Bebidas a base de frutas: você sabe o que está consumindo? - Garotas Modernas Garotas Modernas : Bebidas a base de frutas: você sabe o que está consumindo?

Bebidas a base de frutas: você sabe o que está consumindo?

Imagens Google/ Montagem Daniela Cravari

Olá garotas! Esses dias, lá no Instagram a Shirley me fez uma pergunta  sobre bebidas, e como sei que é um assunto que gera dúvidas, resolvi fazer um post.
Suco de frutas naturais é uma das melhores maneiras de matar a sede e se hidratar. Eles contêm vitaminas, minerais, antioxidantes, e quando não coado, também possui fibras alimentares que ajudam na saciedade, controle do colesterol e da glicose no sangue, além de contribuir para o bom funcionamento intestinal.
Porém, hoje em dia, por uma questão de praticidade é muito comum recorrer aos sucos prontos. O ideal é consumir as opções que concentrem menos açúcar e conservantes, e para isso é importante investigar o rótulo. O ingrediente que aparece primeiro na lista é o que está presente em maior quantidade. As bebidas industrializadas a base de frutas mais consumidas são:
  • Suco integral: é o suco sem adição de açúcares e não diluído. É proibida a adição de aromas e corantes artificiais.
  • Suco adoçado: é a bebida com adição de açúcar. Pode conter conservantes.
  • Néctar: é obtido da diluição do suco em água, adicionado de açúcares. Pode  conter  conservantes.
  • Refresco: é obtido da diluição do suco em água com ou sem a adição de açúcares. Nesta bebida, a quantidade de água adicionada  é maior que a do néctar. Pode conter corantes e conservantes.
Algumas bebidas industrializadas chegam a ter quatro colheres de sopa de açúcar em uma latinha de 350 ml. Já as versões light podem ter um exagero de substâncias artificiais, como sódio e adoçantes. O consumo de adoçantes, corantes e conservantes pode impedir que nutrientes da sua alimentação sejam absorvidos. 
O que vem na caixinha/latinha não se compara à bebida preparada na hora, com frutas frescas, livre de corantes e conservantes, mas entendo a necessidade de seu consumo esporádico e para isso, tenho algumas dicas que podem te ajudar:
  • Priorize os sucos integrais. Eles costumam ter a informação "100% natural" na embalagem. Mesmo assim, vale checar os ingredientes no rótulo.
  • Os sucos mais densos, normalmente mais calóricos, podem ser diluídos com água.
  • Se optar pela versão light, procure um produto que não tenha uma lista extensa de substâncias químicas (conservantes, corantes, aromatizantes etc.).

Uma troca inteligente é substituir estes sucos industrializados por: chás gelados (não industrializados) ou adicionar na água fatias de laranja, abacaxi, limão ou folhas de hortelã.
Para mais dicas, dúvidas ou sugestões visitem meu Instagram: @loucaporcosmeticos.

1 comentários:

  1. Oi Shirley, adoro sucos somente naturais, não gosto dos industrializados, preservando sempre a saúde!

    Quero divulgar que chegou Bolsa de Franjas lá no blog o Superbonita é linda! Estamos com preços ótimos, passa lá pra conferir! http://brechosuperbonita10.blogspot.com

    beijos,

    Jaqueline Lanzilota

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.