Imagem: Love
Enquanto no mundinho da moda a condição de Léa T. e a própria ousadia de Kate ao beijar outra menina (e ex-menino) são relativamente bem aceitas, no mundo em geral as coisas não são bem assim. Talvez por isto Ariadna tenha saído do programa com tamanha rejeição.
A Hellen escreveu um belo post estes dias, falando de Léa T. e sua história, das dificuldades imensas em se ter uma sexualidade atípica, não bem vista pela maior parte das pessoas.
O transexualismo se caracteriza por a pessoa não aceitar o seu sexo genético/biológico/anatômico, se sentindo como pertencente ao outro sexo. Nem todo o transexual é homossexual (lembrando que ser homosexual significa ter desejo sexual por pessoas do mesmo sexo) e há muitos transexuais que inclusive, não tem vida sexual alguma, até porque os aspectos relativos a sua sexualidade causam muito desconforto emocional.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o transexualismo ou transtorno de identidade de gênero é definido como:
- "Um desejo de viver e ser aceito como um membro do sexo oposto, usualmente acompanhado por uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatômico e um desejo de se submeter a tratamento hormonal e cirurgia para tornar seu corpo tão congruente quanto possível com o sexo preferido.
- Para que esse diagnóstico seja feito, a identidade transexual deve ter estado presente persistentemente por pelo menos 2 anos e não deve ser um sintoma de um outro transtorno mental, tal como esquizofrenia, nem estar associada a qualquer anormalidade intersexual, genética ou do cromossomo sexual."
Além de todas as questões biológicas a serem enfrentadas, a pessoa que é transexual tem ainda que lidar com a mais dura de todas as provas: o preconceito da sociedade. Ninguém "escolhe" ser transexual, assim como ninguém escolhe ser homosexual ou heterosexual. Não é uma questão de escolha ou doença a ser curada. É uma condição onde o corpo físico não é compatível com a identidade daquele indivíduo, questão esta que pode ser solucionada, ao menos em parte, com as técnicas cirúrgicas e de reposição hormonal que são aperfeiçoadas a cada dia.
Mas mais que a ciência avançar, nós, seres humanos, precisamos evoluir.
Evoluir para aceitar o diferente, para aprendermos a nos colocar no lugar do outro (já imaginou por quanto sofrimento estas moças já passaram por terem nascido com o "sexo trocado"?), para não julgar sem conhecer.
Pense nisto, garota moderna. O mundo só melhora quando nós mesmas somos parte da mudança.
Grande post. Definitivamente, uma patada com luva de veludo em toda pseudoliberdade tão amplamente divulgada em nosso país.
ResponderExcluirPost cheio de postura, digno sim de garotas modernas. Sou contra toda forma de preconceito, afinal, quem é perfeito? O que é perfeito?
ResponderExcluirBeijos.
Não tiraria e nem colocaria nada, você falou e disse! hehe Como falado em outro comentário foi uma patada com luva de veludo. O Brasil, NECESSITA avançar na questão: preconceito! Um país que está crescendo tanto e com tantas mentes pequenas habitando esse país enorme, é uma pena mesmo ser testemunha de tanta ignorância.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pelo post. É muito importante trazer esses assuntos para que haja discussão e conscientização do drama dos transexuais e para que se acabe com o preconceito.
ResponderExcluirA novela da vida real, o BBB, novamente está mostrando que ainda temos um longo caminho pela frente, quanto ao respeito pelas opções e condiçoes alheias. E o Gilberto Braga já deu declaração dizendo que não vai ter beijo gay em Insensato Coração, pois o povo brasileiro não está preparado. Há tanta violência, cenas de ódio, traição, ambições desmedidas nas novelas e o povo não está preparado para um beijo, que para mim nada mais é que um ato de amor, independente do sexo das pessoas envolvidas. É de se pensar em que sociedade estamos vivendo e parabéns Shirley por mais uma vez ter a coragem de lutar contra qualquer forma de externalização de preconceito.
ResponderExcluirMuito legal este post explicativo... infelizmente ainda há muita gente preconceituosa por ai, mas muitas vezes o preconceito é simplesmente ignorância no real sentido da palavra, e nós temos que fazer a nossa parte para acabar com ele, em todas e quaisquer formas!
ResponderExcluirPARABÉNS PELO POST, QUERIDA!!! Adoro quando vc fala destas questões e dá a explicação clínica. Também fiquei feliz em ler os comentários tão bacanas das outras leitoras e vejo que ao menos uma minoria já aceita outras formas de sexualidade diferentes da sua. Como ainda pode, em pleno 2011, um ato de doçura como um beijo ou andar de mãos dadas chocar e causar mais polêmica e indignação do que a violência e a corrupção? Realmente, como disse a bel temos um longo caminho...mas cabe a nós educarmos quem vem por aí. Beijocas para todas vocês!
ResponderExcluirFiquei muito feliz em ler esse post e não ver comentários de ódio aqui (se eles existiram, você sabiamente os deletou).
ResponderExcluirParabéns pela cabeça aberta, gata ;)
:*
Bia
http://dondeestascorazon.wordpress.com/
Excelente post. Mas eu penso se a rejeição da moça do BBB não foi porque ela se esquivou de contar sua identidade, talvez o público não tenha gostado de ela não ter tido "coragem" ou vontade de falar sobre isso, enfim.. e também por ela ter se assumido como ex-garota de programa. As pessoas rejeitam isso também. Não sei, ou as três coisas juntas. As pessoas precisam parar de julgar tanto as realidades, condições e escolhas dos outros né? O mundo seria melhor se seguíssemos aquela máxima de fazer aos outros apenas o que aceitaríamos que nos fosse feito.
ResponderExcluirParabéns pelo post. Um beijo!
Mariana - www.shemakesup.blogspot.com
Taí um post que faz juz ao nome do blog (não que os outros não o façam). Palmas para vocês.
ResponderExcluirA gente escuta o tempo todo "o traveco do BBB", "o traveco da capa de revista", e muitas vezes não se dá conta do sofrimento que isso significa para essas pessoas. Acho importantíssimo discutir. São blogs como esse que mostram ao mundo que a moda não é fútil, e pode gerar discussão.
Parabéns.
Bjs
Realmente isso é uma coisa que o povo tem preconceito. É como perguntar para um homem, se ele gosta de lesbicas, se elas forem sexy e bonitas eles vão adorar, se foram feias e mau feitas de corpo, vão rejeitar.
ResponderExcluirÉ dificil a realidade, porém é a realidade não é mesmo? Adorei o post, você usa uma escrita muito boa mesmo.
Beijos
Oii !
ResponderExcluirTem sorteio rolando lá no blog: http://alicetentandoasorte.blogspot.com/
Se divulgar, pode preencher o formulário duas vzs.
Participe !
Beijoo
Alice
Concordo com tudo . Vivemos numa sociedade preconceituosa e que tem dificuldade em aceitar o diferente .
ResponderExcluirSendo que o que define uma pessoa é o seu caráter e não seu sexo , condição , gênero , etc .
Temos que dar o exemplo e sermos a mudança que queremos ver .
Muito bom o post!
ResponderExcluirMuitoo interessante o esclarecimento...muitas pessoas realmente não entendem o que é o trans!!!
ResponderExcluirparabens pelo foco no assunto!!
Hoje no blog :Coques,para todas as horas!
Passa lá pra dar uma olhadinha:http://blogtipsandtrends.blogspot.com/2011/01/coquespara-todas-as-horas.html
Beijos
Ma Amorim - Blog Tips and Trends
Deixem as pessoas em paz...
ResponderExcluirótimo post shirley! parabens pelo seu olhar, concordo com tudo que falasse.
ResponderExcluirBeijos!
Parabéns pelo post shirley!Muito sensato!
ResponderExcluirAcompanho seu blog diariamente. Será que você poderia me mandar o contato do ourives de Floripa? Já te mandei um aemail mas você não respondeu! =(
meu email é biaxsc@hotmail.com
Beijos
Bia
no caso da ariadna, eu particularmente vejo pelo ppv, e votei pra ela sair .. só queria falar de sexo, às vezes até constrangendo os outros participantes .. fora que só queria falar da itália também .. entendo o lado dela de querer se preservar, mas ela sabia que aqui fora todos sabiam .. acho que o erro foi não ter contado a verdade .. acredito até que se ela tivesse revelado, podia ter chegado na final ..
ResponderExcluirnão gostei da atitude dela de esconder a verdade, afinal, as pessoas devem gostar da gente pelo que a gente é, independente de tudo .. isso sim é não ter preconceito !
arrasoooooooo no post
ResponderExcluirPost ótimo e super recomendado para muita gente por aí.
ResponderExcluirNem assisto o tal programa, mas no twitter e sites pela internet afora só rolavam piadinhas de mal gosto.
Ridículo, queria ver um desses preconceituosos na pele de um transexual, para saber o sofrimento que é, por se achar uma alma no corpo errado, por saber que as pessoas não aceitam isso.
Também vi muitas piadinhas com a filha do Toninho Cerezo - principalmente por ele ser jogador de futebol, afinal, uma profissão considerada "máscula".
No quesito BBB, minha timeline também estava cheia de grosserias por conta de uma participante fora dos padrões de beleza anoréxicos. Quando ela aparecia na TV, os comentários envolvendo seu corpo pululavam nos twítes.
Acho isso uma tristeza viu? Ficam aí se vangloriando que são modernos, fashion, sei lá mais o quê, e no entanto não hesitam em soltar seus venenos em quem é diferente, ou fora dos "padrões".
Vamos abrir a cabeça!
Bjos!
Gostei do post.
ResponderExcluirMas acho mto estranho essa de trans.
Beeeeijos
=**
www.modernicetotal.blogspot.com
Shirley, o Herchcovitch vai trazer a Lea T. para o próximo desfile! :D
ResponderExcluirCada vez eu admiro mais esse homem! ^^
Não acompanho o BBB pela TV, mas estou sempre sabendo o q rola pelos sites de humor. O pessoal do "Morri de Sunga Branca" frisou bem o fato de terem tirado uma "personagem" intrigante em favor de mais uma figurinha carimbada... E obviamente isso foi obra do velho preconceito... :/ Triste.
Liza Song Seven
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo ótimo comentário!
bjs,
Juci Barros
ResponderExcluirNós, do garotas modernas tb somos contra toda forma de preconceito!;)
bel
ResponderExcluirObrigada, querida!
bjs,
Danielle
ResponderExcluirComo vc disse, é preciso haver conscientização do drama dos transexuais...
bjs,
hellen
ResponderExcluirObrigada pelo apoio, querida!
bjs,
Bárbara Dayrell
ResponderExcluirExatamente, muitas vezes o preconceito é simplesmente ignorância!
bjs,
Silvia Barcellos
ResponderExcluirTambém fiquei feliz com os comentários tão bacanas das outras leitoras!
Obrigada pelo apoio, amiga!
bjs,
Bia,
ResponderExcluirRealmente as leitoras do GM são ótimas, não teve comentários preconceituosos aqui.
Nem unzinho!:)
beijos,
Mariana Ribeiro
ResponderExcluirObrigada, querida!
bjs,
soshopaholic
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo ótimo comentário!
bjs,
Maisa Gois
ResponderExcluirObrigada pelo carinho!
bjs,
Adryan Fuelber
ResponderExcluirAdorei sua frase: "o que define uma pessoa é o seu caráter e não seu sexo , condição , gênero , etc"
beijos!
Zeli S.
ResponderExcluirObrigada!
bjs,
Ma Amorim
ResponderExcluirObrigada pela visita!
bjs,
Tilida5ever
ResponderExcluirExatamente!
bjs,
pluiedemode
ResponderExcluirObrigada, amada!
bjs
Beatriz
ResponderExcluirO telefone do ourives mudou, mas botei o endereço lá no post!
bjs,
Mariana Castela
ResponderExcluirObrigada pela visita!
bjs,
ANELISE LALAU
ResponderExcluirObrigada, querida!
bjs,
Lucia Marina
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo ótimo comentário!
bjs,
Tamyres Bastos
ResponderExcluirA moça já nasceu assim... Temos que respeitar a condição dela e não julgar.:)
beijos,
Sammy
ResponderExcluirObrigada pelo carinho!
bjs,
Domi "Tekila" Milani
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo comentário!
bjs,