A tragédia da escola no Rio: o que é um matador em massa - Garotas Modernas Garotas Modernas : A tragédia da escola no Rio: o que é um matador em massa

A tragédia da escola no Rio: o que é um matador em massa


http://www.capixabao.com/portal/img/noticias/6296_1.jpg
Imagem: Google

A série "momento divã" desta vez traz um tema que esteve no centro das atenções de todos os brasileiros desde ontem: o assassinato em massa de 12 adolescentes, que deixou o Brasil em luto.
Só lembro que, embora eu seja psicóloga (me formei pela UFSC em 1995) o objetivo destes posts não é dar aconselhamentos pela Internet (até porque o Conselho Federal de Psicologia proíbe esta prática) e sim falar de comportamento com o intuito de informar.
A tragédia da escola no Rio onde 12 adolescentes foram mortos por um rapaz de 23 anos, que não tinham antecedentes criminais, é um dos únicos casos de matador em massa do país e certamente o mais chocante, já que foi o que fez o maior número de vítimas, todas entre 12 e 14 anos.
Até então o caso do "atirador do shopping" em São Paulo, que deixou 3 mortos em 1999, havia sido um dos únicos casos que se aproximava de tal tipo de crime no país. Os EUA, com sua aceitação e venda livre (em vários estados) de armas de fogo, é o país com a maior incidência deste tipo de crime.
O matador em massa é aquele que em um curto período de tempo assassina várias pessoas e seu perfil psicológico se assemelha ao serial killer (matador em série): em ambos casos o psicopata muitas vezes é descrito como alguém aparentemente calmo, muitas vezes instrospectivo, sem histórico de envolvimento com problemas com a polícia, mas que se trata de uma pessoa com forte egocentrismo e um imenso desprezo pelos sentimentos e necessidades do outro.
Uma pessoa tem a personalidade do tipo psicopático por razões múltiplas: entram nesta equação questões biológicas, genéticas e história de vida.
Mais do que encontrar a razão para este tipo de crime, já que não há uma causa específica e nem há a possibilidade de se evitar o desenvolvimento de uma personalidade psicopática, há alguns sinais que psicopatas em geral dão, entre eles o isolamento social (embora muitos psicopatas também possa parecer bastante sociáveis, manipulando suas vítimas), o histórico de agressão a animais quando crianças ou adolescentes, mentiras frequentes e seu distanciamento afetivo.
Em geral os psicotapas, incluindo aqui os serial killers, assassinos em série, estupradores e pedófilos sabem o que estão fazendo, não são, na sua maioria, "loucos" no sentido de estarem sendo movidos por alguma alucinação no momento do seu crime. Ou seja, tem sim noção do certo e do errado, tanto é que geralmente planejam cuidadosamente suas ações para ter êxito: escolhem o método, locais, vítimas.
O temo científico para a psicopatia ou sociopatia, como também é conhecido, é Transtorno de Personalidade Anti-social, que tem vários graus, dos mais leves onde a pessoa manipula as outras pessoas para obter vantagens econômicas, por exemplo, até graus que envolvem atos de extrema crueldade.
Pouco se pode fazer para se evitar ter contato com um psicopata ao longo da vida: provavelmente todos nós já conhecemos e até mesmo convivemos com alguém com algum grau de psicopatia, mas felizmente os graus médio e severo de psicopatia ocorrem em apenas 3% dos homens e 1% das mulheres.
A grande preocupação agora é com o suporte as famílias que perderam suas crianças e com as vítimas que sobreviveram ao massacre, não só aquelas que estão feridas, mas também os que lá estavam e presenciaram a chacina: há o risco de qualquer uma delas desenvolver o Transtorno de Estresse Pós Traumático, que faz com que a vítima reviva o trauma através de recordações, sonhos e pensamentos que não consegue controlar.
Embora o comportamento deste matador mostre algum nível de desligamento da realidade (basta ler a carta que ele escreveu e que foi encontrada no seu bolso, onde ele dá instruções sobre seu sepultamento e fala de forma obsessiva sobre pecado, Deus e Jesus), ele sabia exatamente o que estava fazendo: pelas imagens divulgadas pela TV é possível ver que ele não estava com um comportamento típico de quem está tendo uma alucinação, tinha tranquilidade suficiente para recarregar as armas e escolher as vítimas.
Embora a imprensa tenha divulgado que sua mãe biológica é esquizofrênica, é importante ressaltar que apesar das condições Esquizofrenia e Psicopatia possam coexistir numa mesma pessoa, o que impulsiona um matador em série a agir é o Transtorno de Personalidade Anti-social (Psicopatia) e não a Esquizofrenia.
Raramente um paciente esquizofrênico mata alguém e, se o faz, geralmente é no meio de um surto psicótico com alucinações severas envolvidas na motivação (por exemplo, a pessoa ouve "uma voz" que o manda matar determinada pessoa para "expulsar o demônio" de dentro dela).
Apontar como motivos para o massacre o fato de o matador ser filho adotivo e ter como mãe biológica alguém que tem Esquizofrenia é, no mínimo, um pensamento simplista e até mesmo um certo preconceito.
Há centenas de milhares de esquizofrênicos no Brasil e na imensa maioria dos casos estas pessoas não representam perigo algum. Também o fato de ele ser filho adotivo ou ter tido qualquer tipo de trauma não pode ser apontado como causa, afinal, muitas pessoas passaram por traumas severos, perderam os pais cedo, foram adotadas e tem um comportamento exemplar.
O que faz uma pessoa desenvolver o Transtorno de Personalidade Anti-social (Psicopatia) é a combinação de uma série de fatores biológicos, hereditários e de história de vida, que em um grau muito severo, podem levar uma pessoa a cometer um crime tão bárbaro como o do matador em massa, que em geral acaba se matando quando é encurralado pela polícia ou quando "termina" seu ritual macabro.
Abaixo um pouco pais sobre o que é Psicopatia e o que é Esquizofrenia, num texto que redigi para minhas aulas de Psicologia na Graduação (fui professora de graduação e pós por 10 anos):

Esquizofrenia
  • Psicose onde a pessoa começa a apresentar sintomas de afastamento da realidade
  • Atinge cerca de 1% da população
  • Geralmente iniciada antes dos 25 anos nos homens
  • Nas mulheres a doença ocorre mais tarde, por volta dos 29/30 anos
  • Ocorre em qualquer camada sócio-cultural
  • Apenas 2% dos esquizofrênicos apresentam a doença já na infância
  • No Brasil 800 mil pessoas são esquizofrênicas
  • O risco sobe para 13%, se um parente de primeiro grau é portador da doença
  • No caso de gêmeos idênticos, se um deles tem esquizofrenia, a possibilidade de o outro desenvolver o quadro é de 50%.
Psicopatia
  • Não confundir com psicótico (doente mental que sofre de psicose). Psicopata refere-se a uma condição que é uma característica de personalidade, por isso não é uma doença propriamente dita. O indivíduo, devido a esta peculiaridade de ser faz os outros sofrerem.
  • O psicopata é uma pessoa quase sempre impulsiva, incapaz de tolerar frustrações, não consegue atingir os sentimentos superiores (amor, altruísmo, sentimentos, espirituais), sendo um ser egoísta e não se comporta como "louco".
  • Os traços psicopáticos acentuam-se na adolescência e, segundo alguns autores, acompanham o indivíduo por toda sua vida. O psicopata geralmente não se motiva a procurar psicoterapia (se o faz é para conseguir outro intento que não o do seu amadurecimento) e por isso é tido como condição irrecuperável.
♥ Post escrito por Shirley Stamou

20 comentários:

  1. Uma tragédia .. Não existem palavras pra descrever esse momento de tanta dor!!

    Shirley, já estava com saudades de seus post´s .. Um beijo grande e vamos orar por essas almas monstruosamente violentadas ;~

    ;** No coração!!

    ResponderExcluir
  2. Lamentável essa tragédia. Ontem só se falava que ele era esquizofrênico, sou leiga no assunto, mas achei estranho esse diagnóstico. Tenho 2 casos na família de esquizofrenia, ambos familiares desenvolveram a esquizofrenia aos 15 (ela) e 18 (ele)anos, não é fácil, eles vivem no mundo deles totalmente além do nosso, é bem diverso do comportamento que esse indivíduo demonstrava, que tinha vida aparentemente "normal", mas era introspectivo, estudava, trabalhava, acessava internet. Já meus parentes se vc conversar c/ eles já diagnosticará que não são "normais", se não mandarmos tomar banho, por ex, eles ficam sujos, nem ligam, não tem o discernimento das coisas.Esse sujeito planejou e executou um crime, mas como sou leiga deixo para os doutores dizerem né. Ainda mais triste ver as cças e adolescentes indefesos sendo mortos, muito triste ver as famílias chorando na TV sem ter o que fazer, somente Deus para consolá-los.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Shirley, convivo com um psiquiatra e já tinha alguma noção do que vc falou. REalmente, já vi mtos esquizofrênicos e eles são inofensivos nesse sentido.
    Estou chocada com o massacre desde ontem... talvez por ser mãe há pouco tempo, fiquei mto triste, qdo ouvi a notícia senti uma dor imensa dentro de mim e em um milésimo de segundo pensei na carinha do meu filho nas vezes que o deixei na escolinha pensando que estava ótimo. Não consigo imaginar o tamanho da destruição que esse rapaz fez na vida de todas as pessoas daquela escola, daquele bairro, nas famílias próximas... que Deus consiga dar algum conforto para essas pessoas. É uma marca que nunca vai sair de nenhuma delas, infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. parabens pelo post!!!
    adoro seu blog pq vc consegue tranquilamente falar de moda e paralelamente escrever textos muito inteligentes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo post!!! e bem melhor ver comentarios de alguem que realmente entende do assunto, do que suposiçoes sensacionalistas!! bjusss

    ResponderExcluir
  6. Shirley, tenho um tio esquizofrenico e ele é violento também, já bateu em minha vó e já tentou esfaquear meu pai, graças a deus só conseguiu fazer um furo de leve, mas foi um transtorno terrivel para a familia, ele sempre demonstrou ter inveja do meu pai, os medicos disseram q ele é esquizofrenico, mas vc disse q raramente esquizofrenicos atacam suas vitimas e ele é agressivo, como posso saber se ele é esquizofrenico ou psicopata ?? Se ele for mesmo esquizofrenico, isso prova que os esquizofrenicos são violentos sim !!

    ResponderExcluir
  7. Embora doloroso o assunto, pertinente Shirley os esclarecimentos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  8. Shirley, estou escrevendo um post e foi referenciar o seu para agregar conhecimento á ele, sob a ótica da Psicologia. Não vou referenciar nenhum artigo cientifico, pois a linguagem é sempre dificil.
    Quando puder dá uma olhada depois das 16h lá.
    ;)

    O Brasil está de luto por essas crianças.
    http://mulherescarnivoras.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Pri Martins
    Muito triste mesmo...
    beijos,

    ResponderExcluir
  10. Drika Gaby
    Exatamente isso!
    A maior parte dos esquizofrênicos não são extremamente violentos.
    beijos,

    ResponderExcluir
  11. Tatiana SR
    Obrigada pelo comentário e pelo carinho!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. justFe
    Obrigada pelo comentário, querida.
    bjs,

    ResponderExcluir
  13. Jaqueline
    Querida, a maior parte dos esquizofrênicos são inofensivos mas isso não significa que alguns deles não possam ter algum comportamento violento.
    Não sei se o diagnóstico do seu tio está correto, é impossível saber isto sem uma avaliação clínica, mas se estiver e ele tomar as medicações indicadas para a doença o comportamento dele pode ficar bem melhor.
    Boa sorte para sua família, o importante é entender que a Esquizofrenia é uma séria doença crônica que precisa de tratamento, inclusive remédios, para toda a vida.

    beijos,

    ResponderExcluir
  14. Évenim
    Fica a vontade para usar o post.
    beijos,

    ResponderExcluir
  15. Pena que você não citou o fato de esse assassino ser um homem extremamente misógino. Esse é um caso evidente de assassinato em massa de mulheres (apenas 1 menino das 11 vítimas até então). É vergonhoso o fato de a imprensa brasileira estar acobertando o fato evidente de um crime de ódio contra as mulheres.

    ResponderExcluir
  16. Rosa,

    Não citei pq ainda não temos todos os dados, mas parece sim que ele escolheu as meninas mais bonitas para sua vingança.
    Mas o mais importante no caso não é a misoginia e sim a questão da evidente psicopatia dele.

    um beijo,

    ResponderExcluir
  17. 1. Devemos olhar esse acontecimento através de pupilas sociológicas a fim de que coisas assim não mais ocorram.

    2. Dizer que foi bastante triste, etc. ou inclusive chorar não soluciona problema algum.

    3. Ou seja, nem rir nem chorar: entender.

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.