Farra do Boi em SC: farra ou crueldade? - Garotas Modernas Garotas Modernas : Farra do Boi em SC: farra ou crueldade?

Farra do Boi em SC: farra ou crueldade?

Imagem:Google

"A farra do boi" é um elemento da cultura popular do estado brasileiro de Santa Catarina que teria sido trazida ao Brasil por açorianos há 200 anos. Acontece no litoral de Santa Catarina, com mais freqüência na época da Quaresma, culminando na Sexta-Feira Santa. Algumas comunidades celebram casamentos, aniversários, jogos de futebol e outras festas especiais juntamente com a Farra do Boi onde é predominante a população com essa ascendência, em cerca de trinta comunidades geralmente de pescadores.

Os participantes alegam se tratar de "folclore e cultura típica da região", mas os defensores dos direitos animais e justiça pressionam a polícia a coibir essa manifestação popular.

Desde 1997, ela é considerada ilegal no Brasil, através do Recurso Extraordinário número 153.531-8/SC; RT 753/101, proibiu a prática em território catarinense por força de acórdão. Segundo interpretação do STF, a Farra do Boi é "intrinsecamente cruel, e portanto crime, punível com até um ano de prisão, para quem pratica, colabora, ou no caso das autoridades, omite-se em impedi-la".

Antes do evento o boi é confinado sem alimento disponível por vários dias. Para aumentar o desespero do animal, comida e água são colocados num local onde o boi possa ver, mas não possa alcançar. A Farra começa quando o boi é solto e perseguido pelos "farristas", que carregam pedaços de pau, facas, lanças de bambu, cordas, chicotes e pedras - homens, mulheres e crianças - e perseguem o boi que, no desespero de fugir, corre em direção ao mar e acaba se afogando ou sendo atropelado. Tamanha crueldade só tem um nome, maldade e não folclore.

É importante salientar que trata-se de crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98:


Art. 32:Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Pena: Detenção, de três meses a um ano, e multa.




Existem muitas maneiras de se manter a cultura açoriana, prova disso é o "boi -de-mamão", em que há o teatro com os personagens confeccionados artesanalmente, em que é apresentada uma dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressurreição do boi, demonstrando o verdadeiro folclore açoriano.

Nós, Garotas Modernas, somos contrárias a qualquer crueldade animal, gostamos da cultura regional que traz alegria para as pessoas e não tristeza.


♥ Post escrito pela colaboradora Drika Gaby e tema sugerido pela leitora Juliana Cruz.

17 comentários:

  1. Acho essa farra do boi uma das coisas mais nojentas que o ser humano poderia inventar. Desejo para essas pessoas o mesmo sofrimento pelo qual o animal passa. Essa coisa de folclore e tradição é só desculpinha, fazem isso porque gostam de tortura, mas ninguém quer assumir.

    ResponderExcluir
  2. Eu detesto farra do boi, acho uma crueldade o que fazem com os animais. Me admira que com tanta evolução no planeta, ainda existam pessoas que gostem desse tipo de coisa. Ah, e antes que perguntem, sim, eu tb odeio as touradas espanholas!

    ResponderExcluir
  3. Tradição e cultura tb evoluem. É simples: nos tempos medievais tb era tradição jogar homens aos leões e vê-los serem comidos vivos, enquanto uma multidaão aplaudia. Homens lutavam até a morte em arenas. Os negros eram considerados serem sem alma há pouco tempo atrás.

    Já é tempo de evoluir e deixar essa tradição pra trás!

    Denuncie no 190 se vc vê ou ouvir que vai acontecer essa barbaridade. É crime e vc tem que exigir que a polícia vá até o local verificar e prender os culpados!!

    ResponderExcluir
  4. Farra do boi, briga de galo, rinha de cães, etc...
    Nada disso é cultura popular.
    Isso é desculpa de gente ruim pra fazer coisas ruins, torturar animais.
    Sinceramente, acho que quem faz isso com bicho não demora muito pra fazer com gente tb. Não é pq somos de espécies diferentes que os animais deixam de sofrer.
    Me dá NOJO.

    ResponderExcluir
  5. Não dá pra chamar isso de cultura!
    Tem que ser denunciado!

    ResponderExcluir
  6. Apoio qualquer ação que combata a violência contra qualquer espécie que habite o planeta. Ótimo post Drika.

    ResponderExcluir
  7. Olá Garotas Modernas, sugeri esse tema para a Shirley via e-mail e estou muito feliz por vocês terem divulgado isso no blog, com certeza esse tipo de crueldade tem que acabar, violência tanto em seres humanos como em animais é crime e deve ser punido rigidamente! Amo os animais e estou sempre defendendo a causa deles, tenho certeza que o mundo seria muito melhor se houvesse respeito pelos animais, tanto domésticos como silvestres. Beijos e parabéns pelo texto!!

    ResponderExcluir
  8. A "farra do boi" como tantas outras práticas nada mais são do que pura diversão as custas do sofrimento de um outro ser. Deplorável e cruel. A partir daí vai de cada um determinar se concorda, colabora e participa ou não. Como estudante de veterinária e ser humana, sou totalmente contra!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelos comentários garotas!!Quando souberem de alguma farra do boi denunciem, é crime! Juliana pois é, a Shirley reenviou seu email p/ mim, acabei deletando sem querer, mas tinha lido e fiz o post, vou colocar lá que foi sugestão sua.Obrigada.Bjs

    ResponderExcluir
  10. Nessas horas me orgulho de ser brasileira, nosso governo proibiu a "farra da boi" já há algum tempo. A Espanha país de primeiríssimo mundo e blá blá blá, continua promovendo touradas e chamando aquilo de tradição, reformando belíssimas "plazas de toros", diga-se: praça da tortura! Na Catalunha proibiram as touradas, vamos ter fé que a Espanha e os outros países que permitem essa atrocidade tomem providências.
    Catarinenses que presenciarem a farra do boi, denunciem! Chamem a polícia!
    Tortura não é cultura!

    ResponderExcluir
  11. Bem lembrado: rodeio, farra do boi e touradas (pra mim a pior) andam lado a lado. Quem reverencia essa cultura de rodeio, seja indo em shows, ou no proprio evento, patrocina tortura!!!

    ResponderExcluir
  12. Sim, isso já devia ter sido completamente ultrapassado...já nem sequer há lembrança desse tipo de tradição nos Açores!!Há coisas que deviam permanecer no passado e ficar encerrado de vez, é completamente ridículo manterem crueldade por tradição, acaba por ser estúpidez!

    ResponderExcluir
  13. Meninas tbm acho algo ultrapassado, equiparado a tempos medievais, totalmente ridículo.Obrigada pelos comentários.Bjs

    ResponderExcluir
  14. Heloisa obrigada pela atenção qt ao acento indevido no bambu não reli para ver se havia erros, rss. Fique à vontade p/ correções nos posts, às x não prestamos atenção a alguns detalhes que fazem uma enorme diferença.Bjs Drika.

    ResponderExcluir
  15. Para mim, qualquer manifestação/costume ditos "culturais" que envolvam animais ou crianças são crueldades com outros nomes. Crianças e animais não têm como se defender, oras!

    Então, farra do boi, rodeios, touradas, corridas de cavalos, cães, jegues, avestruzes, o que seja, shows de animais em circos, índios matando crianças nascidas gêmeas ou nascidas com algum tipo de deficiência, rituais de "passagem para a vida adulta" que envolvam dor, sangue e sofrimento, tudo isso é TORTURA, CRUELDADE, DIVERSÃO EM OBSERVAR O SOFRIMENTO ALHEIO, e para mim é o mesmo que qualquer crime hediondo.

    Cultura é uma coisa, sadismo é outra bem diferente. Se os "humanos" querem ver sangue e dor, que acessem um canal de vale-tudo, por exemplo. Detesto esse tipo de combate, mas tenho que admitir que os caras que gostam e praticam são muito mais humanos, pois estão com plena capacidade de perceber o que estão fazendo, não envolvem inocentes na história. Se arrebentam sozinhos e saem felizes da vida. Louváveis, é ou não é?

    ResponderExcluir
  16. Fiquei chocada e muito emocionada com esse post, de tristeza mesmo, profunda! Não consigo entender como seres humanos conseguem fazer isso com outro ser vivo... muito triste! REVOLTANTE!!!

    beijinhos querida
    http://www.deliriosdeconsumo.com/

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.