Projeto: voltar a estudar - Garotas Modernas Garotas Modernas : Projeto: voltar a estudar

Projeto: voltar a estudar

http://favim.com/orig/201107/10/beautiful-fashion-girl-library-nastygal-Favim.com-100613.jpg
Imagem: Addele Blog

Gosto mesmo da vida acadêmica, amo livros, adoro aprender, a ter minha capacidade intelectual instigada, tanto que na noite passada perdi o sono e ainda não dormi pensando em voltar para "a escola" (escrevo este post as 11:22 da manhã, depois de ter um insight e levantar da cama).
Quero voltar a estudar e desta vez não mais um mestrado ou doutorado na Psicologia ou na Engenharia de Produção, onde fiz meu mestrado na área de Qualidade em Serviços e o Doutorado em Gestão de Negócios (que parei depois de fazer todos os créditos pois estava cansada daquela vida dura de doutoranda).
Muito trabalhei como psicóloga clínica (desde 1995), profissional de RH e professora de graduação e pós (desde 1998 para a graduação e 2000 para a pós). Minha vida era preparar aulas, dar as aulas inaugurais em especializações, além de ministrar outras disciplinas, sempre em cidades do estado afora, ficando muitas vezes em hotéis ruins (ok, lá em Jaraguá do Sul era maravilho), comendo mal e dirigindo sozinha.
Eu era uma caminhoneira com caixas de livros no porta malas do meu carro, pois além de preparar minhas aulas, tinha que estudar para minhas matérias do doutorado (isso ja partir do meu segundo ano de docência, pois no primeiro ano eu ainda não tinha carro e ia de ônibus de linha pra Blumenau). Meu santo pai ia me pegar de carro no ônibus ou van dos professores, para não ser assaltada, já que chegava de segunda a quinta por volta da 1 da manhã em Floripa após horas fora de casa.
Saíamos numa van de professores as 3 da tarde, fazíamos uma viagem perigosa até depois de Blumenau para lecionarmos numa universidade incível que tem lá, a UNIASSELVI. Depois das aulas, a van nos trazia de volta. De segunda a quinta. Nestas viagens fiz amigos queridos que trago até hoje e me diverti horrores... falávamos muita bobagem para passar o tempo... mas era desgantante física e emocionalmente. A saúde de todos vivia capenga.
O momento em que eu estava lá na frente da turma (ou classe), com um material bacana preparado, eram horas de pura felicidade, já que estávamos todos ali pra aprender. Eu inclusive. Diria que em certos dias aprendemos mais com nossos alunos do que com livros e nossos títulos acadêmicos.
Estava afundada nos livros e trabalhava como se o mundo fosse acabar amanhã. Só dizia "sim" ao trabalho: eu era a professora "perfeita" que sempre arrumava um jeito de dar mais uma aula. E não era qualquer aula: tinha aulas até nos fins de semana, com 25 anos já lecionava para o curso de Psicologia na graduação na FURB, em Blumenau, que pagava quase o dobro do que pagavam na ilha e todos dos dias eu ia, podia estar gripada, com febre, mas lá estava eu.
Anos depois passei a ir de van para a UNIASSELVI, na região de Blumenau, que pagava muito melhor e tinha vários benefícios para os docentes. Só pra vocês terem ideia do quão perigosa é a rodovia SC 470, pela qual passávamos 8 vezes por semana, numas das primeiras viagens a van onde estávamos sofreu um grave acidente, com uma caminhonete que ultrapassou em local proibido e atingiu bem o meu lado. Era uma quinta-feira de reunião. Fui a mais atingida, mas milagrosamente só tive um traumatismo craniano leve e pequenos cortes, pois vi que iria bater e pulei em cima do banco. As ferragens do meu lado ficaram tão retorcidas que os bombeiros tiveram que serrar a lataria para me tirar. Mas na segunda seguinte eu já estava lá na sala de aula, apesar de muito mais magra, pálida e assustada. Era uma apaixonada pela docência e pelas pessoas, whorkholic assumida e a minha vida amorosa era árida, pois tinha saído de uma sequência de namoros com ciumentos-patológicos-canalhas-galinhas-encostados-que-não-queriam-trabalhar-mas-adoravam-gastar o -meu-$... Sim eu tinha dedo podre pra homem e depois de penar muito achei meu par ideal, um homem que eu mereço e que me merece também, que abre a porta do carro e faz gentilezas ainda hoje, 7 anos depois de me conhecer.
Eu tinha uma relação maravilhosa com meus alunos e muitos deles são queridos amigos até hoje.
Para a pós, lecionei para mais de 44 turmas completamente diferentes. Palestras e treinamentos em empresas eu perdi as contas de quantos foram - e sempre me pediam para voltar, pois fazia aquilo com desvelo, com amor ao meu papel de ensinar. Era muito bacana, mas a minha vida social e familiar era praticamente inexistente.
E há 7 anos atrás eu fazia tudo isto, ainda cursava as disciplinas do doutorado (que abandonei depois pois já estava cansada da vida acadêmica): queria mais tempo para amar e não foi por acaso que encontrei meu marido, queria tempo para cuidar de mim, cuidar da minha saúde que sempre piorava com a sobrecarga de trabalho, ter uma vida com algum ócio (que também é criativo) e desta junção de momentos nasceu a vontade de escrever um blog em novembro de 2008, que antes se chamava Eu Comprei, mas cresceu e criou sua própria identidade como o Garotas Modenas, que até o presente momento foi feito de maneira quase "artesanal", totalmente "experimental" e que gostaria de melhorar, refinar, mas sem perder a essência, que é ser um blog onde eu e minhas colaboradoras e amigas conversamos através de posts com "milhares de amigas" ou possíveis futuras amigas usando o intrumento do nosso tempo: a Internet.
Pois é para esta vida que pretendo voltar, fazendo algum curso de pós ou até mesmo graduação, para me aprimorar neste mundo no qual estou me aventurando como amadora. Sugestões: prefiro na UDESC que é perto de casa e no período da tarde, durante a semana. Vou tentar entrar como regresso de outra instuição pois toda minha formação foi na UFSC.
Será que consigo????
O que vocês acham queridas????

UPDATE: como havia escrito o texto no auge da minha insônia, só agora, depois de descansar, vi que havia cometido erros de digitação. Espero ter arrumado todos....
O texto ficou longuíssimo, mas não poderia deixar de acrescentar que não quero trabalhar como estilista, personal stylist ou abrir uma loja, por exemplo, pois estas atividades não são minha vocação.
Quero sim estudar mais os aspectos históricos e culturais, os impactos da moda no comportamento (e vice versa), os novos movimentos da moda na sociedade contemporânea.
Meu objetivo é me aprimorar intelectualmente na área, pensar, crescer e assim poder escrever melhor, conhecer pessoas, ter novas experiências acadêmicas.
Não sei se será um novo curso de graduação, uma pós, uma extensão ou mesmo um curso livre... De alguma forma pretendo estudar mais um pouquinho, pois todos nós sempre temos o que aprender, não é mesmo?

♥ Post escrito por Shirley Stamou

23 comentários:

  1. Estudar é a melhor coisa...com certeza voce consegui...bjs e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, sua historia de vida é um exemplo. Que seus planos se realizem e que tenha muita sorte em sua nova caminhada. Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Acho que deve fazer sim..super apoio!!!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Você é apaixonada pelos estudos. Tem que investir nisso! Aprender faz bem. Com certeza você conseguirá..mas cuidado apenas para não te sobrecarregar. Invista nos seus estudos até onde eles te fizerem feliz.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. claro q consegue!!!
    vc ainda é nova e super inteligente, nunca é tarde demais pra tentar algo novo, boa sorte linda!
    bjooo

    ResponderExcluir
  6. Se existe algo que ninguém tira da gente é o CONHECIMENTO. Então, APOIADA. Eu também estou com uma vontade de voltar a estudar e o curso é completamente diferente da minha formação de Contadora - agora quero ser Analista de Sistemas.

    ResponderExcluir
  7. Super apóio!!! Que pena que não estou aí para estudarmos juntas!!! Vais adorar...tô realizada na sala de aula novamente!!! Na minha turma há uma doutora bióloga que deu aulas durante trinta anos, outra menina que é mestre em Estatística e várias outras que estão encarando o segundo ou terceira graduação. Todas apaixonadas por MODA. Vais AMAR se escolheres o curso. Ainda mais que de cara já eliminas quase metade das disciplinas. Depois vamos juntas para uma temporada em Milão ou Paris!!! QUE TAL, HEIN???

    ResponderExcluir
  8. Tem que seguir teu coração e se ele te pede isso, VAI! Faz 13 anos q terminei minha faculdade, sou biomédica, fiz pós-graduação e tbém quero muito fazer outra faculdade e moda é algo que amo tbém! Penso muito nisso! Se tem essa chance, não perca tempo! Boa sorte é o que te desejo, vc merece!!!

    ResponderExcluir
  9. Aprendizado nunca é demais!
    Parabéns pela disposiçao.
    Também super apóio tudo que seja pra melhorar a nossa vida, seja em qual sentido for.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu texto ,tb estou querendo voltar a estudar ,se Deus quiser vou na segunda me matricular num curso .Aprender nunca é demais .
    Boa sorte .

    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Poxa eu acho q vale mto a pena.. tu ainda ja tem um foco.. eu terminei minha faculdade ja decidida a n continuar na area.. ja faz uns 2 anos e agora to querendo ir pra algo totalmente diferente.. pq qdo a gente faz vestiba é dificil saber o q quer tao jovem.. mas o engraçado q o q eu queria na epoca eu n passei e meio q desisti.. e hj eu penso q era aquilo mesmo q queria.. mas força ai q eu to na força aqui..

    ResponderExcluir
  12. Que máximo, Shi! Eu super apóio, desde que não te sobrecarregue e você não nos abandone no GM. Hehehe!
    Brincadeirinha... eu fiquei impressionada com tuas palavras. Estudo pedagogia, e em algumas situações no estágio, vi que tenho cada vez mais certeza da profissão que pretendo seguir.
    Beeijo!

    ResponderExcluir
  13. oi tia,

    no curso de moda da udesc, eu sei que tem laboratório chamado moda e sociedade, então deve ter disciplinas que tratem do que vc pretende estudar! acho que não deve ser difícil conseguir um reingresso mesmo sendo da ufsc, vale a pena se informar..
    achei muito legal a sua atitude e apesar de cansativo, estudar é sempre bom e gratificante ainda mais quando gostamos.
    saudades, e eu prometo que vou fazer aquela visitinha que estou devendo a tempos, heheh

    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Shirley! Apesar de não postar, sempre leio seu blog. Minha vida profissional não é tão extensa quanto a sua, mas acredito que temos em comum o fato de parar o que fazíamos e tomar o rumo da comunicação social. Este ano entrei na assesc para cursar Comunicação Social - habilitação em Mídia Eletrônica. Estou adorando o curso! Tentei entrar com retorno na ufsc e também na udesc, mas não consegui. Parece que vaga de retorno em jornalismo na UFSC não sai faz alguns anos! Independente de onde e o que você vá fazer, siga seu coração! Pelos posts que leio, posso dizer que você tem talento de sobra! Beijos e sucesso, Sabrina!

    ResponderExcluir
  15. Oi Shirley.
    Gosto muito do seu blog e fiquei impressionada com as suas palavras. Realmente temos que fazer o que nos dá prazer no dia a dia. Seja bem-vinda novamente a carreira acadêmica!
    Parabéns pela sua trajetória, só tens a ganhar! =)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Shirley parabéns, gosto de vc sem te conhecer, vc é uma mulher inteligente e guerreira.
    Um grande abraço e muita luz nesta nova fase de sua vida que vai começar.

    ResponderExcluir
  17. Shirley!!!!!
    Amei sua história de vida, de estudante, de professora ....
    Essa semana tbém já corri atrás e logo logo estou voltando pra faculdade....
    Parabéns SUPER CURTI.....

    ResponderExcluir
  18. Super aprovo, e também me serve de incentivo! Acho que tem tudo a ver contigo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Tbm apoio a sua iniciativa em voltar a estudar, só não sei sugerir qual o curso ideal, já que sou da área jurídica, rs, aliás preciso fazer uma pós e retomar os estudos,estou adiando p/ ano que vem, e vendo sua vontade já estou me animando tbm, hehe. Boa sorte!Bjs

    ResponderExcluir
  20. Acho que estais certa,as pessoas trabalham, trabalham, trabalham e se esquecem de viver!!!
    Acho que deves voltar a estudar sim, eu tenho um blog sobre sapatos e me matriculei em apenas 1matéria sobre design de sapatos na Univali de Itajaí. Sem qualquer intenção maior, apenas para estudar de novo e consequentemente trazer novidades interessantes para o blog. Sem nenhuma pressão e obrigação. Apenas algo para mim mesma, porque acho interessante! Então se você está em dúvida, matricule-se em algumas matérias apenas, daí se você gostar do curso, depois vc se matricula em todas... E vai fazendo aos poucos, curtindo as aulas e trabalhos, sem obrigação, porque tudo que fazemos sem obrigação é sempre muito mais interessante :)
    Ah meu blog é www.osapatoaoseuspes.blogspot.com ,é super novinho só tem dois meses, mas é algo que faço por prazer e não por obrigação :) Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi queridas,

    Super obrigada pelos comentários, apoio e carinho!
    Bacana saber da história de vcs!

    Silvinha: que pena vc não estar mais aqui, né, amiga?????

    Luiza, minha sobrinha linda, valeu pela dica!!!!!!!!!! Vem aqui em casa!

    beijos pra todas!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela história de vida Shirley!!! E Parabéns pela vontade de estudar!! Sempre é bom se atualizar e estar em contatao com as novidades!! Apoio muito sua escolha!!

    Abraço
    Deh

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela sua história, você é mesmo uma guerreira. Por isso que eu digo que quando queremos muito uma coisa temos que correr atrás.
    Boa sorte!!!!!Beijos Andréia e Carina.

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.