Pare de se exigir tanto! - Garotas Modernas Garotas Modernas : Pare de se exigir tanto!

Pare de se exigir tanto!



Semana passada atendi como psicóloga voluntária (pelo projeto @psicoscontraocovid19) uma moça sobrecarregada com os estudos e afazeres domésticos durante a pandemia.
Ela estava angustiada por não estar dando conta de várias tarefas e o caso dela me fez pensar em como tem muita gente se exigindo demais e ficando ainda mais estressada por causa de suas próprias pressões internas.
2020 não vai ser um ano incrível pra ninguém - estamos todos sofrendo, em maior ou menor grau, os efeitos do isolamento social, do medo de adoecer e da incerteza sobre o futuro.
Esperar de nós mesmas um desempenho “normal” num ano absurdamente “anormal” é querer forçar nossos limites e pode nos trazer muito mais prejuízos que vantagens. Nesse momento é mais que necessário pegar um pouco mais leve nos estudos, na dieta, na produtividade e nas expectativas.
Estes dias meu marido precisou sair pra resolver umas pendências da empresa dele e tinha me programado para arrumar meu closet, que está super bagunçado (tinha um intervalo grande na minha agenda pois uma paciente precisou desmarcar a consulta meio em cima da hora).
Olhei pro closet, com minha cadeira rosa com uma pilha de roupas pra serem dobradas e guardadas (quem aí também tem uma cadeira que serve mais pra colocar roupas que pra sentar?) e me deu preguiça. Eu estava me sentindo tão cansada e com tanta dor nas costas que resolvi não arrumar nada: comi meia barra de chocolate (em geral como só um pedaço pequeno por dia), deixei o quarto escurinho e dormi por uma hora e meia em pleno “horário de expediente” e com um monte de coisas pra fazer.
Foi tão bom! Acordei renovada, leve.
O closet continua de pernas pro ar, assim que tiver um tempinho e disposição quero arrumá-lo, mas honestamente meu cochilo valeu a pena.
Pare de querer ser perfeita, ser super produtiva, ser “modelo de mãe” (de estudante, de profissional, de esposa)... Aceite que todas nós estamos vivendo uma época difícil que pede que sejamos mais gentis com nós mesmas.
Tire um cochilo. Se permita esta gentileza. Lembre que não estamos num concurso para ver quem é a mais incrível. Você não precisa provar nada para ninguém.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.