Roupa no ambiente de trabalho: você segue alguma regra ou é uma rebelde sem causa? - Garotas Modernas Garotas Modernas : Roupa no ambiente de trabalho: você segue alguma regra ou é uma rebelde sem causa?

Roupa no ambiente de trabalho: você segue alguma regra ou é uma rebelde sem causa?

U-hu, vou abalar no banco hoje!!!
Imagem: divulgação André Lima


Um vereador gaúcho apresentou uma proposta para os colegas: ele quer obrigar as vereadoras a usar traje social (terninhos, tailler, vestidos clássicos mais longos e sapatos sociais). O vereador sente-se incomodado ao ver colegas de plenário usando camisetas, blusas com informações de cunho político, chinelos de dedo, jeans e tênis. Na Assembléia não há ainda nenhuma obrigação de traje, diferentemente da Câmara dos Deputados onde é obrigatório o uso de traje passeio completo durante as sessões. Obviamente, a proposta virou polêmica. Algumas vereadoras sentiram-se muito incomodadas com a proposta que acreditam ser "discriminatória e machista". Recentemente a Veja publicou uma excelente matéria falando dos modos de vestir no ambiente de trabalho (tudo depende de ONDE você trabalha) e as regras que os funcionários (as) devem seguir em algumas empresas. Em algumas delas, até o corte de cabelo deve seguir o padrão sugerido pela "firma". Você pode até achar que essas regras são chatas e banais, mas já imaginou se você é escalada para apresentar um projeto importantíssimo com aquela colega que sempre aparece de mini, decote e Havaianas e com a cara de quem a recém acordou? Já aconteceu comigo! É claro que rolou um extreme make over no banheiro cinco minutos antes da apresentação...mas eu quis matar a criatura!!!! Também já ouvi frases como: "Ah, já sei quem é! A Fulana é a moça que está sempre com o cabelo sujo, Beltrano!" Sem mencionar que a Fulana era ótima no que fazia, tinha muitos cursos, mas o pessoal lembrava mesmo era do cabelo sujo. Como as pessoas ainda podem pensar que ninguém dá bola para a aparência, hein? Ainda mais no trabalho? Todo mundo repara na sua apresentação. Até a chefia.
Por favor, comentários...

10 comentários:

  1. Silvia,
    Conheço muitas pessoas que de tanto usarem mini e decotão no trabalho, passam uma imagem totalmente errada...
    Adorei o post!
    beijos, modernaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  2. Meninas, concordo 1000%!!!
    Trabalho com RH e uma boa imagem conta MUITO, nao soh pra conseguir um bom emprego, mas pra contruir sua carreira e te dar credibilidade como prefissional!
    E eh impressionante a quantidade de gente que acha isso uma super bobagem!
    Logicamente que nao estou aqui falando de marca nem de rios de dinheiro, mas sim de bom senso!
    Se vc trabalha numa agencia de publicidade, eh ok usar calca jeans e camiseta. Mas mesmo assim nao quer dizer que a camisaeta pode estar completamente amarrotada, calca jeans furada, barba por fazer, cabelo sujo e afins.
    E se vc trabalhar num banco, empresa corporativa, e afins, tem que se vestir de acordo!
    mas oque as pessoas nao entendem eh que estar "bem arrumado" no ambiente de trabalho nao quer dizer usar terninho Armani, e sim usar o bom senso e NAO usar decotes, saias curtas, maquiagem drag queen, transparencias, etc, etc
    NO outro dia memso fiz um post falando sobre isso e dando algumas dicas de looks "de entrevista" ou de "trabalho".
    http://drieverywhere.eplixo.net/index.php/2009/08/05/como-se-vestir-para-uma-entrevista-no-trabalho/
    Bjs
    Dri Miller

    ResponderExcluir
  3. Importantissimo, no meu ex escritorio ate curso de maquiagem nos tivemos e como as roupas, sapatos, joias e etc deveriam ser.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Sílvia,
    ÓTIMO POST!!!
    Lá no Tribunal rola uma coisa formal, quase sem graça....afff
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente!
    Feliz ou infelizmente somos sempre julgadas pela nossa aparencia SIM!!!!

    Por isso o bom senso deve ser a nossa moda.
    Nem peruaça num ambiente que brilhe pela discrição, nem chinelinho num que requer certa pompa.

    Bom senso, SEMPRE!

    ResponderExcluir
  6. Ai, realmente tem gente que não tem noção, né? Eu trabalhei em agência de publicidade como atendimento. Tinha que estar arrumada sempre, mas nunca usei essas roupas "escritório". Dá para andar arrumada sem usar terninhos. Só espero que essas pessoas aprendam isso, aff....

    Bjosss

    ResponderExcluir
  7. Para vocês verem como o mundo é mesmo cruel: meu irmão fez uma entrevista de emprego em Miami depois de passar por várias etapas aqui no Brasil. De tão nervoso e apreensivo, estourou uma "baita" espinha bem no cantinho do lábio do rapaz. E ele é tão lindinho! E eu sou tão coruja...Rerere!!!Pobrezinho. Bom, adivinhem qual foi a primeira pergunta que a entrevistadora fez?
    - O QUE É ISSO NA NA SUA BOCAAAA???
    Ele foi sincero e respondeu que quando ficava nervoso sua pele pagava o pagava o pato, "sacumé nervos à flor da pele!"
    Ficou com o emprego!
    Já pensaram perder uma oportunidade por uma espinha, daí também já demais!
    Beijos, amadas!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu tento ser bem sensata na hora de me vestir para trabalhar, até uso estampa mas nada chamativo, cores sóbrias e discretas, sem decotes e roupas apertadas que marcam até a calcinha appesar de estar usando leggin preta hoje, mas está sob uma bata preta e branca comprida e soltinha, hehe
    bjim!

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvia, uma super coincidência, acabei de ler esta reportagem na Veja do salão e separei para postar no blog sobre isso também!
    A imagem profissional deve ser sempre impecável mesmo, pois nestes ambientes as pessoas são ainda mais julgadas do que o normal (pelos clientes, superiores, colegas...) e você pode acabar perdendo oportunidades ótimas por um simples deslize.
    Muitas vezes não adianta ser competente se você não parece competente, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Roberta!
    Que bom que você também leu a reportagem, tava louca para falar com você sobre ela. Fiquei curiosa com as regras que a UPS tem, inclusive aquela proibindo sandálias. Queria ver todas as regras...

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.