Série relembrando: A moda e o cigarro - Garotas Modernas Garotas Modernas : Série relembrando: A moda e o cigarro

Série relembrando: A moda e o cigarro

Foto:
Imagem: Stockholm Street Style

Como todas vocês sabem, eu adoro imagens de moda.
Mas muitas, muitas vezes, me incomodam as fotografias (sejam elas de street style ou de algum editorial de revista) onde a pessoa fotografada está lá, segurando um cigarro como se aquilo fosse a coisa mais cool do planeta.
Já cansei de desistir de publicar fotos aqui onde a garota estilosa fotografada na rua ou a modelo da revista estavam fumando.
Sim, sou moderna, sei que cada um tem o direito de fazer o que bem entende consigo mesmo, mas assim como colocar modelos esqueléticas na passarela, de certa forma, é uma apologia ao suposto glamour da magreza excessiva, fotografar gente super bem vestida fumando também vende a ilusão que fumar é bacana. E não é.
Posso até concordar que fumar ou não é uma escolha pessoal (e sim, respeito as escolhas pessoais), mas uma revista de moda colocar um cigarro na mão de uma modelo prá mostrar que ela é sexy é, para mim, no mínimo bobo, embora seja super lugar comum ver pessoas fumando na saída dos desfiles mais incríveis das semanas de moda.
Eu sei que ser politicamente correta ao extremo pode ser muito chato, mas acho que uma atitude um pouquinho mais responsável em relação a este aspecto até que cairia bem no mundo da moda.
E aí, garota moderna, o que você acha?


* Série relembrando: enquanto estou em Nova York (de 03/12 a 13/12)
vou reeditar alguns dos posts antigos do blog, como este aqui.
Nossas colaboradoras vão publicar novidades durante a minha viagem, mas não sei se eu conseguirei postar de lá e só responderei os e-mails na volta.
No entanto lerei os comentários diariamente, não me abandonem!:)
Volto com a programação normal a partir do dia 14 de dezembro.

10 comentários:

  1. Acho fumar uma atitude de extremo mau gosto, odeio cigarro com todas as minhas forças.
    http://fabianatomazzelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu detesto cigarro, mas acho que o mundo da moda tem posturas bem mais danosas, que muitos consideram normais (como a ditadura da magreza - recriminam pq é politicamente correto, mas estão sempre atrás desse padrão)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    O blog está ótimo!

    http://galeriadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. DETESTO CIGARRO!!Nada a ver cigarro c/ moda, totalmente OVER, cafona!!!Bjs

    ResponderExcluir
  5. Faço de suas palavras as minhas, sou contra! E contra mesmo!

    Beijos, arrasou no post.
    www.moderninho.com

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Acho seu questionamento extremamente válido. Lembro quando eu era crianças, há uns 16, 10 anos atrás, aonde era ainda permitido aquelas propagandas de cigarro com pessoas lindas e felizes. Eu via as mulheres poderosas, atrizes, modelos ou então aquelas fotos de propagandas dos anos 40, 50 e 60 onde as divas sempre estavam com cigarro (RIta Hayworth, Ingrid Bergman, Louise Brooks, etc) e achava lindo! E eu era uma criança! Acho que a melhor coisa que fizeram foi proibir mostrar cigarro em filmes, propagandas, novelas e muito mais, porque os fabricantes vende uma ilusão de cool e chique e o cigarro é apenas mais um trágico capítulo da história humana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Fui fumante por 14 anos e, sinceramente, minha influência p fumar não veio dos anúncios de revistas ou das propagandas da televisão. Talvez isso tenho validado o ato como uma coisa legal, mas não foi determinante. Tb não gosto de cigarro (não mais), mas o tal do politicamente correto é um porre. Como vc mesma disse são escolhas pessoais, então, cada um no seu quadrado. E o quadrado do fumante está cada vez menor...

    ResponderExcluir
  8. Concordo com todos os comentários e acho de muito mau gosto associar cigarro e qualquer tipo de glamour.
    Mas acho de muito mau gosto,as "caras e bocas" de certas pessoas quando encontram algum fumante pelo caminho.
    Não sou fumante.E também acho que existem atitudes bem mais danosas como a ditadura da magreza.

    ResponderExcluir
  9. também acho de mal gosto. mas acho que não se muito o que fazer quando se trata de blog de streetstyle. a pessoa tá lá fumando e o fotógrafo vai fazer o quê? pedir pra esconder? eu ficaria incomodada...
    em se tratando de revistas, eu sou totalmente contra também. cigarro não vende a imagem de nada que um editorial queira vender

    ResponderExcluir
  10. nao é questao de ser cool - mas essa coisa politicamente correta - tipo, ai, cigarro ... querer tudo certinho ... sucks! nao é fazer apologia , mas n precisa sser visto c tanta indignacao ...

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.