Doces benefícios do mel de abelhas - Garotas Modernas Garotas Modernas : Doces benefícios do mel de abelhas

Doces benefícios do mel de abelhas



O mel é um produto natural, obtido por meio do néctar das flores e das excreções das abelhas. Sua composição varia de acordo com a florada da qual o néctar foi extraído, assim como a espécie de abelha que o produziu e as condições climáticas de onde se encontram as colmeias, no entanto, embora haja variação nas quantidades dos componentes, a existência deles é sempre garantida.

É constituído por glicose e frutose, que correspondem a aproximadamente 75% do seu total. Em sua composição também estão presentes: aproximadamente 20% de água e alguns minerais como cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, aminoácidos, ácidos orgânicos como ácido acético e ácido cítrico, vitaminas do complexo B, vitaminas C, D e E, além de alguns antioxidantes como flavonoides e fenólicos.

Seus principais componentes são açúcares, portanto é um alimento calórico, mas ele possui várias vantagens quando comparado ao açúcar tradicional que utilizamos para adoçar os alimentos, que além de mais calórico que o mel não agrega nenhum nutriente benéfico à nossa saúde.

Possui ação prebiótica, que estimula, o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos ao nosso intestino e também age sobre o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças.

Estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Também contém triptofano, o que reduz os níveis de estresse do organismo.
Existem algumas variações do mel. A cor, aroma e o sabor podem mudar conforme as floradas, que são definidas pelo tipo de flor que a abelha coleta o néctar e produz o mel.



Os principais tipos são:

Mel branco: É o mais estimado no Mercado Internacional por ter um sabor bastante suave, embora seja um pouco mais pobre em sais minerais. Ex: Mel da florada de Cambará.

Mel claro: Possui aroma e sabor muito apreciados, coloração cerejeira e densidade média. Ex: Mel de laranjeira, Cipó Uva e Macieira.

Mel âmbar: Possui a coloração mas comum das encontradas no Brasil, é rico em sais minerais. Ex: Mel Silvestre e de Eucalipto.

Mel escuro: Proveniente de vegetação baixa. Rico em sais minerais e ferro. Ex: Mel de Cana de Açúcar, Malva e Cidreira.


Para aproveitar todos os benefícios do mel não devemos aquecê-lo demais, pois isso causa a perda de algumas enzimas e propriedades benéficas. Suas propriedades são preservadas aquecido a temperatura de no máximo 70 graus.

Atenção:

Diabéticos devem consultar seu médico ou nutricionista, para verificar a possibilidade de adequá-lo a dieta.

Crianças com menos de 1 ano, não devem consumi-lo, pois elas não têm a flora intestinal completamente formada, e podem correr risco de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, já que não têm o sistema imunológico totalmente desenvolvido.

Para mais dicas, dúvidas ou sugestões visitem meu instagram @loucaporcosmeticos.

1 comentários:

  1. E além de todos esses benefícios é delicioso e ótimo para dar um toque especial a muitas receitas!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.