Garotas Modernas : amor Garotas Modernas : amor
  • Categoria: amor
  • Como conheci meu marido


     

    A música “Só tinha que ser com você” tocou no nosso casamento há 15 anos e retrata minha busca por um amor.
    Em 2004, quando conheci meu marido, eu estava numa fase muito difícil, me sentido deprimida: tinha sucesso profissional como psicóloga e professora de graduação e de pós mas minha vida amorosa era uma sucessão de homens que não mereciam nem um fio do meu cabelo, mas pelos quais muito chorei e sofri. Namorei com caras que me traiam de forma compulsiva, que fumavam maconha 2x por dia, que eram extremamente ciumentos e controladores, que faziam corpo mole pro trabalho (e que praticamente sustentei mesmo sem morar juntos).
    O problema não estava exatamente neles, que nada tinham a ver com minhas convicções do que é saudável para uma vida a dois, mas em mim, que escolhia errado na ânsia de ser amada e me contentava com migalhas ao invés de buscar alguém que de fato me merecesse.
    Não casaria com nenhum deles e tenho certeza que, se tivesse casado, estaria separada em tempo recorde.
    Confesso que meu sonho mais secreto e acalentado era justamente dividir a vida com alguém e talvez por isso tenha sido tão sofrido todos aqueles anos de namoros, términos, baladas e desencontros. Me sentia a Carrie de Sex and the City em busca do amor da minha vida, que parecia não existir. Afinal de contas por que era tão difícil encontrar um cara legal que me amasse como eu merecia?
    O último ex namorado que tive foi a epítome da canalhice e jurei pra mim mesma que não passaria por aquilo novamente.
    Algumas semanas depois conheci meu marido e tudo foi tão rápido e intenso que tinha que me beliscar pra ter certeza que não estava sonhando. Nos conhecemos através de um site de namoros (sim, era 2004, muito antes de existir o Tinder) e o meu então futuro marido, como bom nerd que é, tinha me stalkeado e, segundo ele, tinha se apaixonado muito antes do nosso primeiro encontro - ele sabia até o que eu havia escrito na minha dissertação de mestrado e o nome da minha poodle, a Zoé.
    Bastou um jantar, uma noite inteira conversando e nunca mais desgrudamos. Em 11 meses namoramos, noivamos e casamos com direito à igreja, festa e lua de mel. O amor me encontrou quando escolhi me amar.

    Para começar bem: #10coisasbacanasdasemana

    Imagem: Chuvisco de Risco

    Hoje é segunda-feira, oficialmente o dia mais chato do mundo mas quero propor um desafio com todas vocês, de 10 coisas bacanas para se fazer até sexta-feira.
    Nada muito difícil, tudo com o único objetivo de deixar nossas vidas (e das pessoas ao nosso redor) mais bacana. Espalhar gentilezas por aí!
    Pensei nestes 10 "desafios" com a hashtag #10coisasbacanasdasemana, mas você pode criar os seus próprios:
    1Faça um elogio (sincero e objetivo) a alguém que você não conhece muito ou até mesmo a uma pessoa desconhecida (vale elogiar um acessório, os olhos, os cabelos, a atenção dada pela vendedora da loja)
    2Compre algo bem especial para você, que faça você feliz, mas que custe no máximo 10 reais (que tal flores?)
    3Escreva (num papel bonito, não no computador) uma pequena carta para sua mãe, pai, marido, filho (ou quem você quiser) dizendo o quanto você ama esta pessoa (mas escolha alguém para quem você não costume dizer/escrever isso)
    4Tire uma foto de algo que fez você sorrir durante seu dia e compartilhe (no Instagram, Twitter ou qualquer rede social) com algum poema que você goste
    5Feche os olhos por 1 minuto (de verdade) e pense em 5 coisas pelas quais você é realmente grata
    6Termine (ou comece) um capítulo de um livro até domingo
    7. Convide aquela amiga querida (ou uma irmã, sua prima) que você não vê há muito tempo para tomar um café por sua conta
    8Arrume uma gaveta que está bagunçada e doe o que ainda está bom mas que não serve mais pra você
    9Dance em casa sua música favorita - de preferência com o som alto, sozinha e na frente do espelho... cantando também
    10. Faça uma gentileza a um desconhecido: como ajudar uma senhora a atravessar a rua ou ceder seu lugar na fila do supermercado para a pessoa atrás de você, que está com apenas uma cestinha, enquanto você está de carrinho cheio
    Quem quiser compartilhar nas suas redes sociais, por favor, use  #10coisasbacanasdasemana, pois vou adorar compartilhar meu desafio com vocês!
    Já comecei pelo número 5 e parei pra pensar o quanto eu sou grata e feliz por muita coisa...:) 

    Como enfrentar a solidão num mundo cada vez mais individualista

    Imagem: Simran Sidhu

    Estes dias vindo para casa de carro estava escutando o ótimo programa Pretinho Básico na Rádio Atlântida, que é líder de audiência no horário aqui no Sul e ouvi a seguinte notícia: "mulheres solitárias são as que postam mais informações no Facebook".
    A pesquisa feita por uma Universidade australiana com mais de 600 mulheres é bastante polêmica (o estudo completo está disponível em inglês no site Science Direct em PDF), mas independente de o resultado ser ou não confiável é fato comprovado na prática que muita gente vive se sentindo só, embora muitas vezes esteja cercado de pessoas, buscando nas redes sociais alguém ou algo que diminua a sensação de solidão.
    Na verdade a solidão não é sempre sentida quando você está sozinha e você também não precisa realmente estar sozinha para sentir essa emoção. 
    Com o passar do tempo a gente começa a se sentir cada vez mais confortável com nós mesmos, a apreciar a própria companhia e se é capaz de ficar genuinamente feliz mesmo sem outra pessoa conosco - é quando você está sozinha, mas não está se sentindo solitária. Hoje em dia consigo ficar sozinha e feliz - claro que amo meu marido, a Zoé, a Minnie, a companhia dos meus pais, familiares e amigas, mas se tenho que fazer algo sozinha, aprecio o momento: adoro passear no shopping ou ir ao supermercado sozinha, parar em algum lugar pra tomar um café comigo mesma, ficar em casa lendo (ok, daí não é de fato sozinha pois as cachorras estão sempre deitadas ou brincando ao meu lado ou em cima de mim!).
    Já o sentimento de solidão pode vir mesmo em locais cheios de gente: é possível (e até comum) a gente estar em meio a dezenas de pessoas numa festa, num show, no trabalho, na escola e se sentir solitária.
    Talvez um dos piores tipos de solidão seja a chamada "solidão a dois", quando a gente se sente só num relacionamento, como cantou bem Cazuza:

    "Solidão a dois de dia
    Faz calor, depois faz frio
    Você diz "já foi" e eu concordo contigo
    Você sai de perto, eu penso em suicídio
    Mas no fundo eu nem ligo"

    Isto não significa que casais que se dão bem não tenham épocas ou momentos de maior distanciamento, o problema é quando isso vira regra e os dois não trocam mais beijos, afagos e falam apenas o necessário (a não ser para brigar),  todos os dias. Aí é tempo de rever o que está acontecendo na relação e, quem sabe, procurar um médico psiquiatra ou psicólogo que trabalhe com terapia de casais.
    Em mês de Dia dos Namorados e de Santo Antônio é importante lembrar que não é um namoro ou casamento que irão, necessariamente, livrar você da solidão. É necessário e saudável respeitar a necessidade do outro ficar só: amar não deve se tornar uma simbiose, pois senão acaba sufocando um dos dois ou ambos. 
    Não procure um homem ou mulher para lhe salvar da solidão: muitas vezes o medo de ficar só destrói nossa capacidade de escolher direito nosso namorado (a) ou pior, marido/mulher. Ficar num relacionamento furado pra não ficar sozinha é um erro que já cometi quando solteira e o preço a pagar muitas vezes é altíssimo. Sabe aquela máxima "antes só do que mal acompanhado"- pois bem, é 100% verdade, não fique se enganado com um companheiro (a) "meia-boca" ou que põe você para baixo ou é canalha, você merece mais que isto.
    Outras pessoas esperam que familiares, amigos, filhos e até seus cachorros e gatos as livrem da solidão para sempre, mas esquecem que parte do amadurecimento também passa pelo aprendizado de se estar sozinha em alguns momentos, alguns dias até e nem por isto se sentir triste ou infeliz.
    Claro que vivendo numa sociedade cada vez mais individualista, muitas pessoas tem mil "amigos" no mundo virtual, mas não podem contar com nenhum deles nas situações de crise da vida real.
    Lembre-se que relações são construídas, mesmo aquelas que parecem óbvias, como a de pais e filhos ou entre irmãos. Nem sempre aquele amigo que estará ao seu lado para secar suas lágrimas e de fato apoiar você em momentos difíceis é o mesmo que você vê ou fala com frequência.
    Ao invés de sofrer com a solidão, tente ter três atitudes pró ativas: 
    Construa e fortaleça seus relacionamentos: ouça as pessoas, arranje tempo para elas (nem que seja para um telefonema, um oi no WhatsApp), esteja disponível para ajudar o outro em momentos de crise (pois para festejar um monte de gente nos cerca, mas quando ficamos "pobres", doentes ou tristes muitos "amigos" tendem a se afastar)
    Aprenda a ser feliz com você mesma, tenha ocupações, hobbies ou atividades onde você encontre prazer mesmo estando só você - aprecie sua companhia, sente sozinha num lugar legar para tomar um chá ou café gostoso, aproveite um momento onde todos saíram (para quem mora com alguém) para fazer do seu banho m spa caseiro ou ler aquele livro ou revista bacana, coloque sua música favorita e dance na frente do espelho
    Se o sentimento de solidão estiver atrapalhando sua vida, procure ajuda das pessoas que você confia e, se puder, faça psicoterapia para entender o porquê de você não lidar bem com esta condição natural da vida: precisamos nos amar muito para que nossa felicidade e bem estar não dependam o tempo todo da companhia de alguém
    Ficar ou estar sozinha não significa infelicidade. Aprenda que a tal felicidade depende mais da gente do que dos outros.
    Se ame, se cuide e cuide de quem você ama!

    Discutir a relação ou viver a relação?

    Imagem: We Heart It

    Certa vez estava dirigindo e ouvindo o ótimo programa Pretinho Básico, que passa na rádio Atlântida aqui em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    No meio de muitas tantas piadas eles trouxeram o tema da DR, do discutir a relação que muitos casais vivem quase todos os dias (ou todos).
    Em todos estes anos em que atuo como psicoterapeuta, sempre questionei aos meus pacientes: será que é assim tão importante discutir a relação ou muitas vezes é melhor viver a relação, como dizia uma propaganda?
    Todos nós temos nossos defeitos, nossas inseguranças... Todos cometemos erros. E nem sempre colocar tudo sob minuciosa avaliação fará os problemas diminuirem.
    Claro que conversar com o outro é saudável, mas ficar horas e horas na tal DR pode resultar em uma piora do relacionamento, pois há sempre o risco de ambos os lados se exaltarem e se magoarem.
    Sabe aquela frase: "não quero ter razão, quero ser feliz", do poeta maranhense Ferreira Gullar?
    Numa entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo ele explicou a origem da frase: certa vez discutiu com a sua companheira ao ponto de ela se levantar e e o deixar falando sozinho. Ganhou a discussão, mas não ficou feliz com isto.
    Analisar tudo, querer ir até o fim numa discussão, muitas vezes só causa distanciamento num casal.
    Se o ponto a ser discutido é a toalha molhada em cima da cama ou as manias dele na hora de dormir, será mesmo que vale a pena debater sobre a toalha da discórdia?
    Lembro que certa vez vi uma entrevista na TV com Zelia Gattai, esposa de Jorge Amado. A repórter, intrigada com o carinho com que ela falava do longo casamento, perguntou para ela se Jorge não tinha defeitos como deixar copos espalhados pela casa, a toalha molhada na cama... Ela sorriu e respondeu mais ou menos assim: "Ah, ele faz isto e claro que irrita, mas ele é um marido tão bom, que amo tanto, que se deixar a toalha molhada em cima da cama eu vou lá e penduro. Não vou brigar por causa de uma bobagem."
    Amar também é ter paciência, tolerância e compaixão.
    Ninguém precisa ter razão o tempo todo. O amor não é um campo de batalha...
    Seja feliz!

    Viralizou: O efeito corações do cabelo de Kendall se reproduz na rede!

    o-KENDALL-JENNER-facebook

    Os Jenner Kardashian deveriam ganhar o título de família mais influente na internet do mundo, ainda mais depois da estreia triunfal da maravilhosa Caitlyn Jenner. Sua filha top, Kendall Jenner, postou uma imagem em seu Insta que superou a marca da irmã Kim Kardashian em likes. Na famosa foto a modelo aparece deitada como uma princesa, em um vestido branco, com os cabelos penteados em formato de corações.  Não demorou nem um pouco para imagem viralizar e  contar com várias reproduções pela internet. Vem ver!

    efeito kendal
    Imagens: reprodução

    Efeito Kendall!


    Neste Dia dos Namorados, lembre de dizer Te amo para a pessoa mais importante no mundo: aquela garota moderna do espelho - VOCÊ!

    Imagem: Audrey Hepburn.com

    Com namorado, sem namorado, solteira, casada ou separada... Não importa: comemore hoje o seu amor próprio, seja feliz por você, se ame, mais do que tudo, porque você merece!
    Escrevi este texto no Dia dos Namorados de 2009 para as nossas garotas modernas, que são maioria absoluta aqui no GM, mas também serve para os meninos que nos acompanham:

    Chegou mais um dia dos namorados e um monte de meninas lindas, bacanas e inteligentes estão sós e se lamentando pela sua solidão...
    Se você é uma delas lembre-se que alguns caras não valem mesmo a pena, que alguns namoros são infelizes, que nem toda pessoa pela qual você se apaixonou merecia você. Que existem os caras que traem, os que bebem, os que sempre "esquecem" a carteira em casa e pedem pra você pagar o motel ao qual você foi convidada (e nunca devolvem o dinheiro, é claro), os que mentem, os que batem, os que humilham, os que traem, os que são indiferentes e frios.

    Me diga você, que é tão exigente com a manicure e com o cabeleireiro, que não escolhe fruta amassada no supermercado e é capaz de passar horas fazendo o ritual depilação-make-cabelo: por que você, moça tão bacana, inteligente e que faz mil coisas por conta própria, é capaz de se contentar com pouco (ou nada) em relação a um namorado, só para não ficar sozinha no sábado a noite?
    Se é para namorar com alguém, comece com você: compre um presentinho legal para se mimar, chame as amigas para tomar chocolate quente, lembre que ser solteira é só um fato sobre você, não a define como pessoa. Veja Sex and the City, faça uma massagem, tome um banho bem comprido, dance na frente do espelho.
    E na frente do espelho diga em voz alta: eu te amo, se amando mesmo, com tudo (e apesar de qualquer suposto defeito que só você veja), se gostando de verdade.
    Pois quando a gente se ama, aquele cara especial (não o safado que vai te deixar arrasada meses depois) aparece. E você vai olhar para trás e agradecer a Deus (e provavelmente a sua mãe, que sempre lhe disse que "o que é seu está guardado"), por não ter casado com nenhum dos seus ex namorados que a fizeram infeliz.
    Se ame muito, assim quando o amor da sua vida chegar, você estará linda e pronta para ele!

    Hoje faço 42 anos e estou tão feliz!



    Hoje faço 42 anos e estou tão feliz!
    Se olho para o passado, presente e tento vislumbrar meu futuro, vejo dias de felicidade...
    A única coisa que quero pedir é muita saúde para mim e para quem está ao meu redor, porque aprendi neste ano que se você estiver saudável, você tem tudo, tudo é possível e nada é tão ruim quanto parece.
    Esta semana em Nova York foi emblemática para mim: conseguir caminhar por quilômetros (só andamos a pé e de metrô em Manhattan) sem ficar doente, mesmo no frio e chuva, não sentir dor alguma além da dor nos pés pelos passeios intermináveis, respirar o ar gelado de NY e me sentir mais viva que nunca foi um presente!
    Tenho tanto a agradecer: minha saúde recuperada, minhas amigas e amigos queridos, pais, irmãos, irmãs, sobrinhos, sobrinhas, afilhadas, cunhadas (os), sogra... Tanta gente bacana na minha vida.
    E o maior agradecimento vai para meu bem mais valioso, a minha pequena família, meu marido (e eterno amor, cúmplice, companheiro, melhor amigo e que me ajudou a superar tudo, um verdadeiro príncipe) e nossas duas filhotes peludas, Zoé e Minnie, que me enchem de lambeijos e alegria cada vez que estou em casa.
    Queria dividir com você, querida leitora, este momento especial da minha vida. Agradecer à cada uma (um) de vocês por acompanhar o GM nestes 6 anos, mesmo nos momentos que estive tão ausente do blog por ter adoecido. É a primeira vez em 12 meses que consigo digitar um post inteiro sem dores nas mãos (tive uma crise de artrite que se arrastou desde dezembro de 2013), que não me sinto doente, fraca e vocês não imaginam o quanto é incrível isto!!!!
    Em 2015 quero estar mais próxima de vocês, postando mais e interagindo mais, como vocês merecem.:)
    E que a felicidade entre no coração de cada um, a simples felicidade por se estar vivo, se estar com saúde, ter pessoas que amamos à nossa volta... Coisas que não se pode comprar, momentos de felicidade que são de graça como um dia de sol, uma tarde de chuva, um beijo, um abraço.
    Se ame, querida leitora (leitor), se ame porque você é especial, assim como cada um neste planeta. Sorria para sua vida, celebre o fato de você ter uma casa, amigos, comida na mesa, dance todas as músicas que quiser, ame mais as pessoas ao seu redor, tenha um olhar positivo sobre você mesma e os outros, seja otimista, se cuide, porque você, assim como eu e sua amiga aí do lado, somos preciosas para muitas pessoas, mesmo que a gente não se dê conta.
    Entenda que a vida acontece no hoje. Já não tenho 21 anos há 21 anos.... Lá atrás eu era tão jovem, minha pele era mais bonita, meu corpo incrível, mas não era tão feliz como sou aos 42. Então se você tem 12, 21, 31, 41, 51, garota moderna, se ame e abra os olhos para tudo de lindo que sua vida tem agora! É no presente que a mágica chamada VIDA acontece. Felicidades para todas nós!

    Neste Dia dos Namorados, lembre de dizer "Te amo", para a pessoa mais importante no mundo: aquela garota moderna do espelho - VOCÊ!

    Imagem: Audrey Hepburn.com

    Com namorado, sem namorado, solteira, casada ou separada... Não importa: comemore hoje o seu amor próprio, seja feliz por você, se ame, mais do que tudo, porque você merece!
    Escrevi este texto no Dia dos Namorados de 2009 para as nossas garotas modernas, que são maioria absoluta aqui no GM, mas também serve para os meninos que nos acompanham:
    Chegou mais um dia dos namorados e um monte de meninas lindas, bacanas e inteligentes estão sós e se lamentando pela sua solidão...
    Se você é uma delas lembre-se que alguns caras não valem mesmo a pena, que alguns namoros são infelizes, que nem toda pessoa pela qual você se apaixonou merecia você. Que existem os caras que traem, os que bebem, os que sempre "esquecem" a carteira em casa e pedem pra você pagar o motel ao qual você foi convidada (e nunca devolvem o dinheiro, é claro), os que mentem, os que batem, os que humilham, os que traem, os que são indiferentes e frios.
    Me diga você, que é tão exigente com a manicure e com o cabeleireiro, que não escolhe fruta amassada no supermercado e é capaz de passar horas fazendo o ritual depilação-make-cabelo: por que você, moça tão bacana, inteligente e que faz mil coisas por conta própria, é capaz de se contentar com pouco (ou nada) em relação a um namorado, só para não ficar sozinha no sábado a noite?
    Se é para namorar com alguém, comece com você: compre um presentinho legal para se mimar, chame as amigas para tomar chocolate quente, lembre que ser solteira é só um fato sobre você, não a define como pessoa. Veja Sex and the City, faça uma massagem, tome um banho bem comprido, dance na frente do espelho.
    E na frente do espelho diga em voz alta: eu te amo, se amando mesmo, com tudo (e apesar de qualquer suposto defeito que só você veja), se gostando de verdade.
    Pois quando a gente se ama, aquele cara especial (não o safado que vai te deixar arrasada meses depois) aparece. E você vai olhar para trás e agradecer a Deus (e provavelmente a sua mãe, que sempre lhe disse que "o que é seu está guardado"), por não ter casado com nenhum dos seus ex namorados que a fizeram infeliz.
    Se ame muito, assim quando o amor da sua vida chegar, você estará linda e pronta para ele!

    O mundo das pessoas, amizades e amores "descartáveis": é isto que você deseja para sua vida?

    http://24.media.tumblr.com/tumblr_la7g0wuKFT1qzvsqto1_500.jpg
    Imagem: Google

    Em um mundo onde tudo é tão volátil, tão passageiro, tão veloz, muitas pessoas se esquecem que nós, seres humanos, não somos descartáveis.
    Escrevo este post depois de ler uma reportagem sobre como é alto o número de pessoas que "devolvem" crianças depois da adoção. 
    Isto mesmo, que "devolvem" o filho adotivo por determinadas características da criança não serem compatíveis com suas expectativas.
    Da mesma forma vemos casamentos que duram pouquíssimos meses (as pessoas não tem mais tolerância?), amizades que surgem e acabam num piscar de olhos, pessoas que tem "milhares de amigos" na Internet e talvez nenhum na "vida real", que adotam um bichinho de estimação e depois "jogam fora" porque está dando "trabalho".
    Se você constrói um relacionamento, de amizade, de amor ou até mesmo profissional, você espera que o outro não o descarte como "algo velho" porque você não tem "mais nada a oferecer". Pessoas que baseiam seus relacionamentos só naquilo que elas podem ganhar (ou sugar) do outro erguem suas vidas sobre bases frágeis.
    Hoje, refletindo sobre isto, lembrei de um poema do escritor Sam Levenson (o texto na íntegra está no fim deste post), onde ele diz: "Pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas; jamais jogue alguém fora."
    Resgatar pessoas não significa, é claro, você trazer de volta para sua vida aquele ex-namorado canalha que traiu você um monte de vezes e lhe magoou sem sequer se arrepender e sim perdoar aquela amiga que já lhe pediu desculpas pelo erro cometido. 
    É se reconciliar com seu pai, mãe ou irmão com o qual você brigava na adolescência. 
    É confortar quem procura seu colo.
    Procuro cuidar com muito zelo de todos os relacionamentos que fui construindo ao longo da vida. As pessoas que amo, as pessoas com as quais convivo merecem isto.
    Não meço o tamanho do carinho que tenho por alguém por causa da sua conta bancária ou das "vantagens" que determinada amizade possa me proporcionar. 
    Tenho medo de pessoas que só são "amigas" de quem tem dinheiro, status ou posição social. Daquelas que acham que há pessoas que não tem "nada a oferecer", como falei no início do post.
    Porque cara garota moderna, acho que todos as pessoas de bem tem algo a oferecer, não importando sua idade, seu poder aquisitivo ou sua escolaridade.
    Durante todos os anos que trabalhei como psicóloga, algumas das pessoas que mais me ensinaram (provavelmente sem se darem conta disto) foram justamente aquelas que "não tinham nada a oferecer": as meninas vítimas de abuso sexual e de maus tratos da Casa Lar que trabalhei como voluntária, meus pequenos pacientes com câncer do setor de quimioterapia do Hospital Infantil Joana de Gusmão, um paciente que não tinha dinheiro, mas doou um rim para a irmã. Pessoas que com suas histórias me ensinarem sobre amor, resiliência, coragem, transformação, caráter, sonhos e fé.
    As pessoas não são algo descartável, para as quais podemos virar as costas na primeira dificuldade (e isto também vale para seu bichinho de estimação). Construir uma carreira, uma amizade, um amor, uma família demanda tempo, empenho, paciência, persistência.
    Não desista de tudo tão rápido!
    O texto abaixo é erroneamente atribuído à atriz Audrey Hepburn, porém é na verdade um poema do qual ela gostava muito, escrito por Sam Levenson, escritor e jornalista.
    Ela leu este poema para seus filhos, no seu último Natal antes de falecer...

    Dicas de beleza testadas pelo tempo.
    (Sam Levenson)
    1 – Para ter lábios atraentes, diga palavras doces.
    2 – Para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas.
    3 – Para ter um corpo esguio, divida sua comida com os famintos.
    4 – Para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar seus dedos por eles pelo menos uma vez por dia.
    5 – Para ter boa postura, caminhe com a certeza de que nunca andará sozinho.
    6 – Pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas; jamais jogue alguém fora.
    7 – Lembre-se que, se alguma vez precisar de uma mão amiga, você a encontrará no final do seu braço. Ao ficarmos mais velhos, descobrimos porque temos duas mãos: uma é para ajudar a nós mesmos, a outra é para ajudar o próximo.
    8 – A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela carrega, ou na forma como penteia o cabelo. A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque esta é a porta para seu coração, o lugar onde o amor reside.
    9 – A beleza de uma mulher não está na expressão facial, mas a verdadeira beleza de uma mulher está refletida em sua alma. Está no carinho que ela amorosamente dá, na paixão que ela demonstra.
    10 – A beleza de uma mulher cresce com o passar dos anos.

    Fica aqui a pergunta: que tipo de pessoa você quer ser?

    A tirania das mulheres "perfeitas": não perca sua personalidade para "prender" seu amado

    Nicole Kidmann no filme Mulheres Perfeitas
     Imagem: Pinterest

    No mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, infelizmente muitas de nós medem sua felicidade em ter um namorado, companheiro ou marido um pouco mais tarde e filhos quando todas as amigas os tem. Não coloquei aqui as mulheres que tem uma orientaçao homoafetiva, pois de fato não sei se também é assim com meninas que gostam de meninas (tomara que não).
    Mas as mulheres que tem relacionamentos com homens, estas sim, vivem competindo umas com a outras.
    Muita gente bacana passa por estas inseguranças quando solteira, eu mesma tive uma fase bem insegura antes de casar: passei meu aniversário de 30 anos sem namorado e me questionava se iria casar um dia (eu sempre gostei da ideia de casar com um grande amor).
    Pois bem, casei aos 32 anos, adoro a vida de casada, mas acredite, a competição entre mulheres continua. Há as mulheres "super perfeitas"que infelizmente que vivem tentando sacudir nossa autoestima para derrubá-la. 
    E, infelizmente, certos pensamentos pré concebidos do que é ser uma boa mulher/esposa/mãe, são difundidos por aí tal qual receita de bolo, onde algo muito relevante é esquecido: cada pessoa é única e o que pode ser perfeito para alguém pode ser um pesadelo para outras.
    Estes dias li um post num blog que gosto muito, cuja dona é uma fofa, sobre uma palestra de uma "aconselhadora de casais" que ela assistiu, chamada "Aprenda a ser uma esposa irresistível!" 
    Cada um acredita no que bem entende e faz o que acha certo para sua vida, não critico a blogueira que gostou da palestra, mas como psicóloga não poderia deixar de me assustar com determinados conselhos em pleno 2014. O conteúdo deu até medo, pois como a palestrante diz coisas muito questionáveis como:
    "Uma parceira sexual fabulosa costuma gerar um marido afetuoso." = a mulher precisa estar sempre pronta para o sexo, mesmo estando cansada de cuidar sozinha da casa e 3 crianças, para barganhar afeto do cara

    "Uma esposa companheira, amiga, presente, tem um marido conversador, a relação tem mais cumplicidade." = homem não deve ser cúmplice por simplesmente amar sua mulher - ela tem que se esforçar para conseguir isto

    "Uma esposa atraente pode ter como consequência um marido mais honesto." = a mulher tem que ser atraente sempre para ele ser mas honesto (????!!!!!) - tipo se você for bonita não será traída?

    "Uma esposa que cuida de sua casa, tem um marido mais animado, mais determinado a dar uma vida melhor para a família." = mesmo uma mulher que é dona de casa trabalha muito (às vezes muito mais até do quem tem atividade remunerada, pois é um serviço que nunca acaba, que não tem férias ou folga), mas o coitado do marido, como trabalha o dia todo não pode fazer o jantar (pois nós mulheres ficamos deitadas em uma banheira e depois somos massageadas todos os dias, abanadas por criados, sem preocupação ou tarefa alguma)

    "Uma esposa que admira o marido, pode gerar um marido mais comprometido com a família e com ela própria!" = e que tal se os dois se admirassem mutuamente?

    E o marido??? Não faz nada? Ele é uma espécie de rei? Ou de tirano?

    No discurso da tal orientadora familiar, que não sei se tem formação reconhecida no Brasil, a responsabilidade do casamento ser feliz é totalmente da mulher, desde que o homem sustente a casa. Seria um flashback de mau gosto da década de 50?
    Me lembrei imediatamente do filme Mulheres Perfeitas (Stepford Wives), com Nicole Kidmann e fiquei pensando o quanto de realidade tem na ficção. O filme é de 2004, baseado em um livro de Ira Levin, cuja sinopse você pode ver aqui, que conta a história de Joanna (Nicole Kidman), uma executiva bem sucedida que sofre um colapso nervoso e é levada, junto com os seus dois filhos, pelo seu marido (Matthew Broderick) para uma cidade do interior chamada Stepford, onde começa a notar uma estranha coincidência: todas as  mulheres parecem esposas "perfeitas".
    Só que as esposas "perfeitas" eram, na verdade, robôs, pelas quais as "esposas imperfeitas" (ou seja, reais) foram substituídas: um misto de exímia dona de casa que faz faxina de salto alto e cabelo impecável, só fala o que seu homem quer ouvir e sempre dispostas sexualmente.
    São aquelas "amigas" ou simplesmente conhecidas que falam pras solteiras da turma: "vida de casada é muito melhor, vocês vão ver quando acharem o cara certo", ou pior: "você ainda está solteira (pra amiga que já passou dos 30), ah, mas logo vc arranja alguém e quando vê já está casada há 10 anos e cheia de filhos... Você ainda vai ser muito feliz!" Ainda?! A pessoa não pode ser feliz solteira?
    Acha que melhora depois que você  "finalmente" casa? Não, aí vem a sutil pressão sobre o porquê você ainda não tem filhos, invariavelmente arrematada pela frase: "você só vai saber o que é o amor quando for mãe", como se ser mãe desse um upgrade imediato para aquela pessoa que engravidou e pariu ser mais especial que você.
    Fico pensando em quantas mães não se "tornaram pessoas melhores" por causa da maternidade... E será que Madre Tereza de Calcutá não sabia o que era o amor porque não teve filhos?
    Ou aquelas que conta para as amigas com filhos já casadas sua "história de sucesso" de mulher que é esposa, mãe, trabalha fora, faz pós, cuida de toda casa sozinha e ainda malha 6:30 da manhã antes de deixar as crianças no colégio. Crianças as quais teve de parto normal, sem analgesia, amamentou até 1 ano e meio e que faz questão de alimentar com alimentos que ela mesma prepara, com ingredientes orgânicos comprados por ela (mesmo que a realidade não seja exatamente assim).
    "Poxa, ela é a super mulher", você pensa... "Ela é perfeita e eu nunca vou conseguir ser assim tão incrível.." "Esta mulher realmente faz tudo isso, de salto e maquiagem das 6:00 à meia-noite?"
    Não acho que uma mulher casada ou mãe seja melhor do que as que, por circunstâncias da vida ou por opção, não casaram nem tiveram filhos.
    Cada pessoa tem sua história, mas me perdoem, ninguém vira santa porque se tornou esposa ou mãe.
    Então, garota moderna que ainda está solteira e/ou não tem filhos, não se deixe intimidar pela tirania das "mulheres perfeitas".
    Muitas vezes elas secretamente invejam sua vida despreocupada e livre.
    Cada pessoa tem seu tempo e se o casamento e maternidade realmente fossem a "única forma de felicidade", não teríamos mães e esposas assassinas, os Nardoni não teriam feito o que fizeram.
    Se você não for feliz por VOCÊ e com você: não será marido nem filho que irão tapar o buraco. Seja feliz com o que você tem e pense: mesmo sem você ser mãe ou esposa você SABE o que é o AMOR verdadeiro.
    Repito aqui a pergunta: Será que Madre Tereza de Calcutá não sabia o que era o amor porque não casou nem teve filhos? 

    post original do GM de 2012, reformulado e publicado em nova versão 

    DIY (faça você mesma): receita de Corações de Morango com Chocolate

     Imagens: Pinterest

    Hoje é sexta feira, dia já naturalmente cheio de motivos para comemorar: final de semana chegando, descanso, passeios, esse verão delicioso pra gente aproveitar na praia…
    Mas esta é uma sexta feira com um gostinho especial. Em vários lugares do mundo é hoje – 14 de fevereiro – que se comemora o dia dos namorados, o Valentine’s day.
    E como motivos para fazer coisas gostosas e fofas nunca são demais, vamos ensinar uma receitinha  para trazer um pouco mais de romance para o seu fim de semana.
    Corações de Morango + Chocolate = muito amor!!!!

    Corações de morango com chocolate
    Ingredientes:

      1 bandeja de morangos lavados, sem o cabinho e cortados ao meio
      2 barras de chocolate
      2 claras batidas com açúcar ou Nutella
      Confeitos


    valentine


    Modo de fazer:

    Primeiro una as duas metades do morango lado a lado com o palito de dente, formando um coração. Repita a operação com todos os morangos da bandeja. Reserve.
    Bata as claras em neve e acrescente o açúcar (se for usar Nutella, pule esta etapa). 
    Cubra um coração de morango com um pouco da clara batida ou de Nutella, coloque outro coração por cima e disponha os corações em uma bandeja ou grade.
    Derreta o chocolate no microondas. Como cada microondas tem uma temperatura média, o ideal é colocar de 1 em 1 minuto, abrir, mexer e repetir até o chocolate estar todo derretido. Deve levar aproximadamente 5 minutos. Atenção: não usar utensílios úmidos ou molhados e utilizar uma tigela bem seca, pois a água estraga o chocolate, mesmo que sejam só pingos.
    Cubra os corações com o chocolate derretido, enfeite com os confeitos e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas. 
    Retire os palitinhos e sirva.
    Duvido sobrar algum!;)

    A primeira Ceia de Natal aqui em casa: sobre a infância, família, amor e milagres

    Zoé e Minnie no Instagram do GM

    Todos os anos desde que nasci foi minha mãe que preparou com esmero a ceia de Natal para receber todos da família Piccolo Vieira (são 5 filhos, os genros e noras, 7 netos e 1 bisneta).
    Meu pai sempre amou o Natal e ajudava a compor o clima daquela noite mágica com a decoração, mil luzes, presentes embaixo da árvore e o presépio, lindamente montado.
    Como meus pais já passaram dos 70 anos e estão cansados da trabalheira que dá organizar um jantar para tanta gente, ano passado resolveram passar a incumbência de reunir todos no Natal para o casal mais jovem dos filhos: eu e meu marido.
    Nós vamos juntar as famílias, também receberemos a família dele que mora aqui em Florianópolis (ele tem outra irmã que mora em outro estado): minha sogra, minha cunhada, seu marido e a única criança de toda família Piccolo Vieira Stamou: nossa sobrinha de quase 2 anos - os meus outros sobrinhos já estão todos formados ou na faculdade e a minha afilhada, a bisneta dos meus pais já vai fazer 15 anos mês que vem!
    Quase todos vêm para a ceia aqui em casa este ano, o que vai totalizar cerca de 20 pessoas que vamos receber com muito amor, com a casa preparada com esmero e capricho, apesar do "sequestro" de Papais Noéis, bolas e outros enfeites da árvore de Natal arquitetados e conduzidos pela Minnie... os enfeites somem e ela faz cara de paisagem como na foto abaixo.


    Mas ufa, dá uma trabalheira! Isto porque meu pai ainda foi "o" Papai Noel" e contratou a ceia pronta - só vamos fazer as sobremesas em casa.
    Ainda bem que tenho a ajuda do meu marido e que eu, minhas irmãs, a irmã do meu marido e a minha sobrinha mais velha estamos confabulando há meses e organizei tudo com a ajuda delas - cada uma fez algo e sei que a noite vai ser especial.
    As nossas filhotas peludas, a Zoé e a Minnie terão participação especial com roupinha natalina e tudo e até presente na árvore para elas já tem. A Mischa também não foi esquecida: há um enfeite de Natal de schnauzer em homenagem à nossa querida filha.
    Cá entre nós, uma salva de palmas para meus pais, que estão casados há 54 anos e sempre fizeram do Natal um momento mágico da minha infância... as comidas, a magia da árvore e do presépio, as músicas natalinas... e aquele momento único de rasgar o pacote de brinquedo da Estrela (praticamente a única marca de brinquedos do Brasil nas décadas de 70 e 80, lembram?) e sentir o que pra mim é cheiro de Natal: o de brinquedo novo, aguardado com ansiedade com aquela genuína alegria infantil de quem acredita em contos de fada.
    Este dezembro para mim está diferente... não espero mais um milagre, não fiz um pedido quase impossível de ser realizado ao soprar minha vela de aniversário há alguns dias. 
    Quero saúde para mim e para os que amo, quero ter a sorte de não perder ninguém, de ter minha família e amigos próximos e felizes. 
    Estou aprendendo a parar de buscar o que não tenho e ficar feliz em viver o presente, um dia de cada vez, olhando menos para o que me entristece no passado e esperando menos do que não é certo no futuro.
    Quero dar de presente aos seres amados que estarão aqui em casa um Natal memorável. Estou cuidando de cada detalhe da decoração, de cada enfeite da árvore, de cada personagem do presépio como se preparasse a casa para receber aquela menina que um dia fui, que se encantava com o Natal e que sabia que naquela noite especial nada de ruim poderia acontecer, porque era a noite em que se comemorava o nascimento do menino Jesus. Nunca fui lá muito católica, mesmo quando garotinha, mas entendia esta data como o nascimento da esperança, de um mundo de mais amor para todos nós.
    Espero que seja assim aí na sua casa e na minha. Tudo de lindo pra você e os seus neste Natal!

    Post publicado originalmente dia 21/12 e republicado hoje pois estou mais ocupada do que Papai Noel com todos os preparativos para a ceia aqui em casa.;)

    Mischa, meu anjo de 4 patas

    Mischa e Zoé, sempre juntas
    Quando minha cachorrinha, filha, amiga e companheira Mischa faleceu no início de março deste ano e muita gente acompanhou minha agonia (e a dela) entre a descoberta da doença (e ela fazia check-up regularmente) e a morte, o que aconteceu em apenas uma semana, através do Twitter ou Instagram (ambos @GarotasModernas) e já me encheram de palavras de carinho, conforto e fé por lá.
    Dois dias depois também escrevi um contando como a Mischa se tornou minha filha e como foi o triste final de sua vidinha.
    Recebi dezenas de comentários (centenas, com certeza, se juntar os do Instagram, emails e Twitter) de pessoas comovidas com a partida repentina da Mischa, solidárias à minha dor.
    Uma dor que não acaba, que ainda está aqui, que por meses a fio me fazia "ver" a imagem dela pela casa, que não me deixava dormir e me deixava paralisada até para escrever aqui.
    Teve uma leitora que me escreveu um email que me tocou profundamente, contando que perdeu o pai, amoroso e gentil muito repentina e precocemente há pouquíssimos meses. Ela me permitiu que colocasse aqui o que ela escreveu, que acalentou meu coração:
    "A morte não é nada. Eu somente passei
    para o outro lado do Caminho.
    Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês,
    eu continuarei sendo.
    Me dêem o nome que vocês sempre me deram,
    falem comigo como vocês sempre fizeram.
    Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas,
    eu estou vivendo no mundo do Criador.
    Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir
    daquilo que nos fazia rir juntos.
    Rezem, sorriam, pensem em mim.
    Rezem por mim.
    Que meu nome seja pronunciado
    como sempre foi,
    sem ênfase de nenhum tipo.
    Sem nenhum traço de sombra
    ou tristeza. A vida significa tudo
    o que ela sempre significou,
    o fio não foi cortado.
    Porque eu estaria fora
    de seus pensamentos,
    agora que estou apenas fora
    de suas vistas? Eu não estou longe,
    apenas estou
    do outro lado do Caminho...
    Você que aí ficou, siga em frente,
    a vida continua, linda e bela
    como sempre foi."
    Santo Agostinho
    As palavras desta querida leitora me tocaram profundamente! Afinal mesmo estando passando pelo luto da irreparável perda de um pai amoroso, se preocupou em me reconfortar com sua história.
    Imagino o quão difícil seja perder um pai novo, que estava bem, de uma hora para outra.
    É normal que a gente em luto, deixe a vida em suspenso. Leva tempo pra processar a perda.
    A roda do tempo precisa girar uma volta completa até que tudo esteja no lugar novamente e que do vazio, da raiva, da tristeza, sobre apenas a saudade e as doces lembranças.
    Não há nada o que fazer além de rezar, seguir os sábios conselhos de Santo Agostinho e esperar o tempo passar. Com o tempo, ficam as lembranças, fica a saudade, mas a dor deixa de nos cortar todos os dias.
    Aqui em casa a tristeza ainda estava muito presente, de chorarmos todas as semanas, até a chegada da Minnie, nossa pequena que com suas brincadeiras e correrias pela casa trouxe mais leveza: até nossa outra cachorrinha, a poodle Zoé, está menos deprimida. Agora temos mais saudade que tristeza.
    Mischa, hoje faz quase 8 meses que você se foi, mas saiba onde estiver que amamos você para sempre, não importa que você esteja fisicamente ausente, estará para sempre em nossas preces, mentes e corações. Você é um anjo de 4 patas que agora ganhou asas.
    Ou talvez sua doce alma tenha voltado para nós como a Minnie, que se comporta de forma idêntica a você. Penso que ela é um presente de Deus, para nos dizer: "Ei, a vida continua. A Morte não é nada... Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho...Você que aí ficou, siga em frente,a vida continua, linda e bela como sempre foi." .

    Uma linda história de amor contada por fotos







    Imagens/Tim Dood/Google

    Um amor desses, nem precisa de legendas né?