A polêmica da Vogue Kids Brasil - Garotas Modernas Garotas Modernas : A polêmica da Vogue Kids Brasil

A polêmica da Vogue Kids Brasil

Ilustração: Dawn Hudson

Gosto muito da Vogue, compro todos os meses há anos e sou leitora fiel desde o lançamento da revista aqui no Brasil.
Este mês acabei não comprando porque fui ao salão duas vezes na mesma semana e li tudo, mas o suplemento Vogue Kids não tinha visto até dois ou três dias atrás. 
Aí uma amiga que é advogada postou a foto no Instagram, dizendo que achou um  absurdo, do ponto de vista legal, o editorial "Sombra e Água Fresca". Depois outra amiga minha, psicóloga há 20 anos como eu, me mandou um email indignada com as fotos.
Fui olhar o editorial, cujas fotos não vou postar aqui para não jogar de novo na rede a imagem daquelas meninas. Escrevi, postei e reescrevi e repostei este texto um monte de vezes, coisa que não é comum para mim - estou engasgada desde que vi o tal editorial.
Fiquei com um certo nó no estômago ao imaginar o quanto aquelas garotinhas das fotos estão sim vulneráveis a serem alvos de pedófilos.
São sim poses sensuais. Não são naturais para crianças, ao contrário do dito ontem pela assessoria de imprensa da Vogue, através do seu Facebook.
Se você é adulta, está lendo este post e acha que o editorial "não tem nada demais", lhe faço uma pergunta: você deixaria alguém fotografar você de biquíni deitada num deck, na mesma pose que aquela menina, para mostrar a foto para seus pais ou qualquer pessoa que você tivesse  certa vergonha de parecer "sexy"? Postaria a foto nas suas redes sociais? 
Para quem lê o blog há tempo, sabe que já falei bastante sobre pedofilia, como vocês podem ler aqui, aqui e aqui. É um assunto que me move não só por ser psicóloga, mas também por ser mulher, tia, dinda.
Os pedófilos estão por aí aos milhares. Por que expor uma criança à um contexto erótico qualquer que possa gratificar estes monstros?
Tudo tem LIMITE. A moda, a publicidade precisam ter limites. Até a arte e revistas como a Vogue precisam ter limites SIM, quando se trata de crianças e adolescentes.
Neste sábado as revistas começaram a ser recolhidas - desta vez a justiça agiu com celeridade.  
Vamos PROTEGER nossas crianças?

4 comentários:

  1. Olha para atingir mesmo a revista, os anunciantes devem parar de anunciar e os consumidores parar de comprar, não só a revista mas as marcas que lhe sustentarem. Essa atitude é responsabilidade de cada um que percebeu nitidamente que não houve ali um "erro", mas diversos atos absolutamente intencionais. Foi um editorial inteiro, não de simples "mau gosto", mas de pura maldade elaborado pelos seguintes sínicos profissionais: Catherine Ferraz, Rafael Matar, Renan Prando e Eddie Mendes (fotografia), Nanda Sansone (edição), Luca Ferraz, Lele Isola e Natália Botti (produção). Não dá pra pegar leve contra uma violência dessas. Se insistem em naturalizar a sexualização de crianças, não será com meu dinheiro. Dispenso as desculpas.

    ResponderExcluir
  2. Shirley parabéns pelo post, pelo protesto e por ajudar Garotas Modernas a fazerem escolhas inteligentes.

    ResponderExcluir
  3. Shirley, acabei de escrever um segundo post sobre o tema e abordei também a empatia. O problema é exatamente esse: todas as pessoas que trabalharam nesse editorial nojento acham isso NORMAL. Eu confirmei o que estou falando, não é achismo.

    A Vogue não quer saber. Basta vender e ponto final. É irresponsável desde sempre, mas só agora que resolveram denunciar porque foram muitas fotos porcas no mesmo editorial.

    Parabéns por publicar esse post. A maior parte das blogueiras não fala nada, pois para elas o mito Vogue não é digno de ser criticado, nem nesse caso absurdo! Tenho pena de quem pensa assim. Bando de gente vendida!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.