Preconceito na Internet: Maldita Inclusão Digital??? - Garotas Modernas Garotas Modernas : Preconceito na Internet: Maldita Inclusão Digital???

Preconceito na Internet: Maldita Inclusão Digital???

 http://cmarinsdasilva.com.br/wp/wp-content/uploads/2011/07/preconceito.jpg 
Imagem: Getty Images

Tenho lido em muitos lugares pela blogosfera textos com um novo tipo de preconceito (ou nem tão novo assim), onde as pessoas maldizem a democratização do acesso às tecnologias da Informação.
São pessoas que usam muito as expressões "maldita inclusão digital" e "orkutizou", para pontuar sua insatisfação em ter que dividir seu mundo virtual com pessoas mais humildes.
Sim, porque não basta ser preconceituoso no "mundo real" e se ofender por ter um relógio de determinada marca que se popularizou (ou orkutizou, como diriam os neo preconceituosos)...  São pessoas que acham um "lixo" usar algo que "todo mundo usa" ou então ter que dividir alguma rede social com gente que é "da favela".
Os que mais usam a expressão #MalditaInclusãoDigital tem dificuldade em aceitar que alguém possa ter uma câmera "Tek Pix", usar a mesma para fotografar algo e "ousar" publicar na internet, rotulam todo e qualquer um que não se encaixe no seu padrão daquilo que é moda e/ou beleza, patrulham as redes sociais em busca de gafes que possam justificar seu preconceito contra aqueles que xingam de "favelados digitais".
Segundo o site Web Insider, "inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas.
Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Como fazer isso? Não apenas ensinando o bê–á–bá do informatiquês, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida com ajuda daquele monstrengo de bits e bytes que de vez em quando trava."
Isto quer dizer que inclusão digital também significa diminuir o abismo entre ricos e pobres (que é imenso em nosso país), democratizando o acesso à educação, cultura, informação e lazer que a Internet pode proporcionar. O acesso às mídias digitais não é mais uma exclusividade da elite e isto é ótimo para o país!
Só que por incrível que possa parecer, tem muita gente por aí se ofendendo (?!) por ter pessoas filmando com sua "Tek Pix" e postando seu vídeo no You Tube ou tendo a "audácia" de fazer um blog sobre moda ou maquiagem morando numa comunidade pobre.
Claro, porque para muitos, se você não tem uma máquina digital caríssima, um iPhone ou banda larga em casa, se seu look do dia é fotografado na sua rua ao lado de uma casa humilde ou se você não pode comprar MAC para fazer os tutoriais de maquiagem, você não deveria sequer poder acessar a Internet, quanto mais ter Facebook ou um Blog! Se você não for linda e magra, fica ainda pior (pois além de não aceitarem os "pobres", também não toleram as pessoas "feias" ou as "gordas").
Por que estas pessoas tem tanta aversão ao que é diferente? Por que se julgam superiores, ao ponto de não quererem que pessoas, segundo elas, "burras, pobres e sem noção" (sem noção do quê???), frequentem as mesmas redes sociais que elas? 
Os partidários da hashtag #MalditaInclusãoDigital esquecem que não são melhores que os outros por fazerem parte da classe média ou alta. Que TODAS as pessoas, sejam elas ricas ou pobres, feias ou bonitas, que consomem Chanel ou C&A, TODAS tem DIREITO de estar em todos os lugares, inclusive na Internet.
Discriminar as pessoas, no "mundo real" ou no virtual, é a coisa mais deselegante e mal educada que um ser humano pode fazer e não é coisa de gente civilizada e inteligente!

♥ Post escrito por Shirley Stamou

40 comentários:

  1. Bom dia Shirley,

    infelizmente o mundo é assim e o preconceito realmente existe.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Schirley

    concordo em termos com seu texto: nao me preocupo de forma alguma de fulando tem a maquina A ou B, ou mesmo se usa MAc ou avon, pra mim isso e indiferente.

    o que me incomoda e muito, e que as as vez eu uso mesmo a expressao malditainclusaodigital, e; o fato de poucos terem a acrescentar: sao blogs e mais blogs vazios de conteudo, alguns inclusive que nao da pra ler nem 2 linhas.

    isso tambem vale para o facebook, ja reparou ( caso vc faca uso dele) no tanto de besteiras/campahas idiotas que as pessoas colocam ali todos os dias? putz..e de matar, ou morrer ne...

    Ainda bem que existe vida ibteligente da blogosfera/facebook e afins, mas para os outros, infelizmente...e muita baboseita mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Shirley, adorei a reflexão!
    Concordo com cada ponto e vírgula.

    Beijos ;*

    www.blogemvoga.com

    ResponderExcluir
  4. Verdade! Assino em baixo! Não adinata viver nesse mundo maravilhoso do luxo e esquecer que tem muita gente carente por ai! A internet oloca tudo isso junto, não existe rede social de rico e rede social de podre, estamos no mesmo barco, na mesma oportunidade, só com codições diferentes.
    beijos
    sucessssssoo Shirley

    ResponderExcluir
  5. Acho que a condição social da pessoa não importa, eu falo "orkutizou" pra invasão de pré-adolescentes que escrevem errado (de propósito ou não) e só postam merda, isso tem em toda classe...

    ResponderExcluir
  6. Faltava a sua reflexão! Realmente as coisas passaram do limite da brincadeira doce e inocente. E passar o dia todo buscando imagens para ofender e humilhar quem nela está não é crime? Mas usar dados públicos que estão aí na net para qualquer um ver e juntar tudo e descobrir quem é que vive de preconceito e ofensas e publicar, ajudando muitas pessoas a saber quem processar, isso sim é crime??
    Precisamos é dar um basta!! Fazer algo grande que chame a atenção e que sirva de exemplo!
    Obrigada pelo fantástico post!!

    ResponderExcluir
  7. Desde que faça uso do bom senso, seja rico ou pobre, está livre para adentrar no mundo virtual!

    ResponderExcluir
  8. Seu ponto de vista é inteligente.
    Mas em partes. A inclusão digital tornou acessível a qualquer um, de qualquer idade, raça, classe social, e de qualquer caráter , essa internet, onde qualquer um posta o q quer e o q bem entender, para seu bem ou para seu mal.
    Ok todos terem poder de saber mais sobre conhecimentos gerais, ou sabber mais da vida dos outros. Só acho que cada vez mais temos q ter cuidado com o q postamos ou o q vemos e ouvimos. Ou podemos nos tornar muito inteligentes e informados, ou emburrecer de vez ;)
    Bju no core
    Dani do EB4Y

    ResponderExcluir
  9. como digo há tempos, acabou-se a ideia de "vida virtual" e "vida real". as duas estão em uma só, e a vida real INCLUI a vida virtual. a "maldita inclusão virtual" só vem mostrar o potencial de nosso país, economicamente falando. se está o virtual está entrando na vida real das pessoas mais humildes, isso é uma coisa boa, não é? dá mais oportunidades a quem precisa mais delas. só que, assim como a pessoa que nao teve estudo vai escrever uma carta de maneira errada, vai tirar a foto do churrasquinho na laje e colocar no album e achar isso legal/normal, ela vai transferir isso pra vida virtual, igualzinho cada um de nós fazemos. sinceramente, eu não esperava nada diferente. pq a pessoa que é de uma classe social menos favorecida vai mudar seu hábitos ao "passar" essa vida pra internet?

    PORÉM, sempre houve piadinhas (antes da internet) falando coisas como "ui, que coisa mais pobre isso" etc. a palavra apenas atualizou pra "orkutizou". eu falo muito ORKUTIZOU no sentindo de "virou febre, todo mundo tem". não vejo problema qto à isso, já q falamos de moda e isso que estudei na facul: a moda nasce na alta sociedade ou ruas de países mais desenvolvidos > estilistas trabalham nisso > lançam tendencias > ricos usam > classe média conhece e usa > massifica (orkutiza?). o mesmo acontece com música e outros fenômenos... E quem não quer estar na frente, em termos de moda?

    Ok, isso daria outro post! hehe

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Seu ponto de vista é inteligente.
    Mas em partes. A inclusão digital tornou acessível a qualquer um, de qualquer idade, raça, classe social, e de qualquer caráter , essa internet, onde qualquer um posta o q quer e o q bem entender, para seu bem ou para seu mal.
    Ok todos terem poder de saber mais sobre conhecimentos gerais, ou sabber mais da vida dos outros. Só acho que cada vez mais temos q ter cuidado com o q postamos ou o q vemos e ouvimos. Ou podemos nos tornar muito inteligentes e informados, ou emburrecer de vez ;)
    Bju no core
    Dani do EB4Y

    ResponderExcluir
  11. ah, qto à orkutizacao do facebook, acho q nao tem NADA a ver com classe social. acho q tem mais a ver com quem nao tem habito de usar internet (ou noção). recebo de minhas tias milhoes de pedidos pra joguinhos, repassar correntes etc e eu ODEIO. sou da mesma classe social dela, mas com uma visão diferente de como usar a internet. só isso...

    ResponderExcluir
  12. É triste ver que algumas pessoas tendem a sempre fazer de tudo algo horroroso... A inclusão digital é algo ótimo, nos possibilita tanta coisa! Não me importo com o que terceiros colocam em blogs, facebooks e etc, acho que todos tem o direito de se expressar do jeito que bem entenderem! ^^
    Adoro seu blog! Vejo sempre! E acho muito legal voce abrir um espaço para reflexões, pensamentos e etc.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. ótima postagem, tudo esta fora dos limites, ñ sei qual será o mais novo tipo de preconceito a ser inventado , já estou de saco cheio disso.
    Adorei seu blog, voltarei mais vezes! bjinhusss

    www.fofasbeautiful.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Pertinente o seu comentário, me chamou a atenção porque muitos repetem essas expressões frequentemente e parecem nunca ter pensado que elas escondem preconceito, sim.
    Pra mim, aqueles que praguejam contra a inclusão digital estão condenando certos modos de se expressar e relegando à margem algumas pessoas unicamente por serem diferentes deles, por serem uma voz dissonante. Como se ocupassem uma posição superior, tivessem algum direito de exclusividade do uso de um meio de comunicação - o que não é uma ideia assim nova, já que historicamente sabemos que os meios de comunicação sempre pertenceram àqueles que detinham o poder econômico, um grupo pequeno. Nesse sentido, o maior acesso à internet das classes socialmente desfavorecidas que vemos hoje é um avanço, sim, e parece que esse tipo de comentário parte de quem quer ir justamente contra esse avanço. O mesmo tipo de pensamento de quem acha ruim o crescimento da economia porque o shopping fica mais cheio, sabe? (sim, já ouvi coisas do naipe por aí...) Falta de conteúdo, "escrita errada", msmo esses argumentos acho questionáveis, já que, primeiro, quem é que tem o poder de julgar o que é bom conteúdo, segundo, "escrita deficiente" (muitas aspas aqui) é consequencia de um sistema educacional falho, e não é impedindo que essas pessoas acessem a internet e tenham voz, possam se expressar, que o problema poderá ser resolvido.
    Enfim, espero que seu post sirva para reflexão dos leitores, como serviu pra mim. :)
    Abraço,

    ResponderExcluir
  15. Concordo em gênero, número e grau!!! Parabéns pelo post e pela manifestação!

    ResponderExcluir
  16. Excelente post Shirley! Confesso que ainda não tinha lido essa expressão, mas não duvido que existam pessoas incomodadas com a democratização da internet. Pessoas pobres de espírito com certeza!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo post, mais que necessário nesse mar de preconceitos que virou a internet.

    ResponderExcluir
  18. Monica,
    Verdade, mas ainda bem que muita gente não compactua com isto...
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Mirella,

    Entendo seu ponto de vista.
    Também olho pra certas coisas e não gosto...
    Na verdade o problema, na minha humilde opinião, não é a gente não gostar de algo ou comentar sobre o assunto com uma amiga, por exemplo.
    Acho que a coisa começa a ficar ruim quando as pessoas acham que tem o direito de ofender abertamente quem não é igual.
    Várias coisas acho de mau gosto, mas isto não me dá o direito de achar que quem escreve ou posta algo do tipo não deve ter acesso à Internet...
    Obrigada pelo comentário!
    beijos,

    ResponderExcluir
  20. Pri,
    Obrigada pela visita e pelo comentário, querida!
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Lorena,
    Foi exatamente este o ponto...
    Não gosto de Crocs, mas isto não me dá o direito de avacalhar quem gosta e posta sobre como usar seu modelo nas férias, por exemplo...
    beijos!

    ResponderExcluir
  22. Paula,
    Compreendo.
    Claro que nem todos os que usam tais expressões são por tabela preconceituosos...
    Mas mesmo as "besteiras" ditas por adolescentes ou quem quer que seja tem que ser respeitadas, no meu ponto de vista.
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Sammy,
    Exatamente o que vc falou: é MARAVILHOSO que mais e mais gente tem acesso!
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Marisol,
    Nunca vou concordar que humilhar os outros seja bacana...:)
    beijos!

    ResponderExcluir
  25. Beatriz,
    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Dani,
    Concordo com o vc disse, é preciso, por exemplo, ensinar para as crianças em qual fonte de informação confiar, que os livros nunca podem ser deixados de lado!
    beijos,

    ResponderExcluir
  27. Mari,
    Oi amiga, claro que nem todo mundo que usa o termo "orkutizou" o faz de forma preconceituosa... Talvez não tenha me expressado direito.
    O problema é o ódio que certas pessoas pregam ao diferente, especialmente em relação aos mais pobres.
    beijos!

    ResponderExcluir
  28. Sylvia
    Foi esta a minha intenção com o post: lembrar que todos temos os mesmos direitos!
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Fofa's Baeutiful
    Obrigada pela visita e pelo comentário, querida!
    beijos,

    ResponderExcluir
  30. L.
    Nossa, muito bacana seu comentário!
    Bem pertinente o que vc escreveu...
    As pessoas esquecem que morando na favela ou nos bairros ricos, todos temos os mesmos direitos!
    bjs,

    ResponderExcluir
  31. Carmen Filgueiras
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    beijos,

    ResponderExcluir
  32. Janiane
    Pobreza de espírito mesmo, infelizmente!
    beijos,

    ResponderExcluir
  33. Graziella
    Obrigada pela visita e pelo comentário, querida!
    beijos,

    ResponderExcluir
  34. Eu fico indignada quando me deparo com comportamentos desse tipo.

    ResponderExcluir
  35. [me sinto um estranho no ninho!]

    Concordo em partes com a autora, me sinto no direito de expor o meu ponto de vista.

    Trabalhei em Lan houses por 5 anos, ou seja, uma medina da Inclusão Digital, but sempre me portei do outro lado, nunca fui muito favorável a isso...[que venham os tomates!]

    O preconceito existe, sim existe, eu apenas creio que a internet deva ser usada, hmm... como direi, apenas por quem sabe usar essa ferramenta, ou saiba ao menos ler e escrever!
    Na minha opnião a internet é um direito livre a todos, mas quando "todos" podem postar tudo, acaba poluindo a rede.
    Eu sei que não é só a classe C que posta bobagem na rede, muitos da classe A também postam e eu os incluo também na "maldita", se o amigo usa um Macbook Air ou postou de um centro de internet grátis, não me interessa; Apenas fico irritado quando vejo a rede lotada de nulidade,me fazendo perder tempo e neurônios, eu apenas gostaria de quem fosse usar tivesse a consciência de que as letras/imagens/vídeos fossem mais interessantes que o espaço em branco.

    um abraço a vocês e parabéns pelo blog[apesar de eu não acessar, mas o contexto geral é execelente!]

    ResponderExcluir
  36. Não só concordo com o texto, como acho que a inclusão digital é inexorável... Agora, os neófitos da rede precisam aprender certos limites, uma questão de convivio mesmo, de aprendizado cotidiano... por isso apoio o bullyng corretivo em emergentes digitais, as pessoas que ficam coletando gafes do mundo digital e publicando, isto acaba servindo de exemplo de (não)conduta para os novatos da rede.

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.