Acne depois dos 30??? - Garotas Modernas Garotas Modernas : Acne depois dos 30???

Acne depois dos 30???

http://www.mylilventure.com/wp-content/uploads/2009/09/womansa.jpghttp://www.mylilventure.com/wp-content/uploads/2009/09/womansa.jpg
Imagem: Fashion Style

Acne é coisa de adolescente apenas?
O pior é que não, parece que a ocorrência de acne após os 25/30 anos tem aumentado nos últimos anos.
E eu, que não tive acne quando adolescente, comecei a sofrer com a danada bem depois dos 30, quando parei de usar pílula anticoncepcional.
Vou a dermatologista com regularidade, faço todos os tratamentos prescritos, limpezas de pele recomendadas (adoro fazer no Consultório de Fisioterapia Dermato-Funcional), jamais durmo com maquiagem, mas ainda assim a acne persiste, embora seja bem leve no rosto.
Vou a duas dermatologistas ótimas aqui em Floripa, a Dra. Maria Luiza Andreola e a Dra. Ines Costa De Sá (ambas atendem pela Unimed): neste momento estou usando um antibiótico via oral, creme com ácido retinóico antes de dormir e toda a rotina de limpeza da pele faço com produtos que contém ácido glicólico, o que diminuiu a incidência das espinhas, mas elas ainda persistem.
Nunca tratei com Isotretinoína (ácido retinóico) via oral por causa dos graves riscos de má formação fetal (toda a mulher que utiliza este medicamento tem que usar 2 métodos contraceptivos conjuntos e não pode engravidar no mês seguinte ao término do tratamento - alguns médicos recomendam uma pausa de 6 meses antes de tentar engravidar). Mas a acne de quem toma Isotretinoína via oral vai embora de vez em cerca de 90% das pessoas que fazem este tratamento, que é longo, em geral durando mais de 4 meses.
Mas atenção: a Isotretinoína é um medicamento e precisa ser prescrita por um médico, até por causa dos severos efeitos colaterais que ela pode acarretar!
Muitas mulheres na faixa dos 30 anos ficam neste dilema: querem tratar a acne, mas estão tentando engravidar ao mesmo tempo... Muitas também sofrem com as tentativas de se verem livres das espinhas ao mesmo tempo que sentem a necessidade de começar a prevenir e/ou tratar as primeiras ruguinhas.
Ou seja... Cá estou eu, buscando combater os inevitáveis sinais de envelhecimento na "metade" do rosto (uso o Génefique da Lancôme e o Even Better, da Clinique) e lutando contra as espinhas na outra metade (queixo e região da mandíbula) com produtos Clean & Clear, Neutrogena e afins.
Metade caminhando pros 40 (faço no fim do ano que vem!) e metade insistindo numa "adolescência" sem fim... Argh!
Alguém aí também passa por isto???

♥ Post escrito por Shirley Stamou

32 comentários:

  1. Este post veio num momento muito interessante em minha vida. Farei 30 anos neste ano e, para meu suplício, as famigeradas espinhas querem se tomar conta do meu rosto. Estou brigando com elas desde março/11 e não sei mais o que fazer. Já fui num dermatologista e o mesmo passou um antibiótico que resolveu por um tempo, mas elas voltaram depois. Agora tô numa via cruz com endocrinologista, dermatologista e ginecologista pra descobrir o que acontece no meu corpo. Minha adolescência foi normal, com raras espinhas e controláveis com os cuidados de rotina....mas entrar na casa dos 30 com um rostinho de 13 eu não mereço!!!! Vou partir pro Roacutan de qualquer jeito...hehehehe. O preocupante que está virando uma rotina nos nossos dias...isso é bad!!!

    ResponderExcluir
  2. Shirley,
    A tua dermato é a mesma que a minha, a Dra. Maria Luiza, adorei saber disso. Olha, tenho 32 anos e já fiz tratamento com Roacutan, a cutis realmente fica linda, mas no meu caso, após 3 anos de término do tratamento a pele voltou a ter oleosidade e as terríveis espinhas voltaram a aparecer. Estou no mesmo dilema que vc, metade adolecente e metade com sinais de envelhecimento. Aff!!! Uso antibiótico para passar em cima das espinhas maiores e ácido a noite. Durante o dia, muito protetor solar e um hidradante da Clinique. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Puxa, me identifiquei total com vc! Passo pela mesma coisa... é terrível, tenho 35 anos e tbém tenho que fazer tratamentos "paralelos": um anti idade e outro anti acne! Argh!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida Shirley,

    o nosso corpo ressente fácil...
    quem sabe uma pausa entre tantos tratamentos e cosméticos?
    este tipo de acne é um alerta de socorro que o organismo manda quando nos excedemos.
    tbm consulto com a Dra Mª Luiza desde antes de ter filhos, quando tinha MUITA acne adulta. com as gestações (foram 2) não usava nada no rosto a não ser protetor solar sem parabenos (parabens free) e deepois da gestação, ainda amamentando, continuei não usando nada além disso. Só posso dizer que nunca minha pele foi tão saudável como naquele tempo!
    Uso maquiagem (pouca) porque trabalho fora, mas quando percebo que minha pele está pedindo socorro eu dou uma pausa com TODOS os produtos.
    E também tomo muita, muita, muita água.
    Tratamento simples e indolor.

    Beijos,
    Thaís

    ResponderExcluir
  5. Flor, eu tenho 30 anos e tenho a mesma quantidade de espinhas desde novinha. Agora, após a gravidez, senti minha pele ao redor dos olhos ressecar. Mas só isso. As espinhas mesmo não diminuíram. E acho que nunca diminuirão. Vou marcar médica esses tempos. Trato com remédios tópicos. Minha pele fica linda. Mas não posso descuidar uma semana q fica horrível de novo... é um saco. Mas roacutan não é pra qqr quantidade de espinha não. Tenho uma amiga que tinha preguiça de usar remédio tópico e tomou (por indicação médica). As espinhas aumentaram. Ela mudou de médica e a nova médica prescreveu anticoncepcional, aí sim ficou normal.... adorei o post!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, eu passei minha adolescência sem esses problemas. Agora, elas vieram me importunar, detesto!

    ResponderExcluir
  7. Eu também estou com esse problema, já usei milhares de produtos e fiz diversos tratamentos. Até que um dermato, depois de vários, conseguiu resolver o meu problema. Elas ainda nao deram trégua, aparecem de vez em quando e pele continua precisando de muitos cuidados para controlar a oleosidade. Agora o pior de tudo foram as manchinhas que ficaram, minha pele é muita clara, já fiz um peeling e provavelmente precisarei de outros. Espinha após 30 anos é dose mesmo, eu cheguei a ficar com a auto estima lá embaixo, morria de vergonha, mas foi uma batalha de 2 anos que ainda nao esta vencida apenas controlada.

    Eu achei que com 30 anos estarei pesquisando sobre Botox e nao sobre acne KKK

    ResponderExcluir
  8. Shirley, eu passo por isto e já com 44 anos, na adolecencia não tive nada. Sem precisar, ainda tomo anticoncepcional só por causa da pele. É bom saber que não sou só eu.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Assim como a Lilian, também tomei Roacutan (parei em março, está bem recente ainda) e não tive mais problemas com acne.
    Mas sei que elas podem voltar e o médico falou que tenho a acne da mulher adulta.
    Fora que sabemos que stress, comer errado, beber errado, os cremes que usamos, etc... tudo isso pode prejudicar tanto quanto a "doença" em si.
    O jeito é ir tratando. Eu optei pelo Roacutan porque não tinha mais paciência pra produtos light e digo que melhorou 100%, tanto a aparência quanto a dor das inflamações.

    ResponderExcluir
  11. Oi, querida!
    A minha filhinha tem só 13 anos e teve que começar a tomar o roacutan esta semana. O irmão dela, 27 anos, já está na 3ª rodada do mesmo medicamento que virou um mal necessário aqui em casa.
    Tenho certeza que a sua dermato vai controlar esse problema!
    Deixa um recadinho lá em aureaeavida@blogspot.com que eu vou a-do-rar.
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Sei muitíssimo bem o q vc está passando, pois aconteceu comigo. Só que estou curada destas malditas. Pois bem, minha história é essa: NUNCA tive uma espinha sequer durante a minha adolescência, minha pele era perfeita, somente c poucas sardas. Então, de uma hora p outra no auge dos meus 29 anos comecei a ter espinhas. Meu Deus, q horror! Isso acabou comigo. Minha auto-estima foi p as cucuias e eu chorava muito, pois meu médico não descobria a causa e me passou ROACUTAN durante 6 meses. Foi aí q piorei. No início do tratamento ele expulsa todas as espinhas, até as q ainda estavam na iminência de nascerem. Foi uma fase de cão. Parecia q eu não era eu. E todo mundo só olha p as malditas. Acredita que tinha gente q ainda falava:"Olha, teu rosto tá cheio de espinha"! Oh, obrigada por avisar, eu nem sabia. Era de lascar. Não tinha vontade de sair p lugar nenhum. Odiava máquina fotográfica. Assim, depois de um bom tempo sem solução, procurei por outra ajuda - um ENDROCRINOLOGISTA (Meu salvador da pátria). Ele passou inúmeros exames e um deles bem simples - o de sangue - detectou uma séria alteraçã nos meus hormõnios. Eu estava virando homem...kkkkkk. Minha testosterona estava altíssima. Por essa razão, eu tinha espinhas. Passou produtos de limpeza da La roche Efaclar (o tônico eu acrescentei da mesma marca), bloqueador oil-free(eu já usava) e ainda mudou meu anti-concepcional p o D'Clin (Ele é próprio p combater a acne). Ah, lavar o rosto 3 vezes ao dia. NUNCA MAIS TIVE UMA ESPINHA SEQUER. Meu rosto já limpou muito, faltando apenas pequenas manchas. Santo Dr. Manoel Aderson que Deus o conserve...rs
    No momento, estou usando o Genefique e o Renergie (Perfeitos) p rejuvenescimento.
    O texto foi grande, mas quero ajudar as amigas a se livrarem desse mal. Bj a todas

    ResponderExcluir
  13. Olá Shirley,

    Já sofri deste mesmo mal e conheço bem os fatos descritos neste post.
    Tive muita acne na região do queixo e mandíbula, fazia vários tratamento até que chegou um momento que resolvi pela isotretinoína.
    Minha vida mudou muito, nunca mais sofri com acne, minha pele ficou boa, fiquei até mais feliz (pois é terrível se olhar no espelho e ver o rosto cheio de espinhas).
    O remédio é muito forte mas se tiver um ótimo profissional ao seu lado, minha médica é a Dra. Inês Sá, fizer todos os exames de rotina e seguir as recomendações médicas não tem com que se preocupar.
    Minha vontade de ficar boa era tão grande que não tive um efeito colateral.
    Valeu muito a pena!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. A história da minha vida!

    ResponderExcluir
  15. Que complicado essa coisa ein!
    Estou seguindo seu Blog e adoraria se você me seguisse também

    ResponderExcluir
  16. Shirley estava com o mesmo problema, mas já resolvi com alimentação saudável, atividade física e muita água.

    ResponderExcluir
  17. Meu queixo está pipocando de vez em quando também... Hj é um desses dias. Ahhhhhh

    ResponderExcluir
  18. aii, nem fala
    tenho pele e cabelos oleosos... sou neurótica, odeio ver brilho no meu rosto. E com os cabelos, lavo todos os dias!! Não consigo.. tem dias q até daria p tomar banho e não lavar, mas so de pensar que no meio do dia, ela já "pode" ficar oleoso, não penso duas vezes... Lavo!!
    No rosto, passo longe de cremes, uso so oil free, ja testei de tudo, o único Protetor solar que não deixa minha pele brilhante é o MInesol - triple defense FPS60- ROC. e como hidratante facial, descobri um maravilhoso, de uma linha de uma farmácia de manipulação, é oil free, super levinho, maravilhoso, e baratinho, pago R$24,00 e dura 1 mes e pouquinho!! Acne sofro desde a adolescencia, ela deu uma trégua depois dos 20, e aparece de vez enquando qndo tenho TPM. Mas os cravinhos malditos, poderia fazer limpeza facial toda semana, q aparecem muitoooo... uso de rotina, sabonete antiséptico, locção limpeza lóreal. A noite passo um gel com ácidos (manipulado), mas com os cravos não sei o que fazer para diminuir... alguém tem alguma dica de produto milagroso para os cravos??? (além da limpeza de pele que faço com frequencia!!)

    bjussssss

    ResponderExcluir
  19. Eu sofri com acne aos 19 anos, por ter síndrome dos ovários policísticos, minha acne chegou ao grau 3, era horrível, fiz tratamento com antibióticos, mas a única solução foi o anticoncepcional que fez um milagre na minha pele, eu tinha complexo, nem me olhava no espelho, foi uma fase dramática da minha vida!Não tive coragem de tomar isotretinoina pelos riscos, muito embora na época sequer congitava em ter filhos, mas tinha receio. Só c/ o anticoncepcional minha pele ficou ótima, claro que tenho as marcas que ainda precisam de peelings, mas hj estou bem! Usei muitos cremes c/ retinóico, são ótimos. Mas aos 30 só tenho poucas qd estou na TPM, nda demais. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Tbm uso o msm anticoncepcional da Anneliza, o Diclin ou o Diane, que são da msm composição de hormônios femininos, são a salvação da minha pele!

    ResponderExcluir
  21. Quando era adolescente minha pele era ótima. Agora q já passei dos 40, estou sofrendo com a acne. Se passo algum creme anti rugas, as espinhas aparecem. Se uso gel anti-acne, meu rosto fica ressecado. E ainda não encontrei um bom Dermato q conseguisse resolver meu problema. Continuo tentando.

    Adorei seu post!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. use um sabão líquido com ácido glicólico duas vezes na semana, deixe agir por um minuto somente.
    eu adorei
    bjo
    vi

    ResponderExcluir
  23. Olá Shirley e meninas!
    Vejo no consultório que esse é um problema constante na vida de nós mulheres adultas(inclusive o meu caso).
    Acredito que grande (grande mesmo!!)da maioria do casos de acne adulta se deve à alterações hormonais como a sindrome do ovário policisticos ou a resistencia insulina (associada a adiposidade na região abdominal), ao estresse, falta de sono e claro, a alimentação que foi pouco citada aqui.
    Trato minhas pacientes com a nutrição funcional e verifiquei (na minha pele também) uma super melhora com a retirada (ou boa diminuição) dos alimentos de alto indice glicêmico (açúcares, pão branco, suco de caixinha, doces em geral) e do leite e derivados. Saibam todas que é comprovado que o leite de vaca aumenta a inflamação da pele, dá pico de insulina e piora muito a acne. Sinto na pele a grande diferença na semana que consumo e na que não consumo. Associada a isso, ainda prescrevo vitaminas e minerais que cicatrizam e reduzem a acne e a produção de sebo. É incrivel a melhora! Atualmente estou fazendo tratamento com fotos do antes e depois com algumas pacientes. Não indico mesmo o Rocutan (isotretinoina) pois piora a microbiota intestinal, mata todas as bacterias boas e sabemos que isso, piora muito a acne. Lembrem-se tambem que, a saude intestinal é diretamente proporcional ao surgimento da acne na pele. Conheçam a nutrição funcional, vão gostar!
    Beijos!
    Gismari Bertoncello
    www.gismarinutricionista.com.br
    www.gismarinutricionista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. oi Shirley, vc ta tomando o roacutan?
    Então to neste dilema, tambem, em breve irei fazer 3.0 e continuo com espinhas de adolescente e depois de muitos exames a melhor solução é o racutan. Estou com medo, pois dizem que é muito e o tratamento é meio evasivo né, mas diz que depois, até as ruginhas somem heheh..

    ResponderExcluir
  25. Importante!

    Tente fazer suplementação de vitaminais e minerais, como disse Gismari Bertoncello. O principal é o ZINCO, há comentários por aí que o zinco ajuda no tratamento de acne.
    E realmente eu confirmo, que quando eu tomo minha formula de vitaminas, não sobra uma bendita pra contar a história.
    Mas isso para caso de acne simples!

    ResponderExcluir
  26. Hoje, estou no ápice da minha revolta com essas malditas espinhas! Tenho 32 anos, e desde os 20 sofro com elas! Tomava anticoncepcional pois sofro de SOP e tinha resolvido, estava super feliz! Mas estava lotada de manchas (panos) no rosto então, de tanto ouvir gente encher o saco, e como não estou em nenhum relacionamento no momento, parei. Deus, pq fui fazer isso? Sério, estou com umas 10 espinhas gigantes, tumores, doloridos, oleosidade da pele a mil! E a auto-estima a 0. Estou a ponto de pular do Empire State, pena q moro no Brasil e não em NY! Vou voltar a tomar pílula mesmo e QSF, pq prefiro manchas e essas coisas nojentas e doloridas! Enfim...só zica! Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  27. o pior de td é ter SOP e não poder tomar mais a pílula.. é o meu caso.

    Tb tenho SOP , a pílula era minha melhor amiga, minha pele tava ótima mas por diagnosticar uma trombofilia (q causa perda gestacional, abortos sucessivos, tromboses, etc..) não posso mais toma-la.

    Mas uma coisa ninguém sabe, é que a pílula pode causar isso, tomei diane 35 por 7 anos e nunca ninguém me disse dos riscos do estrogênio.

    Bem, riscos mt maiores que espinhas no rosto com certeza. Vou deixar aqui um link p vcs saberem mais sobre isso: http://conduarte.blogspot.com/2008/09/plula-anticoncepcional-assassina.html


    estou fazendo controle tópico e nutricional p o controle da acne. No meu caso poderia até tomar roacutan mas acho que elas voltarão por se tratar de causa hormonal , então prefiro deixar meu fígado fora dessa furada..rss

    td é bom, antes de td, indicação médica e pesquisar, pq tem mts médicos que não estão nem aí p ninguém, só querem passar os remédios que patrocinam eles. Fique atenta. bjs

    ResponderExcluir
  28. Querida!!!!! é justamente o momento que estou passando....
    tenho 30 anos, tento combater linhas de expressão, mas, meu rosto parece um abacaxi, com tanta espinha!!!
    Me alimento de forma suuuuuper saudável, como 3 porções de frutas + 4 porções de legumes e verduras....nada de fritura, e o rosto está um lixo!!!

    Agora troquei o anticoncepcional, mas nada de melhorar!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  29. Gente eu tbm passei pelo mesmo dilema de todas, comecou qdo fiz 30 anos tentei de tudo, moro nos Estados unidos e aki tem muitos produtos, tentei todos, meu ultimo recurso foi o Accutane que no Brazil ROACUTAN, usei por 6 meses, minhas espinhas sumiram no primeiro mes, foi um sonho que se realizou. Porem 1 ano depois elas voltaram. Estou com 34 anos e ja comecaram as rugas, mas as danadas das espinhas estao aki. Se vcs descubrirem algo milagroso, por favor me contem. Bjs

    ResponderExcluir
  30. Meninas, muito obrigada por participarem!

    beijos

    ResponderExcluir
  31. Estou angustiada e a 2 horas fazendo pesquisas sobre a acne da mulher adulta. Adorei o seu post, já que tbm sou de Floripa. E veja que coincidência, a única vez que tive uma pele linda foi quando a Dr. Inês Costa de Sá (ela é maravilhosa) me receitou cápsulas de Ciproterona, junto ao Diane. Mas agora o dilema, todos falam que o Diane pode ocasionar derrame. Tenho uma amiga inclusive que teve derrame e tem certeza de que foi o Diane. Enfim, o que fazer? Será que é o acetato de Ciproterona que causa o derrame? Preciso fazer alguma coisa pra controlar os meus hormônios....me ajudem...

    ResponderExcluir
  32. Gente, cortem o leite e derivados!! tentei usar anticoncepcional ácidos na pele recomendados por dermatologistas e nada funcionava, tenho 25 anos e nunca tive acne na adolescência, só surgiu depois dos 20 anos. Recentemente cortei o leite e derivados minha pele melhorou quase que 100%( e tenho a pele super oleosa) o tratamento é de dentro pra fora, alimentação saudável rica em fibras e integral foi a chave. Deixei o leite e derivados e a carne.

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.