Ser mulher em 2010 não é tarefa fácil. Apesar da Internet, da tal da globalização, dos direitos supostamente iguais entre homens e mulheres, apesar de tudo aquilo que conquistamos em décadas de luta pela igualdade dos sexos, ser mulher e crescer como mulher não é algo simples.
Precisamos ser ótimas cozinheiras, excelentes donas de casa (e tirarmos, sem cara feia, a onipresente toalha molhada de cima da cama), boas motoristas, mães incríveis, profissionais talentosas e temos que gostar de sexo, mas não “gostar demais”, sob o risco de sermos taxadas de “fáceis”.
Mulheres pulam de papel em papel nas suas rotinas estressadas: fazer café para a família, mas não comer nem um pãozinho com medo do efeito dos carboidratos nos quadris – ir para o trabalho e lidar com clientes impossíveis – fazer ginástica na hora do almoço – pegar a filha no inglês ao fim do dia – ir ao supermercado – jantar com o marido – responder aos e-mails – vestir uma camisola sexy e no outro dia acordar linda de novo.
Os homens vão ficando mais velhos, perdem os cabelos, ganham uma barriguinha e rugas e tudo isso é considerado charmoso. As mulheres desde os 12 anos (e ás vezes mais cedo) dão um jeito de encaixar no seu tempo e orçamento a depilação, a manicure, o retoque nos cabelos, os mil cremes contra os inimigos mortais (leia-se celulites, estrias, pés de galinha e outras chateações), a eterna briga com os cabelos e com a balança.
Almejamos ser perfeitas e com isto sofremos, por não percebermos que a graça da vida está justamente em nossas doces imperfeições.
Claro que os homens também sofrem com o estrago que a vida moderna e suas exigências absurdas fazem na auto estima de qualquer um. Mas de certa forma, somos nós, mulheres, que carregamos os fardos mais pesados de culpa (observe aquela sua amiga deixando o filho de 2 anos na escolinha pela primeira vez) e de auto crítica, além de uma certa mania de querer ser heroína e dar conta de tudo sozinha.
Essa mulher sou eu, é você, é a moça ali do outro lado da rua. Quase todas ansiosas em agradar e sofrendo amargamente cada vez que não são aceitas.
Não somos iguais aos homens: nosso metabolismo, nosso cérebro, nosso corpo funcionam de outro jeito. Somos diferentes, mas tão importantes quanto eles. No entanto, num mundo ainda machista, são mulheres que criam meninos que um dia partirão o coração de uma garota com uma cafajestada qualquer.
O que nos falta é perceber que as diferenças não nos diminuem, mas nos complementam e que podemos sim mudar o futuro, educando nossos filhos, meninos e meninas, para serem ao mesmo tempo seguros das suas qualidades e gentis com o outro.
Talvez o desafio de ser mulher em 2010 seja aprender, finalmente, que os homens também tem suas fragilidades, só as demonstram menos.
Que precisamos lidar melhor com nossas muitas expectativas e pouca tolerância.
Que a toalha molhada em cima da cama não é assim tão importante e que todos nós, homens e mulheres, lutamos contra nossos monstros secretos e desejamos ardentemente a tal felicidade.
Pois seja muito feliz já!
As mulheres, os homens e a tal felicidade
Categorias
amor
-
comportamento
-
família
eu, no dia do meu casamento, feliz da vida
31 comentários:
Olá,
O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!
beijos!
ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Shirley!
ResponderExcluirAdorei o seu post!
Você está lindíssima de vestido de noiva!
São tantas cobranças que nos fazemos que às vezes deixamos de ser felizes por não conseguirmos chegar ao nível de exigência que impomos pra nós.
O jeito é esquecer o perfeccionismo e ser muito feliz com o que temos e o que podemos fazer.
Beijos!
Rô
Adorei o texto! ;)
ResponderExcluirPor sinal, eu adoro quando você se empolga e escreve bastante no GM. Tem quem ache chato posts "grandes", mas eu não me canso de ler.. ainda mais quando o texto é bem escrito como os que tu fazes!
A tua foto está muito fofa, toda empolgada, bem feliz! Linda de ver!
Bjo bjooo
Gabi
amei o post....
ResponderExcluirconsidero que é difícil ser mulher nos dias atuais....sou feliz do jeito q eu sou !
q linda de noiva adorei...
beijo
Grasi
uma sugestão...heheh
ResponderExcluirescreva mais, eu adoro e paro pra ler !
linda, linda e linda, amei seu vestido.
ResponderExcluirHojé em dia ser mulher nao é realmente tarefa facil, mas como somos guerreiras tudo pra gente acaba sendo mais facil porque tentamos ate que de certo.
beijos
Olá!!!! Shirley concordo plenamente com as tuas palavras, parecia que estavas escrevendo para mim!!!
ResponderExcluirObs: estavas linda de noiva!
bjs
Que texto lindo! Parabéns arrebentooooou! bjos
ResponderExcluirAdorei o post Shirley! Está mais que certa! Adoro quando vc faz esses posts, escrevendo sobre algo mais aleatório...parabéns!
ResponderExcluirE a foto, nem se fala, maravilhosa! Sou fotógrafa e tenho paixão por fotos de casamento...lindas!
Bjss
Falou tudo!
ResponderExcluirMuita tolerancia senão o amor vai embora!
Beijos
www.feirapop.com.br
Lindo o texto! Sai daqui contente =D Beijos
ResponderExcluirOi Shirley!!!!
ResponderExcluirBelo texto, bela foto e mais belo ainda o sentimento em cada palavra. Realmente, tanto ser mulher quanto ser homem tem as suas dificuldades. O importante é saber dar valor aos momentos felizes.
Fazia um tempinho que não comentava, é o corre-corre da mulher moderna, mas sempre acompanho o blog em espiadinhas diárias. ;)
Bjão
Cla
shirley nos mostra as suas fotos do dia do casamento. amei o texto. bjs
ResponderExcluirÉ isso mesmo, sem tirar e aida por mais. Adorei o texto Shirley é um belo desabafo para todas nós.
ResponderExcluirBjos!
www.badulaquemix.com.br
Nossa, tudo lindo e principalmente oque me comoveu foi a parte de que nós mulheres criamos e educamos os homens do futuro e que podemos mudar este quadro.
ResponderExcluirLinda linda a sua foto do casamento, mostra mais..rsrsr adorooo
Bjus Greice
Shirley , linda a foto!
ResponderExcluirEstou numa fase de rever tudo o que já vivi e como quero viver daqui para a frente então , este post veio bem a calhar.Beijos mil e escreva sempre !
Essa sua foto está um looooosho!
ResponderExcluirE amei o texto, não há uma mulher na face da Terra que não se identifica com cada vírgula!
A propósito, você já conhece meu blog? Convido-a a conhecer e se te interessa, linque ele no seu!
Beijinhos
Oi Shirley!
ResponderExcluirAdorei o texto e sua foto está liiinda;)
Beijos!
Adorei o texto Shirley! Q foto linda! Concordo plenamente com oq escreveu sobre mulheres, e queria só falar q como vc escreveu, homens são naturalmente diferentes das mulheres, e essa é a beleza! Temos necessidades diferentes, imagina a mulher sem o lado sensível e maduro, sem instinto maternal, e homens sem a virilidade e força de conquista, (que são características mais evidentes)? Homens podem ser sensíveis sim, e mulheres competentes e visionárias. Admiro aquelas com força de vontade, mas vejo mtas querendo ser além ou esconder a própria natureza, e se frustam em busca de independência principamlente emocional, só pra querer conquistar um espaço na atual sociedade, quebrar paradigmas de beleza reprimindo seu lado sensual e feminino, já viu? Cada mulher é única,por isso sempre estaremos em busca do equilíbrio, de achar nosso papel único. Bem, é isso aí! Bjsss
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirlindoo!!
ResponderExcluirShirley,
ResponderExcluirAmei o post , amo discutir sobre esse assunto que inquieta a todas nós... Parabéns ... bjo
Uma dica para aquecer o relacionamento e se dar bem nas tarefas referentes ao maridón: leve-o numa feira erótica. ahahahaha. Bjo
ResponderExcluirhttp://broguedadoida.blogspot.com/2010/04/aprecie-com-moderacao.html
Oi querida!
ResponderExcluirTe vi no shopping semana passada, estava louca para falar com voce, mas fiquei com vergonha e nao queria ser impertinente, mas a vontade era grande, afinal, acompanhando o blog todos os dias parece que ja te conheco!!
;)
Belíssimo texto. Eu sou bem assim mesmo. Aprendi com minha mãe...problema. Agora tento não ser assim, não buscar a perfeição e viver satisfeita sendo imperfeita, me permitindo ser imperfeita.
ResponderExcluirMas é difícil, meu interior (superego rígido) fica gritando...e isso? e aquilo?
Mas um dia chego lá!
Bjins!
Até que agora estou conseguindo "esquecer" alguns detalhes e deixar tempo para coisas que me agradam, como ler esse blog... Beijos!
ResponderExcluirOi Shirley.
ResponderExcluirNão é que Tudo isso é a mais pura das verdades.
Tentamos e muitas vezes conseguimos ser aquilo nenhum outro ser consegue, e na maioria das vezes nosso trabalho não é reconhecido. E sobre criar Homens que logo partirão o coração de outra mulher. Isso é verdade e chega a doer quando pensamos em colocar mais uma criança no mundo. Se pararmos para pensar em todas as verdades que nos assolam ficariamos, completamente loucos.
Mais parabens. Verdades de vez em quando não faz mau a ninguem. É bom para dar uma chaclalhada em muitas vidas vazias.
bjus
Gente, que texto incrível!
ResponderExcluirAmei!
Impressionante como me vejo muito nele.
Ser mulher em 2010 não é fácil. Tabalho, estudo, sou dona de casa, esposa e blogueira. É bem difícil.
bjks!
Lindo post, Shirley!
ResponderExcluirAdorei tudo o que vc disse!
Que texti mais bonito, verdadeiro e bem escrito. Parabens, menina!
ResponderExcluirQueridas,
ResponderExcluirFiquei um tempo sem responder aos comentários pois estava cheia de problemas pessoais (mãe hospitalizada, pai acidentado, eu doente),mas agora está tudo melhorando e pretendo voltar a responder os comentários com regularidade.
Quando você precisar de uma resposta mais rápida mande um e-mail para shirley@garotasmodernas.com
AMO a participação de vocês aqui no blog, leito TODOS os comentários diariamente e presto muito atenção em tudo que vcs opinam.
Obrigada e um beijo para todas!
Shirley, amei o seu post! Eu penso exatamente como você, não sou do tipo que tenta fazer tudo ao mesmo tempo agora, mas admito que às vezes me pego triste por não alcançar minhas próprias expectivas, altas demais. Seu post me ajudou a ver que estou passando por isso, e a sair desta. Reforço o apelo de todas as que disseram para você escrever mais. Você escreve muito bem, ajuda a muita gente com os seus textos e para mim, é o que faz o seu blog ser especial. Bjs!
ResponderExcluir