Alfa: que tipo de revista se presta a dar espaço para um assassino? - Garotas Modernas Garotas Modernas : Alfa: que tipo de revista se presta a dar espaço para um assassino?

Alfa: que tipo de revista se presta a dar espaço para um assassino?

http://revistaalfa.abril.com.br/wp-content/uploads/2010/10/capaeditada.jpg
Imagem: Editora Abril

Como vocês já sabem eu sou psicóloga há mais de 15 anos e até talvez por causa da minha história profissional a violência de qualquer tipo, sobretudo contra mulheres e crianças, me deixa mais do que indignada.
O que dizer de uma revista que se chama "Alfa" (de homem alfa, aquele que é líder), que escolhe como entrevistado o assassino confesso da sua ex namorada: Pimenta Neves, que no ano de 2000 deu dois tiros à queima-roupa em Sandra Gomide.
Ele foi julgado e condenado a 19 anos de prisão (pena depois reduzida a 15 anos), mas não ficou preso: o assassino da moça de 32 anos continua livre até hoje, por causa dos seus advogados, muito bem pagos (Pimenta Neves era um jornalista conhecidíssimo e foi diretor de redação do jornal O Estado de São Paulo).
Que tipo de revista se presta a dar espaço para um assassino? E acha isto matéria de "Cultura e Sociedade"??? É o fim da picada uma revista que se chama Alfa colocar na capa um homem destes. Ele deveria estar na cadeia e não sendo ouvido por um jornalista.
O que é o homem alfa para esta revista? Um predador??
Mais do que deixar aqui minha indignação uso nosso espaço aqui no GM para alertar você, garota moderna que está lendo este post, como já falei outras vezes, a não aceitar nenhum tipo de violência do seu namorado/noivo/marido/ficante.
Infelizmente a maior parte dos assassinatos, estupros, abuso sexual e violênca contra a mulher são perpetrados pelo companheiro. E em geral o agressor dá sinais antes de partir para a violência maior: muitas meninas aceitam que seu namorado lhes dê um safanão, a agrida com palavrões, dê um tapa ou beliscão. Quase sempre começa assim: numa discussão o homem é agressivo, mas depois pede desculpas. E a mulher aceita achando que não vai mais se repetir. Mas quase sempre se repete.
O pai da jornalista Sandra Gomide, que foi brutalmente assassinada por este covarde que se esconde atrás dos seus advogados (porque se ele estivesse de fato arrependido teria se submetido à lei e cumprido sua pena), falou que sua filha já havia sido agredida pelo ex-namorado e que fizeram um BO da agressão na época.
Como falei neste outro post, dificilmente um homem passa de pacífico a assassino de sua companheira sem antes dar sinais da sua agressividade. Se o seu namorado, companheiro ou marido lhe agredir não faça de conta que isto é normal. Não tente "deixar prá lá". Não aceite que a desrespeitem. Não fique achando que ele "perdeu a cabeça" porque você "mereceu". Será que ele a insultaria ou bateria se você fosse um homem do tamanho dele?
Esse homem vil, chamado Pimenta Neves, nada tem a oferecer a pessoas de bem. Deveria ele estar pagando por seu crime e não sendo matéria de capa de revista.
No mês passado, o assassino Pimenta Neves recebeu a sentença de que terá de indenizar os pais de Sandra com R$ 400 mil. O advogado vai recorrer. Aí está a prova de que este homem nada tem de criminoso arrependido: ele continua a se esquivar de acertar contas com a justiça (que justiça?).
Achei de muito mal gosto uma revista já em seu segundo número trazer uma matéria de 4 páginas falando de um assassino como plácido senhor (entrevista esta feita pelo editor da publicação). Apesar de trazer na capa o brilhante Steve Jobs, que merece todo nosso respeito e admiração, acredito que a chamada para a matéria com Pimenta Neves é uma afronta a todos que lutam pela não violência. Esse criminoso já foi julgado e condenado. Qual o sentido de uma reportagem com ele, como se fosse uma vítima do destino? Sim, li a entrevista e afirmo: em momento algum ele demonstra arrependimento por ter tirado a vida de um ser humano. E pergunto: há limite para se vender uma "notícia"?
Como disse meu marido, que sim é muito bem sucedido e uma pessoa corretíssima, é uma VERGONHA um canalha destes ser tratado como parte da sociedade.
Isso não é jornalismo, é não respeitar a tragédia de uma família, que perdeu uma filha de apenas 32 anos e que é obrigada a conviver com a impunidade por causa do "poder" de um homem que agiu como verdadeiro predador e que, cruelmente, fala: "Sandra era uma boa moça".

26 comentários:

  1. Parabéns pela abordagem do assunto, violencia contra mulheres, nós precisamos ficar realmente alertas, pois quem ama cuida.....

    ResponderExcluir
  2. A "grande mídia" brasileira deixa muito a desejar em matéria de dignidade jornalística. Confesso que não me espanta se parir uma publicação destas com essa criatura na capa quando temos outras como a VEJA por exemplo. Vou repassar este post para meu blog para ajudar a divulgar pois teu texto está muito bom.Violência contra a mulher jamais!

    ResponderExcluir
  3. A "grande mídia" brasileira deixa muito a desejar em matéria de dignidade jornalística. Confesso que não me espanta se parir uma publicação destas com essa criatura na capa quando temos outras como a VEJA por exemplo. Vou repassar este post para meu blog para ajudar a divulgar pois teu texto está muito bom.Violência contra a mulher, jamais!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, adorei o post e o seu comentário!

    CS1993
    <3
    http://nadaparavestir1990.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Este na capa é o Steve Jobs gente!Prestem atenção!
    E realmente, um absurdo darem espaço na mídia para um louco como o Pimenta.

    ResponderExcluir
  6. ooi, ja deixei esse recado em outro post mas nãosei se você viu. ganhei um selo lá no meu blog e te indiquei, agora tu tem que ir lá e pegar o selo pra postar no teu blog e indicar outros três :) Beijos Fê

    ResponderExcluir
  7. OI Shirley
    Parabéns pelo excelente post, pela sua dignidade e pela sua indignação com uma revista desse nível e com esse ser que representa em parte a violência contra a mulher, o machismo, a impunidade da justiça e a sujeira que a imprensa do Brasil se tornou. Fico feliz de uma pessoa tão especial como você levantar essa bandeira que sempre tentam esconder.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu post! E você falou certo ao dizer que antes da violência maior, o agressor sempre dá sinais. Um simples xingamento, um tapinha, um empurrão já são sinais do que aquele homem é capaz de fazer.

    É triste saber que isso existe muito no Brasil e muitas mulheres tem medo de denunciar os companheiros.

    Acho lamentável a justiça em nosso país! Como, meu Deus, um assassino pode estar livre quando deveria estar cumprindo pelo crime que cometeu. Mas isso é Brasil, terra de ninguém ... :(

    ResponderExcluir
  9. Shirley..tudo bem??!!Concordo sim que é absurdo qualquer tipo de demonstração de violência..claro! Repudio, mas a revista Alfa deu espaço para o assassino assim como várias outras revistas, como a própria revista Veja, a própria Rede Globo e outros canais de Tv que dão espaço por ex ao assassino da Daniela Perez..Caso Isabella..a própria VonRichtoffen...Mas acredito que se você ler a matéria não deram conotações positivas ao Pimenta Neves, acredito que não seja por isso que devamos julgar a revista, pois achei muito boa, trata de assuntos importantes para o público masculino como alienação parental por exemplo, como foi o caso da primeira edição do mês passado. Como Momokinho disse, a mídia Brasileira em geral deixa a desejar em matéria de dignidade jornalística sim, mas acredito que não tenha sido o caso da revista, a mesma trouxe uma matéria densa e maravilhosa sobre o Steve Jobs, e acredito que o homem que ler a revista e a matéria do Pimenta Neves vai entender o teor da reportagem.É a minha opinião, e também porque trabalho pra Ed Abril aqui e tenho que defender meu ganha-pão..haha..SAUDADES!!

    ResponderExcluir
  10. Muito válida a sua indignação.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  11. teu pst, pra variar, tá TUDO...essa revista é uma B#%¨&( já de início...

    beijo flor!
    =******

    Anita
    www.audreydisse.net

    ResponderExcluir
  12. O post é excelente, acho que ninguém poderia ter escrito melhor, mas .. posso falar? Esse é o Steve Jobs, não o Pimenta Neves!

    ResponderExcluir
  13. a foto na capa é o steve jobs...
    acho q além de informar, a revista quer ser vendida e lida pelo maior número de pessoas, esse tipo de entrevista chama atencão, causa curiosidade...
    não consigo entender nenhum mal nisso e acho q não foi feito nenhum tipo de apologia a violência.

    ResponderExcluir
  14. Preste atenção! A capa é do Steve Jobs. Se atualize....
    Só q as revistas tem q falar sobre os assassinos também. Isso faz parte da nossa sociedade, não adianta "tapar o sol com a peneira" né?
    Acho que primeiro vc devia ler a entrevista antes de comentar...

    ResponderExcluir
  15. Gente, leiam o que ela falou antes de falarem besteira e mandarem ela se atualizar ou prestar atenção!!! Mania de procurar defeito!!!! A Shirley não falou que é o Pimenta Neves na capa!!!!! Ela falou que é matéria de capa!!!! Duas coisas diferentes!!!
    Entendo sua indignação, mas infelizmente tem que haver direito de resposta, fazer o quê? Sim, há o que fazer!!! Exatamente o que você está fazendo, demonstrando sua indignação publicamente. Parabéns pelo excelente post!!!
    Bjss ; )

    ResponderExcluir
  16. Realmente e infelizmente existem pessoas do ramo jornalístico que não tem um pingo de conceito, ética e escrúpulos. Sônia Abrão, Ratinho, Datena e entre outros só querem saber de causar ao invés de agirem com profissionalismo. Coisa que eles desconhecem, e pior como jornalistas e comunicadores de TV! Isso é mto triste... Vale lembrar qunado o Ratinho trouxe para o seu programa aquele monstro do Guilherme de Pádua, q assassinou brutalmente a atriz Daniela Perez, em 1990... Chegou a dar náuseas, mas aquele circo todo não deu em nada e a entrevista acabou com o apresentador xingando e ofendendo o bandido. Resultado: se igualou a ele...

    ResponderExcluir
  17. E um trabalho de meio de comunicação que está no começo, como a revista Alfa, não deveria de se prestar a um papel lastimável como esses... Vai ficar manchada e provavelmente, cair no asqueroso mundo do sensacionalismo... Os leitores merecem mais respeito e com isso, se eu fosse da revista, enviava um recado de desculpas na próxima edição.

    Bjks!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Shirley, excelente post! Também acho que as coisas no mundo estão perdendo seus reais valores. Um assassino confesso e condenado, receber este tipo de atenção é um descalabro e uma total falta de respeito com os pais e amigos de Sandra, com qualquer família que tenha perdido alguém vítima de violência, e também com qualquer pessoa com senso de dignidade e justiça.
    A violência vende, matérias-bomba vendem, mas não podemos vender nossas convicções e nossa dignidade!
    Outro dia foi aquele absurdo do assassino da Daniela Perez dando entrevista na Veja, no SBT...Isto só tem um motivo: a mídia quer vender, o criminoso quer aparecer!

    ResponderExcluir
  20. Essa revista deveria receber um boicote da sociedade. Passe adiante, por favor, deixei a revista encalhar nas bancas!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. é verdade, acontece muito e as mulheres acabam cedendo, até que algo pior acontece. É muito triste mesmo essa midia sensacionalista, que sempre se aproveita do sofrimento alheio para lucrar.

    Otimo post!

    bjao!

    ju
    http://www.makes4ever.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Achei horrível essa revista, ele ainda parece irônico falando dela.Não carrega culpa nem remorso nenhum, um horror.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, aplausos!!!
    Muito legal ler sobre um assunto mais sério aqui no blog. Tá de parabéns!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.