No domingo do #ColcciDay tive o privilégio de ser apresentada ao verdadeiro ícone de estilo e elegância que é Costanza Pascolato.
E fui apresentada da melhor maneira possível, pela sua filha e minha querida amiga Consuelo, que teve a gentileza de já ter falado sobre mim para sua "mamisa", como ela diz.
Conversamos pouco antes do desfile da Colcci, onde sentei ao seu lado por alguns momentos e tive o prazer de constatar que minha amiga Consu de fato herdou a elegância, beleza e simplicidade de sua mãe.
Poderia até ter ficado nervosa (afinal ela é mesmo uma celebridade no mundo da moda!), mas Costanza Pascolato é tão gentil, que me deixou totalmente à vontade... havia levado o último livro dela, Confidencial, e não senti o menor constrangimento em pedir que ela o autografasse para mim.
E aí na foto vocês podem conferir o carinho com que ela me tratou, autografando de uma maneira tão especial que o livro se transformou num pequeno tesouro.
Confidencial é um livro bastante autobiográfico de Costanza, onde ela fala sobre sua vida e conta detalhes deliciosos de sua história, como ter consultado o Índex do Vaticano para descobrir quais os autores eram proibidos pela Igreja na década de 50, quando era uma adolescente, para ler um por um. Ela fala também do constante embate interno entre a preguiça e o entusiasmo e de uma certa melancolia que carrega disfarçada, apesar de seu sorriso que é uma constante em sua vida.
Também adorei saber que Costanza vê a moda como um instrumento para entender a vida, os costumes, a história, a política, os sentimentos... Este ponto me chamou muito atenção, pois quando lecionava a cadeira Psicologa para o curso superior de Moda, era exatamente esta a ideia que tentava passar aos meus alunos, que moda é sobretudo um raio X de nosso tempo e fala muito sobre nossa personalidade.
Costanza também fala no seu livro que demorou em amadurecer: que só se sentiu "madura" por volta dos 57/58 anos, que é um fenômeno bem atual, onde o "envelhecer" vem cada vez mais tarde e onde é comum que as pessoas se sintam ainda muito jovens depois dos 30, 40, 50...
Nele ela também conta episódios inusitados (e divertidos) de sua vida, como o carro que ela tinha aos 31 anos, quando trabalhava na editora Abril: um Fusca laranja com o porta malas amarrado com "uma cordinha bonita" - ela bateu o carro se maquiando ao dirigir e não pode consertar logo o estrago pois estava sem dinheiro na época.
Costanza fala no livro sobre a importância de não se levar a sério, fácil de entender de uma pessoa que ouviu dizerem, ainda pequena: "Olha os Pascolato vestidos de cortina", quando numa crise financeira da família, sua mãe costurava as roupas dos filhos em casa, com os tecidos que tinha, para economizar.
Em Confidencial ela diz: "Estilo pode ser a melhor expressão do caráter de alguém. Viver com estilo é transformar a banalidade da existência em experiência original, exclusiva, não importando a idade."
Se ela é estilosa "ao vivo"? Muito mais do que eu poderia imaginar!
Se Costanza Pascolato é mesmo um ícone da moda? Para mim é e depois de conhecê-la pessoalmente, ainda mais, especialmente pela forma simples, gentil, nada afetada com a qual ela lida com a fama (sim, a cada minuto no SPFW alguém pedia para tirar uma foto) e com o sucesso.
Deixo aqui mais algumas sábias palavras desta mulher notável, que me encantou com sua personalidade cheia de generosidade:
"Nunca gostei do que é só fachada. A vida é como alta-costura. Se virar do avesso deve ser tão impecável quanto a imagem de perfeição aparente".
Adorei e com certeza pretendo adquirir o "Confidencial".
ResponderExcluirUma lição de estilo e Elegância mesmo ;)
Beijão Shirley ;*
Adorei, Shirley!
ResponderExcluirVocês estão lindas.
Até para mim, que nem sou da área, é um sonho ter uma foto com Costanza.
Esse livro é fantástico; E há o anterior: "O essencial".
Mil beijos,
lu.
Que maravilhaaaaa!!
ResponderExcluirAdorei a foto.
Costanza é uma pessoa maravilhosa, uma consultora de moda ótima e com ideias sensacionais. beijos.
http://modaeexcelencia.blogspot.com/
que honra! muito bom conhecer pessoas que admiramos e aí então passar a admirá-las ainda mais, não é? bjinho!
ResponderExcluirQue post deslumbrante!! Shirley vc é uma pessoa e tanto!!! Obrigada!!
ResponderExcluirbjs
Consuelo
PS Estou te mandando por email o agradecimento da Costanza!
Coisa mais linda esse post. Já tive oportunidade de vê-la no Fashion Rio, mas preferi não "incomodá-la". Observei, ainda assim, essa gentileza e delicadeza que, de fato, Constanza tem no trato às pessoas.
ResponderExcluirQue coisa boa é conhecer gente do bem.
Um beijo
é uma fofa né! Ela é demais, bjo shirley, ta linda vc!
ResponderExcluirUma lição mesmo viu!
ResponderExcluirAdorei a foto, ficou linda! E adorei também o marcador calendário 2012 do GM que aparece na foto! Você poderia distribuir entre as suas leitoras, Shirley...
Um forte abraço e boa recuperação pra você!
Vanessa
Eu quero esse livro :)
ResponderExcluirque delicia estar na cia dela heim Shirley e ter um livro com uma dedicatoria dessas....
Parabéns....beijo
Grasi
adoroolilas.blogspot.com
Pri,
ResponderExcluirLivro de cabeceira, é maravilhoso mesmo!
bjs
Lu,
ResponderExcluirOi querida!!!
Sempre vejo vc lá na Consu e até parece que a conheço!
Já li o anterior tb, é ótimo!
Costanza é mesmo uma diva, no melhor dos sentidos!
bjs
Letícia,
ResponderExcluirEla é admirável mesmo!
bjs
Ana Carolina,
ResponderExcluirFalou tudo: foi uma honra!
bjs
Consu,
ResponderExcluirSó tenho a agradecer sua amizade e a generosidade da sua mãe!
Vc é que é incrível, amiga!!!!!!!!!
Sou muito grata por ter uma amiga como vc!
beijos!!!!!!
P.S.: e AMEI o email da sua Mamisa! Até o Jr ficou todo orgulhoso!
Michelle,
ResponderExcluirÉ exatamente esta a sensação que ela passa: uma pessoa do bem, de coração generoso, nada prepotente, muito humana!
beijos,
Laura,
ResponderExcluirObrigada pelo carinho e pelo comentário!
Fofa é vc!
beijos
Vanessa,
ResponderExcluirQuero distribuir o calendário no próximo evento do GM!;)
beijos
Grasi,
ResponderExcluirO livro se tornou um pequeno tesouro pra mim...:)
beijos