Cisne Negro: eu assisti e recomendo! - Garotas Modernas Garotas Modernas : Cisne Negro: eu assisti e recomendo!

Cisne Negro: eu assisti e recomendo!

Imagem: Google

Desde que vi Natalie Portman em "O Profissional", fiquei esperando quando aquela menina de 13 anos, uma verdadeira promessa, desabrocharia.
Passados 16 anos, agora com 29 anos, tendo no currículo papéis como a da Princesa Amidala em Guerra nas Estrelas, de uma stripper em "Closer - Perto Demais" e uma heroína de cabeça raspada em "V de Vingança", sempre achei as atuações perfeitas, mas sem emoção.
Vegetariana, totalmente discreta com sua vida privada, nascida em Jerusalém, filha única e formada em Psicologia por Harvard, sempre achei Natalie meio sem sal, além, de ter para mim uma beleza comum.
Claro que eu nunca esqueci seu papel de pirralha valente no filme "O Profissional" e por isso fui assistir Cisne Negro.
E me surpreendi, e recomendo, claro que só se você estiver a fim de ver um filme para pensar, pois nem de longe é uma película para relaxar.
E os esforços de 15 horas de filmagens, mais oito horas de treino em balé, nos brindaram com uma atuação maravilhosa!
A filmagem é angustiante, inquieta e claustrofóbica, acompanhando as paranóias da protagonista, tanto é que em deteminada altura da história já não temos mais certeza o que é real ou não.
No começo parece tudo muito clichê, a aluna boazinha ganha o papel mais disputado na companhia, só que terá que interpretar no conhecido "O Lago dos Cisnes" o cisne bom e o ruim, instigada pelo seu professor (por quem se apaixona) tenta colocar para fora esse lado "mau".
Ocorre, que a personagem só aparenta ser boazinha, na verdade é oprimida por uma mãe autoritária (que é uma bailarina frustrada), tem um ego enorme, se acha melhor que as companheiras, nega sua sexualidade que está florescendo, tem inveja da bailarina mais velha e de uma colega recém chegada a companhia, se auto mutila, é bulímica e ser bailarina é o cenário perfeito para que seu perfeccionismo doentio apareça com toda força.
A personagem vai buscando dentro de si o cisne negro e com ele vão aparecendo suas paranóias, a busca pela perfeição, a não entrega ao prazer que escondem uma baixo auto-estima que a fazem exercer a profissão sem emoção, sem alma.
Longe de ser um clichê o filme surpreende pois Natalie consegue nos aprisionar e sentir toda a turbulência da personagem, fazendo-nos sentir desconfortáveis na poltrona pois vemos sua excessiva magreza, sua obsessão em querer agradar a todos e suas fantasias levando-a para o desfecho final.
Natalie disse que cada personagem a afeta, esse deixou marcas, ela está grávida de um colega do elenco e diz que é "um soldado" somente com o trabalho, porém o que vemos nas telas é uma promessa concretizada: ela se tornou uma grande atriz, digna do Oscar. Podemos ver sua alma, por baixo de toda a composição perfeita de Nina.
Quanto a Nina, sua personagem, essa nos deixa a melhor lição do filme: o perfeccionismo, a pouca auto-estima, a inveja, a opressão por querer agradar a todos podem resultar em trabalhos maravilhosos, mas o preço pode ser alto. Vale a pena pagá-lo?

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua descrição do filme, bastante detalhista e verdadeira. Só achei que você se precipitou ao dizer que ela se apaixonou pelo professor...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, vc descreveu exatamente como eu me senti vendo o filme! É assim mesmo, acho q todos vão sentir isso. Mas também acredito que ela não chega a se apaixonar pelo professor, acredito q ela confunde, ou talvez, se permite ser usada, ou até mesmo entra no jogo dele...não sei...
    um beijão!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!! adorei a descrição que fizeste sobre o filme..

    Fiquei com mais vontade ainda de assisti-lo.

    Um beijo grande ;*

    ResponderExcluir
  5. Eu AMEI o filme! Achei lindíssimo! O enredo e a atuação de Natalie são impressionantes.
    Concordo que ela se apaixona pelo professor sim, a beleza do filme está justamente em insinuar traços da personalidade de Nina.
    Saí do cinema emocionada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Faz duas semanas que estou planejando ir ao cimena assistir esse filme e até agora não consegui me organizar! A vida tá uma correria, mas esse é um filme que eu preciso ver no cimena. Em DVD não vai ter tanta emoção... Esse fds vou viajar, nem rola. Segunda EU VOU. PRONTO!#arevoltada. hahahaha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Hellen, ótimo post, eu PRECISO assistir esse filme, pelo visto vai valer muito a pena!!
    Bjo

    www.coisasdemulher.net

    ResponderExcluir
  8. Hellen fiquei curiosa p/ assistir. Ah não sabia que ela era vegetariana, hehe, tbm sou.Parabéns pelo post.Ah ontem no coquetel lembrei de vc, muitos anéis lindos, vc ia amar.Bjs

    ResponderExcluir
  9. o filme é imperdível! a natalie provavelmente leva o oscar este ano!
    a cena lésbica imaginada pela nina é a prova do quanto ela era reprimida. e acho que ela sente atração pelo professor também.

    ResponderExcluir
  10. Admiro a Natalie Portman. Tem uma história de vida interessante, pouco se envolveu em "produções-porcaria", é linda, possui beleza própria sem a afetação hollywoodiana. Quero ver o filme, pra mim algo que tenha Vincente Cassel não é algo a ser ignorado.
    Hellen, sua resenha me instigou mais ainda! Excelente!

    P.S. da Cultura Inútil: Pesquisa recente revelou que o nariz da Natalie Portman é o mais pedido na rinoplastia.

    ResponderExcluir
  11. Que engraçado...vc conseguiu transcrever em palavras tudo o que eu sento no filme!!!
    Fantástico!

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti o filme, e realmente e surpreendi. Não gostei nada de tê-lo assistido, confesso mesmo! A representaão de Natalie está excelente, e por toda a dedicação e complexidade do papel, até merece sim levar a estatueta. Mas como vv falou Shirley: é algo desconfortável ver a este filme! Achei horroroso, bem mesmo como vc descreveu e ainda muito doentio, muito desequilíbrio, sei lá. Foi algo que, se eu soubesse Ñ teria visto - por diversos motivos (meus). É uma abordagem TENSA, sombria, cheia de desequilíbrio, horrível, horrível, horrível. Péssimo. Embora seja um filme bem elaborado, construído, "inteligente", podem dizer alguns... Se soubesse, ñ gostaria de ter visto. (Ah, ela ñ se apaixona pelo professor não... Depende do ponto de vista). ötimo post! ;*

    Suzana > Beauty & Style

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.