Angelina Jolie revelou nesta terça no jornal americano "The New York Times", que passou por uma dupla mastectomia, uma cirurgia de retirada dos seios, após descobrir ter uma condição genética favorável ao desenvolvimento de câncer.
"Minha mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu aos 56. Ela viveu o suficiente para conhecer seus primeiros netos e segurá-los nos braços. Mas minhas outras crianças nunca terão a chance de conhecê-la e sentir quão amável e graciosa ela era.
Quando soube que essa era minha realidade, decidi ser pró-ativa e minimizar o risco o quanto podia. Tomei a decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva. Comecei com os seios, já que meu risco de câncer de mama é mais alto que meu risco de câncer no ovário, e a cirurgia é mais complexa".
Ela passou por várias cirurgias desde 2 de fevereiro, num intervalo de 3 meses, que incluiu um procedimento médico para conservar o mamilo, remoção de todo tecido mamário e após 9 semanas a reconstrução das mamas com implantes.
Angelina afirmou no artigo que:
"Eu queria escrever isso para contar a outras mulheres que a decisão de fazer uma masteconomia não foi fácil. Mas estou muito feliz de tê-la tomado. Minhas chances de desenvolver câncer de mama caíram de 87% para 5%. Posso dizer a meus filhos que eles não precisam ter medo de me perder para o câncer de mama."
"Pessoalmente não me sinto menos mulher. Me sinto mais forte e tomei uma decisão importante que não diminui em nada minha feminilidade."
Ela finalizou o artigo dizendo que que o marido Brad Pitt a apoiou totalmente durante todo o processo e que:
"Se escrevo agora sobre isto é porque espero que outras mulheres poderão beneficiar-se de minha experiência. Decidi não manter minha história em segredo porque há muitas mulheres que não sabem que poderiam estar vivendo sob a sombra do câncer. Tenho a esperança que elas, também, sejam capazes de realizar exames genéticos e que, se tiverem um alto risco, saibam que há mais opções.
A vida está cheia de desafios. Os que não devem nos dar medo são os que podemos enfrentar e podemos controlar."
Um belo exemplo para ser seguido: é muito mais importante cuidar da saúde do que se apegar à questões estéticas.
Não vejo nada de louvável na atitude de Angelina Jolie. Aliás, o que vejo é uma atitude deplorável!
ResponderExcluirAlguns anos fiz uma investigação genética, e tenho quase 100% de chances de desenvolver um câncer. Inclusive de mama. Fui dar uma de louca e tirar minhas mamas?? Não! Me incentivou ainda mais a me prevenir, e claro, fazer os exames que estão a disposição de qualquer mulher, e que podem diagnosticar em fase muito, muito inicial.
Angelina Jolie e seus desserviços!! E um viva a quem dá em cima e vai pra cama com marido alheio! E um viva a quem usa sua fama para disseminar a ignorância!!!