoa se torna a única maneira "correta" de pensar. 
    Quem lê o Garotas Modernas há algum tempo ou me conhece pessoalmente sabe que apoio sem restrições a liberdade das mulheres, os direitos dos animais, as uniões homoafetivas e não nutro preconceitos de cor, credo ou situação socioeconômica.
    Mas me irrita profundamente aqueles discursos radicais que demonizam este ou aquele comportamento ou gênero, orientação sexual e estilo de vida.
    Será que toda mulher que tem filho em casa com uma doula é melhor do que a que tem por cesárea e que todo homem é um porco machista e cafajeste?
    Que qualquer pessoa tenha mesmo que ser julgada por ser negro-branco-hetero-homossexual-ateu-religioso-rico-pobre-mulher-homem? 
    Se posso dizer que há algo que detesto é o radicalismo. Nunca entendi como alguém pode passar a vida inteira sem se relacionar mais profundamente com pessoas que vivem uma vida diferente da sua, que pensam diferente.
    Acho que se aprende muito na convivência com as diferenças: no mínimo aprende-se a conviver com pontos de vista diferentes.
    E na Internet tenho visto que assuntos polêmicos (e às vezes irrelevantes ou nem tão polêmicos assim), muitas vezes descambam para o discurso de "nós contra eles", seja lá qual for este "nós e eles".
    Gostaria de um mundo mais tolerante, menos agressivo, mais complacente com as diferenças e necessidades de cada um, onde não houvesse menosprezo pelas experiências de vida de cada indivíduo. E parece que na Internet há ainda mais intolerância e patrulha, onde um monte de "juízes" parecem ser donos da razão, querendo ditar regras e separando mais as pessoas por causa de diferenças do que unindo ao redor de causas importantes.
    Não sou dona da verdade. Nem aqueles que pensam ser.


    Estilo de Vida com Consuelo Blocker: cabelo, compras e feliz ‘Niver Alessandra!!!…. Consuelo Responde

    Photo on 22-07-15 at 12.48Em Londres
    Nesta terça-feira fui a 3 cidades em 1 dia!!  De Florença passei por Paris (o voo da Air France fazia esta parada de qualquer jeito).  Saímos da Itália às 10 e às 13 já estava no salão para cortar e fazer luzes.  Acabei dando um reflexo mel meio cobre que ainda estou me acostumando.  Mas acho que ficou bem lindo como eu gosto.  Explico mais no vídeo abaixo.  Às 19 já estávamos em outro avião para Londres.  Com a diferença de 1 hora, às 9 já estávamos em casa!!   Jantamos e direto para a cama!!!
    Selene à esq fez a cor e Delphine o corte.  O salão é de Delphine
    Em Paris no salão Sutdio 34 com a Selene (à esq) que fez a cor e Delphine o corte. O salão é de Delphine
    Adorei a nuca.  A cor é linda, né?!!  É só que tenho que me acostumar...
    Adorei a nuca. A cor é linda, né?!! É só que tenho que me acostumar…
    Photo on 22-07-15 at 12.48 #3Photo on 22-07-15 at 12.48 #5Photo on 22-07-15 at 12.48 #4
    Onde corto o cabelo:
    Studio 34
    34 Rue Mont Thabor 75001‎ Paris France
    +33 1 47 03 35 35
    Fiz a cor aqui também, pois o meu colorista, Rodolphe do Coloré par Rodolphe (28 Rue Danielle Casanova, 75002 Paris, France Phone:+33 1 42 61 46 59), não estava em Paris.  Gosto dos dois, tanto da Selene quanto do Rodolphe!!
    Aqui está o vídeo do Snapchat de ontem!
    Se não conseguir visualizar, por favor clique aqui para vê-lo no YouTube.
    Hoje respondo aos comentários de ontem nos vídeos abaixo!!  Falamos de compras, encontrar o teu estilo e o que vai no teu armário, além do tutorial de como amarrar o lenço!!
    Photo on 22-07-15 at 12.48 #2
    As perguntas…
    Andreia Mota
    Você vai às compras? Outra coisa que também estou curiosa em ver, o que comprar quando se perde peso e que vai ficar por um bom tempo em uso, sem parecer uniforme (peças que você já tenha)? Um vestido?
    Você foca nas liquidações ou fica pensando (como eu) que de liquidação não tem nada? Tudo maquiagem para vender produtos encalhados?
    Pensa em levar para os filhos também na hora de comprar peças novas?
    Compara os preços ou tem noção dos valores do produto naquele determinado local?
    Jana M (a partir do minuto 8:04)
    Vi que você escolheu dois vestidos pretos, e os colocou bem pertinho na cama, como opções pra usar de noite. Como se permitiu levar dois pretinhos? (rs!!) Quando tenho o tal limite de bagagem, sempre acabo escolhendo peças muito diferentes uma da outra e, as vezes, uma delas nem chego a usar. Isso me faz pensar que talvez o exercício da mala seja muito bom, pois nos força a reconhecer que nos vestimos de forma parecida, repetida, com peças bem semelhantes no nosso dia a dia, mudando mesmo apenas um acessório ou outro. Isto é, nos vestimos diariamente com looks mais parecidos do que gostaríamos de encarar. A mala ideal deve ser para pessoas reais (que paradoxo!), e não uma projeção daquelas que desejamos ser e não somos. Um baita exercício de autoconhecimento!
    Se não conseguir visualizar, por favor clique AQUI para vê-lo no YouTube.
    Tutorial abaixo de como amarrar este lenço!
    Tutorial abaixo de como amarrar este lenço!
    Se não conseguir visualizar, por favor clique AQUI para vê-lo no YouTube.
    E só para terminar, esta semana teve um dia muiiito especial!!
    Italia 2007 058
    Na quarta foi o aniversário da minha irmã Alessandra!!  ADORO tanto, tanto ela!!  Não consigo me imaginar sem ela.  Quando me sentia só de pequena, ela sempre estava lá… Na vida moramos mais tempo longe que perto, mas o projeto do livro que estamos escrevendo juntas sobre a saga das Pascolato/Blocker começando com a minha avó e chegando até nós, está nos unindo muito! Será que este livro foi idéia da Nonna e da Blanche lá no céu para nos unir?!!
    Me sigam lá no meu Snatpchat ConsueloBlocker, Instagram (@consueloblocker) e no Consuelo Blog.
    Beijos e até o próximo post por aqui!!!


    Você conhece alguém "sincero demais"? Quando as palavras ferem

     Imagem: Pinterest GM
    acredite, você É fabulosa (o), não importa o que os outros digam

    No próximo mês finalmente volto a atuar como psicóloga clínica e ando pensando muito nas queixas mais comuns que escutei de pacientes nestes 20 anos de formada.
    Um dos temas mais recorrentes, não importa a idade, sexo, nível sócio econômico, é o quanto as palavras ditas por outras pessoas podem machucar e muitas vezes, deixar marcas.
    Claro que estamos sujeitos a ouvir coisas desagradáveis sobre nós mesmos por aí, mas as palavras que mais doem são aquelas ditas por pessoas que amamos.
    Mesmo excelentes pais, filhos, amigos, irmãos, namorados estão sujeitos a deixar escapar uma palavra ou frase que pode magoar e até marcar negativamente o outro. Em geral ditas naqueles momentos de raiva ou em ataques de "sincericídio", a palavra ou frase mal colocada reverbera de forma importante naquele que ouve, principalmente por causa da relação de afeto existente entre as partes.
    Se uma mãe diz à uma criança ou adolescente que ele é "muito desajeitado", que "está gordo",  que é "burro em matemática", estas palavras podem ficar tão profundamente marcadas que mesmo depois de adulto o filho continua se sentindo daquela forma.
    Mesmo uma pessoa adulta e bem resolvida balança ao ouvir de alguém que ame que "sua barriga está enorme", "você tem a voz chata" ou "você nunca vai se formar"...
    Esperamos daqueles que amamos não apenas elogios, claro que críticas também podem ser construtivas, mas há uma linha muito, muito tênue entre uma crítica construtiva e algo que pode derrubar a autoestima da mais autoconfiante das mulheres (ou homens).
    E ainda há pessoas que insistem que "sinceridade acima de tudo" é a única forma correta de agir. 
    No entanto, aquelas pessoas que se dizem "sinceras demais" podem estar ocultando atrás de um nome bonito (já que sinceridade é considerada qualidade), um comportamento mau educado, grosseiro e rude.
    Não estou falando em mentir e sim em não falar tudo que vem à sua cabeça, sem pensar como a outra pessoa receberá aquilo. Para não magoarmos alguém não é necessário dizer que, por exemplo, o currículo que ela escreveu mal está "horrível, uma porcaria"- podemos dizer que a pessoa "parece ter se esforçando e pode melhorar ainda mais", ajudando ela a encontrar uma melhor forma de escrever, ensinando, dando dicas.
    Muitas vezes dizemos coisas que sequer pensamos de quem amamos por impaciência, falta de sensibilidade e empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro), raiva, stress ou simplesmente um péssimo hábito de menosprezar aquilo que as pessoas são e fazem.
    Cuidado com as palavras!
    Há um provérbio chinês que diz:
    "Três coisas não voltam atrás:
    A pedra atirada,
    A flecha lançada e
    A palavra dita."
    Pense antes de falar. Elas podem fazer uma pessoa ganhar o dia ou então ficar, no mínimo, muito triste.
    "Seja tão amável quanto puder. O mundo tem negatividade suficiente."
    Ilustração Chibird

    Coloque um sorriso no rosto de alguém hoje: faça um elogio sincero à moça da padaria, ao seu pai, seu colega de trabalho, à senhorinha com um cachorro na praça.
    Juro que você vai sorrir de volta.:)


    Feliz Dia das Mães!

    com meus amados pais, no jantar de Dia das Mães

    Neste Dia das Mães, parabéns para todas as mães: de muitos filhos, de filhos únicos, de biológicos ou adotados, irmãs que são mães, pais que são mães, mães de bichinhos (afinal mãe de cachorro também é mãe!) e a todas as meninas e mulheres que ainda não são mamães, mas tem este desejo em seus corações.
    E um parabéns muito especial para minha mãe, sempre tão querida e a quem amo tanto!

    Hoje faço 42 anos e estou tão feliz!



    Hoje faço 42 anos e estou tão feliz!
    Se olho para o passado, presente e tento vislumbrar meu futuro, vejo dias de felicidade...
    A única coisa que quero pedir é muita saúde para mim e para quem está ao meu redor, porque aprendi neste ano que se você estiver saudável, você tem tudo, tudo é possível e nada é tão ruim quanto parece.
    Esta semana em Nova York foi emblemática para mim: conseguir caminhar por quilômetros (só andamos a pé e de metrô em Manhattan) sem ficar doente, mesmo no frio e chuva, não sentir dor alguma além da dor nos pés pelos passeios intermináveis, respirar o ar gelado de NY e me sentir mais viva que nunca foi um presente!
    Tenho tanto a agradecer: minha saúde recuperada, minhas amigas e amigos queridos, pais, irmãos, irmãs, sobrinhos, sobrinhas, afilhadas, cunhadas (os), sogra... Tanta gente bacana na minha vida.
    E o maior agradecimento vai para meu bem mais valioso, a minha pequena família, meu marido (e eterno amor, cúmplice, companheiro, melhor amigo e que me ajudou a superar tudo, um verdadeiro príncipe) e nossas duas filhotes peludas, Zoé e Minnie, que me enchem de lambeijos e alegria cada vez que estou em casa.
    Queria dividir com você, querida leitora, este momento especial da minha vida. Agradecer à cada uma (um) de vocês por acompanhar o GM nestes 6 anos, mesmo nos momentos que estive tão ausente do blog por ter adoecido. É a primeira vez em 12 meses que consigo digitar um post inteiro sem dores nas mãos (tive uma crise de artrite que se arrastou desde dezembro de 2013), que não me sinto doente, fraca e vocês não imaginam o quanto é incrível isto!!!!
    Em 2015 quero estar mais próxima de vocês, postando mais e interagindo mais, como vocês merecem.:)
    E que a felicidade entre no coração de cada um, a simples felicidade por se estar vivo, se estar com saúde, ter pessoas que amamos à nossa volta... Coisas que não se pode comprar, momentos de felicidade que são de graça como um dia de sol, uma tarde de chuva, um beijo, um abraço.
    Se ame, querida leitora (leitor), se ame porque você é especial, assim como cada um neste planeta. Sorria para sua vida, celebre o fato de você ter uma casa, amigos, comida na mesa, dance todas as músicas que quiser, ame mais as pessoas ao seu redor, tenha um olhar positivo sobre você mesma e os outros, seja otimista, se cuide, porque você, assim como eu e sua amiga aí do lado, somos preciosas para muitas pessoas, mesmo que a gente não se dê conta.
    Entenda que a vida acontece no hoje. Já não tenho 21 anos há 21 anos.... Lá atrás eu era tão jovem, minha pele era mais bonita, meu corpo incrível, mas não era tão feliz como sou aos 42. Então se você tem 12, 21, 31, 41, 51, garota moderna, se ame e abra os olhos para tudo de lindo que sua vida tem agora! É no presente que a mágica chamada VIDA acontece. Felicidades para todas nós!

    Estilo de Vida com Consuelo Blocker: #mfw (Milan Fashion Week) sobre os desfiles e a rua, é claro! Parte V

     SONY DSC
     desfile Marni

    Domingo na #mfw foi dia de Marni...
    Adoro a marca Marni, e não só porque a estilista se chama Consuelo (Castiglione).  Acredito que seu estilo é único.  Ninguém “constrói” roupa com a alfaiataria como ela.  Quem usa Marni acaba sendo fiel à marca.  Pode-se adotar o estilo total ou só usar uma ou outra peça para enriquecer e modernizar o guarda roupa.
    Sua coleção para o verão de 2015, na minha opinião, foi um dos melhores desfiles da estação em Milão.  Peças de uma construção ultra sofisticada que mandava uma mensagem simples: beleza.

    SONY DSC
    A marca é especializada em couro e cria peças maravilhosas! 
    A marca é especializada em couro e cria peças maravilhosas!
     SONY DSC
      confira mais fotos dos desfiles no Consuelo Blog

    Acontece que também é o aniversário de 20 anos da marca e para celebrar fizeram uma das apresentações mais lindas da semana, e talvez, que eu já vi.  Montaram um mercado de flores na belíssima Rotonda della Besana (1695) em Milão. Entre pequenos quitutes sadios, venda de flores, sementes e vasinhos em prol do projeto Vimala, nos deliciamos em um momento light na semana de moda.  Foi um suspiro feliz de sorrisos e cores no domingo ensolarado logo após o desfile.
     

    SONY DSC 
    no mercado de flores da Marni
    Foto Roberto Leone
    Foto Roberto Leone
    Adorei o meu presente da amiga e stylist italiana Marta Donadi.  Estes braceletes coloridos ela produz com o namorado e vende através do site www.stlmadeinitaly.com .  Estão na boca, e braços, de todo o povo da moda. Confiram o site, link abaixo.
     Adorei o meu presente da amiga e stylist italiana Marta Donadi. Estes braceletes coloridos ela produz com o namorado e vende através do site www.stlmadeinitaly.com . Estão na boca, e braços, de todo o povo da moda.
    A Allegra adorou também!!  
    A Allegra adorou o seu de estrelinhas e bolinhas também!!
     
    Vejo vocêsno meu Consuelo Blog e no Instagram também: @consueloblocker!;)
    Beijos e até o próximo post!