Mademoiselle Voyage: Varsóvia – atrações imperdíveis da capital da Polônia - Garotas Modernas Garotas Modernas : Mademoiselle Voyage: Varsóvia – atrações imperdíveis da capital da Polônia

Mademoiselle Voyage: Varsóvia – atrações imperdíveis da capital da Polônia

MademoiselleVoyage no Barbican  - Varsóvia
Como meu marido já havia visitado a Varsóvia na década de 1980 e tinha vontade de rever a capital da Polônia, resolvi incluir a cidade no nosso roteiro pelo Leste Europeu. Para muitas pessoas, o nome Varsóvia traz lembranças meio cinzentas, do sombrio período do domínio nazista e da ocupação soviética. Apesar de uma nova cidade abrir-se aos turistas, não há como contornar as marcas da história. 
Varsóvia - Praça do Castelo Real (Manuela Vital)
Estima-se que 85% dos seus edifícios foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. Mas não há mais vestígios dessa triste destruição, pois grande parte de Varsóvia foi reconstruída durante o período comunista e hoje o centro histórico (Stare Miasto) da cidade é Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade.

Confira algumas atrações da Varsóvia que valem a pena uma visita:

Cidade Antiga (Stare Miasto) e Cidade Nova (Nowe Miasto): 
Praça do Mercado da Cidade Velha (Manuela Vital)
Barbakan – muralhas da Cidade Antiga (Manuela Vital)
Comércio dentro do Barbakan (Manuela Vital)
Formam a região mais antiga de Varsóvia (a Cidade Antiga é do século XII, e a Nova, do XIII) e que foi totalmente destruída durante a II Guerra Mundial. Apesar de não ser “original”, a Praça do Mercado (Rynek Starego Miasta) é linda e cheia de cafés e restaurantes. Imperdíveis também o Barbakan (muralhas da Cidade Antiga) e a Basílica de São João Batista, a mais antiga das igrejas de Varsóvia, construída em 1339.   
           
Castelo Real (Zamek Królewsski): 
Castelo Real (Manuela Vital)
Igreja de Santa Ana – Praça do castelo (Manuela Vital)
A construção original data do século XIII, mas, em 1596, quando a capital da Polônia mudou de Cracóvia para Varsóvia, passou a ser a residência do rei e também a sede dos poderes executivo e legislativo. Também foi quase totalmente destruído durante a II Guerra e reconstruído nas décadas de 1970 e 1980.  

Caminho Real: 
Monumento em memória aos heróis do gueto de Varsóvia (Manuela Vital)
Museu da história dos judeus poloneses em Varsóvia (Manuela Vital)
Começando no Castelo, o Caminho Real segue pelas ruas Krakowskie Przedmiescie e Nowy Swiat até os Palácios Lazienki e Wilanów. Tem quase 4 km no total e ganhou esse nome, pois era o caminho favorito que os rei poloneses gostavam de fazer para ir de um palácio ao outro. A Krakowskie Przedmiescie é pontilhada por prédios históricos como a Universidade de Varsóvia, o Palácio Presidencial, o Museu Chopin e uma quantidade quase incontável de igrejas. 

Palácio Lazienki: 
Palácio Lazienki (Mademoiselle Voyage)
Mademoiselle Voyage no anfiteatro do Palácio Lazienki
Monumentos no Palácio Lazienki (Manuela Vital)
Construído no século XVII, foi usado como residência de verão da realeza polaca. O palácio fica no meio de um parque enorme e parece flutuar sobre um lago. Nos seus jardins, há um monumento em homenagem a Frederic Chopin. A visita é mais legal em um dia de sol, porque dá para aproveitar mais o passeio pelo parque. Eu não tive tanta sorte com o tempo… Estava frio e caía uma chuvinha fina, que me desanimou de seguir até o Palácio Wilanów, onde termina o Caminho Real.  

Palácio da Cultura e da Ciência (e o realismo socialista): 
Palácio da Cultura e da Ciência (Manuela Vital)
O Palácio da Cultura e da Ciência é o prédio mais alto de Varsóvia e também o maior símbolo da arquitetura típica do regime socialista na cidade: foi um presente da União Soviética para o povo polonês. A construção é muito imponente, do tipo que transmite de forma muito clara as idéias de poder e força, e é o principal marco do realismo socialista em Varsóvia.
Monumento em homenagem a Frederic Chopin (Manuela Vital)
Museu Marie Curie – casa onde a cientista nasceu e viveu (Mademoiselle Voyage)
Informações Importantes
Língua: Polonês
Moeda: Zloty. Alguns lugares aceitam o pagamento em euro, mas é bem raro e quando isso acontece, o troco sempre é devolvido em zloty.

Como circular: A cidade é bem servida por seu sistema de transporte público, com muitas linhas de bondes elétricos, ônibus e metrô.
Zloty – moeda utilizada na Polonia (Manuela Vital)
O que acharam desse destino?
Beijinhos

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.