Ciclo menstrual, atividade física e nutrição - Garotas Modernas Garotas Modernas : Ciclo menstrual, atividade física e nutrição

Ciclo menstrual, atividade física e nutrição

Imagem: Google

Durante o ciclo menstrual a mulher passa por mudanças hormonais, algumas apresentam queda considerável do desempenho em alguma fase do ciclo. 
Como há secreções de diversos hormônios em diferentes concentrações, algumas mulheres sentem alterações na prática do exercício físico, de forma positiva ou de forma negativa, devido ao princípio da individualidade biológica, porém algumas não apresentam nenhuma alteração em seu desempenho independente da fase do ciclo menstrual, e outras apresentam dificuldade considerável em diferentes momentos do ciclo.
O ciclo menstrual é dividido em fases, um ciclo de 28 dias é dividido da seguinte maneira:  
Fase da menstruação ou fluxo (1º ao 4º dia); 
Fase pós-menstrual (5º ao 11ºdia); 
Fase intermenstrual (12º ao 22º dia) e 
Fase pré-menstrual (23º ao 28º dia).
Na fase estrogênica (pós-menstrual) o rendimento é melhor que na progestogênica (pré-menstrual) na qual a mulher pode ficar irritada e impaciente com os treinos.
No período pré-menstrual, a mulher pode se sentir fraca, devido uma série de fatores que prejudicam o treinamento, tais como a TPM, dores abdominais, fatores psicológicos, mal estar e falta de disposição.
A dieta pode ser alterada de acordo com o período do ciclo. Enfatizando o ganho de massa muscular, ou perda de gordura. Escolhendo proteínas magras de alto valor biológico, alimentos integrais e com baixo teor de gordura . Para minimizar o inchaço, o consumo de sódio deve ser diminuído e a ingestão de alimentos diuréticos pode ser aumentada. Alguns suplementos podem ser utilizados para reduzir os sintomas da TPM, tais como:
Vitamina E: indicada para amenizar dores nas mamas e ansiedade.
Magnésio: importante mineral envolvido na contração vascular e atividade da serotonina.
Cálcio: a dosagem baixa desse mineral no organismo durante o período menstrual pode causar fadiga, ansiedade, depressão, irritabilidade.
Vitamina B6: atua com bons resultados na alteração de humor nesse período.
Óleo de Prímula: rico em ácido graxo gama linoleico, reduz os sintomas da síndrome pré-menstrual.
Para mais dicas, dúvidas ou sugestões visitem meu instagram @loucaporcosmeticos.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.