O que é dieta Paleo? - Garotas Modernas Garotas Modernas : O que é dieta Paleo?

O que é dieta Paleo?

Imagens: Google/ Montagem: Daniela Cravari


É o nome de uma das dietas da moda mais comentadas no momento, que se baseia nos costumes de nossos ancestrais na era Paleolítica. Quando eles viviam em cavernas, não tinham supermercados e obtinham sua comida principalmente da caça e coleta, ou seja, a alimentação era realmente muito diferente da que temos hoje.
Ela está sendo adotada por muitas pessoas com promessas de emagrecimento e também de um estilo de vida mais saudável e considerado naturalista. Mas ela é radical, possui pontos positivos e negativos, caso for adotá-la recomendo acompanhamento nutricional.
Ingerir carne à vontade: no período Paleolítico a carne proveniente de todos os tipos de animais era a base da alimentação. Hoje, já é conhecido que a ingestão de proteínas em excesso causa efeitos colaterais, como a retirada do cálcio dos ossos, a acidificação do sangue, hipercolesterolemia e sobrecarga aos rins. O limite indicado pela OMS é o consumo de no máximo 30% das nossas calorias diárias corresponder à proteína.
Não consumir grãos e massas: como não havia cozinha na época e os homens ainda não plantavam trigo, milho, arroz, não moíam grãos, então, as massas não existiam e, portanto, são excluídas da dieta. Essa não é uma ideia ruim para ser aplicada, desde que de forma correta, aumentando bastante o consumo de frutas e verduras para compensar, afinal a falta de carboidrato pode causar náuseas, dores de cabeça, tonturas e fraqueza.
Não se preocupar com as gorduras: na Idade da Pedra, não havia preocupação com o tipo de gordura que era ingerido. Esse item é realmente importante para o organismo, por isso as gorduras não devem ser cortadas totalmente da dieta. A OMS preconiza que o consumo total de gorduras não ultrapasse 30% das calorias diárias, sendo no máximo 10% de saturada. Entre elas, as gorduras mais importantes são as insaturadas, que trazem o efeito de reduzir o colesterol LDL (ruim) e aumentar o HDL, (bom). É necessário ficar de olho nas gorduras e priorizar o consumo de peixes, principalmente os de águas profundas como sardinha, atum e bacalhau, e de oleaginosas, como castanhas, nozes, pistache, amêndoas e amendoim.
Somente água para beber: naquela época, a bebida principal era a água, a forma realmente mais natural de hidratação. Consumir apenas esse líquido não tem desvantagens. Apenas ela já é o suficiente para a hidratação do nosso organismo, que precisa da água para diversas funções.
Nenhum industrializado: a maioria dos alimentos industrializados possuem carboidratos refinados como farinha e açúcar branco, e estes alimentos possuem alto índice glicêmico, e baixo teor de fibras, ou seja, quando são ingeridos são rapidamente absorvidos pelo organismo através da ativação de grande quantidade de insulina. Além disso, há a grande quantidade de compostos químicos presentes nesses produtos, como corantes, conservantes e estabilizantes, que em grandes quantidades intoxicam o organismo e podem causar alergias. Portanto, esta pratica é saudável e benéfica, já que conseguimos encontrar todos os nutrientes para uma boa nutrição em alimentos não industrializados.
Jejuar às vezes: provavelmente inspirado na dificuldade que os homens do Paleolítico tinham de encontrar comida todos os dias. O indicado na dieta é ficar de 16 até 24 horas sem ingerir nenhum alimento. E isso é muito prejudicial, pois o ideal é mantermos índices estáveis de glicose no organismo. O jejum prolongado pode causar hipoglicemia, dificuldade de concentração, perda de massa muscular, entre outros males. Normalmente nosso corpo tende a consumir os músculos para conseguir energia, o que causa ainda mais problemas para o organismo.
O papel da nutricionista é ajudar seu paciente a avaliar sua necessidade e orientar sobre as melhores opções. Normalmente não indicamos dietas radicais como esta, porem algumas ideias podem ser adotadas.
Para mais dicas, dúvidas ou sugestões visitem meu instagram @loucaporcosmeticos.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.