Mais polêmica na revista Glamour: quando uma modelo é plus size??? - Garotas Modernas Garotas Modernas : Mais polêmica na revista Glamour: quando uma modelo é plus size???

Mais polêmica na revista Glamour: quando uma modelo é plus size???

http://www.glamour.com/images/health-fitness/2009/10/0924-these-bodies-are-beautiful-at-every-size_aw.jpg
Imagem: Revista Glamour

Acabo de ler um post ótimo escrito pela Lú, lá no Chata de Galocha, falando sobre uma matéria que saiu na revista Glamour de novembro de 2009, abordando a questão das chamadas modelos "plus size", por causa de uma matéria anterior comentada aqui no Garotas Modernas neste post, que rendeu muita polêmica mundo afora.
Fica a pergunta: se estas lindas moças aí da foto são "plus size", o que é ser "normal size" nos dias de hoje???
Meu marido chegou aqui no escritório que temos em casa bem na hora que eu havia baixado a foto acima e ele falou brincando: "que foto, heim... um monte de mulheres peladas juntas... delícia!"
Aí fiz novamente o teste: "você acha elas gordinhas? pois elas são modelos de "tamanhos grandes" e ele também falou: "como assim???"
Sempre fui magra mas ainda assim tem dias que fico obcecada com a aparência (principalmente na TPM, onde etenho líquidos e fico achando que "acordei gorda"). Mesmo com minha mania de magreza (herança ruim dos meus 14 anos de balé), não perdi a capacidade de ver que as moças da foto têm um peso dentro do que se poderia considerar "normal".
Em junho, Alexandra Shulman, editora-chefe da Vogue britânica, escreveu uma carta para os top designers, pedindo uma mudança em relação ao tamanho dos modelos de amostra (as roupas que aparecem em passarelas e são disponibilizados para as revistas, geralmente feitas do tamanho zero ao 4, que correspondem aos tamanhos 32 a 36 no Brasil!): "Chegamos agora ao ponto em que muitas das amostras não cabem confortavelmente até mesmo em algumas celebridades consideradas lindas", dizia uma parte da sua carta, citada no The Times de Londres. Ela denunciou que os designers estavam forçando revistas para contratar modelos com "ossos salientes e sem seios ou quadris."
Morrer de fome para ficar "bela"? Será que vale à pena?

12 comentários:

  1. É Shirley, infelizmente mulheres normais hoje estão sendo consideradas "plus size" o que eu acho um grande preconceito pois ninguém em momento algum deve ser taxado por ser mais gordo ou mais magro mas enfim, elas tem um corpo lindo mas não tem os ossos a mostra como a maioria das modelos "normais" deve ser esse o problema, prefiro mto mais ver uma roupa em uma dessas garotas do que numa modelo magríssima...
    Bjãooooooooo
    FER

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu acho. Uma verdadeira idiotice este lance de ser estupidamente magra pq assim que é bonito. Vc é magra ou não é. O que acho sacanagem é não conseguir comprar roupa. Não sou enorme de gorda, mas tenho os seios bem fartos e só Deus sabe o custo que é encontrar uma camisa que não fique feia ou uma camisa que não seja exatamente para uma pessoa muito gorda. E os sutians? Só existe sutiam bonito 42. Tenta compra um 46 ou 48? Ou é uma fortuna ou simplesmente não tem. Ta na hora, alias passando da hora da industria lembrar que pessoas acima do peso tb compram roupas e gostam de moda! Nossa! Falei demais!
    bjossssssss

    ResponderExcluir
  3. Não entendo essa idéia de que a modelo tem de ser um cabide... Faz um desfile de cabides logo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Shirley,
    Não deixe de ler o artigo ótimo da Ticcia, que saiu nesta semana:
    http://www.revistaparadoxo.com/materia.php?ido=6887
    Ela relata a história bizarra de um anúncio da Ralph Lauren em que exageraram no Photoshop e deixaram a Filippa Hamilton (que é linda e não precisa de retoque nenhum) com a cintura mais fina do que a cabeça! E depois de ameaçar com medidas judiciais o site que veiculou a fraude, teve de voltar atrás e reconhecer que veiculou uma imagem distorcida do corpo feminino.
    Beijão,
    Ione

    ResponderExcluir
  5. Ridículo dizer que essas modelos são pul size. Tenho um corpo assim e meus namorados nunca reclamaram, bem pelo contrário.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 1,71m, peso 48 Kg e uso tamanho 34,. Passo dificuldade pra encontrar roupas (principalmente jeans) do meu tamanho.

    Da mesma forma que é estranho, chamarem as moças da foto em questão de plus size, a mídia também adora fazer o contrário. Fotos de famosas magras acompanhadas pela legenda: ANOREXIA.

    Não sou anoréxica, tenho uma ótima alimentação e admito que me entupo de besteiras. Simplesmente não engordo. E, definitivamente, não é por conta da mídia.

    ResponderExcluir
  7. Isso são mulheres normais, não gosto de ver aquelas modelos cabide nas revistas gente, acho o cumulo passar fomo para ser daquele jeito!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Shirley!

    Antes de qualquer coisa, quero dizer que adoro o blog de vocês! Comento pouco, mas acesso todos os dias!! rsrsrs...

    Bom, sobre o post...
    Acho uma loucura esse embate de magrelas x "gordinhas". Acho que por isso que posicionamentos como o da Dove (campanha pela real beleza) conquistam tanto a mulherada, né?
    Falei um pouco sobre esse assunto no meu blog também, dá uma passadinha por lá?
    http://vinoespelho.blogspot.com/2009/10/semana-de-moda-de-paris.html

    Beijos!
    Sophia

    ResponderExcluir
  9. Perfeita a matéria e perfeito o post! Sou plus size e me amo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. olha acho q a gente tá esquecendo que isso é uma "evolução"...
    tá a nomenclatura continua cheia de preconceito mas colocar mulheres que eu julgo normais já um grande passo pra combater essa midia idiota de que mulher bonita é mulher osso e pele;
    ainda mais no Brasil, acho linda as brasileiras e suas curvas...somos assim e temos que apoiar divulgações de mulheres com uma gordurinha (yes! todas temos) mas não com esse nome.
    bj

    ResponderExcluir
  11. Meninas,
    Eu leio todos os comentários que recebo, mas como estou MUITO atrasada nas respostas, não sei se conseguirei responder a todas até semana que vem.
    Como já havia falado antes, ando me sentindo muito mal por conta da anemia crônica que tenho (meu hematócrito está baixíssimo!) e por isto tenho ficado pouco tempo no computador (pois de vez em quando preciso me deitar um pouquinho e não consigo digitar deitada) e neste pouco tempo acabo só pesquisando e escrevendo os novos posts, além de ler os recadinhos deixados por vocês.
    Resolvi que vou fazer o seguinte: vou começar a responder os comentários do dia de hoje e tentarei responder os mais antigos na medida que eu for me sentindo mais disposta. Por favor, se alguém tem alguma pergunta que ficou em algum comentário de dias ou semanas atrás sem resposta, comente de novo nos posts mais novos ou mande a pergunta por e-mail: shirley@garotasmodernas.com
    Mas não deixem de comentar! Adoro as visitas e leio diariamente os comentários de todo mundo que passa por aqui. Conto com a compreensão de todas vocês, pois sei que é muito feio ficar sem responder aos recadinhos, mas estou mesmo com pouca energia ultimamente.
    Desculpem se não estou conseguindo dar a atenção que vocês merecem!
    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Gostar de moda não significa que você tenha que ser 32/34/36...
    Ótimo post, ainda mais em épocas de SFPW, com modelos magérrimas e toda a mídia indignada com tamanha magreza...
    Sempre passo pra dar uma oolhadinha nos posts bacanas de vcs... BYE!!!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.