Tudo sobre o Transtorno Dismórfico Corporal, a obsessão com a aparência - Garotas Modernas Garotas Modernas : Tudo sobre o Transtorno Dismórfico Corporal, a obsessão com a aparência

Tudo sobre o Transtorno Dismórfico Corporal, a obsessão com a aparência

Imagem: Paul Apal'kin

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) se caracteriza pela preocupação exagerada com a aparência. A pessoa dá muita importância a defeitos pequenos, muitas vezes imperceptíveis para os outros, mas que são percebidos de forma muito exagerada aos seus olhos, fazendo com que ela tenha um comportamento compulsivo em relação à sua aparência, causando um intenso sofrimento.
A forma mais comum deste transtorno é a preocupação exagerada com o peso que pode levar a pessoa à anorexia (restrição alimentar para perder peso), bulimia (episódios de compulsão alimentar e de purgação dos excessos através de vômitos ou uso de laxantes) e/ou vigorexia (compulsão por atividades físicas para manter a forma).
Além disto a pessoa pode se tornar obcecada com procedimentos estéticos, cirurgias plásticas e tratamentos dermatológicos e dentários com objetivos puramente estéticos. 
É um transtorno psicológico de difícil diagnóstico pois na nossa sociedade vemos como aceitável e até desejável a preocupação com nossa aparência. 
Há uma sutil diferença entre uma preocupação saudável com a vaidade e o exagero que leva a pessoa a procurar tratamento após tratamento e se preocupar com a aparência em boa parte do dia, inclusive deixando de fazer muitas coisas por não se sentir confortável com rosto, corpo ou pele. 
Estima-se que a prevalência do transtorno entre pessoas que recorrem à cirurgia plástica é de 57% no Brasil. 
É importante que médicos (especialmente dermatologistas e cirurgiões plásticos), dentistas, nutricionistas e psicólogos estejam atentos aos sinais em seus pacientes. 
O transtorno tem tratamento, que muitas vezes precisa aliar o uso de medicamentos prescritos pelo médico psiquiatra e a psicoterapia, mas infelizmente muitas pessoas jamais procuram ajuda por serem consideradas apenas muito vaidosas, o que é socialmente aceitável. 
A melhor forma de tentar prevenir o transtorno é cultivar uma boa Autoestima e evitar as comparações. 
É normal ter partes do corpo que a gente não gosta muito. E é normal a gente querer ficar mais bonita. Mas o exagero é um perigo real!

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.