A primeira Ceia de Natal aqui em casa: sobre a infância, família, amor e milagres - Garotas Modernas Garotas Modernas : A primeira Ceia de Natal aqui em casa: sobre a infância, família, amor e milagres

A primeira Ceia de Natal aqui em casa: sobre a infância, família, amor e milagres

Zoé e Minnie no Instagram do GM

Todos os anos desde que nasci foi minha mãe que preparou com esmero a ceia de Natal para receber todos da família Piccolo Vieira (são 5 filhos, os genros e noras, 7 netos e 1 bisneta).
Meu pai sempre amou o Natal e ajudava a compor o clima daquela noite mágica com a decoração, mil luzes, presentes embaixo da árvore e o presépio, lindamente montado.
Como meus pais já passaram dos 70 anos e estão cansados da trabalheira que dá organizar um jantar para tanta gente, ano passado resolveram passar a incumbência de reunir todos no Natal para o casal mais jovem dos filhos: eu e meu marido.
Nós vamos juntar as famílias, também receberemos a família dele que mora aqui em Florianópolis (ele tem outra irmã que mora em outro estado): minha sogra, minha cunhada, seu marido e a única criança de toda família Piccolo Vieira Stamou: nossa sobrinha de quase 2 anos - os meus outros sobrinhos já estão todos formados ou na faculdade e a minha afilhada, a bisneta dos meus pais já vai fazer 15 anos mês que vem!
Quase todos vêm para a ceia aqui em casa este ano, o que vai totalizar cerca de 20 pessoas que vamos receber com muito amor, com a casa preparada com esmero e capricho, apesar do "sequestro" de Papais Noéis, bolas e outros enfeites da árvore de Natal arquitetados e conduzidos pela Minnie... os enfeites somem e ela faz cara de paisagem como na foto abaixo.


Mas ufa, dá uma trabalheira! Isto porque meu pai ainda foi "o" Papai Noel" e contratou a ceia pronta - só vamos fazer as sobremesas em casa.
Ainda bem que tenho a ajuda do meu marido e que eu, minhas irmãs, a irmã do meu marido e a minha sobrinha mais velha estamos confabulando há meses e organizei tudo com a ajuda delas - cada uma fez algo e sei que a noite vai ser especial.
As nossas filhotas peludas, a Zoé e a Minnie terão participação especial com roupinha natalina e tudo e até presente na árvore para elas já tem. A Mischa também não foi esquecida: há um enfeite de Natal de schnauzer em homenagem à nossa querida filha.
Cá entre nós, uma salva de palmas para meus pais, que estão casados há 54 anos e sempre fizeram do Natal um momento mágico da minha infância... as comidas, a magia da árvore e do presépio, as músicas natalinas... e aquele momento único de rasgar o pacote de brinquedo da Estrela (praticamente a única marca de brinquedos do Brasil nas décadas de 70 e 80, lembram?) e sentir o que pra mim é cheiro de Natal: o de brinquedo novo, aguardado com ansiedade com aquela genuína alegria infantil de quem acredita em contos de fada.
Este dezembro para mim está diferente... não espero mais um milagre, não fiz um pedido quase impossível de ser realizado ao soprar minha vela de aniversário há alguns dias. 
Quero saúde para mim e para os que amo, quero ter a sorte de não perder ninguém, de ter minha família e amigos próximos e felizes. 
Estou aprendendo a parar de buscar o que não tenho e ficar feliz em viver o presente, um dia de cada vez, olhando menos para o que me entristece no passado e esperando menos do que não é certo no futuro.
Quero dar de presente aos seres amados que estarão aqui em casa um Natal memorável. Estou cuidando de cada detalhe da decoração, de cada enfeite da árvore, de cada personagem do presépio como se preparasse a casa para receber aquela menina que um dia fui, que se encantava com o Natal e que sabia que naquela noite especial nada de ruim poderia acontecer, porque era a noite em que se comemorava o nascimento do menino Jesus. Nunca fui lá muito católica, mesmo quando garotinha, mas entendia esta data como o nascimento da esperança, de um mundo de mais amor para todos nós.
Espero que seja assim aí na sua casa e na minha. Tudo de lindo pra você e os seus neste Natal!

Post publicado originalmente dia 21/12 e republicado hoje pois estou mais ocupada do que Papai Noel com todos os preparativos para a ceia aqui em casa.;)

3 comentários:

  1. Tudo de bom para você tbm. E boa sorte na ceia de Natal na sua casa. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este Natal com certeza vai ser inesquecível e especial, o primeiro em sua casa! Desejo que o menino Jesus te encha de esperança e amor.

    ResponderExcluir
  3. Querida Shirley,
    "sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente"
    é preciso sobreviver ao cotidiano para ter direito a um momento de paz e intimidade familiar. O átimo que alimenta a alma pela manhã.
    Alimentar a alma a cada manhã, possuir ritual que permita o contato com as pessoas que realmente importam, criar pequenas ações espontâneas que restarão como lembranças aconchegantes.
    É o que desejo a você, a cada dia do ano que está para começar.

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.