Estilo de Vida com Consuelo Blocker: minha mãe, Costanza Pascolato - Garotas Modernas Garotas Modernas : Estilo de Vida com Consuelo Blocker: minha mãe, Costanza Pascolato

Estilo de Vida com Consuelo Blocker: minha mãe, Costanza Pascolato


ela sempre me dá conselhos e leva esta responsabilidade muito a sério
Imagem: Ali Karakas

minha mãe, Costanza, comigo (esq) e minha irmã, Alessandra, nos anos 70

sempre anos 70
Imagem: Antonio Carlos

the true story... sem maquiagem...

Sou filha de uma mãe famosa. Isto vem com seus prós e contras... dá para imaginar. Enquanto para a maioria do Brasil, e fora, ela é a "papisa" da moda, eu também a conheço como Mummy (mamãe, em inglês).
No meu blog, o Consuelo Blog, encontrei um espaço onde posso sair um pouco desta enorme sombra de onde aprendi tanto! Posso expressar o meu ponto de vista, cantar com a minha voz. Querendo ou não a influência genética e o "imprinting" (a influência do comportamento das mães nos filhos) são inevitáveis e uma vantagem que carrego sempre comigo, com a maior honra.


os conselhos se estendem aos netos: aqui à Allegra em Nova Iorque...

e também ao Cosimo... que às vezes me parece um pouco surdo: aqui com ela em Nova York, na Páscoa de 2010

Mas como não sou boba (também graças à Costanza), usei a minha influência para conseguir uma entrevista intimista e com "insider information" (algo como informações privilegiadas). Me diverti super montando tudo isto para vocês (e devo confessar para mim, pois sorri durante todo o processo).


foto dentro do banheiro de onde sempre se fazem os desfiles da Gucci em Milão, em outubro de 2010

com minha prima Gabriella Pascolato Costa durante as gravações do vídeo que conta a história da Santaconstancia para o novo site: este vídeo foi gravado em maio do ano passado e a Nonna Gabriella também fez parte dele
Imagem: Ali Karakas

Costanza é uma pessoa passional, determinada e disciplinada. Algumas destas características lhe vem naturalmente, outras como consequência de mudanças que ela quis impor sobre si mesma. Quando eu era pequena, lembro que ela se atrasava sempre. Era normal que o primeiro hóspede que chegasse em casa para um festa ou jantar a encontrasse ainda de toalha arrumando pessoalmente os últimos detalhes. Hoje, se ela não chega pelo menos 3 horas antes no aeroporto e com antecedência a uma reunião, ela fica bravíssima e dá a maior bronca em mim (que herdei o atraso na minha mais profunda índole) e no Seu Ferreira (ou Seu Fê, fiel escudeiro e também motorista).


em um momento profissional, no showroom da Prada, em Milão, em setembro de 2010

Nunca a vi sair desarrumada de casa!!!! Ela o faz para si mesma pois se sentiria mal. O "restauro", como ela chama arrumar-se de manhã, dura 2 horas e ela não esconde isso.
Porém minto, pois sei de uma única vez que saiu na rua sem maquiagem. Foi quando desceu correndo de seu apartamento no quinto andar de Higienópolis para abraçar uma árvore que coloria a vista da sua janela que estava para ser podada radicalmente. Adivinha quem ganhou? Bidu!!
Há outras coisas que sei... hehehehe!!!! Sei que apesar de ser papisa da moda, de noite, quando se prepara para ir à cama, ela é papisa do conforto com pijamas que carregam uma quilometragem invejável a qualquer caminhão que atravessa o nosso país afora...


em um momento relax na casa de minha irmã, que é um imóvel tombado em Higienópolis pois foi uma das primeiras casas modernistas do Brasil, com projeto de Gregori Warchavchik, avô do meu cunhadão (chique, não?)

Sei que ela gosta mais do Paul Newman que do Robert Redford (obs.: para os mais jovens, uma rivalidade histórica). Sei que adora ver programa na televisão em línguas que não conhece, como o japonês, russo ou árabe, para observar o comportamento e gestualidade.
Sei que ela dança bem pra burro, e que adora música de todos os tempos. Seu gosto é tão moderno e sofisticado que supera o meu E dos meus filhos. Como na moda, ela considera esta uma arte que reflete os tempos e então se interessa como se fosse uma ciência. Além de amar profundamente a música que toca sempre no banheiro de manhã durante seu ritual (junto à informação sobre o trânsito (para não atrasar) e tempo (para saber o que vestir, mesmo se já escolheu a roupa o dia anterior).
Sei que não gosta do cheiro de torrada queimada e que sua casa é seu abrigo.
E sei que é MUITO engraçada!


em Nova Iorque, na Broadway, fomos assistir ao musical Mary Poppins: a auto-ironia de Costanza é só um de seus pontos fortes

Ama a família. Como mãe, esta sempre lá para poder conversar, ou quase sempre. É moderna e aberta, muito. Quando havia problemas com namorados, logo ligava para ela. Não hesitava. Ela me contou que tinha que sentar, pois eu estava em outro continente, mas escutava e era muito carinhosa. E é sempre muito sincera no que diz. Adoro isto, mesmo se às vezes não é o que quero ouvir...


ama a família com paixão!
no casamento de minha irmã, Alessandra, em maio de 2010
Imagem: Paulo Freitas


com os netos adorados, Cosimo e Allegra, em Londres, julho 2010

Temos a voz quase idêntica... minha irmã também... mas infelizmente, as pernas não herdei dela. Sempre digo que quando ela me criou, chegou bem até a cintura, e depois se distraiu...
E mesmo assim, sabendo tantas coisas sobre ela, às vezes, ela ainda é um mistério para mim. Acho isto, grande parte do seu charme.
Bom, para o blog fiz as mesmas perguntas que já fiz a Walter Rodrigues e Ronaldo Fraga. E como sempre, adorei as suas respostas!
CB: Qual tua peça de roupa favorita?
CP: É uma pergunta difícil, porque gosto de tudo o que visto! Mas se tivesse que escolher hoje é um blazer da Miu Miu, meio decotado e preto da coleção outono 2009.

CB: Qual a hora do dia que vc mais gosta?
CP: Adoro a luminosidade da tarde do Outono (em qualquer lugar do planeta) quando o céu está super limpo!

CB: Qual a comida que mais gosta?
CP: Queijos! Fico louca com os franceses, italianos, suíços....todos os de boa qualidade e até exóticos! Mas me controlo por causa de um início de colesterol!! "Choses" (coisas em francês) da idade!

CB: O que é estilo para você?
CP: Hoje em dia acho que estilo é consistência nas escolhas. Pode ser na roupa e na vida. Estou tão aberta, dado a diversidade dos tempos de hoje, que não acho mais tão relevante distinguir entre o estilo "certo" e o "errado". É a liberdade da individualidade, quando não esbarra com os exageros de todo o tipo, como: total desleixo, mão muito pesada na provocação, etc. E mais aquela coisa que descobri anos atrás: o estilo que agrada em geral, é o resultado de uma harmonia entre o ser e o parecer, que, em última análise vai nos guiando nas escolhas!

CB: Se você pudesse ser uma coisa, o que gostaria de ser? Quer me dizer porque?
CP: Como sou uma "vouyeuse" (feminino de vouyer) vocacional, gostaria de ser qualquer coisa transparente, para estar nos lugares com os olhos e ouvidos a mil, prestando atenção em tudo todos!

CB: Um animal?
CP: Provavelmente um pássaro bem voador!

CB: Se você tem uma tarde livre, o que mais gosta de fazer?
CP: Seria voar para Firenze (talvez com minhas próprias asas) e ir dar um beijão saudoso em vocês três : Consuelo, Allegra e Cosimo!


com meus filhos, Cosimo e Allegra na Starbucks em Londres

CB: Qual a peça da tua coleção que você mais gosta?
CP: Se você está falando da coleção da H.Stern com minha assinatura, talvez a peça mais original foi o cordão de 3 metros que dá para enrolar no pescoço, braços e até cintura !


o colar de 3 metros misturados com colares que herdou da Nonna, Dona Gabriella que nos deixou em agosto: sempre em ordem, mesmo se estamos em uma lanchonete (adoro essa palavra) em Milão que faz OS melhores sanduíches, a Panino Giusto

CB: O que te faz chorar de rir?
CP: Considero o humor uma das coisas mais importantes da vida! Prefiro o que vem carregado de ironia e que nos ensina a viver! Choro de rir com minhas amigas e com o Cosimo, ás vezes.

Cosimo fazendo palhaçada e a Nonna Costanza chorando de rir!


auto ironia no desfile da Pucci em Milão: "Faço parte dos BRIC countries*"
(* BRIC é a sigla para os países Brasil, Rússia, India e China, que formam um grupo com o desenvolvimento econômico semelhante)

CB: A tua cidade favorita?
CP: Por pouco tempo, a passeio Paris que rivaliza com Londres (nada de original), e saudades de Toquio. Para morar, só São Paulo.

CB: O teu canto de São Paulo favorito?
CP: Minha casa.

No final ainda me escreveu, "Hope you like it" (espero que você goste). Pode? Às vezes, ela não se dá conta de quanto é especial...


♥ A coluna Estilo de Vida com Consuelo Blocker será publicada todas as terças-feiras com os cliques e textos incríveis recortados do seu Consuelo Blog.
Consuelo é
brasileira vivendo em Florença, na Itália, jornalista e Diretora de Estilo Internacional da Tecelagem SantaConstancia e filha de Costanza Pascolato

30 comentários:

  1. família linda, muito legal conhecer um pouco mais da Costanza.

    ResponderExcluir
  2. familia é tudo!
    não consegui ver todas as fotos :(

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah!! não estou conseguindo ver as fotos :(

    ResponderExcluir
  4. Oi Consuelo, estou me sentindo muito honrada em estares partilhando momentos tão íntimos da tua família. Como estudiosa da moda, já li e reli tudo sobre a tua mãe, para mim uma das mulheres mais elegantes do mundo. Sou tão feliz em ser contempoânea dela!! Quanto a você parabéns por ter brilho próprio, amei o post, bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Aiii que lindosss!! Super adorei a entrevista e que lindas que elas são!!

    Amei.. Bjão.. ahhh tem sorteio rolando lá no blog!!
    natyfigueiredo.com

    ResponderExcluir
  6. Shirley, tu apresentou a Consuelo a muita gente com seu post de Natal, inclusive a mim, que passei esse ano sozinha. Li um montão de posts dela de uma vez e amei, e amei ainda acompanhar através de ti.
    Sobre a Costanza, sou fã dela desde que me entendo por gente, e adorei ler a matéria e ver as fotos, que algumas já tinha visto no blog da Cons.
    Um beijo enorme, para as 3.
    Priscila.

    ResponderExcluir
  7. A todos e a ti Shirley, OBRIGADA PELO CARINHO!!!!
    Adorei fazer este post e dividir com vocês é um ato de amor.
    bjs
    Consuelo

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem??
    Amei o post, sua família é linda :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Lindo opost!
    Parabéns!
    Bjss
    Laura
    www.blogdalaurabraz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. CONSUELO, adorei conhecer sua família, que linda!Quantas histórias para contar, estou acostumada a ver sua mãe nos desfiles e na tv, sempre elegante, com ar de "poderosa", hehe, e vendo vc contando nesse post com as fotos, pude perceber quão mãe e avó ela é, como todas mães e avós do mundo, que em casa ela veste seu pijama, curte a casa(fiquei com saudade da minha mãe que mora no PR)porque ela é linda e como nossas mães. Adorei.Ah que ela não leia meu comm, uma x eu e uma amiga colocamos óculos de sol lindos e eu estava com um casaco invernal, estávamos andando de trem em Rancho Queimado e nos intitulamos Costanza(Eu) e Glória Kalil(minha amiga), pois sempre vejo sua mãe com óculos de sol poderosos e sempre muito elegante.Bjs

    ResponderExcluir
  12. Essa experiencia está sendo enriquecedora a cada post que leio. Obrigada por dividir tanto com agente.
    Beijos
    www.casapraquetequero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a coluna de hj, li até o finalzinho, q família linda!
    Acho muito importante conhecermos um pouquinho mais sobre alguém assim tão interessante, ainda mais pelos olhos da própria filha.
    Amei!!

    ResponderExcluir
  15. Consuelo, este post é, até hoje, o meu preferido em seu blog! :)
    Beijos,
    Roberta Carlucci

    ResponderExcluir
  16. ameeeeei
    uma vez vi uma entrevista da consuelo e morri de rir, nunca imaginei q ela fosse tao engraçada, e o legal é q ela nao se leva tao a serio e brinca com a propria imagem, parece ser chique, elegante, carinhosa e uma maezona acima de td neh
    linda linda a entrevista
    bjoo

    ResponderExcluir
  17. Adorei a entrevista.
    Gente, só tem gente linda nessa família? que isso!
    bjks,
    Mel

    ResponderExcluir
  18. Que post sensacional! Obrigada por nos mostrar sua família linda Consuelo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. CB: O que é estilo para você?
    CP: Hoje em dia acho que estilo é consistência nas escolhas. Pode ser na roupa e na vida. Estou tão aberta, dado a diversidade dos tempos de hoje, que não acho mais tão relevante distinguir entre o estilo "certo" e o "errado". É a liberdade da individualidade, quando não esbarra com os exageros de todo o tipo, como: total desleixo, mão muito pesada na provocação, etc. E mais aquela coisa que descobri anos atrás: o estilo que agrada em geral, é o resultado de uma harmonia entre o ser e o parecer, que, em última análise vai nos guiando nas escolhas

    Inteligente, moderna e sensível!!!
    Sensacional!!!
    A moda não pode ser dissociada da vida, do interior das pessoas...disso resultam as escolhas, e ela sabiamente sacou isso...Perfeita a sua colocação!!!
    Odeio estas limitações de in e out, não cabem mais...
    Consuelo disse tudo...
    Amei!!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa... estou encantada e maravilhada com tanta simplicidade! Em cada palavra, dá para perceber o tom carinhoso com que foi escrito. Realmente lindo! =)

    ResponderExcluir
  21. lindo, amei família linda com olhos azuis perfeitos , bjus.

    ResponderExcluir
  22. Que post delicioso de ler... gente... adoro esses pequenos detalhes das pessoas, coisas que só os mais intimos sabem... a delicia de ser o que é... amei...

    ResponderExcluir
  23. Oi flor!
    Que post encantador!
    Sempre achei a Constanza lindíssima, e vc minha cara, puxou a ela, garota de sorte! rs.
    Amei!
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  24. Consuelo parabéns pelo post!!!
    Poucas vezes se tem a oportunidade de ver/ler/ouvir uma demonstração de amor tão profunda e suave de mãe e filha(s). A forma como vc descreve sua mãe, seu cotidiano, preferências, atitudes, pensamentos, tudo nos traz (nas linhas e entrelinhas)algumas respostas p/ conhecermos a filha um pouco melhor. Com toda ctz d quem ñ precisa ser especialista p/ saber, seu brilho e sua postura diante do mundo são o mais puro reflexo d q a boa educação sim se aprende em casa :D
    Adoro sua coluna e sempre fico ansiosa pela próxima ;D
    Ah, obrigada a Shirley tb pela sábia escolha da "equipe GM" !!!

    ResponderExcluir
  25. Queridas! Fico tão feliz que gostaram deste post que realmente foi muito importante para mim...Estamos perto do dia das mães, então dedico todo este carinho que recebo de vocês a todas as mães do mundo!
    bjs c

    ResponderExcluir
  26. Obrigada, queridas, por cada comentário carinhoso e meu agradecimento mais que especial para a Consuelo, que é tão generosa em partilhar conosco suas experiências incríveis!
    beijos,

    ResponderExcluir
  27. Adorei! Quando crescer quero ser chique e fina que nem a Costanza.


    ;)

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.