"Todas quer"? De onde surgiu a gíria? - Garotas Modernas Garotas Modernas : "Todas quer"? De onde surgiu a gíria?

"Todas quer"? De onde surgiu a gíria?

tweetsock1.jpg
meia-calça com o "Follow Me" (siga-me) e o passarinho do Twitter,
disponíveis no site Etsy por 23 dólares (entrega no Brasil por U$2,80)
Imagem: Not Couture

Esses dias perguntei pra algumas amigas no Twitter de onde surgiu a gíria "todas quer" (ao invés de se falar "todas querem") e me disseram que ela nasceu de alguma tuitada.
A Mariana, nossa GM das redes sociais e que assina a coluna Moda de Rua (sempre nas segundas aqui) coincidentemente escreveu um post ontem sobre o assunto, quando este post aqui estava já prontinho: olha só o dela, no seu ótimo blog The Blush is on the Table.
Curiosa como sou, lá fui eu dar uma pesquisada (ok, cultura inútil, mas é engraçado) sobre de onde surgiu isso e me deparei com a seguinte informação: o "todas quer" derivou da expressão "todos chora", é uma expressão em "Tiopês", uma linguagem bem humorada onde se escreve as coisas propositadamente errado (leia um post do site Teletube explicando o que é o Tiopês), que teve início no Orkut e se espalhou por outras redes sociais, entre elas o Twitter.
Segundo algumas fontes o primeiro a usar a gíria "todos chora" foi o usuário do Twitter @zambinos, que foi copiado rapidamente por várias outras pessoas, dando origem a outras expressões com erros de português propositais como: "todas quer", "todos vai"...
Veja no You Pix a explicação completa de como surgiu a expressão e no Blog da Vejinha um Glossário com outras expressões do Twitter.
Diversão no domingo: "todas gosta"!

♥ Post escrito por Shirley Stamou

21 comentários:

  1. A 1ª x que ouvi foi pela tuitada da Mari de Moraes seguida pela Mari Ribeiro, e todas aderiram, rss, mas ainda tuito todas querem, rss, a "correta", kkk, mas adoro esse jeitinho delas tuitarem.Bjs meninas adoro vcs!!"Todas ama"!

    ResponderExcluir
  2. ahahahha! posts em sintonia Shi ;) todas adoraaa kkkkkk

    E essa meia que linda! Adorei muito! Comofas?

    beijoca

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, amei o blog!!!
    Seguindo!!!

    http://ericatutty.blogspot.com/


    bjos

    ResponderExcluir
  4. Todas QUER falar assim, todas DEIXA hehehehe

    Bom humor é necessário!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. A primeira vista pode até ser engraçadinho, bonitinho, cute-cute, mas não consigo usar e o comofas também não, eu uso tudo isso mas com a grafia correta, principalmente porque meu twitter é uma extensão do meu blog que é hoje é profissional, meu trabalho. Confesso que estou com dificuldades de tirar esse vício, sim se torna um vício, do meu filho, eles está há 1 ano e meio do vestibular e como pedagoga tenho medo dele não perder esse hábito e mais um tantão de erros que ele usa no msn e orkut. Não sou expert em português, mas procuro errar o menos possível, mesmo nas redes sociais.
    BjoBjo querida;)
    P.s.: Nada contra quem usa e gosta, só não quero pra meu filho e pra mim, mas tá difícil viu?

    ResponderExcluir
  6. que legal esse post !! não sabia da onde que tinha surgido isso mas usava. legal gostei!

    ResponderExcluir
  7. que legal gostei desse post! eu usava/uso essas gírias no twitter mas não sabia de onde tinha surgido ! mt bom

    ResponderExcluir
  8. Hahahua! Não suporto essa gíria, mas legal saber a origem ;-)
    Beijo,
    Yasmine

    ResponderExcluir
  9. Bom humor nada tem a ver com ignorância!!!
    Saramado disse e concordo:
    "Os blogs fazem as pessoas escreverem mais e PIOR."
    Todos SABEM disso, e todos QUEREM se fazer entender. Todos PREFEREM passar a imagem de pessoa culta e que foi a escola ou todos QUEREM parecer ter saído de um rap mal escrito por um ignorante que estudou até a segunda série??

    ResponderExcluir
  10. ig.no.rân.cia
    s. f. 1. Estado de quem é ignorante. 2. Desconhecimento. 3. Falta de instrução, falta de saber.

    Acho que não é o caso, né?

    Gíria existe. Vc pode até não gostar de ouvir/falar. Mas conviva com ela pacificamente...

    Os blogs, ao menos, fazem as pessoas escreverem mais.

    Cada um vê as coisas de uma maneira. Há quem veja o lado negativo de td e quem veja o lado positivo.

    Assim como a Celina, tb me preocuparia com meu filho q está aprendendo a escrever... Mas depois de grande, TODAS SABE mto bem como escrever... bom, nem todas... mas enfim, a inclusão digital ta aí...

    ResponderExcluir
  11. De fato ignorância não é o caso. O post não está pedido para as pessoas escreverem assim! Está apenas explicando como a gíria surgiu. Se os blogs estão inseridos na internet, nada mais normal do que explicar um tipo de linguagem que vem sendo usada como forma de diversão APENAS.

    ResponderExcluir
  12. Interessante saber a origem das gírias da internet. Eu uso várias e adoro, acho divertido. A língua está sempre mudando, apesar das regras, podemos ver que a grafia de inúmeras palavras mudaram ao longo dos anos. Acho que aqui todas frequentaram a escola e sabem sobre a grafia e regras gramaticais, o fato de não entender/aceitar uma brincadeira é sinal de ignorância. E Marisol, vc citando Saramago, devia saber que ele vai contra as regras da escrita em suas obras propositalmente. Será ele ignorante?

    Um beijo
    Carol

    ResponderExcluir
  13. Não, ele não é... ele usa recursos literários para passar uma mensagem.
    Está completamente longe de
    "modinhas de todo tipo cercando a todos"
    Então é assim, vai um e se atira do meio da Hercílio Luz no Oceano lá abaixo! O fato de um fazer isso significa que é legal, bonito e todo mundo vai fazer?
    Shirley não disse que é certo ou errado, eu o fiz!
    Mesmo porque jamais passaria pela minha cabeça uma pessoa tão preocupada com seus leitores e em dar bons exemplos começar a dar trela para modismos "sem noção".
    Achar normal errar propositadamente a concordância, tudo bem!?!? E ainda dar a desculpa que a língua está evoluindo, tudo bem?!?!
    Achar um horror e colocar a todos que É O FIM DA PICADA, isso não pode??
    Dois pesos, duas medidas?????

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Na minha opinião,uma gíria é apenas uma gíria e não há mal algum em usá-las em ambiente não formal.
    Principalmente se for dita como uma pitada de humor.
    Um lindo fim de de domingo pra todas!!!!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Hoje lendo o jornal,me deparei com sua reportagem. Como estou lançando uma marca chamada MISS L pra tamanhos maiores,ou melhor pra MULHERES CURVILÍNEAS (uma carencia fortíssima no mercado da moda)trabalho com os tamanhos 40 a 52,mas com uma modelagem diferenciada,achei que nao custaria nada eu tentar entrar em contato com vc, até pra pedir sua opiniao.Sào peças descoladas e antenadas ,bem diferentes do que o mercado oferece por aí.(só ouço reclamaçoes das amigas mais cheiinhas rsrsr)Estou construindo meu blog,www.misslconfeccaoeestilo.blogspot.com, ainda estou colocando as peças da coleçao,mas se vc puder dar uma espiadinha..Enfim gostaria, de poder participar do seu blog, como funciona????Abraço
    Susie

    ResponderExcluir
  16. a primeira vez q eu vi isso foi no katylene.com
    é super divertido
    todas ama

    ResponderExcluir
  17. como tem gente q leva tudo a ferro e fogo hein
    sou vestibulanda, estudo portugues todos os dias, faço uma redaçao por semana e axo super divertido quando vejo alguem escrever, "todas ama"
    é so uma espressao bem humorada, gente q quer ser politicamente correto o tempo todo acaba virando um chato, levem a vida com mais leveza e humor.
    todas recomenda

    ResponderExcluir
  18. Para quem sabe que é brincadeira, tudo bem. Usar as vezes em ambiente informal pode até ser.
    Pior aqueles que aderem mesmo, falam isso para todos os lados (achando que é o certo) em entrevistas, no emprego ... aí é duro de ver (ouvir).

    ResponderExcluir
  19. Acho engraçadinho até mas confesso que me sinto um pouco desconfortável... Também, para uma pessoa formada em Letras e que trabalhou anos como revisora, é pedir demais!
    Beijos e parabéns pelo blog, adoro!

    ResponderExcluir
  20. Ouvi diferente! Soube que foi pela Katylene, apresentadora fake de um programa da MTV, que começou essa moda de "todas quer/ todas chora/ todas dança" entre outros!!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.