Verão Top Model: Diário do Divã, dia 2, a personalidade das candidatas - Garotas Modernas Garotas Modernas : Verão Top Model: Diário do Divã, dia 2, a personalidade das candidatas

Verão Top Model: Diário do Divã, dia 2, a personalidade das candidatas

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWSNxmoL7kvCnOSiI7RZtVioyfMmws-Opigpr3tEMl2hTIFWVgUbtepbSMloJC-T2I13tX-wjxnevs2JUv8XiN9YmDlaANpc6jgb6niqW0DeMkG3Fl_AmPNDrNJmSZhDOx3_iUsOYaiq4/s1600/CIMG6095.JPG
Sarah, Ana Carolina, Sabrina, Luana e Adriana e Carolina

Nesta segunda-feira as meninas do Verão Top Model estiveram ocupadíssimas com um monte de provas na mansão do programa, então vou aproveitar para contar hoje mais um pouquinho de como foi meu encontro com elas no domingo e o que aconteceu durante as Dinâmicas de Grupo* realizadas com as seis candidatas.
Logo depois do almoço, pedi que cada uma se apresentasse de uma maneira diferente, bem lúdica, para que elas se soltassem e, de uma forma criativa, elas se expressassem para conhecermos melhor cada uma.
As meninas completaram três frases em um papel e depois comentaram com o grupo suas respostas, para que pudéssemos ver o que há de comum e diferente entre as candidatas.
As 3 frases que pedi para elas completarem foram:
Se eu fosse uma cor seria...
Se eu fosse um animal seria...
Se eu fosse um lugar seria...
Vamos ver as escolhas das meninas (que autorizaram a divulgação do que escreveram):
Adriana: suas respostas foram cor roxa, um cavalo e uma praia
Ana Carolina: suas respostas foram cor rosa, um cachorro e sua casa
Carolina: suas respostas foram cor verde, um pássaro e uma fazenda
Luana: suas respostas foram cor rosa, um cachorro e uma praça ou um lago
Sabrina: suas respostas foram verde, uma girafa e um circo
Sarah: suas respostas foram cor verde, um camaleão e o mar
Conversando com as meninas sobre suas respostas, o bacana foi perceber que há muito em comum entre elas, não só na escolha das cores (3 delas escolheram a cor verde e 2 a rosa), mas também o significado que elas mesmas atribuiram a cada uma das suas preferências.
Em Psicologia não há respostas "certas ou erradas", "boas ou ruins". Escolher um cachorro (dócil, fiel, amigo), não é melhor ou pior que escolher um animal mais inusitado como um camaleão (que Sarah relacionou com a capacidade de se adaptar as mudanças, qualidade importantíssima para uma modelo).
Todas elas, com suas respostas e a explicação que deram para cada uma das suas escolhas, colocaram ali um pouquinho de suas personalidades e de seus desejos: a vontade de ser livre, de ter paz, a alegria, as características físicas e emocionais e principamente o fato de serem meninas em busca de uma resposta muito difícil: "o que você vai ser quando você crescer", não só profissionalmente, mas que tipo de pessoas elas se tornarão quando adultas.
Está sendo uma delícia trabalhar com a Adriana, Ana Carolina, Carolina, Luana, Sabrina e Sarah. Já aprendi muito com elas, embora tenha idade para ser mãe delas (tenho 38 anos). Elas tem entre 15 e 16, mas já são fortes, determinadas, corajosas, verdadeiras guerreiras, como a Carolina havia falado na dinâmica do cartaz. E como são divertidas estas garotas!
Lá no blog do Verão Top Model eu conto como foi a outra dinâmica que fizemos, falando sobre as qualidades delas, seus sonhos e onde elas querem estar daqui a 10 anos.
Espero que vocês estejam gostando, pois amahã tem mais Diário da Psicóloga!

*O conceito de dinâmica de grupo como é conhecido atualmente, surgiu entre 1935 e 1955. Um dos estudiosos mais importantes sobre grupos foi Kurt Lewin, que foi um dos criadores da Teoria da Dinâmica dos Grupos, que tem por objetivo analisar como o grupo se estrutura em relação ao poder, a liderança e a comunicação, além de auxiliar a compreender como cada pessoa daquele grupo se comporta. A dinâmica de grupo pode ser usada como ferramenta de aprendizagem e de melhoria do relacionamento entre as pessoas, além de auxiliar no processo de autoconhecimento e proporcionar um momento de reflexão sobre o comportamento.
Embora muitas vezes as técnicas de dinâmica de grupo possam parecer brincadeiras, elas, quando aplicadas por um profissional qualificado, podem ser muito importantes para auxiliar na coesão de um grupo, na melhoria do relacionamento interpessoal e até mesmo servir como importante momento de reflexão sobre o comportamento de cada pessoa.

texto elaborado por Shirley Piccolo Vieira Stamou, profissional
formada pela UFSC há 16 anos e psicóloga do programa Verão Top Model

3 comentários:

  1. Ahhhh...fiquei com vontade de responder tbm... se me permite ? rsrs

    Se eu fosse uma cor seria...
    AZUL
    Se eu fosse um animal seria...
    PASSÁRO
    Se eu fosse um lugar seria...
    PRAIA

    Deve fazer algum sentido, embora eu não saiba interpretar...rsrs...


    Parabéns pela qualidade do post

    Beijinhos...

    Vania
    www.vaniabijoux.com.br - lindas bijoux de pele
    www.batomvermelho.com.br - universo feminino

    ResponderExcluir
  2. Se eu fosse uma cor seria:azul
    Se eu fosse um animal seria:gato
    Se eu fosse um lugar seria:os jardins de Versaille!

    ResponderExcluir
  3. Queridas garotas modernas, estou numa correria por causa deste trabalho (só prá vocês terem idéia agora são 05:17 da manhã, ainda estou no computador e tenho que estar de pé as 10 no máximo) e meu cotovelo fissurado continua péssimo apesar de eu ter abandonado a tipóia(porque ela fazia meus ombros doerem), então não estou conseguindo responder os comentários, mas leio todos, assim que vocês escrevem, pois vejo no celular, ok? Me desculpem se não estou dando a atenção que voces merecem!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.