Você sabe o que é a Síndrome da fome oculta? - Garotas Modernas Garotas Modernas : Você sabe o que é a Síndrome da fome oculta?

Você sabe o que é a Síndrome da fome oculta?

Imagem: Google


Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma em cada quatro pessoas sofre da Síndrome da Fome Oculta (SFO). Que é a necessidade oculta de um ou mais nutrientes escassos na alimentação. O organismo não apresenta sinais de carência, mas alterações silenciosas que deixam sequelas como o aumento do risco de desenvolvimento de doenças como a osteoporose, diabetes e problemas cardiovasculares. Não está relacionada ao grau de escolaridade ou a condições socioeconômicas.
Ela é considerada “oculta”, porque vai prejudicando a saúde aos poucos, sem fazer grande alarde devido ao baixo consumo ou mau aproveitamento dos nutrientes pelo organismo. Na maioria dos casos, o problema só é percebido quando os estragos já são visíveis. Os mais comuns são: pele opaca e sem vida, devido à má oxigenação do sangue; predisposição a rugas e flacidez, ocasionadas por alterações na formação de colágeno; cabelo sem brilho e em queda livre; e unhas manchadas e quebradiças pela ausência de vitaminas e minerais em geral.
Em meio a esse desequilíbrio todo, a saciedade acaba prejudicada e a fome vai se tornando cada vez mais constante. Porque o organismo envia um pedido de socorro ao cérebro dizendo que precisa de vitaminas e minerais para recuperar o equilíbrio. O cérebro mais do que depressa manda um sinal de fome para que você coma e, com isso, dê ao organismo os tais nutrientes de que ele precisa. Diante desse alerta, é comum consumir  itens que matem a fome a jato, como carboidratos refinados, que, apesar de digeridos mais rapidamente, são pobres em nutrientes. Por isso, não demora para que o cérebro envie outros sinais de fome, fazendo comer de novo e de novo. Mesmo causando tanta confusão, a SFO não é classificada como doença, mas sim a denominação para a condição de quem tem carência de nutrientes.
Como tratar? Quando a SFO é diagnosticada, começa a buscar pelas causas das deficiências. Deve ser feito um histórico alimentar, com base nas lembranças do paciente, e uma avaliação clínica com exames bioquímicos, e antropométricos (medida da composição corporal). O passo seguinte inclui a adoção de um cardápio balanceado e de suplementos para reequilibrar o organismo. Consulte um nutricionista!  Fazendo o tratamento adequado, em pouco tempo sua fome volta ao normal e emagrecer ou manter o peso se torna mais fácil.
Para mais dicas, dúvidas ou sugestões visitem meu instagram @loucaporcosmeticos.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.