O futuro e aquilo que não podemos controlar: Tsunamis e a resiliência diante das adversidades - Garotas Modernas Garotas Modernas : O futuro e aquilo que não podemos controlar: Tsunamis e a resiliência diante das adversidades

O futuro e aquilo que não podemos controlar: Tsunamis e a resiliência diante das adversidades

barco preso no redemoinho no Oceano, fruto do Tsunami do Japão
Imagem: Extra

Estou eu, aqui, mais uma vez acordada sem ter dormido sequer um minuto - já são 8:03 da manhã quando escrevo este post e ainda estou "de pé" desde ontem.
Fiquei impactada com o Tsunami no Japão. Aquelas imagens das ondas gigantes, engolindo cidades inteiras, ficaram na minha cabeça com um significado que vai além da tragédia pela qual passam aquelas pessoas.
Penso no quão pouco podemos controlar nossas vidas, apesar de tentarmos.
Fazemos planos, nos preparamos, traçamos metas para o futuro.
Mas o futuro é, muitas vezes, inexorável.
É aquilo que jamais conheceremos de fato antes que deixe de ser "futuro" e passe a ser "presente" e depois "passado".
E esta falta de controle sobre o que irá acontecer depois, sobre os rumos da nossa vida, sobre os Tsunamis (de boas e más coisas) que irão ocorrer conosco várias vezes ao durante nossa existência, nos deixam pequenos diante da força que a natureza, o tempo e a própria a vida tem sobre nossos destinos.
O que fazer diante do inevitável?
Como controlar o que não depende de nós?
Como aceitar que nem sempre o que planejamos cuidadosamente é aquilo que acontecerá (apesar, de muitas vezes, sermos merecedores daquilo que desejamos)?
Não sei as respostas, queridas garotas modernas. Queria saber, mas nem meus anos como Psicóloga ou minhas experiências pessoais me fazem sofrer menos quando faço um plano importante, com todo amor e cuidado e ele não se concretiza, por razões totalmente intangíveis e fora do meu controle.
Se hoje a vida é calmaria, amanhã ninguém sabe.
Sim, o futuro é quase sempre inexorável, não há como se evitar ele. E dele nada (ou pouquíssimo) sabemos. De quase nada temos certeza. E muitas vezes, mesmo que a gente seja uma boa pessoa e faça de tudo para as coisas darem certo, levamos rasteiras da vida.
Fazemos planos, construímos coisas, acreditamos piamente que se tudo fizermos corretamente, tudo acabará bem. Mas aí vem o acaso, aquele futuro que não se pode prever e tudo muda.
Dizem os estudiosos, que com o Tsunami e o Terremoto do Japão desta semana, o eixo da Terra se modificou.
Quanto do nosso "eixo", da nossa"rota" já foi modificado por acontecimentos externos, inesperados, muitas vezes intransponíveis, que a vida coloca diante de nós?
Talvez o segredo seja observarmos na Natureza uma das plantas que sobrevive mais facilmente às tempestades: o bambu. Ele é vulnerável e se dobra, mas não se quebra, pois sabe ser flexível.
Diante dos "Tsunamis" em nossas vidas, só nos resta aceitar nossa vulnerabilidade, sermos flexíveis e esperar a tormenta passar. Assim permaneceremos em pé, entendendo que embora a vida nem sempre seja boa com a gente, ainda estamos vivos e podemos prosseguir, talvez por um outro caminho ou dando uma enorme volta para contornar um obstáculo, mas em nosso peito ainda bate um coração e nossa cabeça ainda está cheia de sonhos e ideais.
Como disse o filósofo alemão Nietzsche certa vez: "o que não me mata, torna-me mais forte".
Seja forte, mas aceite sua vulnerabilidade. A vida é mesmo bela, como dizem os italianos, mas de vez em quando ela nos faz chorar e isto faz parte da condição humana.
Mais do que acreditar no amanhã, precisamos acreditar em nós mesmos, na nossa capacidade de resiliência diante das adversidades e assim, prosseguir, nesta jornada incrível, cheia de calmarias e tempestades (e muitas vezes misteriosa), chamada Vida.

* A resiliência é um termo vindo da física. Trata-se da capacidade dos
materiais de resistirem aos choques. Esse termo foi aplicado às ciências
humanas e hoje representa a capacidade de um ser humano de sobreviver
a um trauma, a resistência do indivíduo em relação às adversidades, não somente
guiada por uma resistência física, mas pela visão positiva de reconstruir sua vida,
a despeito de um cenário negativo, do estresse, das contrições sociais, que influenciam
negativamente para seu retorno à vida. Assim, um dos fatores de resiliência é a capacidade
da pessoa de garantir sua integridade, mesmo nos momentos mais críticos.
(texto adaptado da Professora Doutora Sandra Maia Farias Vasconcelos)

12 comentários:

  1. É realmente de tirar o sono! Esses fenômenos nos despertam pra Vida - o que é a chatice dos callcenters, das filas... perto desse mistério?

    ResponderExcluir
  2. Garota, parece que você escreveu prá mim!!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Shirley, muito bonito o que vc escreveu, parabéns! É por isso que leio o seu blog... Realmente, todos nós passamos e passaremos por "tempestades e tsunamis" na vida, o difícil é saber ser flexível e continuar...nada na vida é permanente, e é isso que faz a vida ser cheia de descobertas e de aprendizado...
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Nesses momentos inspiradíssimos (ainda q por uma tragédia) é q fica claro o qt vc é uma pessoa bacana em diversos sentidos. E pra mim fica claro o pq a vida tem te dado mais e mais espaço pra não só brilhar com moda e produtos, mas também pra nos brindar com sua sensibilidade em textos como este.

    Mais uma vez te digo: deixe de perder tempo e energia com esse povo q passa a vida destilando veneno no meio virtual e tentando destruir emocionalmente os outros. E foque nisso q vc faz tão bem e q com certeza ajuda muito não só quem precisa d dica d produto ou foto p/ aprender a se produzir, mas principalmente quem precisa de palavras de afeto, reflexão e estímulo pra seguir adiante, apesar das adversidades.

    Seja sim esse bambu, pois além de viver melhor e se autorizar a aprender com a vida, vc ainda não dá p/ os 'urubus' virtuais o gostinho de ser abalada por eles. ;D

    Bjo gd e mt mais sucesso pra ti. Dessa colega de ex-profissão e constante insônia tb :P hehehe

    ResponderExcluir
  5. Que post lindo, adorei! Na vida precisamos ser fortes msm, imprevistos acontecem, mas eu tenho muita fé em Deus e ele é minha fortaleza. Minha frase da vida é: O Senhor é meu pastor e nada me faltará!Amo o Salmo 23 e carrego comigo sempre, peço proteção todas as noites antes de dormir, pois a vida é um mistério e o acaso às vezes nos toma e precisamos dessa flexibilidade e força que aparecem não sei de onde, na verdade essa força para mim é divina.Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ai, esse post fez os meus olhos encherem de lagriminhas!!! :,)

    É por isso que eu amo o GM, Shirley: me emociona! Sempre desperta um desejo, uma vontade.. às vezes consumista, sim, me deixa querendo algo material, rsrs... mas em outras tantas vezes, me faz querer "simplesmente" fazer o bem, buscar ser uma pessoa melhor, passar mais tempo com as minhas amigas, dar um rumo diferente na minha vida (como ajudar mais os outros ou voltar a praticar ballet), relevar as pedras no caminho.. e por aí vai!

    Então, além de dar parabéns pelo seu trabalho (o que eu já fiz várias vezes, né?!), vou aproveitar para agradecer por ele! rsrs Obrigada por gastar o seu tempo dividindo coisas boas com todo o mundo!

    Bjocas,
    Gabi

    ResponderExcluir
  7. lindo seu texto
    parabens por ser uma garota moderna e consciente
    isso é muito importante, afinal de contas, nem so de futilidades é feita nossa vida
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto! A vida surpreende. As vezes um fato(do latim "factum", que significa destino) não depende da vontade ou do empenho, ele simplesmente é e não há nada que possa modificar o rumo das coisas.

    ResponderExcluir
  9. Shirley, amo o teu blog, acompanho ele há pouco tempo, mas já tenho ele no coração.. Adoro as partes de moda, beleza e tudo o mais, mas nada me cativa mais a visitá-lo todos os dias, como quando você se inspira em alguma coisa que aconteceu no cotidiano e escreve um post assim, inspirador, lindo e de arrebatar jornalistas haha Parabéns, adoro tudo que você escreve, só falta escrever um livro, sou a primeira da fila a comprá-lo! beijos

    ResponderExcluir
  10. Realmente, penso como vc... não tenho o que acrescentar. Em Cafh, um caminho de desenvolvimento interior do qual faço parte, usamos o termo resiliência, no mesmo contexto. É um grande aprendizado quando saímos de situações das quais não temos controle, especialmente as ruins, mas saímos inteiros e fortalecidos. Quando passa a tempestade, vemos que somos mais fortes do que imaginávamos...

    e quem falou que garotas modernas. que gostam de modas e makes, são todas fúteis?

    BJK

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelas palavras tão gentis, queridas!
    beijos e muita paz pra todas nós!

    ResponderExcluir
  12. Oi Shirley!
    Meu nome é Karen,moro no Japão,mas vejo o Garotas modernas religiosamente todos os dias pq adoro os seus posts!
    Nunca comentei,mas dessa vez,queria lhe agradecer pelas palavras,e pedir para todas as garotas modernas ajudarem em oração,pq apesar do pior ter passado,ainda estamos sentindo alguns tremores,e nessas horas é só Deus mesmo pra nos salvar...
    Um beijo Shirley!!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.