Ariadna e Lea T.: transexual, entenda o que é - Garotas Modernas Garotas Modernas : Ariadna e Lea T.: transexual, entenda o que é

Ariadna e Lea T.: transexual, entenda o que é

http://revistacriativa.globo.com/Revista/Criativa/foto/0,,45209942,00.jpg
Imagem: Love

Ontem duas transexuais brasileiras estiveram no centro das discussões por aí: a modelo Léa T., que aparece na capa da revista Love em uma linda foto beijando os lábios de Kate Moss e Ariadna, primeira participante do BBB11 a ser eliminada do programa, com mais de 40% de reprovação.
Enquanto no mundinho da moda a condição de Léa T. e a própria ousadia de Kate ao beijar outra menina (e ex-menino) são relativamente bem aceitas, no mundo em geral as coisas não são bem assim. Talvez por isto Ariadna tenha saído do programa com tamanha rejeição.
A Hellen escreveu um belo post estes dias, falando de Léa T. e sua história, das dificuldades imensas em se ter uma sexualidade atípica, não bem vista pela maior parte das pessoas.
O transexualismo se caracteriza por a pessoa não aceitar o seu sexo genético/biológico/anatômico, se sentindo como pertencente ao outro sexo. Nem todo o transexual é homossexual (lembrando que ser homosexual significa ter desejo sexual por pessoas do mesmo sexo) e há muitos transexuais que inclusive, não tem vida sexual alguma, até porque os aspectos relativos a sua sexualidade causam muito desconforto emocional.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o transexualismo ou transtorno de identidade de gênero é definido como:
"Um desejo de viver e ser aceito como um membro do sexo oposto, usualmente acompanhado por uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatômico e um desejo de se submeter a tratamento hormonal e cirurgia para tornar seu corpo tão congruente quanto possível com o sexo preferido.
Para que esse diagnóstico seja feito, a identidade transexual deve ter estado presente persistentemente por pelo menos 2 anos e não deve ser um sintoma de um outro transtorno mental, tal como esquizofrenia, nem estar associada a qualquer anormalidade intersexual, genética ou do cromossomo sexual."
Uma vez confirmada a condição de transexualismo a lei assegura a pessoa a possibilidade de, se ela assim desejar, fazer a cirurgia chamada cirurgia de transgenitalização ou de redesignação sexual. No Brasil a cirurgia é realizada exclusivamente em hospitais universitários ou públicos, para fins de pesquisa e de forma gratuita, em maiores de 21 anos, que já tenham ao menos 2 anos de vivência como o sexo oposto e com acompanhamento psicológico durante todo processo.
Além de todas as questões biológicas a serem enfrentadas, a pessoa que é transexual tem ainda que lidar com a mais dura de todas as provas: o preconceito da sociedade. Ninguém "escolhe" ser transexual, assim como ninguém escolhe ser homosexual ou heterosexual. Não é uma questão de escolha ou doença a ser curada. É uma condição onde o corpo físico não é compatível com a identidade daquele indivíduo, questão esta que pode ser solucionada, ao menos em parte, com as técnicas cirúrgicas e de reposição hormonal que são aperfeiçoadas a cada dia.
Mas mais que a ciência avançar, nós, seres humanos, precisamos evoluir.
Evoluir para aceitar o diferente, para aprendermos a nos colocar no lugar do outro (já imaginou por quanto sofrimento estas moças já passaram por terem nascido com o "sexo trocado"?), para não julgar sem conhecer.
Pense nisto, garota moderna. O mundo só melhora quando nós mesmas somos parte da mudança.

47 comentários:

  1. Grande post. Definitivamente, uma patada com luva de veludo em toda pseudoliberdade tão amplamente divulgada em nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Post cheio de postura, digno sim de garotas modernas. Sou contra toda forma de preconceito, afinal, quem é perfeito? O que é perfeito?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Não tiraria e nem colocaria nada, você falou e disse! hehe Como falado em outro comentário foi uma patada com luva de veludo. O Brasil, NECESSITA avançar na questão: preconceito! Um país que está crescendo tanto e com tantas mentes pequenas habitando esse país enorme, é uma pena mesmo ser testemunha de tanta ignorância.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post. É muito importante trazer esses assuntos para que haja discussão e conscientização do drama dos transexuais e para que se acabe com o preconceito.

    ResponderExcluir
  6. A novela da vida real, o BBB, novamente está mostrando que ainda temos um longo caminho pela frente, quanto ao respeito pelas opções e condiçoes alheias. E o Gilberto Braga já deu declaração dizendo que não vai ter beijo gay em Insensato Coração, pois o povo brasileiro não está preparado. Há tanta violência, cenas de ódio, traição, ambições desmedidas nas novelas e o povo não está preparado para um beijo, que para mim nada mais é que um ato de amor, independente do sexo das pessoas envolvidas. É de se pensar em que sociedade estamos vivendo e parabéns Shirley por mais uma vez ter a coragem de lutar contra qualquer forma de externalização de preconceito.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal este post explicativo... infelizmente ainda há muita gente preconceituosa por ai, mas muitas vezes o preconceito é simplesmente ignorância no real sentido da palavra, e nós temos que fazer a nossa parte para acabar com ele, em todas e quaisquer formas!

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS PELO POST, QUERIDA!!! Adoro quando vc fala destas questões e dá a explicação clínica. Também fiquei feliz em ler os comentários tão bacanas das outras leitoras e vejo que ao menos uma minoria já aceita outras formas de sexualidade diferentes da sua. Como ainda pode, em pleno 2011, um ato de doçura como um beijo ou andar de mãos dadas chocar e causar mais polêmica e indignação do que a violência e a corrupção? Realmente, como disse a bel temos um longo caminho...mas cabe a nós educarmos quem vem por aí. Beijocas para todas vocês!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei muito feliz em ler esse post e não ver comentários de ódio aqui (se eles existiram, você sabiamente os deletou).

    Parabéns pela cabeça aberta, gata ;)

    :*

    Bia

    http://dondeestascorazon.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Excelente post. Mas eu penso se a rejeição da moça do BBB não foi porque ela se esquivou de contar sua identidade, talvez o público não tenha gostado de ela não ter tido "coragem" ou vontade de falar sobre isso, enfim.. e também por ela ter se assumido como ex-garota de programa. As pessoas rejeitam isso também. Não sei, ou as três coisas juntas. As pessoas precisam parar de julgar tanto as realidades, condições e escolhas dos outros né? O mundo seria melhor se seguíssemos aquela máxima de fazer aos outros apenas o que aceitaríamos que nos fosse feito.
    Parabéns pelo post. Um beijo!

    Mariana - www.shemakesup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Taí um post que faz juz ao nome do blog (não que os outros não o façam). Palmas para vocês.

    A gente escuta o tempo todo "o traveco do BBB", "o traveco da capa de revista", e muitas vezes não se dá conta do sofrimento que isso significa para essas pessoas. Acho importantíssimo discutir. São blogs como esse que mostram ao mundo que a moda não é fútil, e pode gerar discussão.

    Parabéns.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Realmente isso é uma coisa que o povo tem preconceito. É como perguntar para um homem, se ele gosta de lesbicas, se elas forem sexy e bonitas eles vão adorar, se foram feias e mau feitas de corpo, vão rejeitar.
    É dificil a realidade, porém é a realidade não é mesmo? Adorei o post, você usa uma escrita muito boa mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oii !
    Tem sorteio rolando lá no blog: http://alicetentandoasorte.blogspot.com/
    Se divulgar, pode preencher o formulário duas vzs.
    Participe !
    Beijoo
    Alice

    ResponderExcluir
  14. Concordo com tudo . Vivemos numa sociedade preconceituosa e que tem dificuldade em aceitar o diferente .
    Sendo que o que define uma pessoa é o seu caráter e não seu sexo , condição , gênero , etc .
    Temos que dar o exemplo e sermos a mudança que queremos ver .

    ResponderExcluir
  15. Muitoo interessante o esclarecimento...muitas pessoas realmente não entendem o que é o trans!!!
    parabens pelo foco no assunto!!
    Hoje no blog :Coques,para todas as horas!
    Passa lá pra dar uma olhadinha:http://blogtipsandtrends.blogspot.com/2011/01/coquespara-todas-as-horas.html
    Beijos
    Ma Amorim - Blog Tips and Trends

    ResponderExcluir
  16. ótimo post shirley! parabens pelo seu olhar, concordo com tudo que falasse.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo post shirley!Muito sensato!
    Acompanho seu blog diariamente. Será que você poderia me mandar o contato do ourives de Floripa? Já te mandei um aemail mas você não respondeu! =(
    meu email é biaxsc@hotmail.com

    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  18. no caso da ariadna, eu particularmente vejo pelo ppv, e votei pra ela sair .. só queria falar de sexo, às vezes até constrangendo os outros participantes .. fora que só queria falar da itália também .. entendo o lado dela de querer se preservar, mas ela sabia que aqui fora todos sabiam .. acho que o erro foi não ter contado a verdade .. acredito até que se ela tivesse revelado, podia ter chegado na final ..
    não gostei da atitude dela de esconder a verdade, afinal, as pessoas devem gostar da gente pelo que a gente é, independente de tudo .. isso sim é não ter preconceito !

    ResponderExcluir
  19. Post ótimo e super recomendado para muita gente por aí.
    Nem assisto o tal programa, mas no twitter e sites pela internet afora só rolavam piadinhas de mal gosto.
    Ridículo, queria ver um desses preconceituosos na pele de um transexual, para saber o sofrimento que é, por se achar uma alma no corpo errado, por saber que as pessoas não aceitam isso.
    Também vi muitas piadinhas com a filha do Toninho Cerezo - principalmente por ele ser jogador de futebol, afinal, uma profissão considerada "máscula".

    No quesito BBB, minha timeline também estava cheia de grosserias por conta de uma participante fora dos padrões de beleza anoréxicos. Quando ela aparecia na TV, os comentários envolvendo seu corpo pululavam nos twítes.

    Acho isso uma tristeza viu? Ficam aí se vangloriando que são modernos, fashion, sei lá mais o quê, e no entanto não hesitam em soltar seus venenos em quem é diferente, ou fora dos "padrões".

    Vamos abrir a cabeça!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  20. Gostei do post.
    Mas acho mto estranho essa de trans.

    Beeeeijos
    =**
    www.modernicetotal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Shirley, o Herchcovitch vai trazer a Lea T. para o próximo desfile! :D
    Cada vez eu admiro mais esse homem! ^^
    Não acompanho o BBB pela TV, mas estou sempre sabendo o q rola pelos sites de humor. O pessoal do "Morri de Sunga Branca" frisou bem o fato de terem tirado uma "personagem" intrigante em favor de mais uma figurinha carimbada... E obviamente isso foi obra do velho preconceito... :/ Triste.

    ResponderExcluir
  22. Liza Song Seven
    Obrigada pela visita e pelo ótimo comentário!
    bjs,

    ResponderExcluir
  23. Juci Barros
    Nós, do garotas modernas tb somos contra toda forma de preconceito!;)

    ResponderExcluir
  24. Danielle
    Como vc disse, é preciso haver conscientização do drama dos transexuais...
    bjs,

    ResponderExcluir
  25. Bárbara Dayrell
    Exatamente, muitas vezes o preconceito é simplesmente ignorância!
    bjs,

    ResponderExcluir
  26. Silvia Barcellos
    Também fiquei feliz com os comentários tão bacanas das outras leitoras!
    Obrigada pelo apoio, amiga!
    bjs,

    ResponderExcluir
  27. Bia,

    Realmente as leitoras do GM são ótimas, não teve comentários preconceituosos aqui.
    Nem unzinho!:)
    beijos,

    ResponderExcluir
  28. soshopaholic
    Obrigada pela visita e pelo ótimo comentário!
    bjs,

    ResponderExcluir
  29. Adryan Fuelber
    Adorei sua frase: "o que define uma pessoa é o seu caráter e não seu sexo , condição , gênero , etc"
    beijos!

    ResponderExcluir
  30. Beatriz
    O telefone do ourives mudou, mas botei o endereço lá no post!
    bjs,

    ResponderExcluir
  31. Mariana Castela
    Obrigada pela visita!
    bjs,

    ResponderExcluir
  32. Lucia Marina
    Obrigada pela visita e pelo ótimo comentário!
    bjs,

    ResponderExcluir
  33. Tamyres Bastos
    A moça já nasceu assim... Temos que respeitar a condição dela e não julgar.:)
    beijos,

    ResponderExcluir
  34. Domi "Tekila" Milani
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    bjs,

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.