Com o outono vem a sensação de que o 2014 definitivamente chegou...
Durante todo o tempo que atuei como psicóloga, percebia claramente que esta é uma época onde consultórios de psicoterapia ganham novos clientes e os antigos voltam, impulsionados pela rotina que se estabelece depois da vida em festa que é o período Natal/Ano-Novo/Verão/Carnaval finalmente termina.
Não há mais a desculpa da praia, das férias dos filhos, da baladas à beira-mar. A realidade se mostra, com todas as suas belezas e mazelas.
Se o seu mundo interior está cinzento (e ele vai estar assim de vez em quando, faz parte da vida), a tristeza reaparece de forma quase cruel, lembrando tudo aquilo que você não fez/não foi/perdeu nestes primeiros meses do ano, daquelas promessas feitas no fim de 2013 quase todas esquecidas.
Depois de tanto sol, calor e alegria das músicas, a poeira de purpurina do Carnaval parece baixar e nos resta nós: sem maquiagem, já com o bronzeado começando a desbotar e talvez o coração partido por um amor de verão que não deu certo.
Pode ser que você se pegue escutando velhas músicas que lembrem tempos mais felizes, talvez você chore a noite, sozinha e que pela manhã capriche no seu sorriso mais profissional com seu batom preferido, talvez você finja que ainda é Carnaval.
Mas se aquela névoa está lá, é melhor encarar estes dias cinzentos como parte da vida. Fugir de nada adianta, pensar naquilo que você gostaria que tivesse sido mas não foi, tampouco ajuda.
Ficar triste não é escolher sofrer, é entender que os dias cinzentos existem para todos: bonitos e feios, velhos e jovens, ricos e pobres.
Se permitir estar triste também faz parte da tal felicidade: é um momento natural e necessário este de introspecção e de quietude.
Para brilhar de novo é preciso tirar o pó: arejar as ideias, lavar a alma com lágrimas que você tem sufocado, se recolher e, aos poucos, deixar o sol entrar.
Fazer psicoterapia, ou terapia, como todo mundo fala, é uma ótima ideia: procurar um bom psicoterapeuta pode lhe ajudar a entender o porquê de você estar assim e como você pode lidar melhor com o que deixa seus "dias cinzentos", ajudando a você se reequilibrar.
Mas tenha em mente que somente Psicólogos e Médicos Psiquiatras estão habilitados a atuar como psicoterapeutas - cuidado com os charlatões de plantão!
Quando o nosso dente dói, procuramos um dentista e ninguém fica com pudor de dizer que foi tratar os dentes.
Já quando a "alma" dói muita gente tem vergonha de procurar um psicoterapeuta.
As pessoas arrumam desculpas e dizem que "não precisam", "não adianta nada", "é besteira", "conversar com um amigo é a mesma coisa", ou então o pior dos preconceitos: "fazer terapia é pra maluco ou drogado".
Não tenha vergonha de fazer terapia, na verdade seria ótimo se todo mundo fizesse de vez em quando, para que os dias cinzentos não se instalem e virem uma tempestade.
Cuide de você: não só seus cabelos, sua pele, seu corpo, suas roupas - cuide também da sua cabeça, para que você possa perceber a pessoa incrível que você é: mesmo que o mundo diga o contrário ou tudo que você veja hoje seja uma névoa cinzenta.
Sinta-se abraçada com muito carinho por uma psicóloga que já fez muita terapia (como psicoterapeuta e paciente) e sabe a diferença que isto faz na vida de alguém.
Sábias palavras. Acho que todos nós em algum momento da vida deveríamos fazer psicoterapia. A origem de nossos problemas muitas vezes é fruto do não conhecer a si mesmo e seu reflexo mais direto é o não saber reagir às adversidades, aos próprios sentimentos, não saber lidar com uma situação, perder o controle. Ficar triste não é escolher sofrer,sábias palavras.
ResponderExcluirUm grande beijo e muito obrigada!
Obrigada Shirley, tava precisando muito ler isso justamente hoje, meu dia tá muito cinzento, fica com Deus. beijo!r Vivian Padilha
ResponderExcluirFalou tudo! Mto importante cuidar da cabeça. E isto, reflete em todas as áreas da vida! Só aproveitando o gancho, eu gosto mesmo é de temperatura mais amena....as pessoas ficam mais centradas, mais chiques e mais cheirosas....tudo de bom! Beijos
ResponderExcluirHaaaa adorei!!!! estou nestes dias cinzentos e sem animo para fazer quase nada.... Queria passar os dias dietadas e bem quientinha... Sei que é uma fase, mas acho que estou precisando disso tudo que vc falou...
ResponderExcluirbjo
Shirley, sou leitora assídua e fantasminha... Adoro vc! Achei mto interessante teu post, tenho indicação de uma psiquiatra para que eu faça terapia, mas sabe o q me "trava" e me impede de começar? A impressão que tenho de que a terapia vai mexer em coisas muito profundas minhas e que vai ser uma coisa sofrida... Vc podia me dar uma ideia de como é?
ResponderExcluirPoxa, me fez muito bem ler isso, muito obrigada!!!
ResponderExcluir