De que adianta o Brasil ser o país da Copa e ser o país da corrupção? Sobre bolsas Birkin e dinheiro público desviado - Garotas Modernas Garotas Modernas : De que adianta o Brasil ser o país da Copa e ser o país da corrupção? Sobre bolsas Birkin e dinheiro público desviado

De que adianta o Brasil ser o país da Copa e ser o país da corrupção? Sobre bolsas Birkin e dinheiro público desviado

 Imagem: Instagram

De que adianta o Brasil ser o país da Copa e ser o país da corrupção?
Ser Penta e ter políticos e seus "amigos empreiteiros" escondendo dinheiro roubado do povo nas cuecas?
Ter a sorte de se nascer num lugar lindo e cheio de riquezas e nossas crianças ainda morrerem na miséria?
Viver numa democracia onde todos podem votar, mas ter uma classe política (ou grande parte dela) que só pensa em enriquecer?
O que vimos ontem pela TV, nas ruas ou nas redes sociais foi realmente o eco daquela música do Legião Urbana, de que tanto gosto (que curiosamente tenho ouvido sem parar no meu carro nas últimas semanas, de um CD antigo que resgatei na gaveta estes dias) - Geração Coca-Cola:
Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis.
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola

Mas apesar de ter ficado emocionada com a manifestação popular em muitas cidades, ao acompanhar tudo pelas redes sociais me incomodou ver que gente entre os muito, muito ricos do Brasil se manifestou de forma favorável ao movimento do povo, mas no entanto "curiosamente" vários deles esquecem que a roubalheira de TODOS os políticos, inclusive daqueles que são familiares, amigos ou afiliados do mesmo Partido deve ser combatida!
Quem enriqueceu por causa da corrupção (ou tem pai, marido, irmão, nesta situação, não importa) deveria ter vergonha, muita vergonha. Deveria ter ficado em casa e não ter postado coisas como "#ogiganteacordou" na Internet.
O dinheiro roubado do povo e que financia uma festa de casamento nababesca ou uma coleção de Birkins e Classic Flaps literalmente MATA crianças de fome.
Não adianta protestar só contra o político corrupto que não é seu amigo, parente ou é de outro Partido. Me desculpem a franqueza, mas se meu pai fosse um político notoriamente corrupto (daqueles que já foram flagrados com pacotes de dinheiro ou contas em paraísos fiscais), eu teria muita vergonha de carregar seu sobrenome. 
Se ganhasse uma bolsa de 4 mil Euros de presente deste político corrupto (seja pai, ou marido, ou irmão, não importa) eu teria muita, muita VERGONHA de usar o acessório. Jamais postaria uma foto dele no Instagram. 
Quantos leitos hospitalares decentes deixam de existir por causa destes 12 mil reais roubados dos cofres públicos? Quantas merendas escolares não são oferecidas para crianças cuja esta é a única refeição do dia? Quantos buracos nas estradas (e aí na sua rua) existem por causa deste roubo?
Roubo sim... Quase um latrocínio, pois certamente o dinheiro desviado pela corrupção causa mortes, muitas e muitas mortes em nosso país, ceifando as vidas exatamente de quem mais precisa de ajuda: as crianças, os pobres, os que muitas vezes jamais comeram um prato de comida decente nos seus dias feitos de labuta e sofrimento.
Ou você é honesto, ou não é. Não existe "meia honestidade".
Como esta gente pode desfilar com seus Louboutins e esquecer a miséria que está por todos os cantos? Estes brasileiros estão por aí, sentindo fome ou subsistindo, apesar da bolsa família e todos os programas sociais que tentam mascarar a pobreza, mas não evitam que os miseráveis fiquem cada vez mais miseráveis, sobrevivendo de migalhas, tratados como pessoas invisíveis, como se fossem seres humanos de "segunda classe"
Uma vez escrevi aqui que acho horrível a expressão "bem nascida", que significa "nascida em berço de ouro". Quero ver um país de gente bem educada, humana, ética. Onde todo mundo tenha o direito de ser "bem nascido" (como sinônimo de ter um começo de vida digno), de ser bem criado, de ter um futuro.
Não sou contra o dinheiro e tudo de bom que ele pode comprar: adoro um shopping e não acho pecado ter uma vida confortável ou ser rico! Mas fui ensinada pelos meus pais que o dinheiro só deve vir através do trabalho honesto (ou no máximo se você ganhar na loteria). Fui ensinada a estudar, estudar, estudar (e estudar mais), para "ser alguém na vida". E com os exemplos dos meus pais aprendi que não se rouba sequer uma moedinha de outra pessoa...
Como minha amiga Mari Siebert disse no Insta ontem, não sei como alguém pode colocar a cabeça no travesseiro e dormir sabendo que seus luxos significam mais pobreza para muitos, pois sua vida confortável foi financiada pelo dinheiro dos impostos pagos por todos nós, que deveriam ser usados para o bem comum e que foram desviados dos cofres públicos.
Se você, garota moderna, quer mesmo um país melhor, comece olhando ao redor e para dentro de você.
De nada adianta sair vestido de branco, postar imagens lindas no Instagram e dizer que tem orgulho de ser brasileiro.
Para usar "de verdade" a hashtag que ficou famosa, #VerásQueUmFilhoTeuNãoFogeALuta, há de se pensar no que nosso Hino e esta frase significam.
Ou você está do lado certo, ou do lado errado. Como eu disse acima, ou você é realmente honesto na sua vida ou não é.  Não adianta fazer de conta que não vê ou não sabe (sim, alguns políticos adoram a frase "eu não sabia"): abra os olhos e não aceite a desonestidade, seja lá de onde ela vier.
A hipocrisia, junto com a corrupção, talvez seja uma das piores coisas da nossa amada pátria. Se você quer a mudança de verdade, não aceite a corrupção, não incorpore o "jeitinho" como algo "normal" só para se dar bem, não compactue com falta de honestidade, especialmente do mundo que a rodeia.
Não se pode mudar um país se as pessoas não mudarem.
Termino este longo post com parte da letra do Hino Nacional, com a esperança que nossa pátria seja um dia, enfim, mãe gentil para todos os brasileiros, todos mesmo:
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

2 comentários:

  1. Shirley, não costumo comentar posts mas hoje não podia deixar de o fazer. Não sou brasileira, sou portuguesa, mas tenho amigos brasileiros e vou estando a par das notícias sobre o vosso país (irmão) através dos noticiários e dos blogs que sigo. Não podia estar mais de acordo com o que escreveu! Ainda hoje, em conversa sobre as últimas notícia, eu dizia que não percebo como pode um país conviver com realidades tão díspares - por um lado as garotas que numa noite usam roupa/sapatos/bolsas que, no total, custam tanto como o salário anual de muitos trabalhadores e por outro existirem pessoas com tantas carências! É claro que essas garotas são muito caridosas e participam em acções de caridade e ajudam os "pobrezinhos" mas, não é disso que as pessoas precisam! - todos devem ter direito às mesmas oportunidades, a trabalhar com salários dignos, a ter acesso aos cuidados de saúde... Bem, não me vou alongar mais, resta-me desejar que tudo corra pelo melhor e que este mundo se transforme de modo tornar-se mais justo (também nós em Portugal estamos a passar por maus momentos e a caminhar cada vez mais para as desigualdades sociais)! Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  2. ando indignada com esta gente novinha se achando a geração coca- cola.
    geração coca- cola era a gente, que era da lata!
    leticia.

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.