Pessoas não são descartáveis - Garotas Modernas Garotas Modernas : Pessoas não são descartáveis

Pessoas não são descartáveis

http://24.media.tumblr.com/tumblr_la7g0wuKFT1qzvsqto1_500.jpg
Imagem: Google

Em um mundo onde tudo é tão volátil, tão passageiro, tão veloz, muitas pessoas se esquecem que nós, seres humanos, não somos descartáveis.
Escrevo este post depois de ler uma reportagem sobre como é alto o número de pessoas que "devolvem" crianças depois da adoção. Isto mesmo, que "devolvem" o filho adotivo por determinadas características da criança não serem compatíveis com suas expectativas.
Da mesma forma vemos casamentos que duram pouquíssimos meses (as pessoas não tem mais tolerância?), amizades que surgem e acabam num piscar de olhos, pessoas que tem "milhares de amigos" na Internet e talvez nenhum na "vida real", que adotam um bichinho de estimação e depois "jogam fora" porque está dando "trabalho".
Se você constrói um relacionamento, de amizade, de amor ou até mesmo profissional, você espera que o outro não o descarte como "algo velho" porque você não tem "mais nada a oferecer". Pessoas que baseiam seus relacionamentos só naquilo que elas podem ganhar (ou sugar) do outro erguem suas vidas sobre bases frágeis.
Hoje, refletindo sobre isto, lembrei de um poema do escritor Sam Levenson (o texto na íntegra está no fim deste post), onde ele diz: "Pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas; jamais jogue alguém fora."
Resgatar pessoas não significa, é claro, você trazer de volta para sua vida aquele ex-namorado canalha que traiu você um monte de vezes e sim perdoar aquela amiga que já lhe pediu desculpas pelo erro cometido. É se reconciliar com seu pai, mãe ou irmão com o qual você brigava na adolescência. É confortar quem procura seu colo.
Procuro cuidar com muito zelo de todos os relacionamentos que fui construindo ao longo da vida. As pessoas que amo, as pessoas com as quais convivo merecem isto.
Não meço o tamanho do carinho que tenho por alguém por causa da sua conta bancária ou das "vantagens" que determinada amizade possa me proporcionar. Tenho medo de pessoas que só são "amigas" de quem tem dinheiro, status ou posição social. Daquelas que acham que há pessoas que não tem "nada a oferecer", como falei no início do post.
Porque cara garota moderna, acho que todos as pessoas de bem tem algo a oferecer, não importando sua idade, seu poder aquisitivo ou sua escolaridade.
Durante todos os anos que trabalhei como psicóloga, algumas das pessoas que mais me ensinaram (provavelmente sem se darem conta disto) foram justamente aquelas que "não tinham nada a oferecer": as meninas vítimas de abuso sexual e de maus tratos da Casa Lar que trabalhei como voluntária, meus pequenos pacientes com câncer do setor de quimioterapia do Hospital Infantil Joana de Gusmão, um paciente que não tinha dinheiro, mas doou um rim para a irmã. Pessoas que com suas histórias me ensinarem sobre amor, resiliência, coragem, transformação, caráter, sonhos e fé.
As pessoas não são algo descartável, para as quais podemos virar as costas na primeira dificuldade (e isto também vale para seu bichinho de estimação). Construir uma carreira, uma amizade, um amor, uma família demanda tempo, empenho, paciência, persistência.
Não desista de tudo tão rápido!
O texto abaixo é erroneamente atribuído à atriz Audrey Hepburn, porém é na verdade um poema do qual ela gostava muito, escrito por Sam Levenson, escritor e jornalista.
Ela leu este poema para seus filhos, no seu último Natal antes de falecer...

Dicas de beleza testadas pelo tempo.
(Sam Levenson)
1 – Para ter lábios atraentes, diga palavras doces.
2 – Para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas.
3 – Para ter um corpo esguio, divida sua comida com os famintos.
4 – Para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar seus dedos por eles pelo menos uma vez por dia.
5 – Para ter boa postura, caminhe com a certeza de que nunca andará sozinho.
6 – Pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas; jamais jogue alguém fora.
7 – Lembre-se que, se alguma vez precisar de uma mão amiga, você a encontrará no final do seu braço. Ao ficarmos mais velhos, descobrimos porque temos duas mãos: uma é para ajudar a nós mesmos, a outra é para ajudar o próximo.
8 – A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela carrega, ou na forma como penteia o cabelo. A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque esta é a porta para seu coração, o lugar onde o amor reside.
9 – A beleza de uma mulher não está na expressão facial, mas a verdadeira beleza de uma mulher está refletida em sua alma. Está no carinho que ela amorosamente dá, na paixão que ela demonstra.
10 – A beleza de uma mulher cresce com o passar dos anos.

Fica aqui a pergunta: que tipo de pessoa você quer ser?

♥ Post escrito por Shirley Stamou

18 comentários:

  1. Que lindo,adoorei!O mundo de hoje deve mudar seu pensamento e valorizar mais o que são...

    Retribua a visita,e se gostar siga meu blog,dá uma forcinha! =D

    Bjs,Tacyla.
    www.miltacylas.com

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Shirley, começar o dia lendo um texto lindo desses é revigorante. as vezes nos esquecemos de dar valor para as coisas que realmente importam em nossas vidas! parabéns pelas palavras e sensibilidade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo isso que disse,ninguém é descartável, mas muitas vezes no dia a dia é tudo tão frio que fica dificil acreditar nas pessoas, eu msm já me decepcionei c/ várias pessoas. Acho que relações de amizade não se descartam tão rápido, mas as profissionais sim, e às x confundimos tudo né, eu msm já confundi "colegas" com "amigos", enfim, hj sei quem são meus amigos verdadeiros, conto nos dedos, e posso até dizer as pessoas que serão eternamente meus amigos, meus pais e meu marido. Acho que as pessoas que adotam e devolvem não possuem amor por nda. Vms torcer por um mundo melhor e colocarmos em prática isso tudo e fazermos o bem!Bjs

    ResponderExcluir
  4. pois é, depois me perguntam pq eu nao confio nas pessoas: pq leva um bom tempo para conhece-las de verdade. e mesmo assim, a gente se engana... mas eu tb, com certeza, já confundi outras pessoas, entao nao julgo. Julgo sim pessoas que querem o MAL explicitamente... essas, meu caro, vao provar do proprio veneno... assim como a pessoa q abandona um animal qdo está velho, vai se ver sozinha no fim da vida, jogada num asilo. pq AMIGO (isso inclui familia) de verdade não é para todos... eu olhei para mim, lendo esse texto, e descobri várias coisas, boas e ruins. E vc? ;)

    ótima reflexão, Shirley! :*

    ResponderExcluir
  5. Hello girl :)
    descobri seu blog e simplesmente amei ele, muito fofo *.*
    estou te seguindo e pode ter certeza de que sempre vou vir aqui fazer uma visitinha .
    me segue também,
    inclusive tem post novo la no:

    http://garotaaquarelafashion.blogspot.com

    de uma passadinha la vc vai gostar .

    beijo'

    ResponderExcluir
  6. belíssimo post! daqueles que a gente não tem o que comentar direito no final, apenas concordar... e esperar que as pessoas reflitam sobre isso. bjinho!

    ResponderExcluir
  7. Adorei demais o texto!
    bjs
    Liz

    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ameeeei Shirley, ótimo pra refletir messssmo, vou copiar o texto do Sam Levenson para enviar aos meus amigos por e-mail.
    BjoBJo gata;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
  9. Post maravilhoso!
    Adoraria ler mais posts nesse formato por aqui, apesar deste blog ter um outro foco, quem sabe você não tenha outro blog no futuro?
    Percebi que você tem uma ótima bagagem para passar para as pessoas, que hoje em dia, esta tao carente de valores. Nossa sociedade esta doente e ninguém se deu conta disso ainda, pelo contrario, fecha os olhos e mergulha na indiferença. Sendo que a cura esta dentro de nos mesmos...
    Obrigada pelas perolas palavras!

    ResponderExcluir
  10. AHHHH Shirley,

    A mulher que quero ser .... é bem melhor do que a que sou ultimamente. Mas atraves dos bons puxões de orelhas que vc nos dá de vez enquando, sinto que posso melhorar e muito. Bjos e ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  11. Nossa que texto lindo... você quase me fez chorar porque eu estou passando por uma situação dessas em que a gente fica revendo o que fez para entender em que momento a pessoa te jogou fora...
    Provavelmente não vale a pena, mas nossa mente é perversa e quando eu penso que não me importo mais, vem tudo de novo a cabeça, especialmente antes de dormir.
    Dessa forma, fica dificil confiar... acho que tem vários motivos para as pessoas agirem dessa forma desapegada, mas uma delas é cansaram de se machucar.

    ResponderExcluir
  12. Lindo texto, Shirley.
    Me lembrou o conceito de "amor líquido" de Bauman!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Parabéns , entrei no seu blog hoje pela foto , mas não tive como não passar adiante palavras tão inspiradas ... continue , você pode ajudar a muitas pessoas!
    fiquei sem palavras , e muito feliz de saber que como eu existe pessoas que lutam pelo amor e pelas as vidas!

    ResponderExcluir
  14. Meninas,

    Obrigada a todas voces pelos comentários e por participarem!

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.