Como diminuir o desejo em consumir doces? - Garotas Modernas Garotas Modernas : Como diminuir o desejo em consumir doces?

Como diminuir o desejo em consumir doces?

Imagem: Google

O consumo de doces está relacionado à sensação de recompensa e bem-estar. Os doces fornecem energia ao organismo e estimulam a produção de serotonina, provocando sensação de prazer quase tão viciante quanto uma droga.

É importante que você saiba que seu organismo não precisa de doces. O que ele precisa é de glicose (substância fundamental para o organismo) que além dos doces, também pode ser obtida por meio de alimentos ricos em carboidratos, como pães, massas, arroz, batata e frutas.

É possível enganar o cérebro para reduzir o apetite por doces. Através de algumas estratégias, como:

Praticar exercícios físicos: Durante e após a prática de exercícios nosso organismo libera hormônios que possuem efeitos relaxante e de prazer, assim a vontade por comer alimentos doces é amenizada.

Manter um intervalo de 3 horas entre as refeições garante que o organismo tenha sempre disponíveis níveis adequados de energia, reduzindo a compulsão por alimentos doces.

Acrescentar em todas as refeições proteínas e gorduras de boa qualidade, essa tática garante saciedade por tempo prolongado. Excelentes opções são: nozes, castanhas, iogurte, queijo com baixo teor de gordura (cottage e ricota), soja e whey protein.

Com orientação nutricional o cromo e a Garcinia Cambogia podem ajudar. A Garcínia é um fitoterápico que possui o ácido hidroxicitrato (AHC), considerado um redutor natural de apetite. Já o mineral Cromo estabiliza os níveis de açúcar no sangue e pode ajudar no controle do desejo por doces.

Alimentos ricos em fibras reduzem a velocidade com que o organismo digere e absorve o açúcar, mantendo equilibrado o desejo de consumir doces. Acrescente em sua alimentação frutas, legumes e vegetais, aveia, linhaça, granola, quinua, amaranto e gérmen de trigo.

Prefira alimentos com baixo índice glicêmico, reduza o consumo de alimentos industrializados que aumentam o nível de açúcar no sangue.

Balas de colágeno podem ajudar no controle da compulsão por doce. Ricas em proteína, pode ser acrescido em sua composição o triptofano, um aminoácido precursor da serotonina.

 Se você é mulher e percebe que no período pré-menstrual este desejo aumenta, peça ajuda a seu ginecologista ou ao endocrinologista. Geralmente as mulheres sofrem mais nesta fase em função das alterações hormonais naturais.

Evite olhar para o doce. O simples fato de tê-lo ao alcance já é suficiente para despertar o desejo pela guloseima. Por isso, manter os doces longe do campo de visão e não tê-los em casa é uma ótima ideia.

Prefira consumir doces logo após as refeições:  Dessa forma, o açúcar terá sua digestão misturada às fibras dos alimentos da refeição. O que evita que ocorra os picos de glicose e, consequentemente, de insulina, um hormônio que, em grandes quantidades no organismo, leva a uma maior tendência ao depósito de gordura abdominal. Além do fato de que nesse momento, o perigo de exagerar é menor, pois o organismo já estará saciado e ficará satisfeito com pequenas doses de açúcar.

Troque um doce por uma fruta. O açúcar presente nos doces é chamado de sacarose, e o das frutas, frutose. Enquanto a sacarose possui absorção rápida, a frutose demora mais para ser absorvida pelo organismo, o que prolonga a sensação de saciedade.

Diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e principalmente obesidade estão diretamente ligadas ao alto consumo de doces. Devido a isso, o ideal é que eles sejam consumidos com moderação.
 
Para mais dicas, dúvidas ou sugestões visite meu instagram @loucaporcosmeticos.
 

1 comentários:

  1. Amei!!! vou seguir todas as dicas!!!! confio em seu trabalho e obrigada por tanta dedicação Dani. beijos Suani Kauffmann Nobrega

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.