Boa educação: sempre estará na moda - Garotas Modernas Garotas Modernas : Boa educação: sempre estará na moda

Boa educação: sempre estará na moda

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZ83CsOt2G8PndgKL0OaLYVGi05dnVvRa_g_3nmYSxaM4y0unlVy43-L3vWBnqwIQGtZ6vsuv9xWnGIn1rTKcjKK2sDPMkfVvbXRK2UKBQ5nBx63uZYudCda20t1wLchIhybFowiGr5VLg/s1600/kindness.jpg
Imagem: The Job of Work

"Parece uma ideia óbvia, antiga até, mas a boa educação transformou-se num valor poderoso, anticonformista por ser diferente da maioria mal-educada. (…) Seja rigorosamente gentil com todas as pessoas. Não existe coisa mais deselegante do que fazer distinção de tratamento baseado em posição socioeconômica. Seja educada não por oportunismo, para agradar e ter aceitação. Mas por convicção, por interesse pelo outro."
(Constanza Pascolato, no seu último livro, o Confidencial)

Ah, as pessoas que agem por interesse... Se aproximam apenas para sugar, obter alguma vantagem, não por interesse genuíno.
Quem nunca encontrou alguém assim na vida?
O texto aí de cima fala sobre a coisa das pessoas oportunistas que são educadas apenas com "quem interessa". Acho péssimo gente que são assim!
E tenho até um pouco de medo dos que agem desta forma... Que só são bacanas com quem lhes pode "dar algo em troca". Que ignoram pessoas que conhecem porque "não precisam delas". Que não cumprimentam o porteiro ou a faxineira do prédio. Que se acham melhores do que os outros.
E tenho pena destas pessoas também, que coitadas, vivem de aparências e só conseguem construir relações tão rasas quanto uma poça d'água.
Dar "bom dia" da mesma maneira ao dono da empresa ou à moça do cafezinho, conseguir fazer amizade com pessoas de diferentes origens socioeconômicas, não se basear no interesse para dar ou não atenção ao próximo, é o mínimo que devemos fazer. É questão de civilidade, algo de deveríamos aprender com nossos pais e passar para nossos filhos.
Não posso acreditar na máxima torta que rege a cabeça de muita gente onde o "todos somos iguais" passa a ser "mas alguns são mais iguais", porque, cara garota moderna, somos sim todos "gente", não importa se a pessoa andando ao seu lado na rua é bonita, feia, rica, pobre, ela merece sua gentileza, independente de quanto dinheiro ela leve na carteira.

♥ Post escrito por Shirley Stamou

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto!!
    Concordo em genero,numero e grau
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto Shirley, eu penso exatamente dessa forma!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho mto q aprender com isso, pois sou meio fechada pra quem nao conheço... mas é claro q nao tem a ver com distinção social ou de outra maneira... mas queria ser mais expansiva como vc, com pessoas q só conheço pela internet, por exemplo... mas, vivendo e aprendendo hehe

    tenho o lado do contra tb. a mãe sempre ficava me falando: pergunta se tá tudo bem com a pessoa, por educação, minha filha. e eu falava: mas e se ela começa a contar a vida dela, eu não quero saber... heheheh adolescente mala

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Quando cça minha mãe sempre me falava, cumprimenta sua tia, olha sua tia aqui, rss, então desde cça eu cumprimento os parentes, hehehe. Quanto a tratar todos = eu procuro tratar, sempre conversei c/ todos, do porteiro ao chefe, acho normal, não vejo diferença nenhuma. Aqui no prédio por ex, converso mais c/ Maggie (zeladora) do que c/ os vizinhos, pq nunca os vejo, rss. Educação é o tesouro que os pais deixam aos filhos.Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ms. Siebert,
    Mas não acho que vc seja assim tão fechada!:)
    E a crítica é pra quem é interesseira, não pra quem é tímida ou reservada.
    bjs,

    ResponderExcluir
  7. Drika,
    Exatamente isso!
    Educação é o tesouro que os pais deixam aos filhos.Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.