Quando a vaidade se torna feia - Garotas Modernas Garotas Modernas : Quando a vaidade se torna feia

Quando a vaidade se torna feia

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/8097766.jpg
Imagem: Clic RBS

Estes dias uma leitora deixou um comentário que falava que determinada celebridade tinha "cankles".
Nunca havia ouvido falar no termo e não entendi o que ela queria dizer com aquilo, então recorri ao "santo Google" e descobri que "cankles" é um termo que mistura calf (batata da perna) e ankle (tornozelo). Ter um cankle significa que a pessoa tem tornozelos grossos, o que se tornou uma "neura" tão comum que há nos EUA até aulas de ginástica, lipoaspiração (!) e bandagens específicas para tentar consertar o "problema".
Pode observar suas amigas ou simplesmente se olhar no espelho (sim, me incluo nessa): nós mulheres estamos cada vez mais insatisfeitas com nossa aparência.
Minha "neura" atual é minha crise de acne, mas da sua amiga pode ser o "tamanho grande" dos poros (verdadeira fobia para algumas pessoas), os dentes que não são tão brancos, o extermínio das rugas...
Adoro me cuidar e sou bastante vaidosa, mas algumas vezes me pergunto: "será que não estou exagerando?", pergunta esta que acho importante a gente se fazer de vez em quando para que a preocupação com a aparência, que em doses moderadas é saudável, não vire obsessão.
A vaidade se torna obsessão quando não nos permitimos ter "defeitos" e ficamos lutando com cada "imperfeição" como se fosse questão de vida e morte.
Ficamos mais bonitas quando aprendemos a nos aceitar.
Fazer escova, limpeza de pele, massagem... Aprender a se maquiar, fazer atividade física, trocar o doce por uma fruta... Tudo isto é saudável, é um carinho com nós mesmas.
O ruim é quando nosso olho se torna crítico demais e supervalorizamos nossos "defeitos", esquecendo nossas qualidades.
A psicologia chama de Transtorno Dismórfico Corporal a "preocupação com um imaginado defeito na aparência. Se uma ligeira anomalia física está presente, a preocupação do indivíduo é acentuadamente excessiva. A preocupação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo". A preocupação com a aparência se torna um problema que necessita acompanhamento profissional quando atrapalha a vida social ou profissional da pessoa.
Sou baixinha, tenho poucas curvas e olheiras que sempre estão por aqui... Esta sou eu, mas não são estas características que me definem. Sou muito mais do que isto e procuro valorizar o que adoro em mim, usando a moda (viva o salto alto!) e os tratamentos estéticos e cosméticos ao meu favor.
Da próxima vez que você se observar no espelho, tente colocar um pouco mais de tolerância e carinho neste olhar. Se ame!

♥ Post escrito por Shirley Stamou

10 comentários:

  1. Excelente post! Nós somos cada dia mais e mais vítimas dos conceitos de beleza, e a indústria da moda e de cosméticos se aproveita justamente disso para vender. Cada mulher linda da sua própria maneira, nao deixem ninguém lhes dizer o contrário!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou super vaidosa mas não exagero senão não vivo, cuido com muita preguiça de algumas coisinhas no meu rosto, cuidados básicos e só. Esses dias no post que fiz do FNO que fui, um anônimo(a) me chamou de feia e mais outras coisa que não lembro. Tenho 45 anos, faço 46 logo, em novembro e acho que estou ótima com minha aparência pra minha idade, mesmo comendo tudo que não devo, não vou me privar das coisas boas da vida pra agradar outras pessoas, quero agradar meu marido, que está muito satisfeito comigo, senão não estaríamos casados a quase 20 anos. Perdi uma irmã de câncer de mama aos 42 anos e depois disso mudei totalmente minha escala de valores, principalmente em relação à beleza. Hoje eu vivo cada dia como se fosse o último, pois faço parte do grupo de risco de desenvolver câncer, pois 5 mulheres da família tiveram e tem a doença (parentes de sangue) e eu já fiz 2 cirurgias de nódulos benignos (graças a Deus), então hoje eu me preocupo mais em estar ao lado do meu marido e filho e fazendo o que gosto que é trabalhar com moda através do meu blog. Só não abro mão dos meus saltos altos que amo de paixão, compro todos os meses. Já fiquei enlouquecida com as primeiras rugas, linhas de expressão, bigode chinês, etc e tal, hoje agradeço todos os dias à DEus por estar viva, por ser perfeita e assim caminho feliz.
    BjoBjo amiga.
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
  3. Isso de cankles é ridículo, e não acho isso porque tenho o tornozelo fino e queria que ele fosse mais grosso, rs... mas é porque é uma preocupação absurda, a não ser, claro, que fosse uma aberração. Vi no google sites dizendo que Mischa Barton teria cankles, eu não vi nada ali... e se vi é uma coisa tão insignificante que não compensa preocupação e também não merece críticas destrutivas.

    ResponderExcluir
  4. E 90% das fotos do google sobre cankles são de pessoas muito acima do peso, olha, se eu fosse obesa a última parte do corpo que me incomodaria seria o tornozelo!!

    ResponderExcluir
  5. O problema é que na sociedade atual as pessoas vivem debochando das diferenças, isso devido a padrões de beleza únicos. Acho que as pessoas deviam respeitar todos, está faltando respeito na sociedade atual. E claro que com toda esta pressão negativa algumas pessoas acabam não aceitando seus corpos. Por isso é importante se feliz do jeito que se é e melhorar dentro das possibilidades!Parabéns pelo Post, adoro seus textos !

    ResponderExcluir
  6. É tudo que é em exagero atrapalha mesmo...mas tem dias que a gente só enxerga os defeitos mesmo.
    Beijo,
    Silvia
    www.atelierdafilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. É tudo que é em exagero atrapalha mesmo...mas tem dias que a gente só enxerga os defeitos mesmo.
    Beijo,
    Silvia
    www.atelierdafilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Então Shirley...gosto muito do seu blog e posts assim enriquecem a nossa visão sobre assuntos que normalmente deixamos passar sem dar muita importância...
    Obrigada por pesquisar e disponibilizar aqui em seu blog...a propósito: os meus tornozelos grossos fazem o maior sucesso aqui em casa...eheheheh

    Beijos,
    Walesca

    coisasdeporoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post Shirley, eu tbm nunca tinha ouvido falar neste tal "Cankle"...interessante. Qdo eu era adolescente tinha complexo com minhas pernas (que sempre foram grossas) pq a minha estrutura óssea é assim. Podia fazer o calor que fosse, eu jamais colocava uma bermuda, saia, vestido...tinha pavor das minhas pernas! Depois de um tempo (amadurecimento) comecei a reparar que na verdade minhas pernas eram lindas, e que as minhas amigas que tinham as pernas finas é que se sentiam mais complexadas, pois algumas usavam até 2 calças jeans para a perna parecer mais grossa! heheh É engraçado isso...e isso que vc falou de usar a moda/tecnologia ao nosso favor é demais! Temos que aproveitar tudo isso e viver melhor e feliz.

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.