Pilates, mas não mordes! - Garotas Modernas Garotas Modernas : Pilates, mas não mordes!

Pilates, mas não mordes!

http://ego.globo.com/Gente/foto/0,,17955579-EXH,00.jpg
Imagem: Ego/Luiza Brunet arrasando no Pilates

Durante 14 anos, dos 10 aos 24 anos, fiz balé seriamente, de segunda a sábado. Tinha aulas de ballet clássico, de ballet moderno, dança contemporânea e durante 10 anos fiz parte de um grupo de dança moderna e contemporânea bastante conhecido na época no mundinho da dança, o Shapanã.
Com este grupo participei de quase todos os festivais de dança no Brasil (que bombaram na década de 90), dancei na França, Itália e Áustria em 1995 e tive o prazer de fazer parte do grupo vencedor do Festival de Dança de Joinville várias vezes.
Parei de dançar pois em 1995 me formei em Psicologia e, após a tal viagem para a Europa, comecei a trabalhar como psicóloga e a fazer mestrado e na minha rotina diária de recém formada e mestranda eu não tinha mais tempo para me dedicar a dança como gostaria. Me afastei porque naquela época não aguentei ficar "apenas" fazendo aulas sem participar dos ensaios e apresentações.
De bailarina me tornei sedentária com o passar dos anos, porque embora tenha feito yoga, musculação e todas as modalidades de academia que você possa imaginar, não conseguia ter muito prazer... Tentei hidroginástica e achei muito chato, tentei natação e descobri que tenho uma certa, digamos, inabilidade para o esporte... que me fazia afundar e engolir água (ok, pode rir de mim, meus pais tem casa na praia de frente para o mar desde que nasci - o que é bem comum aqui em Floripa, tenho piscina em casa, mas não sei nadar melhor do que aquele humilhante "cachorrinho" - só prá vocês terem idéia uma vez meu marido me arrastou para um rafting e chorei na primeira parte querendo voltar prá terra firme).
Esportes com bola não são prá mim... tenho medo de bolas vindo na minha direção. Depois de alguns anos longe do ballet tentei voltar a fazer aulas, mas descobri que ou eu ficava em uma turma com adultas que nunca tinham colocado uma sapatilha e não sabiam a diferença de um pliê e um grand pliê ou ficava na turma das adolescentes que já faziam aula mas que obviamente estavam no pleno vigor da juventude (e eu já perto dos 30 - argh!!!).
Aí descobri o Pilates há cerca de dois anos, fiz um tempo e parei, por motivo de "força maior" = preguiça. Como eu fiz 37 anos em dezembro decidi que eu não tenho mais tempo a perder, tenho que encarar que, sem uma atividade física, uma hora tudo cai.
Ok, sei que a gente também deve fazer uma atividade física por causa da saúde, etc, etc, mas fiquei mesmo é com medo do impacto da idade no "corpitcho".
Chega numa certa idade que a gente não pode mais emagrecer muito, tem que escolher entre a cara ou a bunda (posso falar bunda aqui, né?): ou as bochechas ficam cheinhas, o rosto lindo e o bumbum "embagulha" - daí a necessidade urgente da malhação, ou a gente emagrece, fica com aquela bunda sem celulites, tudo no lugar, mas o rosto fica "chupado".
Quem sabe se eu fizer 1 ano de Pilates bem direitinho volte a ter a flexibilidade dos tempos de ballet e possa até voltar a fazer umas aulinhas.
E você, faz alguma atividade física?
Participe da pesquisa GM ali abaixo...:)

14 comentários:

  1. Shirley,

    Faça o Pilates, você não vai se arrepender.

    Eu não tive grana para pagar o Pilates de Estúdio (que aquele individual, cheio de aparelhos e etc.), onde as mensalidades que vi chegavam a 300 reais.

    Me matriculei numa academia, daqueles pacotes de semestrais, que vc pode ficar o dia todo lá e participar de algumas aulas.

    Ok, menos da metade do preço e lá tinha Pilates Ball, duas vezes por semana.

    Não era o que eu queria, mas morando em bairro de suburbio, a galera não gosta deste tipo de aulas, prefere o tal dos jumps e pumps da vida. Daria então para o gasto, pelo menos a aula não seria super povoada.

    Resumo: uma aula semi particular, com no máximo seis alunas e em todo este tempo, eu que sou magrinha sem tendência para engordar, nunca tive um corpo tão perfeito em toda a minha vida.

    Melhorou a postura, definiu o abdomen, tonificou braços e pernas sem deixa-los com cara de "bombados"!

    E o resultado observei em cerca de dois meses.

    Não tenho paciência para musculação e não tenho também habilidade com bola (exceto a bola do Pilates Ball, claro), então super me identifiquei com este tipo de exercício.

    Infelizmente a academia fechou e eu tive que parar, mas recomendo para todo mundo!

    Boas aulas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!! Parabéns, Shirley! Tu vais ver o teu corpo mudar e não vais conseguir parar de novo! Atividade física vicia, ainda mais perto dos 40, quando a lei da gravidade impera!

    ResponderExcluir
  3. Ai Shirley, eu sofro do mesmo problema que você! Também fui bailarina na infancia e adolecencia, mas motivos de força maoir,(filhos) tive que deixar minha paixão. Mas os filhos cresceram e a minha filha também ama ballet, então fui a procura de um estudio de dança que oferecesse algo pra minha idade (abafa)e nada. E com as menininhas de 13 anos não rola,né?Eu ainda não achei nenhuma outra atividade que eu ame tanto quanto ballet, mas minha busca incessante ainda não terminou, vou tenter pilates.
    Brigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  4. adoro estesposts que contam um pouquinho de nós,blogueiras.
    E assim a gente vê coinscidências.
    Tb fiz ballet a minha vida toda e me formei pela Academia Rio e fiz parte do Grupo da Eliana Caminada e Eric Valdo ( Ex bailarinho do Thatro Municipal RJ). Me encontrei com pilates e RPG. A yoga me preencheu por pouco tempo.Mas, preciso confessar que nada me atrai tanto quanto uma aula de dança. Espero que vc fique firme e consiga cumprir com o que planejou. Tenho grande dificuldade em achar horários para fazer dança e realmente a gente se depara com muitas crianças nos horários da noite... Ai, que saudade. beijos e sucesso pra vc. Passa lá no blog: http://chiqbyingrid.blospot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amo minhas aulas de Pilates! Faço há um ano e meio, e sou viciada. O corpo muda mesmo, e em poucas aulas. É caro - faço aula de estúdio, com solo, bola e aparelhos - mas vale o quanto custa. Meu sonho era poder fazer todo dia....

    ResponderExcluir
  6. Oi Shirley!
    Ri com seu post, também não me imagino praticando nada com bola, pois tenho medo de levar uma bolada, judô, karatê etc, nem pensar que na primeira vez que me jogarem no chão vou cair em prantos. Já natação sempre amei, mas confesso que sou louca para experimentar pilates, só não achei um lugar legal ainda pra fazer perto de casa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Shirley, li no post que você é psicóloga, que legal, eu estou me formando agora no meio do ano, você atua na área? Eu ainda estou meio confusa sobre qual área seguir, onde trabalhar, essas coisas... Acho que gosto mais de falar de moda.... kkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Como as meninas disseram: você não vai se arrepender. Também só me "achei" no Pilates , que faço há 2 anos(de estúdio). não troco por nada. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu faço Pilates tb, mas não em estudio,por causa do preço. Adoro e recomendo!

    ResponderExcluir
  10. Eu faço pilates e amo!!! Inclusive é a única atividade que consigo fazer e gostar! Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Faço dança do ventre (desde 2002) e agora ballet. Claro que no ballet não estou ainda uma beleza, mas é um ótimo exercício. Beijos!
    Mayra, em todos os lugares que fui até hj, vi que a dança do ventre é a mais democrática. Tenho colegas de todas as idades.

    ResponderExcluir
  12. já fiz várias coisas, aulas em academia, boxe, yoga, dança, handebol. mas musculação acho muito chato e demorado. pilates nunca fiz... agora estou fazendo naquelas academias só para mulheres, faço na contours e adoro!! sempre mudam os exercícios, é rapidinho e funciona, muito bom!

    ResponderExcluir
  13. Fiz balé clássico dos 3 aos 12 anos, mas tive que parar por causa de problemas financeiros. Tentei treinar vôlei e basquete, mas sou do tipo que corre de bolas, um desastre. Com 17 anos eu comecei a treinar kung fu e amei! Por incrivel que pareça é muito parecido com balé e foi o que me motivou a voltar a dançar. Agora estou dividida entre o balé e a graduação em computação. É muito corrido, mas amo demais!

    Se tivesse mais um tempinho (e mais dinheiro) faria Pilates também, pois ajuda bastante para quem faz balé.

    ******=

    ResponderExcluir
  14. Oi Shirley,
    tenho 57 anos, sempre tive uma vida sedentária, sempre achei que tinha apenas de desenvolver os músculos do cérebro.
    NO ano passado, em julho,quebrei minha perna e foi utilizado apenas gesso (sem cirurgia). Após dois meses eu não conseguia mais andar direito, parecia ter 100 anos. A fisio não estava resolvendo de maneira eficiente. Procurei o Pilares. Estou na minha 12 sessão.... Não acredito como meus músculos estão ativos, minha panturrilha está se definindo...Tenho equilíbrio, quadríceps estão à toda. Faço em estúdio, mas daqui a pouco começarei a aprender alguns exercícios com bola e em solo, para fazer em casa também, sem equipamentos.É a primeira vez que faço alguma atividade física com prazer.
    Sorte....

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.