Sobre cabelos coloridos, moda e comportamento - Garotas Modernas Garotas Modernas : Sobre cabelos coloridos, moda e comportamento

Sobre cabelos coloridos, moda e comportamento

http://www.tribunahoje.com/vgmidia/imagens/28688_ext_arquivo.jpg
na foto acima, a Isabella, com seu cabelo azul (e nada "anormal")
Imagem: Arquivo Pessoal de Isabella Diamantino
http://fashioncopious.typepad.com/.a/6a00e54ef964538834016762bb8f52970b-640pi


http://fashioncopious.typepad.com/.a/6a00e54ef9645388340168e7bd7f46970c-640pi
http://fashioncopious.typepad.com/.a/6a00e54ef9645388340168e7bd7fba970c-640pi
http://fashioncopious.typepad.com/.a/6a00e54ef964538834016762bb9463970b-640pi
Imagem: T Style
Me chocou saber que em pleno século XXI, uma garota (super moderna) de 16 anos, Isabella Diamantino foi impedida de assistir às aulas e retirada de sua escola, Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, em Uberaba (MG) por um funcionário que segundo o pai da estudante disse: "Ei, menina do cabelo azul, você não pode ficar na escola. Ordens do diretor".
O pai de Isabella, que é advogado mas ainda não sabe se vai processar o colégio, disse em entrevista que dois dias antes a menina havia sido chamada pelo diretor, que teria dito que "ou ela se enquadrava ou não poderia entrar mais na escola". Segundo o pai o regulamento da escola diz que o cabelo dos alunos "deve estar dentro de uma normalidade racional".
Isabella foi para outra escola, mas me pergunto: o que é um cabelo "dentro de uma normalidade racional"???
Fico me perguntando que porcaria é esta de educador que considera que a escola deve pregar o preconceito (como se já não bastassem os que tem por aí aos montes). E que acha que tem o direito de mandar nos cabelos (?!) dos estudantes???
Ser "normal" significa ser igual aos outros? Ser diferente agora é anormal e passível de punição?
É melhor não "se enquadrar", como queria o diretor e sim ser feliz, com as escolhas feitas por ela (e inclusive apoiadas pela sua família, já que ela é menor de idade). 
Queria ver a cara do diretor se visse o editorial 'Easter Bonnets', das fotos acima, clicado por Richard Burbridge para a T Style Spring 2012, com as modelos cabelos bem coloridos... Se eu tivesse 20 anos, adoraria pintar meus cabelos de rosa ou lilás!;)
E você, garota moderna, o que acha disto? 

20 comentários:

  1. É mais comum do que se imagina!!!
    No mercado de trabalho tbém acontece muito, tenho cabelo encaracolado e pintado de vermelho e sofri muito preconceito mesmo trabalhando com moda, onde espera-se que as pessoas sejam mais modernas!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, minha cidade me envergonha às vezes... O pior é que essa escola é tida como a melhor, mas praticamente todas as pessoas que eu conheço que estudaram lá falam mal, e a qualidade de ensino/professores vem caindo drasticamente. Ainda bem que eu tive outra formação e amo minha escola até hoje, 12 anos depois. Saudades...
    Agora vejam só o contraste do Brasil com o primeiro mundo: http://www.chatadegalocha.com/2012/02/bye-bye-london/ (2o parágrafo).
    O ser humano ainda tem muito a evoluir mesmo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu estudei a vida inteira em um colégio católico, cuidado por padres e sempre teve alunos com o cabelo colorido, inclusive uma menina que toda semana usava uma cor nova. Eu nunca vi mal nisso, mas as vezes concordo que a escola tem que buscar um padrão, não por preconceito, mas para evitar que as crianças influenciem as outras a quererem uma liberdade que os pais não dão normalmente... Por exemplo, tenho uma cunhada de 10 anos de idade que chegou em casa querendo fazer depilação com cera e pintar o cabelo e fazer escova progressiva porque a melhor amiga dela fazia isso como se fosse normal para a idade dela, o que eu particularmente sou totalmente contra, acho muuito cedo e desnecessário... Acho que assim como o uniforme busca um padrão, algumas escolas optam por levar esse padrão mais adiante ( escolas americanas definem que você só deve usar cabelo preso, brinco pequeno, sapatos de cor definida, etc) simplesmente para evitar problemas com os pais, que obviamente reclamam muito quando os filhos mudam de comportamento por influência. Com toda a certeza a maneira como a situação dessa menina foi tratada foi errônea, e talvez também pelos motivos errados, mas não acho de todo injustificável a atitude do Diretor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quando eu acho que as coisas não podem ficar piores, me encgano.
    Que absurdo!
    O preconceito não acaba nunca:S

    Adorei seu blog. Visite o meu e caso goste, siga. Vou adorar te encontrar sempre por lá.

    amovaidade.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Acho que criticar esse tipo de situação é algo muito delicado, ainda mais quando a informação vem apenas de um dos lados.

    A menina em questão "botou a boca no trombone" como se estivesse coberta de razão.

    O fato é que um belo dia esta garota resolveu pintar seu cabelo de azul. Tudo certo, não fosse o fato da menina frequentar um dos colégios mais tradicionalistas e conservadores da cidade de Uberaba.
    Assim, a menina fora chamada na diretoria e informada que deveria trocar a cor do cabelo e que, se fosse algo feito para o carnaval, seria bacana então que trocasse essa cor assim que o mesmo findasse. Ou seja, estipularam um prazo. Nesta mesma conversa, foi sugerido que ela usasse bonés,chapéus ou outros acessórios a fim de "esconder" o cabelo azul, até que ela pudesse pintá-lo.

    Este mesmo procedimento aconteceu inúmeras vezes no colégio com outros alunos que resolveram colocar o "moicano do jogador Neymar", para uma outra aluna que raspou um dos lados da cabeça, dentre várias outras situações. Todos se adaptaram com bonés, a outra virou o cabelo pro outro lado para não aparecer a parte raspada e, assim, continuaram frequentando a escola normalmente!

    E por quê eles se adaptaram??? Por que isso é norma do colégio!!! Faz parte do "manual" do aluno, faz parte das regras (inclusive escritas) do colégio, assim como a obrigatoriedade de usar uniforme. O fato da menininha querer ir contra a regra não quer dizer que a mesma irá mudar!!! Pelo contrário, na escola é que aprendemos melhor o que são REGRAS! Ainda mais nessa idade, quando achamos que poderemos mudar o mundo e que queremos ser os "mais diferentes"!

    Sinceramente, também não vejo o menor cabimento que regra se adapte à pessoa e não vice-versa!

    Agora, imagine se cada um pudesse ir vestido como bem entendesse... O que seria das crianças bolsistas que lá estudam que, inclusive, precisaram ganhar seus uniformes para que pudessem frequentar a escola em questão de maneira digna, sem serem rotulados como "os bolsistas pobretões" e sofrerem isolamento por parte dos colegas? Devidamente uniformizados, ninguém é melhor que ninguém!!!! E é isso que escola tenta ensinar ainda hoje, neste mundo onde os valores estão cada dia mais esquecidos! Valores estes deturpados por uma "menininha-filhinha-de-papai-sem-noção" que quer sobrepôr sua vontade ao de uma instituição inteira!!!!

    Quer pintar o cabelo de cores diferentes? Vá para uma escola onde isso é permitido. Onde isso é considerado normal e fica tudo certo!

    Desculpa, mas vou continuar a história!

    E foi o que aconteceu! No outro dia, o papaizinho foi até o colégio pedir a transferência de sua filha e, mais do que depressa, seu desejo foi acatado!

    Não sei se a menina se arrependeu, ou se não encontrou outra escola para se matricular, o fato é que depois de algumas faltas, ela tentou frequentar novamente o colégio abandonado. O que aconteceu? A mesma foi convidada a se retirar, visto que ela já não era mais aluna matriculada, exatamente como desejara! Sua transferência havia sido aceita!

    O que houve de errado até agora???

    Um pai sem noção, que passa por cima das regras e castigos propostos pela escola. Quero ver o futuro dessa menina, onde ela pode fazer tudo o que bem entende, quando bem entende, sob as asas de seu genitor!

    Ele vai processar a escola???

    Tenho certeza que não!!! Regras são regras, ainda mais quando bem definidas no papel. Ou será que deveriam inventar uma nova regra pra essa menina?

    Acho que ela merece né? #NOT!

    ResponderExcluir
  8. ah meldels, e o que a cor do cabelo tem a ver com educação? por favor, é individualidade surgindo num mundo onde td é uniformizado. pinto de colorido meu cabelo desde os 12 anos e meu colégio obviamente nunca proibiu. enfim, acho que UNIFORMIZAR tudo, mas tudo, só acaba com a liberdade de se expressar como individuo e nao contribui em nada com a educação...

    ResponderExcluir
  9. Qd fiz o EM eu tinha cabelo colorido, meia colorida e tentaram me censurar tb....

    ResponderExcluir
  10. Acho que a questão aqui não é aprender a respeitar uma norma, é tentar entender porque existe essa norma. Qual a lógica de alguém não poder estudar em determinada escola porque tem um moicano ou um cabelo azul? Se ela tivesse pintado de loiro, tds iam achar normal. Ela tem que ter a cor que a maioria tem? Todos tem que ter o mesmo padrão? Temos que ficar disfarçando quando somos diferentes? Dizer q a escola é uma escola "tradicional" não justifica nada, porque a tradição da escola deve ser estabelecida com qualidade de ensino, estrutura sólida e coisas do tipo, não com regras infundadas e preconceitos arraigados da sociedade.

    Sou professora e tenho uma mecha roxa no cabelo. Antes de pintar tive que perguntar para minha chefe se ela aprovaria, já que caso os pais não gostasse meu emprego estaria em jogo. Como eu já esperava, por conhcê-la, ela aprovou e se colocou ao meu lado contra qualquer um que tentasse duvidar da minha capacidade profissional por causa disso. Acho q é esse tipo de atitude que se espera, o de estar disposto a quebrar um preconceito. É isso que uma escola, seja tradicional ou não, deveria ensinar.

    ResponderExcluir
  11. Kaks.Beraldo
    Mas é um absurdo, pois cada um tem o direito de ter o cabelo que quer!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Priscila
    Respeitar as diferenças é fundamental!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Ju
    Oi querida, entendi sua posição, mas aí cabe aos pais darem os limites que julgam necessário aos filhos.
    O mundo está aí, cheio de gente de todos os tipos e a nós não cabe julgar pela aparência.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Dani Scalon

    Oi, respeito seu ponto de vista, mas o cabelo não é roupa, não deveria ser "padronizado", não pode ser considerado parte do uniforme...
    Estamos em 2012, o mundo caminha para a frente e ter cabelo azul no nosso século não é transgressão alguma, apenas expressão da individualidade.
    beijo

    ResponderExcluir
  15. Nathália R.A
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    bjs,

    ResponderExcluir
  16. Mandy e Mais
    Que bom que não conseguiram!;)
    bjs

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.