O que é alta costura? - Garotas Modernas Garotas Modernas : O que é alta costura?

O que é alta costura?

http://l.yimg.com/ea/img/-/110125/108290542_10_16js7jb-16js7t7.jpg?x=360&q=80&n=1&sig=FT_mL8_25Xy_bai9uANUQg--http://l.yimg.com/ea/img/-/110125/108291209_10_16js7jp-16js7t7.jpg?x=360&q=80&n=1&sig=XMXXDAgCrcVRka23nL2YeQ--
http://l.yimg.com/ea/img/-/110125/108291217_10_16js7jv-16js7t7.jpg?x=360&q=80&n=1&sig=EBPOzqdg8jEFGQziDuVXRw--
Imagens: Christian Dior/Getty Images

Embora provavelmente nenhuma de nós vá usar um dia um vestido de alta-costura, uma vez que eles custam em média 50 mil dólares (ou seja, para usar alta costura sem se endividar você precisa mesmo de uma conta com alguns bilhões, pois ter "apenas" alguns milhões de dólares é pouco para bancar um closet com modelos desta indústria de altíssimo luxo), cada uma das criações destes gênios da moda é uma verdadeira obra de arte e é um deleite para os olhos ver as fotos dos desfiles, como este acima da Christian Dior, que aconteceu em janeiro de 2011 em Paris.
A alta-costura (haute couture em francês) tem relação com a criação, em escala artesanal, de modelos exclusivos, é uma indústria protegida por lei e com rígidos critérios a serem cumpridos. 
Para ser considerada haute couture a marca precisa: ser associada da Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, ter localização em Paris, nas avenidas Montaigne, Georges V ou Champs Elysées, o processo produtivo tem que ser completamente manual, sem auxílio de máquinas de costura, a Maison (casa) tem que ter cinco andares, inclusive um espaço para desfiles, além de criar duas coleções por ano, cada uma com 35 looks.
Apenas poucas marcas são consideradas maisons de alta-costura pela Chambre Syndicale de la Couture Parisienne. Entre elas estão: Chanel, Christian Dior, Jean-Paul Gaultier, Givenchy, Elie Saab, Giorgio Armani, Maison Martin Margiela e Valentino.
Algumas marcas famosas e consagradas como Versace, Balenciaga e Alexander McQueen não são parte da haute couture, embora façam vestidos caríssimos, lindos e desfilados em red carpets pelas celebridades mais famosas.
Mesmo marcas que fazem alta-costura, como a Chanel, tem coleções chamadas prêt-à-porter (pronto para usar, em francês), com peças prontas para serem levadas das araras de suas lojas, com preços menores (ainda assim altíssimos) que os modelos de haute couture.
Uma criação de haute couture tem como principal objetivo instigar o desejo pela marca. A maior parte de nós provavelmente nem chegará perto de um vestido de alta costura Chanel, mas podemos levar para casa um pouco do glamour da marca ao comprarmos uma bolsa, um perfume ou mesmo um esmalte.
Mas que os desfiles são verdadeiros espetáculos de arte, isso são e adoraria ver um dia um destes shows de pertinho. Afinal, sonhar ainda é de graça!

9 comentários:

  1. Olá!!! ^^
    Faz um tempo que sou uma leitora assidua deste blog e gosto muito do que publicam,continuem assim...^^
    Li o texto seu sobre a alta costura,se quiser saber mais sobre alta costura,veja no meu blog
    http://fashionisabusiness.blogspot.com/
    no texto a divisão da moda I,
    lá esta tudo explicadinho como é o processo de criação e desenvolvimento da colecção de alta costura e de quebra tem um video chamado signe chanel,que mostra os bastidores do desenvolvimento da coleção de alta costura da chanel,sei que não é o mesmo que ver de perto ao vivo e a cores,mas acredito que vendo só o video já deixa qualquer um de boca aberta e sonhar,já isso não custa nada...kkk ^^
    Espero que goste do meu blog,apesar que esta meio que "vazio",mas estou trabalhando para colocar mais coisas nele.
    Bjs
    Tudo de bom
    Hanna K.S

    ResponderExcluir
  2. Oii Shirley, amei o post! Super bem explicado, eu sempre entro aqui, porém nunca comento, mais com tanto trabalho em posts incríveis, fica difícil não parar para elogiar o trabalho incrível que você está fazendo aqui!

    Beijos, Nathália (Floripa).

    ResponderExcluir
  3. ai, ai, suspiros! Você tem razão, ainda bem que sonhar é de graça rs
    Adorei o post, parabéns!
    BJS

    ResponderExcluir
  4. Uaauu!
    Adorei o post! Achei a explicação perfeita!
    Vou divulgar no meu twitter!

    Beijos,

    Mari Mello
    http://mundolipstick.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Hanna,
    Fui lá e amei o documentário!
    beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Nathália,
    Que legal vc ser aqui de Floripa!
    Obrigada pelo comentário tão gentil!
    beijos,

    ResponderExcluir
  7. Fran,
    Obrigada pela visita e pelo comentário, querida!
    beijos,

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa explicação. Fiquei foi assustada com o preço e de não poder utilizar máquinas. Imagina ter que costurar um vestido todo a mão? Ui!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.