Moda Masculina no GM: O medo do homem brasileiro de parecer gay - Garotas Modernas Garotas Modernas : Moda Masculina no GM: O medo do homem brasileiro de parecer gay

Moda Masculina no GM: O medo do homem brasileiro de parecer gay


Dolce&Gabbana Men's FW 13-14_3Dolce & Gabbana 

Olá Modernetes! Estou de volta para desmistificar mais alguns tabús sobre a moda masculina. Hoje o tema pode parecer polêmico, mas vou tentar amenizar e não chamar ninguém de burro. O que pode ser impossível em se tratando de um assunto tão atual e cheio de opiniões alheias, que podem ser adornadas de muita falta de educação e consequentemente de muito preconceito. 
Nessa semana li um texto super bacana de um francês que mora no Brasil e já escreve nossa língua muito bem. Nesse texto, ele lista 65 curiosidades sobre nosso país. Sinceramente, fico bem contente em saber que estamos virando destino de europeus e claro de outras partes do globo. Muitos desses se apaixonam tanto, que nem querem mais sair daqui, o que para mim é uma troca rica e justa.
Voltando ao texto, cito uma das primeiras frases que diz assim: “Aqui no Brasil tudo é gay (ou ‘viado’). Beber chá: é gay. Pedir uma coca zero: é gay. Jogar vôlei: é gay. Beber vinho: é gay. Não gostar de futebol: é gay. Ser francês: é gay, ser gaúcho: gay, ser mineiro: gay. Prestar atenção em como se vestir: é gay. Não falar que algo é gay : também é gay.” Adorei essa colocação de Olivier, ele disse tudo. Garanto que para muitos desses homens que vivem em países muito mais antigos historicamente e desenvolvidos em sua política, com taxas educacionais altíssimas e de qualidade suprema, seja meio primitivo esse tipo de colocação. 

mapa_mundi_hd-1280x800(…) Você não tá feliz onde você está?
Observando tudo a distância
Vendo como a Terra é pequenininha
Como é grande a nossa ignorância
E como a nossa vida é mesquinha (…)
 

Lulu Santos / Gabriel Pensador – Astronauta

Como eu disse em textos anteriores, o homem hétero brasileiro com todo seu limitado conhecimento a respeito da vida (de forma geral, é claro, pois nem todos são assim), agora acha que ser inteligente também é gay. 
Ele esqueceu de parar de se comportar como os descobridores dessa terra, que tomaram posse de tudo, tentaram escravizar índios (os verdadeiros donos da terra), escravizaram negros desconsiderando sua existência como humana, além de pregarem incessantemente suas verdades absolutas sobre todas as pessoas que não eram como eles. 
Os “colonizados” se tornaram tão arcaicos em sua mentalidade hoje, quanto ontem. A geração atual dos “descobridores” de nossa terra que aqui chegam, podem observar que os homens daqui estão caminhando com passos de formiga sem  aceitar que conhecer ainda é a melhor forma de ser uma pessoa do bem.

repugnetodaequalquerescravidaoImagem: via

Entrando enfim no assunto moda, gostaria de perguntar para as “grandes marcas” se estou condenado a vestir o resto da minha vida, golas polo listrada cheias de logos para ostentar minha grana no bolso? E o pior é que esses lixos ainda são caros. 
Ou quem sabe passar o resto minha existência usando bermuda cargo abaixo dos joelhos, afim de deixar minha proporções horrorosas como se eu parecesse mais baixo, mais gordo, mais feio? 
Pois essa é moda masculina pregada aos homens do Brasil, sem nenhum tipo de mudança.  Graças aos céus ainda temos a força dos jovens que são mais inconformados e desbravam as calças justas,  camisas estampadas, além dos homens que vem de fora do país com discursos mais coerentes com a realidade atual.

dolce&gabbana (23a)

Uma outra fatia do mercado masculino segue modismos dos artistas, outra coisa super perigosa e adornada de muita cafonice. É macho, tem discurso de macho, tudo é coisa de viado, mas quando vai na baladinha sertaneja, bota uma calça mais justa para pegar a mulherada. Ou seja, se alguém lançar uma loja com o slogan “roupa pra pegar mulher” o sucesso está garantido.
A questão para tudo isso é bem simples. O homem brasileiro não achou sua identidade, não sabe discursar sobre o que ele é de verdade e passa sempre uma mensagem machista e ignorante quando se refere as coisas como gay, ou não gay. Sinceramente, penso que para ser tão informado assim o cara tem que estar muito inserido no nicho dos homossexuais, ou rever melhor suas amizades e seus estudos. 
Posso garantir que conheço homens gays que dão banho de masculinidade em muitos desses machões, sem forçar amizade, sem ser preconceituosos. 
Está na hora de entendermos de uma vez por todas que não vivemos mais em 1500, que o mundo mudou, que as coisas evoluíram, que a internet está aí para aproximar as pessoas e trazer uma vasta gama de informações. 
Nos outros países, as pessoas já estão entendendo que  a moda está aí para sugerir um novo olhar sobre você mesmo. Quando eu falo em moda meus amores, estou falando em expressar o que tem de melhor dentro desses homens, de dentro para fora. 
Com certeza esse “melhor” não pode jamais ser o preconceito.

402312_2469978461993_814522328_n      Imagem: via

Até a próxima!
thiagorodapé

15 comentários:

  1. Thiago,

    Coincidentemente li este mesmo texto do Olivier ontem, refleti e ri (algumas vezes com certa tristeza), das verdades, algumas engraçadas, outras absurdas (como isto de tudo ser gay) sobre a forma do brasileiro se comportar de forma geral.
    Meu marido não gosta mesmo de futebol, não torce pra time algum e é óbvio que já ouviu piadas do tipo: "todo homem heterossexual TEM que gostar de futebol, qual o teu time????".
    Ué, pra mim, homem heterossexual gosta de se relacionar sexualmente e romanticamente com mulheres. Ponto.
    Não é a roupa, o comportamento rude, a falta de desodorante ou não ligar a mínima pro jogo de futebol na TV que definem a orientação sexual de uma pessoa.
    Mulheres não podem amar futebol?
    Homens não podem trocar a fralda dos filhos?
    Mulheres não podem pilotar aviões?
    Homens não podem fazer faxina no banheiro??????
    Que ano estamos mesmo???
    E para mim tem muito gay que é "mais homem" que muito heterossexual machista por aí!
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Para não dizer triste, acho que são cicas algumas dessas verdades.. Como assim todo HOMEM tem que gostar de futebol, não pode faxinar, cozinhar? Tomara que aqui no Brasil os homens comecem a entender que "a moda está aí para sugerir um novo olhar sobre você mesmo."
    Amei MUITO esse post
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tenho acompanhado todos os posts de moda masculina aqui no GM. E neste não posso deixar de parabenizá-lo!
    Muito bom o texto, você disse tudo o que eu penso. Não acho que uma bolsa, ou uma bermuda mais curta, ou mesmo um sapato rosa irá te deixar menos hétero!
    E eu espero que os homens brasileiros mudem este pensamento tosco.
    Abraço, sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Vi esse texto do Olivier faz pouco tempo e essa foi uma das colocações que mais me atentei. De tanto ver as pessoas se comportarem desse modo, expressando preconceitos e crenças errôneas, especialmente, no caso, sobre o vestir-se, isso acaba sendo internalizado e aceitado em conformismo. O que é lamentável, só de olhar essas fotos no post meus olhos brilharam de satisfação: como é bom ver um homem bem-vestido! Como isso faz falta!

    ResponderExcluir
  5. É uma delícia ver homens vestidos com criatividade, sem seguir o pack. Isso, no Brasil, já diz mto sobre esse homem, pois se destaca na hora. e pra mim já passa uma segurança, uma alta auto estima na hora. É alguém definitivamente interessante. Independente da sexualidade. Ótimo texto, amigo. ;)

    ResponderExcluir
  6. Muito legal ver a opiniao de um homem a respeito, especialmente porque é uma opinião de não-conformismo com a maioria!
    =)

    ResponderExcluir
  7. É a primeira vez que visito o blog e simplesmente adorei... Quero começar a divulgar alguns looks do meu namorador e seu blog irá ser uma inspiração com certeza! Parabéns!

    blog: http://glamandroll.blogspot.com.br/
    instagram: make_20

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.