Festas de fim de ano: dicas da nutricionista - Garotas Modernas Garotas Modernas : Festas de fim de ano: dicas da nutricionista

Festas de fim de ano: dicas da nutricionista



Com a proximidade das festas de fim de ano eu não poderia deixar de comentar sobre os excessos com a alimentação, muito comuns nesta época.
Alguns alimentos típicos das festas de fim de ano costumam ser calóricos e gordurosos. É claro que podemos comer as preparações servidas no natal e ano novo sem culpa, mas é preciso haja moderação para evitar o ganho de peso e problemas como: indigestão, mal-estar, náuseas ou dor de cabeça. Os alimentos gordurosos fazem com que a digestão demore mais para acontecer, nos dando a sensação de distensão e mal estar gástrico.
Além disso, é muito comum o consumo de grande quantidade de bebidas alcoólicas. O álcool, contém 7 kcal por grama e é uma toxina para o organismo, pois  precisa ser metabolizado e eliminado. É interessante se alimentar ou consumir petiscos durante a ingestão de álcool, para que a velocidade de absorção seja menor, dando tempo para que o fígado o metabolize antes de trazer algum prejuízo ao cérebro. Outra forma de diminuir os efeitos deletérios do álcool é intercalar seu consumo com bebidas não alcoólicas como água e sucos naturais que vão ajudar a reidratar o organismo, já que quando a bebida alcoólica é ingerida ela faz com que você urine mais e consequentemente perca mais líquidos.
Então, aqui vão algumas dicas:
Não pule refeições: mesmo sabendo que terá uma festa a noite, tome seu café da manhã, almoce e faça os lanches da manhã e da tarde.                                                
Não vá para a confraternização com fome, antes de ir tome um suco ou coma um sanduíche natural, com o apetite reduzido o consumo de salgadinhos, frituras, bolo, ou docinhos será diminuído.                                                                                                
 Dê preferência às carnes magras, e retire a pele ou gordura aparente, quando estiver presente.

As oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), podem ser consumidas, elas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados, que melhoram o perfil lipídico (colesterol e triglicérides) e em antioxidantes. Mas não exagere na quantidade, pois elas são calóricas.                                                                                                                               
 Frutas secas (uvas passas, tâmara, ameixa, damasco), também são uma ótima opção, desde que consumidas com moderação.

Procure dar preferência aos sucos naturais, chás gelados, muita água, e consuma no máximo duas taças de champagne ou vinho nos dias de festa.         
Na hora da ceia faça apenas um prato, não caia na tentação de se servir com todas as delícias calóricas para não ficar com sentimento de culpa depois; o melhor é planejar o que vai comer antes de montar o prato.                                                              
Inicie sua alimentação com uma bela salada: você ficará mais saciado e conseguirá saborear com mais cautela o prato principal e os acompanhamentos.                                                                                             
 Beba um copo de água para cada um de bebida alcoólica: assim, você reduz o consumo de calorias e mantém a hidratação.                                                                                      
  As frutas são ótimas sobremesas: uva, cereja, abacaxi, pêssego, morango, melancia, manga.                                                                                                                                       
Doces: procure escolher um tipo e consuma apenas uma porção.

Desejo à vocês uma excelente ceia.

Para mais dicas, dúvidas ou sugestões visitem meu instagram @loucaporcosmeticos.

3 comentários:

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.