Imagens: Google
Olá garotas!
Na minha estreia no GM vou escrever sobre flacidez e como a nutrição pode nos ajudar a combatê-la.
Flacidez é a falta de tonicidade da pele ou do músculo. Na flacidez da pele ocorre frouxidão do tecido (perda de fibroblastos, elastina e colágeno) que pode ser causada por excesso de sol, efeito sanfona e envelhecimento. A flacidez muscular caracteriza-se por perda de massa magra acarretada principalmente por falta de atividade física e envelhecimento. A combinação dos dois tipos (da pele + do músculo) também pode ocorrer.
Alguns fatores podem favorecer a ocorrência da flacidez como o sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo (altera a produção de colágeno), radiação UV, dietas vegetarianas (em casos de carência de proteína da dieta), envelhecimento natural do organismo, genética e desequilíbrio hormonal (menopausa).
Felizmente, há medidas que podem nos ajudar nesse probleminha. A atividade física periódica promove a manutenção e/ou ganho de massa muscular impedindo ou retardando o processo de flacidez. O consumo de alimentos que nos forneçam proteínas de alto valor biológico (carnes magras, leite, ovos, etc.) favorece a manutenção da massa muscular. A vitamina C, presentes em algumas frutas (laranja, acerola, goiaba, etc) faz parte do processo de síntese do colágeno. A ingestão de água, na quantidade diária recomendada (2 a 3 litros), promove a manutenção do tônus muscular, afinal nossos músculos são compostos por 70% de água. Alguns suplementos alimentares também podem ser recomendados. Whey protein, BCAA e creatina auxiliam na manutenção e/ou ganho de massa magra. Isoflavona e Exsynutriment (silício orgânico) favorecem a reestruturação das fibras de colágeno e elastina. O colágeno hidrolisado melhora a produção de colágeno pelo organismo e aumenta a hidratação cutânea.
Portanto, não adianta gastar fortunas com tratamentos estéticos, cremes caros ou com suplementos se não nos preocuparmos com o que comemos e não deixamos de lado o sedentarismo. Tudo é questão de equilíbrio. Ame-se e cuide-se o melhor que puder!
Meu objetivo é orientar e incentivar você a ficar ainda melhor. Abordei o tema de forma resumida. A orientação nutricional precisa ser individualizada. Consulte um nutricionista!
 |
Adorei o post, também acho que é de dentro pra fora :)
ResponderExcluirbem vida ao GM. bjoss
Olá, Manu! que bom que gostou do post! Obrigada! Bjos
ExcluirOi Emanuela, primeira vez parabéns pelo primeiro e excelente post aqui no GM! Adoreii!
ResponderExcluirE você tocou num ponto super importante e que mais cedo ou mais tarde começa a aparecer em todos nós né?!
Ainda bem que como falou tem algumas coisinhas que nos ajudam a combater e prevenir a flacidez!
beijos!
http://achadosdabrunna.com.br/
Olá, Brunna! Obrigada, que bom que gostou! Pois é flacidez é um probleminha bem chato....
ExcluirPoxa, sempre gostei de beber bastante água, agora sabendo disso que vou beber bastante mesmo, e as dicas são bem utéis.
ResponderExcluirEstou seguindo o blog aqui de vocês, o meu é: http://batom--vermelho.blogspot.com.br/
Tô lendo o post, bebendo água e vitamina C ao mesmo tempo, mas acho que não tá dando muito certo, viu, vai ter que ser levantando peso mesmo - e a infeliz fibromialgia, comofas?
ResponderExcluir