Tendência de moda: bailarina - Garotas Modernas Garotas Modernas : Tendência de moda: bailarina

Tendência de moda: bailarina



http://adrianerdedi.com/wp-content/uploads/2010/05/Alexander-McQueen-Pumps.png
Imagem: Alexander McQueen
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZDKoA0YqZ_YFdM5VwNiFtHlG5ee10TeJAvXDhg7ruYlKqzjsoK-MuPvQcfnvv-fTC47ABhAIB4BFw7LYeAQd0BdaXF8b5RTg6jPwRJ8XuhN-GdhBHoRDrLM_-qlGdQYXYUb0uUKcEGgE/s1600/Scan-1.jpg
Imagem: Revista Elle/coleção inverno 2011 Maria Bonita Extra, escaneada por mim

http://bonjourjeunesse.files.wordpress.com/2010/11/dvf-yadira-dress-545.jpg
Imagens: Diane von Furstenburg/J. Mendel

Volta e meia o ballet serve como inspiração para a moda: tons pastel (em especial os rosados), tules, saias tipo tutu, cintura marcada - tudo isto faz parte da estética que encanta garotas modernas que um dia foram bailarinas (ou que ao menos sonharam ser).
A Elle Brasil deste mês trouxe uma reportagem mostrando qual será o tema das coleções de inverno de grandes marcas brasileiras e a inspiração da Maria Bonita Extra são os bastidores dos ensaios de dança.
Fiz ballet clássico, dança moderna e contemporânea seriamente dos 10 aos 24 anos (fazia aulas todos os dias, de segunda a sábado!) e o jeito que nos vestíamos era muito parecido com a roupa da modelo (a roupa clarinha, a moça de camiseta listrada é a estilista da marca, Ana Magalhães). Eu fazia parte de um grupo de dança muito conhecido no fim da década de 80, início de 90, o Shapanã, que ganhou vários prêmios importantes em festivais aqui no país e em 1995 foi convidado para dançar na França, Áustria e Itália (eu fui!). Eu vivia dança 24 horas por dia (já fazia Psicologia, era uma aluna dedicada na faculdade, mas nunca deixava de viajar para as apresentações) e meu uniforme básico em dias de ensaio sempre incluía muitas sobreposições, rosa e preto (mix clássico do ballet), casaquinhos tipo cache-coeur (casaqueto tipo envelope, cuja tradução do francês significa "esconde coração", pois é transpassado no peito), meia-calça cor de rosa, polainas, headband para segurar os cabelos (que a gente chamava de "faixa") e, é claro, sapatilhas, com fitas costuradas a mão (o certo é medir no pé a altura das fitas).
A Maria Bonita Extra, que não é boba nem nada, vai pegar carona no sucesso do filme Black Swan (Cisne Negro) que estreia no Brasil em fevereiro. Black Swan, com Natalie Portman no papel principal, tem figurino assinado pela label Rodarte e é uma das apostas para o Oscar (já falei do filme em outro post).
Aposto que veremos nas lojas e nas ruas nos próximos meses muita coisa inspirada no mundo da dança: rosa pálido e preto, tons pastel, sobreposições, tule, tricô, aplique de plumas e pedrarias, coques, cílios postiços ou bastante rímel, sapatilhas, transparências e acessórios de cabelo (especialmente headbands).
Eu, como boa bailarina (a gente nunca deixa de ser bailarina depois de dançar um tempão), amo cada um destes elementos e certamente vou usar muitos deles nas próximas estações.
E você, garota moderna, gosta da tendência bailarina?

10 comentários:

  1. Amei essa Tendencia!Valeu pelo post.Desejo um otimo fim de semana.bjos

    ResponderExcluir
  2. Como estou fazendo aulas de balé há dois anos, acho que vou embarcar nessa também.

    ResponderExcluir
  3. As garotas modernas ficaram ainda mais femininas seguindo essa tendência linda, vou colocar em prática. Beijos

    ResponderExcluir
  4. acho bonito, e deixa super feminino *_* adorei o sapato de salto, imitando sapatilha *___*

    :*

    ResponderExcluir
  5. Nossa. axei lindo.
    fui bailarina durante 06 anos.
    e estou pensando em volta.
    Imagina que Chiic andar com desses vestidos, ou aquele sapato que parece uma sapatilha e ponta.
    Ammeei td.

    Acessa meu blog.

    derrepentedezoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sempre admirei e cheguei a praticar em duas épocas da minha vida, mas meus pais incentivaram pouco e acabei não desenvolvendo a "graça" de uma bailarina. Me arrependo. Minha postura e meu corpo seriam diferentes!

    ResponderExcluir
  7. Háá, que lindo!
    Ótima matéria.

    Vanessa Pinho
    www.donna.diario.com.br/poraqui

    ResponderExcluir
  8. Encantada por esse vestido da Diane, ainda não tinha visto esse, mas estava procurando exatamente parecido, meio rosê, que vi numa revista e não encontrei créditos.
    Você sabe dizer onde encontro (similar, pelamor, pois $$ não dá pra um Diane...rrrrsss)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi queridas,
    Obrigada pela visita e pelos comentários fofos!
    beijos,

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.