3.12.13

Fitoterapia e nutrição

Imagens:google/montagem: Daniela Cravari

A fitoterapia é a ciência do uso de substâncias derivadas de plantas para tratar e prevenir enfermidades. Estas plantas (folhas, flores, caules, rizomas e raízes) também podem ser chamadas de botânicos ou fitoervas. Para muitos produtos botânicos, os ingredientes ativos e o modo de ação já foram definidos; outros ainda estão sendo pesquisados. A terapia com fitoterápicos é uma modalidade de terapia complementar e que pode ser prescrita por nutricionistas. Há diversas formulações de fitoervas, no mercado elas são encontradas na forma de ervas a granel (para o preparo de chás ou infusões), extratos, pílulas, géis e óleos essenciais. Alguns dos botânicos utilizados na nutrição são:

Garcínia cambogia: utilizada para diminuir a avidez por doces. Normalmente não é indicado para diabéticos, devido seu poder hipoglicemiante.

Gengibre: utilizado no tratamento de distúrbios do sistema digestivo, especialmente náuseas, enjoo gestacional. Geralmente é tomado em forma de cápsulas.

Valeriana: indicada como tranquilizante fraco, para problemas com ansiedade, também é auxiliar no sono, sendo utilizado para problemas com insônia. Pode ser utilizada na forma de cápsulas ou extratos.

Erva-doce: suas sementes são indicadas para distúrbios gastrointesitinas, como flatulência e cólicas.  Pode ser utilizada na forma de chá ou extrato.

Amora: indicada para amenizar os sintomas do climatério. Pode ser utilizada tintura ou cápsulas.

O papel da nutricionista é ajudar seu paciente a avaliar a real necessidade destes suplementos fitoterápicos e orientar sobre as melhores opções.
Para mais dicas, dúvidas ou sugestões visitem meu instagram @loucaporcosmeticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...