A Barbie e a imagem corporal impossível para uma mulher de verdade: imagine uma garota com apenas 40,6 centímetros de cintura! - Garotas Modernas Garotas Modernas : A Barbie e a imagem corporal impossível para uma mulher de verdade: imagine uma garota com apenas 40,6 centímetros de cintura!

A Barbie e a imagem corporal impossível para uma mulher de verdade: imagine uma garota com apenas 40,6 centímetros de cintura!

Imagem: Rehabs
Barbie com e sem maquiagem (ou Photoshop)
Imagens: Eddi Aguirre/Nickolay Lamn

Imagens: Huffington Post

Uma mulher com as mesmas proporções da boneca Barbie não poderia sobreviver. 
De acordo com uma pesquisa do site Rehabs.com, uma boneca Barbie no tamanho de um ser humano teria medidas absurdas para uma mulher: cerca de de 1,80 cm de altura e pouco menos de 50 kg, com uma cabeça dois centímetros maior do que a média da mulher americana e um pescoço duas vezes mais longo e cerca de 15 cm mais fino, o que a impediria de levantar a cabeça.
Uma mulher com um corpo igual ao da Barbie teria aproximadamente 40,6 centímetros de cintura (que seria 10 centímetros mais fina do que a cabeça), o que faria com que em seu abdômem coubesse apenas metade do fígado e quase nada dos intestinos. 
Também seria frágil e fraca demais: com pulsos com cerca de nove centímetros e tornozelos com 15, além de pés minúsculos, ela teria dificuldades para segurar qualquer peso e também não conseguiria ficar de pé.
Além disto, dois artistas, Eddi Aguirre e Nickolay Lamn, mostraram como a  Barbie ficaria sem maquiagem, usando um programa de computador. Sim, a Barbie de "cara lavada" é bem mais "gente como a gente".
A boneca que há mais de 50 anos de certa forma serve de modelo para as meninas, tem características físicas impossíveis para uma mulher de verdade. Claro que a auto imagem é formada por múltiplos fatores e não se pode culpar apenas uma boneca pelo crescimento das desordens alimentares pelo mundo, mas é fato que a Barbie é o modelo de boneca que idealiza uma mulher adulta (outras bonecas não tem seios, bumbum, cintura fina, ou seja, não se parecem com a modelo de passarela ou a celebridade da TV).
Em1965, a fabricante de brinquedos Mattel lançou o kit especial "Slumber Party Barbie" ("Barbie Festa do Pijama"), que entre outros ítens incluia uma balança permanentemente parada em 110 lbs (pouco menos que 50 quilos) e um pequeno livro intitulado "How To Lose Weight" (Como Perder Peso), onde o único conselho era: "Não Coma". Apesar de inúmeras críticas na época, a Mattel só retirou a "balança dos perpétuos 50 quilos" do kit no ano seguinte, mas manteve o "livro" no conjunto até 1967.
Não tenho absolutamente nada contra a boneca, as acho fofas, mas os pais precisam ficar atentos, pois cada vez mais cedo as meninas estão se achando "gordas demais" ou fazendo dietas... Hoje há crianças de 9, 8, 7 anos que já anotam em cadernos tudo que comeram na tentativa de emagrecer.
Brincar de boneca é ótimo, mas querer "ser" uma boneca que parece humana mas tem proporções fora do saudável para qualquer mulher pode se tornar uma brincadeira muito, muito perigosa. 
O que você pensa sobre isto, garota moderna?

11 comentários:

  1. Muito interessante! é quase impossível imaginar um ser humano com o mesmo corpo da Barbie (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?! Chega a ser meio absurdo e tem influência direta nas crianças.

      Excluir
  2. Oi... Não sei se vocês já ouviram falar na Valeria Lukyanova, a Barbie humana... Pesquisem no google... A ucraniana fez não sei quantas cirurgias para parecer com a boneca... É muita loucura...

    ResponderExcluir
  3. É bem difícil isso tudo, e como foi dito no texto, não se pode culpar a boneca pelos transtornos alimentares, mas isso realmente ajuda muito. Fiquei boba sobre o "kit" que vinha junto com a boneca, não sabia disso, mas é um absurdo. Desde os meus 13 anos sofro com anorexia e bulimia, hoje estou com quase 20 anos e o "mal" dessa doença ainda me afeta, mesmo que hoje em dia ninguém saiba mais. Faço tratamento, mas sei que nunca estarei completamente livre disso. E isso dói.

    PS: Estou postando aqui com um fake.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ada! Nossa, é muito triste mesmo!
      Força aí menina, nós todas somos bonitas do nosso jeito, não deixa ninguém dizer o contrário.
      Boa sorte no tratamento, tenho certeza que com força de vontade você consegue sair dessa.
      Beijos

      Excluir
  4. Acho importante esse post p/ desmitificar essas coisas. Tem muita gente por aí, jovens ou não, que querem mesmo ser uma barbie.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Moda? Doença? Fanatismo? Influencia? Será que não é um pouco de cada e/ou de tudo um pouco?
    Crianças pobres de 8,7...ou qualquer outra idade ,não tem tempo para se preocupar em ter o corpo da Barbie, a preocupação delas é em ter o que comer.. É válido refletir e estudar muito o assunto, parece grave , embora , na minha opinião, não atinja toda a totalidade de uma população

    ResponderExcluir
  6. Moda? Doença? Fanatismo? Influencia? Será que não é um pouco de cada e/ou de tudo um pouco?
    Crianças pobres de 8,7...ou qualquer outra idade ,não tem tempo para se preocupar em ter o corpo da Barbie, a preocupação delas é em ter o que comer.. É válido refletir e estudar muito o assunto, parece grave , embora , na minha opinião, não atinja toda a totalidade de uma população

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.