As peladas das revistas de moda - Garotas Modernas Garotas Modernas : As peladas das revistas de moda

As peladas das revistas de moda

Foto:
Imagem: Dazer & Confused/ editorial de moda da edição de setembro de 2010

De uns tempos prá cá tem acontecido um fenômeno interessante no mundinho fashion: cada vez mais a gente abre uma revista de moda (ou vê algum editorial escaneado na Internet) e lá estão elas, as modelos (é claro), super super magras (só prá sacanear com a gente que é "normal") e peladas!
Em revista de moda não era prá supostamente falar de moda, roupas, acessórios???
Não sou conservadora nem puritana, meu marido assina a Playboy e eu leio todo mês a revista (inclusive olhando as "figurinhas", principalmente se for uma famosa - é só uma pena eles apagarem todas as celulites e estrias, nos tirando o prazer de ver que a tal celebridade não é assim tão perfeita e que ela também padece daquilo que nos incomoda).
Mas confesso que alguns editoriais de moda tem tido um apelo sexual tão forte, que o lado fashion propriamente dito, deixa de ser o personagem principal e passa a ser coadjuvante (isto quando aparece alguma roupa).
O nú em propagandas já é figurinha carimbada mundo afora: aqui no Brasil até que não vemos tanto (há campanhas em alguns países europeus onde há nu frontal - inclusive masculino, cujo anúncio é modificado, ou cortado na área dos "países baixos"). Isto aconteceu com a campanha do perfume M7, de YSL (foto abaixo), onde no Brasil a propaganda era esta da foto e a de alguns países mostravam os "dotes" do moço (se você for maior de idade e não tiver medo de ver um homem pelado, pode ver a campanha sem cortes aqui neste link).
Quando eu lecionava Psicologia do Consumidor para cursos de graduação ou pós na área de Publicidade, as aulas onde discutíamos o uso da sexualidade em propaganda eram as mais participativas: todo mundo prestava atenção e opinava. Em campanhas publicitárias há desde o nu poético e belo ao nu que nos deixa um pouco perturbados, por ser uma imagem estranha (como é o caso da campanha de Tom Ford com o corvo bicando o seio da modelo na foto abaixo). Mas ali na área de publicidade o sexo até se justifica: quer gostemos ou não, sexo vende. E muito!
Já nas revistas de moda o fenômeno é relativamente novo, mas vem crescendo a cada edição. Estes dias eu ia comprar uma revista gringa, mas quase toda ela era ocupada ou por propagandas ou por editoriais onde o que menos se via eram roupas. Acabei não comprando a tal revista, não por pudor, mas por falta de informação sobre moda. Queria ver saias, vestidos, sapatos... Mas o que mais vi foram as modelos seminuas.
O que você acha disto?


http://www.mimifroufrou.com/scentedsalamander/images/M7_Bottle_Ad.jpg
campanha do perfume M7, de YSL (versão veiculada no Brasil)

8 comentários:

  1. Concordo contigo, quero ver moda, deixa esse tipo de foto nu ou semi para as revistas respectivas, e olha que já tem várias por aí, rss !!Já notei nas gringas esses editoriais nus, não gostei.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olha.

    No começo eu me assustava (e incomodava) mais. Quando via muito peito de fora pensava "Aiii credo, chega!".

    Mas eu hoje eu já vejo de outra forma: o "nu" das revistas de moda nunca é vulgar, e frequentemente é muito bonito.

    E elas são tãããão magras que eu nem acho erótico, haha!

    Então hoje em dia eu gosto. Acho bacana. É minha referência de sensualidade, pra tentar esquecer o monte de capas de playboy que a gente vê nas bancas e nos muros por aí. Isso sim é insultante.

    Bia


    .
    http://dondeestascorazon.wordpress.com/
    .

    ResponderExcluir
  3. sexo é a nova forma de comércio...como vc disse, vende!
    mas concordo q está rolando um certo exagero por parte das empresas q querem fazer fama...
    esse negócio de mostrar o corpo se tornou algo muito banal... tb não sou puritana mas acho q tudo tem seu limite... sexy é provocar e deixar por conta da imaginação de quem vê e gosta, mas escrachar desvaloriza...

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. muito interessante o post, e é verdade, cada vez se fala menos em moda e sim na exposeção do corpo, que na realidade n mostra a moda que nos podemos usar (por n ter o mesmo corpo que elas), particularmente eu n gosto.

    beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Interessante o post, há pouco estava mesmo reparando nesta "moda" pelada. Não me chama a atenção, não. Sejamos práticas: não vou sair pelada, então, prá quê comprar revista sem exemplos de vestidas? Não faz sentido, né?

    ResponderExcluir
  6. Eu acho totalmente desnecessário .. O anúncio do m7 na versão brasileira ficou normal .. mas a primeira foto, da saia com o seio de fora, acho totalmente desnecessário, realmente apelo "sexy" demais ..

    ResponderExcluir
  7. Também acho um absurdo... se quisesse ver mulher pelada me olharia no espelho né!
    A gente que ver "riqueza e glamuor", não essas moças esfomeadas e "maltrapilhas" da Etiópia!!!
    Sinceramente não entendo pra que mostrar pessoas sem roupa numa campanha de roupas!!
    Em marcas de jeans ok, dá enfase para o jeans e não mostra nada.. mas nesses outros apelativo e no sense

    ResponderExcluir
  8. Sexo vende, mas na questão moda, não tem nada a ver com nada. E outra, essas modelos varapaus e seus corpos esquálidos me lembra mais em passar fome....

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.