Dia Internacional da Mulher: uma reflexão sobre nós e uma corrente do bem feminina - Garotas Modernas Garotas Modernas : Dia Internacional da Mulher: uma reflexão sobre nós e uma corrente do bem feminina

Dia Internacional da Mulher: uma reflexão sobre nós e uma corrente do bem feminina

http://snapsandblabs.com/blog/wp-content/uploads/2009/09/Real-Women-Dove.jpg
Imagem: Dove

Ano passado, no Dia Internacional da Mulher, escrevi um post falando sobre auto-estima e como é importante nos gostarmos (republiquei o texto hoje, é o primeiro de hoje).
Reli o post pensando no que iria escrever este ano e fiquei com uma coisa martelando na cabeça, até por causa daquele post super polêmico das críticas "construtivas" e outros episódios que vejo acontecer, não só aqui no GM (ontem ainda aconteceu mais um), mas também em dezenas de outros blogs femininos que visito: mulheres que agridem mulheres na Internet, que se valendo do anonimato da rede, xingam, são cruéis e muitas vezes, por mais segura que seja a dona do blog, ofendem e machucam.
E o que mais me espanta nisto tudo é ver mulheres (ou meninas, já que não se sabe a idade das agressoras) terem prazer em tentar abalar a auto-estima de outras mulheres.
A gente sempre fala da agressividade de alguns homens em relação as mulheres, do machismo, das várias formas de preconceito pelas quais uma garota vai passar desde a sua infância até sua velhice, só por ser mulher... Mas e a agressividade que vem das próprias mulheres?
Por que isto acontece? Falta de educação, de respeito ao próximo, de empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro)?
Não sou uma pessoa perfeita e estou longe de ser "santa", mas seria incapaz de "falar na cara" de uma outra mulher, principalmente se esta não fez nada para me ofender, que ela é "dentuça", "feia", "burra" ou qualquer que fosse o xingamento, com o simples objetivo de deixar aquela outra pessoa mal.
Fico pensando que tipo de ser humano tem assim tanto veneno dentro de si que não é capaz de pensar nas consequências do que diz ou escreve?
Eu já tenho 38 anos, já sou mulher feita, sou suficientemente segura para não me deixar abalar com este tipo de episódio. Fico chateada na hora, mas a chateação passa e a vida segue.
Mas e as meninas que tem 16 anos (e por isto ainda estão construindo sua personalidade), tem um blog e são ofendidas? E se a pessoa que tem um blog e recebe um xingamento está deprimida ou tem muitas inseguranças?
Será que as agressoras tem ideia do tamanho do mal que podem estar fazendo a outro ser humano?
Como escrevi no ano passado em dois posts sobre o tema "Diga NÃO ao cyberbullying!" (e refletindo muito sobre o assunto de novo), o Garotas Modernas vai continuar a ser um blog sem moderação, pois quero sim que as leitoras do GM sejam LIVRES para comentar.
Deixando desta forma, se por um lado tenho que aguentar o dissabor de ler 1 ou 2 comentários maldosos por mês, são centenas de comentários bacanas que recebo sem precisar filtrar os mesmos (e entre estes que considero bacanas, há também aqueles comentários não concordando comigo, pois discordar sobre algo, de forma educada, acho super saudável, pois não quero bajulação, mas também não tolero falta de respeito).
Tomei a decisão de continuar não moderando os comentários de vocês, como sempre aconteceu aqui no GM, mas que comentários de fato agressivos terão os IP's rastreados, pois dependendo do teor da agressão ou da recorrência, caso me sinta ameaçada ou ofendida, posso fazer um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia, pois este tipo de agressão, mesmo na Internet, é crime.
No entanto a reflexão que quero fazer hoje, no Dia Internacional da Mulher vai muito além do nosso Garotas Modernas, é sobre nosso próprio comportamento em relação a outras mulheres. Muitas vezes, infelizmente, as piores ofensas que recebemos vem de outras pessoas do sexo feminino, que parecem ter raiva das suas semelhantes e são verdadeiras metralhadoras cheias de críticas prontas para disparar em direção a qualquer outra mulher.
Quem nunca ouviu: "fulana é uma piranha", "olha só como está gorda (ou magra, ou com celulite)", "tão bonita e tão burra", "olha que nariz feio" e muitos outros xingamentos que de tão comuns são até clichês, vindos da boca de outra mulher?
E não estou falando de coisas ditas no calor de uma briga ou daquilo que você diz ao pé do ouvido da sua melhor amiga, bem escondidinha, em segredo (o que de certa forma seria um "pecado menor" pois ou é fruto de uma discussão ou foi comentado de forma privada).
Estou falando de ofensas e xingamentos sem razão, pois muitas vezes a agressora mal conhece a agredida, ditos aos 4 ventos, para quem quiser ouvir (e propagar), escritos em blogs alheios, falados em rodinhas de "amigas" na faculdade, cochicados para todas as colegas de trabalho na hora do café.
Quem já não viu algum episódio onde, por exemplo, falavam sobre alguma mulher que foi estuprada e outra mulher teve a coragem de comentar: "mas a fulana mereceu, pois estava de saia curta"? Comentários tipicamente machistas saidos da boca de uma mulher.
Neste Dia Internacional da Mulher, quero dizer que Garotas Modernas de verdade são aquelas que gostam de outras mulheres, que sabem admirar suas semelhantes, que ficam indignadas quando vêem outra mulher sofrer.
A agressividade de um ser humano para com outro já é algo terrível, entre mulheres acho ainda pior, pois parece que quem agride é incapaz de ver naquela outra a filha, mãe, esposa, irmã, amiga, que ela é (ou será) para alguém. É um desrespeito contra nosso próprio sexo, já tão massacrado e discriminado.
Nesta semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, convido todas as Garotas Modernas de verdade a fazerem o movimento oposto: escolham outra mulher (que você não conheça ou conheça pouco, não vale ser a mãe ou a melhor amiga, pois seria muito fácil) e façam um elogio (sincero).
Elogiem a roupa, o colar, os olhos, a voz, a letra, o trabalho, não importa... Eu, honestamente, acredito que podemos ver sim no outro algo de bom, basta querer perceber as qualidades alheias. Então escolha alguém do seu colégio, do trabalho ou mesmo uma desconhecida no ônibus que você pega e faça um elogio sincero.
Veja como, mesmo que a outra pessoa fique um pouco sem graça (sim, vivemos numa sociedade onde não estamos acostumados a sermos elogiados), aquela outra mulher ficará feliz. E o melhor de tudo, você também ficará feliz em elogiar outro ser humano e deixá-lo contente.
Pois quando repartimos felicidade com alguém, não ficamos com "meia felicidade", ao contrário, ficamos mais felizes.
Depois volte aqui no GM e conte sua experiência nos comentários. Como você se sentiu ao elogiar (de coração aberto) outra mulher? Aqueceu seu coração?
Feliz Dia Internacional da Mulher, querida garota moderna!

36 comentários:

  1. Oi! Eu juro que vou seguir a proposta e elogiar mais pessoas, mas PRECISO começar por vc.
    adorei o post. demonstração de inteligencia e maturidade que coloca o blog além das dicas de moda e beleza.
    parabéns

    ResponderExcluir
  2. Meus sinceros e esfuziantes parabéns por esse texto!
    Sou dona de uma comunidade feminista no orkut ("Prática Feminista") e ao mesmo tempo sou estudante de moda. Você, que é fashionista, deve saber que há um estereótipo de que feministas são feias, mal-amadas e toda esse baboseira que ouvimos por aí. E sim, muitas vezes as agressões vêm de outras mulheres, tão oprimidas e massacradas diariamente como qualquer outra mulher. É intrigante, não é?
    Mas é fácil de explicar. A sociedade patriarcal, com seus valores extremamente machistas e preconceituosos coloca vítima contra vítima justamente para dividir e conquistar. Não interessa à sociedade a união das mulheres. Os machistas criam estreótipos ridículos, competição entre mulheres e vêem a maioria de nós, ingênuas, caindo como patas e nos digladiando enquanto eles, os beneficiados, curtem suas regalias sem quase ninguém pra contestar, afinal, estamos ocupadas demais nos estapeando, competindo por machos, cuidando de doenças que supostamente atacam mais as mulheres do que os homens, fazendo plásticas em excesso e dietas mirabolantes e nocivas à saúde somente para nos encaixarmos em padrões irreais, totalmente diversos de nossa própria natureza, tão única e tão bela quanto outras.
    Por isso, amei tanto o seu texto! Sei que seu blog recebe muitas visitas e especialmente por esse motivo achei maravilhoso ler esse texto aqui! Se todas nós tomássemos consciência de que precisamos nos unir, amar, amparar e incentivar umas às outras, aí poderíamos conquistar mais respeito dos homens também. O algoz não solta o refém espontaneamente. O refém deve agir e impor respeito também.
    Neste 8 de março convido todas as mulheres a refletirem sobre suas vidas e seu comportamento. Muito do que se vê como natural é apenas uma construção mesquinha e cruel da sociedade para nos subjugar.

    Beijos a todas as garotas modernas e um feliz dia da mulher! Que todos os dias sejam nossos! E não só no dia 8 de março!

    ResponderExcluir
  3. Aproveito para divulgar um texto antigo, escrito em 2009, mas que continua bem atual e tem tudo a ver com essa data:

    http://bialcure.blogspot.com/2009/03/dispenso-rosa.html

    E convido a conhecerem a comunidade Pratica Feminista no orkut.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto, Shirley!
    Nós devíamos nos ajudar, nos inspirar, nos agradecer. Devíamos usar a internet pra crescer juntas.
    Espero que muita gente leia esse seu ótimo incentivo, reflita e pratique.

    Obrigada e feliz dia da mulher (adiantado).

    ;)

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Apoiadissima, adorei o post e vou divulgar no blog, meu sincero elogio é para Garotas Modernas.
    Bjs e parabens por todos os dias.

    ResponderExcluir
  6. Oi Shirley!
    Adorei o texto... Sobre as "criticas construtivas", te admiro pois vc é muiiito segura de si, demonstra isso. Eu admito que não sou... Qualquer coisa me derruba. E vc está sendo um exemplo de segurança pra mim, pois já tenho 26 anos, preciso saber me defender... Vc é linda!! Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. É realmente triste ver na blogosfera pessoas, dedicados apenas a falar mal, simplesmente criticar de forma agressiva.Um dia como hoje é sempre um bom momento para difundir reflexões e começar mudanças.
    Maravilhoso post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Shirley, acho muito triste que isso continue acontecendo aqui no blog...e muitas vezes a pessoa só tem noção do quanto é chato quando ela passa por uma situação semelhante. Até lá, continua xingando os outros.
    Quando sinto vontade de falar mal de alguém ou criticar, me pergunto "estou com inveja?" ou "será que o defeito que eu vejo nessa pessoa é algo que eu detesto em mim mesma?".
    Muitas vezes já falei mal de outras pessoas quando estava entre amigas e me arrependi depois.
    O negócio é tentar espalhar o máximo de energia boa e o mínimo de ruim. Se cada um fizesse sua parte...
    Beijos e nem dê bola, por mais que sempre magoe um pouquinho.
    Yasmine

    ResponderExcluir
  9. Oiii

    Parabéns para o post!

    Adoro o Garotas Modernas!

    Feliz dia das Mulheres!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Shi PARABÉNS P/ VC MULHER GUERREIRA, INTELIGENTE, LINDA, FELIZ, BONDOSA E AMIGA!Acho que as mulheres precisam elogiar mais!Nasci e cresci no interior, e sofri muito c/ essas maldades vindas de mulheres e homens (bullying), principalmente por ter sido muito magra, eu tive muito complexo e isso interferiu na minha vida social sim, me transformei em uma pessoa tímida e insegura, mas hj isso já está bem resolvido e gosto de mim msma, rs. Só depois que me mudei para São Paulo recebia muitos elogios e aprendi a elogiar tbm. Acho que as pessoas precisam aprender a elogiar mais e tomar cuidado com as críticas, afinal, isso pode atacar a pessoa de uma maneira muito desagradável e pode atingir até a vida dessa pessoa futuramente, principalmente os adolescentes.ELOGIAR faz bem tanto p/ quem elogia qt p/ quem recebe!!!VAMOS PRATICAR ELOGIOS SINCEROS!Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post!
    Ontem mesmo estava no supermercado e a caixa, acho que não estava num dia muito bom, me atendeu super mal, ia jogando minhas compras. Porém, elogiei a cor do esmalte que ela estava usando e ela rapidamente abriu um sorriso e mudou de atitude! Ficamos até conversando sobre esmaltes durante um tempo! rs
    é engraçado como o ser humano não está acostumado a receber elogios... e engraçado como um sorriso ou uma palavra de gentileza muda a vida de alguém!

    Parabéns pelo post e sucesso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oiee,

    simplesmente amo o GM :)

    adoreii o texto!!

    segui a sua dica de elogiar uma mulher que eu não tenho tanta intimidade assim, e o resultado...ela agradeceu e ficou muito surpresa,isso
    porque não tenho o costume de elogiar assim "do nda"; me senti muito bem em saber que mesmo por alguns segundos, deixei o dia de alguém um pouco mais feliz :)

    Parabéns pelo blog!!
    suuper te admiro, porque você sabe responder a essas críticas, sem se deixar abalar.

    Beeeeijos

    ResponderExcluir
  13. Parabéns a todas as Garotas Modernas, gentis, educadas, lindas, confiantes, inteligentes, serenas e da paz!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá minha querida...

    Que bom que encontrei o teu blog...estou encantada e já sou tua seguidora!!! Vou passar aqui muitas vezes para ver as novidades e aprender novas coisas....se quiseres ser minhas seguidora também, será para mim um enorme prazer, tá? Espero poder contar contigo!!!

    Desejo-te a continuação de uma linda e maravilhosa semaninha....

    Beijinhos e tudo de bom....

    ResponderExcluir
  15. Parabéns para todas nós mulheres lindas, modernas e guerreiras do mundo. Gostei muito do post, pois vivemos em uma sociedade em que todos só buscam a propria satisfação, a gente tende a esquecer a dor alheia, desde que nós estejamos bem. Então qdo a gente precisa, é tão bom a gente ter uma mão estendida para nós. Pensando nisso, decidi há algum tempo, plantar sorrisos e gentilezas, tentar sorrir apesar dos golpes da vida, porque se eu estou irritada com o governo, com a minha vida, as outras pessoas não tem nada a ver com isso, elas também tem seus proprios problemas. Trabalho que só tem mulher, se a gente não plantar amizade, só colhe competição. Foi para isso que eu disse NÃO! Comecei fazendo amizade com todas as minhas colegas de trabalho, tentei ver atraves das personalidades, se a gente procurar, todo mundo tem algo de bom em si e alguma coisa para nos ensinar. Algumas pessoas não reagem bem, te agridem em troca, mas outras se sensibilizam e o ambiente fica muito melhor. O mundo é tão melhor quando a gente está em paz com os outros. Não é falsidade, não, como muitos acham. É só tentarmos que depois fica tão facil. E todos ganham! Beijão garotas modernas!!!!

    ResponderExcluir
  16. A revista Criativa desse mês tem uma reportagem interessante sobre a vida das mulheres na Islândia, que recentemente ultrapassou a Noruega como melhor país do mundo para as mulheres viverem. Um dos aspectos comentados é a valorização das amizades femininas. Lendo a reportagem vemos que ainda temos sim muito a avançar no Brasil. Vale a leitura. Bjo a todas.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom seu post !! Parabéns pelo nosso dia !! ABraços adoro seu blog !!

    http://mandalacriativa.blogspot.com/2011/03/dia-internacional-das-mulheres-parabens.html

    ResponderExcluir
  18. Vou começar com você!
    Quero te parabenizar pelo belo trabalho que faz em seu blog, dando dicas, conselhos e tratando de temas tão importantes como este. Você é uma pessoa super do bem! E aproveitando para dizer que desde o primeiro dia que vi seu blog, não paro mais de ler ;)
    Um grande beijo e parabéns pelo dia de hoje para você e todas as Garotas Modernas!

    ResponderExcluir
  19. OLá, Shirley e demais leitoras deste blog. Feliz dia das mulhers para todas nós. Em meu orkut (Eliane Benatti) deixei um texto meu com reflexões a respeito dessa data. Adorei a sua proposta sobre elogiar (sinceramente) uma mulher, hoje. É impressionante como algumas pessoas não pensam duas vezes quando tecem comentários maldosos, mas se sentem inibidas ao dizerem "eu te amo". Como deve ser sombria a alma de alguém que se propõe a ferir quem nem ao menos conhece.

    ResponderExcluir
  20. Oi Shirley,
    Comecei a ler seu blog a mais ou menos dois meses e estou adorando. As dicas, os comentários, tudo mesmo. Você realmente é uma pessoa muito especial e que com certeza deve ajudar e influenciar muitas garotas.
    Vi seu post sobre a "crítica construtiva". Sempre ouvi falar que é muito difícil a mulher ser amiga da outra, sei que isso não é generalizando. Mas mulheres sempre buscam estar melhores que as outras, uma competição velada, uma inveja. Que os homens não estão nem aí, eles geralmente são mais unidos.
    Acho que é isso que falta pra nós mulheres... mais união e menos competição.
    Parabéns pelo blog, ele é simplesmente maravilhoso e une diversas mulheres que buscam construir um mundo melhor, com menos agressividade e com mais amor (percebi isso quando li os comentários sobre o post "crítica construtiva").

    Parabéns pelo nosso dia!!!

    ResponderExcluir
  21. Gostei, muito bom o texto!
    As pessoas nao pensam mesmo duas vezes antes de dizer uma coisa de mau gosto.
    Parabens!
    joyce

    ResponderExcluir
  22. Vc tem toda a razão. Somos uma "raça" que não sabe elogiar e nem receber elogios. Sabemos sim criticar.

    Meu elogio é para vc. Como já te disse, passei por estas "críticas construtivas" com o meu blog e acabei desistindo dele. Tá, tive outros motivos tb.

    Não quero que vc desista como eu desisti. Vc tem mais garra que eu.

    Publiquei meu elogio no meu Facebook com um link para o seu post.

    Tomara que te traga muitos novos leitores e meus antigos leitores tb venham te visitar.

    Bjs e força!

    ResponderExcluir
  23. Meninas, falha minha, a revista com a reportagem não é Criativa, mas a Marie Claire.

    ResponderExcluir
  24. Shirley,
    Quando acabei de ler o seu post, pensei naquela velha frase que diz que "tudo nessa vida acontece por um motivo".
    Voce passou por momentos desagradaveis recentemente, com algumas leitoras lhe agredindo gratuitamente no blog. Mas logo depois, voce surgiu ainda mais inspirada, mais fortalecida e mais determinada a "espalhar o bem", escreveu textos magnificos, e deu a todas as suas leitoras e seguidoras grandes ensinamentos de vida.
    Entao, querida, saiba que se voce teve que passar por coisas tao desagradaveis que lhe chatearam, por outro lado essas mesmas coisas lhe fizeram se inspirar para escrever textos tao bacanas e importantes, os quais estao influenciando positivamente a vida de tantas pessoas!
    Acho que nem mesma voce consegue imaginar o alcance de suas palavras, e como voce tem sido um exemplo do bem com os textos que escreve!
    Que Deus ilumine sempre sua vida, pois voce, com certeza, esta sempre refletindo essa luz para todas nos!
    O meu elogio de hoje eh para voce, querida! Uma pessoa para ser admirada!
    beijosss

    ResponderExcluir
  25. Ih, graças a Deus não tenho esse problema. Sou admiradora da beleza feminina e adoro elogiar. Mas percebo que algumas mulheres são extremamente invejosas e gostam de falar mal das outras. Eu sou segura, me acho bonita, não tenho uma beleza arrasadora, mas me gosto (hehe). E adoro deixar alguém feliz com um elogio sincero!

    ResponderExcluir
  26. Nossa, fiquei chocada com este post (para o lado bom). É impressionante como as vezes a violencia e discriminação contra as mulheres vem das próprias mulheres! Muito bom o que vc escreveu. Beijos e parabéns a todas as mulheres!

    ResponderExcluir
  27. Shirley, não sou nada ligada à moda e não sigo tendências, mas sempre dou uma olhada no seu blog e gosto muito do que você escreve. Nunca parei pra comentar por não achar necessário, já que não sou "do mundo da moda!" Trabalho com artes e estética mas de uma maneira diferente, com arquitetura! Acho a cor do seu cabelo linda, e queria muito ter coragem pra deixar o meu assim!! Adoro seus penteados! E com certeza se tivesse $$ escolheria o Rossi para seu meu salão preferido!! Apesar de não sermos nada parecidas, parece que nos conhecemos, pela maneira como você escreve e pelos e-mails queridos que vc manda!
    Feliz dia da mulher e parebéns pela coragem de se mostrar como você é, de se expor e de falar o que pensa, coisas que são muito difíceis hoje em dia.

    ResponderExcluir
  28. Oi Shirley, um ótimo texto para uma refletir.
    Feliz dia da mulher.

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Mais uma vez obrigada...Seu post me ajudou bastante...Obrigada pelo texto...Suas palavras foram de suma importancia para mim!!

    FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERS.

    ResponderExcluir
  30. Obrigada pelo carinho e aproveito para deixar a minha mensagem.
    Sei que...
    nosso dia é todo dia, mas não custa ratificar na data.
    FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
    Mulher...


    Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis

    Que divide sua alma em duas

    Para carregar tamanha sensibilidade e força

    Que ganha o mundo com sua coragem

    Que traz paixão no olhar
    Mulher,

    Que luta pelos seus ideais,

    Que dá a vida pela sua família

    Mulher

    Que ama incondicionalmente

    Que se arruma, se perfuma

    Que vence o cansaço

    Mulher,

    Que chora e que ri

    Mulher que sonha...


    Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,

    Cheias de mistérios e encanto!

    Mulheres que deveriam ser lembradas,

    amadas, admiradas todos os dias...


    Para você, Mulher tão especial...


    Feliz Dia Internacional da Mulher!

    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  31. Não custa nadica de nada fazer um elogio de alguem, e um elogio pode mudar o dia de alguem que está meio chateadim. E faz meu pro coração de quem fala.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  32. Concordo contigo querida e acho que muita gente por aí deveria cuidar mais da própria vida ao invés de ficar criticando, o que por tabela, muitas vezes magoa profundamente o outro.
    E quem nesse mundão de meu deus tem cacife suficiente pra apontar a beleza (ou a falta dela) em outra pessoa?
    O que levamos da vida são nossas experiências, alegrias e aprendizado, o resto fica, e não tem a menor importancia. Acompanho teu blog com certeza à um ou dois anos, e leitora diária. Parabéns e força na peruca, o resto passa, até as pessoas. Bjão!

    ResponderExcluir
  33. Que iniciativa maravilhosa! A proposito adorei o post! Publiquei o link no meu facebook, quero que outras garotas leiam e sintam-se tão bem como me senti.
    Otima iniciativa a de multiplicar elogios entre mulheres!
    Beijos!
    Ps: Gostei também da idéia de não moderar os comentários, nem sempre escutamos só o que é belo mas por ser uma mulher madura voce sabe separar muito bem as coisas. E deu uma lição as pessoas que não tem o que fazer e vem destruir o que construiu tão bem! Feliz dia da mulher!!!

    ResponderExcluir
  34. Queridas,
    Obrigada pelos comentários e palavras tão gentis!
    beijos,

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.